Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Missionário Samuel Nyström

Missionário Lars-Erik Samuel Nyström (1891-1960) - Primeiro missionário enviado ao Brasil pela Igreja Filadélfia de Estocolmo (Suécia), em 1916.

Missionário sueco, evangelista, pastor, ensinador, escritor, pioneiro das Assembleias de Deus de Belém, Amazonas, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, antigo líder nacional das Assembleias de Deus no Brasil.

Primeiro missionário enviado pela Svenska Fria Missionen, a Junta Missionária fundada pela Igreja Filadélfia de Estocolmo (Suécia), pastoreada por Lewi Pethrus, Samuel Nyström nasceu naquele país em 9 de outubro de 1891, em Ärsta, na cidade de Österhaninge. Seus pais eram batistas, e ele aceitou a Jesus aos 14 anos. Em 19 de fevereiro de 1913, foi batizado nas águas na Igreja Filadélfia de Estocolmo, e em dezembro do mesmo ano, recebeu o batismo no Espírito Santo. Ao ouvir Daniel Berg falando sobre o trabalho missionário no Brasil, durante uma pregação na Igreja Filadélfia, sentiu a chamada missionária para trabalhar no Brasil.

Em 1914, estudou na escola bíblica da Missão de Örebro, de John Ongman, na cidade de Örebro. Provavelmente, Nyström seria enviado ao campo por meio da Junta Missionária da Missão de Örebro, Ongman anunciou aos jovens da Igreja Filadélfia de Estocolmo que eram seus alunos que não podiam enviá-los por pertencerem àquela igreja, expulsa da União Batista no ano anterior.

Então a Igreja Filadélfia resolveu organizar um campo de trabalho para eles e dar-lhes uma ajuda, dentro de suas possibilidades.

No culto do dia 7 de dezembro de 1914, a igreja separou seus primeiros evangelistas, Carl Ericsson, Ernst Nilsson, Ester Boströ, e Samuel Nyström.

Nyström ficou responsável por uma igreja em Boräs. Durante o tempo em que pastoreava essa igreja, houve uma profecia sobre sua chamada para o campo missionário. Resolveu então entregar a direção da igreja e procurou a Igreja Filadélfia.

Karolina Josefina Berggren, que ficou conhecida como Lina Nyström, tanto no Brasil como na Suécia, nasceu em 1887, no Estado de Västmaland. Era enfermeira, frequentava a Igreja Filadélfia de Estocolmo e foi batizada nas águas em 20 de agosto de 1913, e logo depois de ser batizada no Espírito Santo, em janeiro de 1914, também recebeu a chamada divina para trabalhar no campo estrangeiro. Samuel Nyström, ao conhecê-la, apaixonou-se imediatamente por ela. Apesar da diferença de quatro anos de idade, logo começaram a namorar e ficaram noivos.

Durante a primeira visita de Gunnar Vingren à Suécia, em 1916, Nyström veio a conhecê-lo pessoalmente. Antes Nyström conhecia Vingren apenas por intermédio de sua família, com quem há muito mantinha contatos.
Em 5 de junho de 1916, na Igreja Filadélfia de Estocolmo, Samuel e Lina foram separados para o trabalho missionário no Brasil. Nesse mesmo dia, também se realizou o casamento deles. A Igreja Filadélfia custeou a festa de casamento e levantou uma oferta para a missão que rendeu 650 coroas suecas. Uma importância muito grande para a época.

Após a cerimônia de casamento e a festa, embarcaram para Belém (Pará), via Nova Iorque. Chegaram no dia 18 de agosto de 1916, encontrando cerca de setenta crentes no Estado e duzentos em todo o Brasil. Eram jovens: Samuel, com 25 anos, e Lina, com 29 anos. Não tiveram filhos.

Igualmente aos outros missionários, Samuel Nyström e Lina ficaram no Pará para aprender o idioma. Após cinco meses, começaram a trabalhar ativamente na evangelização, entre Brasil e Vizeu. Ele procurava justamente lugares que ainda não haviam sido evangelizados. Ainda no primeiro ano, fez algumas viagens no barco "Boas Novas" para as ilhas, juntamente com Daniel Berg, em seu campo de trabalho. Cada viagem missionária durava até seis semanas. Durante esse tempo, 90 pessoas foram batizadas nas águas e muitos foram batizados no Espírito Santo.

Em 6 de agosto de 1917, quando Gunnar Vingren voltou de sua primeira viagem à Suécia, pediu a Samuel Nyström que atendesse ao apelo do pioneiro Severino Moreno de Araújo, pois os primeiros crentes de Manaus (AM) necessitavam de um pastor. Assim, no dia 18 de outubro de 1917, Samuel Nyström embarcaram em Belém com destino a Manaus.

Ao lado de Gunnar Vingren e Daniel Berg, Samuel Nyström aparece como fundador da Assembleia de Deus de Belém, no seu primeiro Estatuto, registrado em 4 de janeiro de 1918, e comprador da residência de José Batista de Carvalho, na Travessa 9 de Janeiro, 75, onde funcionou o primeiro templo da igreja, a partir de 8 de setembro de 1914.

Após um ano e oito meses trabalhando naquela igreja, Samuel Nyström recebeu, no início de 1919, uma carta de Gunnar Vingren pedindo que voltasse a Belém, a fim de tomar conta do campo de trabalho do missionário Daniel Berg, nas ilhas do grande rio Amazonas, pois o mesmo viajaria à Suécia. Como pensava que ali pouco demoraria, deixou sua esposa, Lina Nyström, em Manaus. Durante quatro meses e meio, Lina liderou e cuidou daquela igreja, que naquela época era um pequeno rebanho dando os seus primeiros passos.

O trabalho na viagem pelas ilhas durou até março de 1921, quando Daniel Berg retornou ao Brasil, trazendo um grupo de missionáros vindo dos Estados Unidos e da Suécia, entre eles, Nels Julius Nelson, Elizabeth Johansson, Samuel e Tora Hedlund, Ingrid e Ester Andersson. Quando Nyström deixou esse trabalho, havia 14 igrejas e um grande número de crentes no campo das ilhas, tendo batizado duzentos novos convertidos.

Após a sua chegada, Daniel Berg comprou outro barco, o "Boas Novas nº 2", e juntamente com Nels Nelson e Samuel Nyström, passou a viajar no novo barco, para que Nels Nelson conhecesse o seu novo campo de trabalho, assim como aprendesse a velejar o barco.

Com a vinda de Nels Nelson, Samuel Nyström retornou assim o trabalho que havia iniciado logo após a sua chegada ao Brasil, indo trabalhar em terra firme durante um ano e dois meses, entre as Vilas de Bragança e Viseu, no Estado do Pará, juntamente com Daniel Berg, andando 150 quilômetros pela Estrada de Ferro Bragantina com uma mochila de 20 quilos.

Na primeira escola bíblica da AD de Belém, de 4 de março a 4 de abril de 1922, Nyström ministrou os estudos bíblicos.

Depois de seis anos de trabalho missionário, Samuel e Lina Nyström retornaram à Suécia, em 1922, e chegaram pela segunda vez ao Brasil em 21 de janeiro de 1923. Após sua chegada, ocupou-se primeiro de visitar as ilhas, as igrejas entre Belém e Bragança, Porto Velho e Jaci-Paraná, nos Estados do Amazonas e Mato Grosso.

Com a partida do missionário Gunnar Vingren para o Rio de Janeiro, Samuel Nyström assumiu, em 21 de maio de 1924, o pastorado da igreja de Belém do Pará. Nessa ocasião, essa Assembleia de Deus liderava todos os Estados do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará e a região nordeste do Mato Grosso.

Em, 30 de outubro de 1926, inaugurou o primeiro templo da Assembleia de Deus em Belém, na presença de 1200 pessoas. Em 1927, deu início ao movimento beneficente em favor das viúvas de pastores.

Em 1930, despediu-se de Belém em direção a São Paulo. A caminho do novo campo, visitou o Rio de Janeiro. Nyström já havia visitado o Rio em abril de 1925. Ele viera constatar, pessoalmente, o progresso da obra pentecostal, tanto na então capital do país como no interior do Estado. Nos primeiros dias de sua visita, aconselhou Vingren a alugar um salão mais amplo, palavra que foi recebida e atendida pelo pioneiro. Nyström era um obreiro companheiro e maduro, e conhecido como grande pregador e ensinador. Sua vinda foi uma grande conquista para a obra no Brasil.

Em 14 de agosto de 1932, Samuel Nyström substituiu Gunnar Vingren na direção da igreja no Rio de Janeiro. Quando assumiu a igreja, ela já estava em franco crescimento. Logo teve de alugar um salão maior para atender a expansão. O novo local, adquirido no ano seguinte, era três vezes maior. Situava-se na mesma rua do antigo salão - Rua Figueira de Melo, 232, no bairro de São Cristóvão. O trabalho, como era de se esperar, continuou crescendo. Nesse período, a Assembleia de Deus que mais crescia no país era a do Rio de Janeiro

Nos dias 9 a 16 de abril de 1933, realizou-se, no Rio de Janeiro, na AD de São Cristóvão, a 4ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, sob a presidência do missionário Samuel Nyström.

Em 1934, Nyström precisou retornar à Suécia. Assumiu o seu lugar pastor Nils Kastberg. Trabalhou como missionário em Portugal a partir de 1935. Depois, em 1938, Nyström voltou ao Brasil, reassumindo o pastorado da AD de São Cristóvão. Sua segunda gestão à frente daquela igreja seria ainda mais marcante.

O ano de 1943 ficaria para sempre lembrado como o ano da evangelização e do ensino bíblico. De março a maio daquele ano, a igreja distinguiu-se pelas intensas atividades evangelísticas, que aumentaram de forma patente o número de membros da igreja. Quanto ao ensino, a Escola Bíblica daquele ano foi considerada uma das mais expressivas de todas, pela qualidade e eficiência da instrução.

Em 1944, a AD do Rio de Janeiro completava 20 anos de existência. Liderada pelo pastor Samuel Nyström a igreja no Rio realizou um dos acontecimentos mais notáveis de sua história. No dia 24 de junho de 1944, todos os membros foram mobilizados, e, em uma hora, foram distribuídos na capital cerca de 200 mil folhetos e igual quantidade de evangelhos. Centenas de crentes percorreram as ruas da "cidade maravilhosa" distribuindo a literatura evangelística, numa das melhores comemorações de aniversário da AD no Rio em todos os tempos.

Em 18 de setembro de 1945, o pastor Otto Nelson assumiu o pastorado da AD carioca, pois Nyström precisou mais uma vez viajar. Assumiu o importante cargo de secretário de missões da Missão Sueca (Svenska Fria Missionen), responsável por mais de 600 missionários e uma estação de rádio em Tanger, capital do Marrocos (norte da África), que transmitia o evangelho em vários idiomas. Ele substituiu Paul Ongmam e tornou-se a terceira pessoa a exercer o cargo, após 30 anos de existência daquela missão.

Durante a Convenção Geral realizada em Recife, em 1946, visitou, em caráter particular, algumas igrejas nos Estados Unidos para arrecadar a primeira oferta substanciosa para a instalação das oficinas da CPAD. Pouco tempo depois, já no país, o missionário foi designado presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil de 1948 a 1949.

Durante os 30 anos de atividades no Brasil, trabalhou como um verdadeiro apóstolo, ajudando a lançar e consolidar os fundamentos doutrinários das Assembleias de Deus no Brasil. Exercia grande liderança espiritual e eclesiástica entre os missionários e os pastores nacionais. Sua atuação estendeu-se do Norte ao Sudeste do Brasil, fortalecendo igrejas, ministrando estudos bíblicos e ensinando em escolas bíblicas, organizando setores, orientando de maneira sábia importantes assuntos das Assembleias de Deus em todo o país. Esteve à frente da Convenção Geral das Assembleias de Deus por nove gestões (1933, 1934, 1936, 1938, 1939, 1941, 1943, 1946 e 1948.

Juntamente com Gunnar Vingren, ele foi o iniciador da imprensa escrita na Assembleia de Deus no Brasil, tendo dotado, em 1917, a igreja de Belém de uma pequena tipografia, onde eram confeccionados o jornal "Boa Semente", estudos para as escolas bíblicas, calendários, revistas da Escola Dominical e hinários. Escreveu vários artigos para o "Boa Semente" e, a partir de 1930, para o "Mensageiro da Paz". Publicou dois livros: "Concernentes aos dons do Espírito Santo" e "Jesus Cristo nossa glória" (década de 20, pela tipografia do "Boa Semente" e relançado em 1943 pela CPAD). Teve forte participação na área do louvor nas Assembleias de Deus como autor dos hinos 13, 87, 290 e 494, e das versões dos hinos 82, 83, 92, 167, 222, 288, 293, 332, 416, 454, 456, 459 e 511, da Harpa Cristã.

Além de poliglota (falava além do sueco, sua língua materna, o inglês, francês, alemão, espanhol e português, e tinha significativo conhecimento de hebraico e grego), era profundo conhecedor da Bíblia, e por isso era constantemente chamado para ministrar estudos bíblicos em muitas igrejas. Na Suécia, eram inúmeros os convites para Samuel Nyström ministrar a Palavra de Deus e dar testemunho a respeito da obra missionária. Numa dessas ocasiões, pretendendo dirigir estudos bíblicos em uma cidade mais afastada, em 14 de novembro de 1960, ele dirigia seu automóvel Volvo Amazon. Parado em um semáforo, uma vez acionada a luz verde, o carro do missionário não pôde prosseguir. Aos 69 anos, Samuel Nyström havia morrido de um ataque cardíaco. Lina faleceu em 16 de novembro de 1984, aos 96 anos de idade, após longo período de enfermidade e fraqueza.

ANEXOS: 

         Missionário Samuel Nyström e seu amigo Miss. Nels Nelson

                        Missionário Samuel Nyström em seu escritório

              O casal Nyström, junto com outros missionários


                          Ficha consular de Samuel Nystrom


                Missionários Samuel Nyström e Nels Nelson, na 
                    Assembleia de Deus em São Cristóvão - RJ



6 comentários:

  1. Muito bom !!!! Boas informações.

    ResponderExcluir
  2. História linda e real. Fiquei imensamente feliz ao ler este relato.

    ResponderExcluir
  3. História linda e real. Fiquei imensamente feliz ao ler este relato.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dessas informações; vai servir de base para meu artigo.

    ResponderExcluir
  5. Onde o Espirito Santo está transborda...um gigante nas mãos de Deus...

    ResponderExcluir
  6. Linda mesmo.. mas por trás dessa Lindeza há muita sujeira. Pois esse "homem de Deus" prejudicou a esposa do verdadeiro fundador da Assembleia de Deus. Frida Maria. Por machismo e ganância por poder. Essa maldição implantada por ele impera até hoje nas igrejas. Impedi do mulheres de exercerem funções de liderança. Mas haverá um juízo para todas as obras, sejam elas boas ou más.

    ResponderExcluir