Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Missionário Samuel Nyström

Missionário Sueco
Pioneiro das Assembléias de Deus no Brasil
Pastor das AD em Belém (PA) e em São Cristóvão (RJ).


Karl-Erik Samuel Nyström nasceu em 9 de outubro de 1891, na Suécia.
Em fevereiro de 1913 foi batizado nas águas, na Igreja Filadélfia de Estocolmo, pelo pastor Lewi Pethrus e, no mesmo ano, foi batizado com o Espírito Santo.
No dia 5 de Junho de 1916, o casal Karl-Erik Samuel e Karolina Josefina Nyström foram separados na Igreja Filadélfia, na Suécia, para o trabalho do Senhor no Brasil, os quais foram os primeiros missionários daquela igreja e os primeiros a serem enviados ao Brasil.
Eles chegaram a Belém no dia 18 de agosto de 1916. No dia 18 de outubro de 1917, embarcaram com destino a Manaus e, no dia 1º de janeiro de 1918, fundaram a Assembléia de Deus em Manaus. Após um ano e oito meses servindo à Igreja naquela cidade, ou seja, no dia 1º de Setembro de 1919, o missionário Samuel Nyström, voltou a Belém para ajudar Gunnar Vingren, que vivia muito doente. Ele foi um auxiliar valoroso dos missionários Gunnar Vingren e Daniel Berg. Samuel Nyström também foi o fundador do trabalho no antigo Território Federal do Rio Branco.
Juntamente com o missionário Nels Nelson, ele foi o iniciador da imprensa escrita na Assembléia de Deus no Brasil, tendo dotado a igreja de uma pequena tipografia, onde eram confeccionados o jornalzinho “Boa Semente”, calendários, revistas da Escola Dominical e Harpas Cristãs.

Samuel Nyström foi o instrumento usado por Deus na nova fase de crescimento da obra no Pará. Foi ele quem dirigiu os estudos da primeira Escola Bíblica de Obreiros em Belém. Em seu pastorado, foi lançada a pedra fundamental do primeiro templo da Igreja em Belém, no dia 1º de fevereiro de 1926, o qual foi inaugurado no dia 31 de outubro do mesmo ano, no mesmo endereço de hoje.
Sua atuação estendeu-se de Norte a Sul deste País, firmando trabalhos, organizando setores, orientando de maneira sábia importantes assuntos da igreja.
De 1924 a 1930, Samuel Nyström esteve na liderança desta igreja, transferindo-se depois para o Estado de São Paulo. A caminho de São Paulo, visitou o Rio de Janeiro. Nyström já havia visitado o Rio em abril de 1925. Ele viera constatar, pessoalmente, o progresso da obra pentecostal, tanto na então Capital do País como no Interior do Estado.


Após dois anos em São Paulo, transferiu-se para  o    Rio de Janeiro, onde ficou até julho de 1934,  deixando 8.000 membros em comunhão.
 Durante o período de 1935 a 1938, Samuel Nyström trabalhou evangelizando em Portugal.

Em 1938, Nyström voltou ao Brasil e reassumiu a Igreja em São Cristóvão (RJ). Em 1945, deixou o pastorado do Rio de Janeiro para assumir o importante cargo de Secretário da Missão Sueca (Svenska Fria Missionen), responsável por mais de 600 missionários e uma estação de rádio em Tanger, capital de Marrocos, Norte da África, que transmitia o evangelho em vários idiomas.

Foram 30 anos de trabalho. Sua atuação estendeu-se de Norte a Sul deste País, começando pelo Estado do Pará. Durante esse tempo no Brasil, compôs 17 hinos que fazem parte da Harpa Cristã.

Pretendendo dirigir estudos bíblicos em uma cidade mais afastada, em 14 de novembro de 1960, Samuel Nyström dirigia seu automóvel. Parado em um semáforo, uma vez acionada a luz verde, o carro do missionário não pôde prosseguir. Seu condutor havia passado para a eternidade. Tombou em pleno campo de batalha.

5 comentários:

  1. Muito bom !!!! Boas informações.

    ResponderExcluir
  2. História linda e real. Fiquei imensamente feliz ao ler este relato.

    ResponderExcluir
  3. História linda e real. Fiquei imensamente feliz ao ler este relato.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas informações; vai servir de base para meu artigo.

    ResponderExcluir
  5. Onde o Espirito Santo está transborda...um gigante nas mãos de Deus...

    ResponderExcluir