Missionário
sueco
Pastor, Fundador da Assembléia de Deus
no
Rio Grande do Sul e ex-presidente da Convenção Geral das Assembléias
de Deus no Brasil.
Família Nordlund, junto ao Missionário Nels Julius Nelson |
Nascido em 6 de junho de 1888, em
Björkängs, Gustav Norlund aceitou a Jesus em 1916, e logo foi batizado no Espírito
Santo.
Em 1919 recebeu a chamada de Deus para vir para o Brasil. Casou-se com Hedwig Elisabeth em 1911.
Nordlund chegou da Suécia em 2 de fevereiro de 1923, acompanhado de sua esposa e seu filho Herbert. Aportaram em Belém do Pará, onde passaram oito meses. De lá, dirigiram-se diretamente para o Rio Grande do Sul, onde começaram o trabalho de evangelização. Era 3 de fevereiro de 1924.
Em 15 de abril daquele ano, no primeiro culto que realizaram, na capital Porto Alegre, havia somente uma pessoa, que ao término da reunião se converteu. Era João Correia da Rosa, um ancião de 70 anos.
A
organização da igreja, no entanto, se deu mesmo no dia 19 de
outubro de 1924, em uma casa da Travessa Azevedo, posteriormente
comprada pela igreja para servir de templo. A inauguração
do templo aconteceu em 20 de dezembro de 1925, com
um culto em ação de graças e o batismo em águas de cinco novos
crentes.
Em março de 1927, teve de viajar à Suécia, sendo substituído, por sete meses, pelo pastor Nels Nelson. Em 20 de outubro de 1929, atendendo ao progresso do trabalho, Gustav inaugurou um salão mais amplo em uma das artérias principais da cidade: Rua Cristóvão Colombo 580. À solenidade, compareceram amigos e vizinhos evangélicos, de modo que o auditório icou inteiramente lotado. Ele sempre manteve um bom relacionamento com os vizinhos e outras denominações.
Em 1° de dezembro de 1929, Nordlund inaugurou o primeiro templo da Assembléia de Deus em Arroio do Só, município distante de Porto Alegre cerca de 360 quilômetros. Em 30 de outubro de 1931, fundou a Assembléia de Deus em Caxias do Sul. Em 25 de novembro do mesmo ano, batizou ali 12 novos convertidos.
Como
o trabalho crescia vertiginosamente, em 1932, Gustav iniciou
uma campanha para construção de novos templos. Na primeira
coleta, recolheu “um conto e trezentos e dez mil réis”.
Em 21 de fevereiro daquele ano, Gustav fundou a Assembléia de Deus em Santa Maria (RS) e, no ano seguinte, levantou mais cinco novas congregações nos bairros da capital.
Gustav Nordlund não só se preocupou com a evangelização na capital gaúcha. Também se notabilizou, juntamente com seu filho, Herbert Nordlund, na evangeli zação da vasta área fronteiriça com a Argentina, ganhando inúmeras vidas para
Cristo.
Fonte: Dicionário do Movimento Pentecostal (CPAD)
Nenhum comentário:
Postar um comentário