Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 28 de agosto de 2017

CORAL SALTÉRION SE DESTACA NO PARÁ

Ao compartilhar a história de um coral, meu desejo é que haja mais incentivo e maiores investimentos das igrejas na área musical. Que ao longo dos próximos anos, os líderes das igrejas possam investir não só em construções, equipamentos ou instrumentos musicais, mas também nas pessoas. Que possam ser criadas escolas de música permanente, visando a formação de cantores, instrumentistas e regentes. Que os seminários, oficinas de música e encontros de corais possam fazer parte do dia a dia de cada igreja espalhada pelo nosso país.

As igrejas assembleianas do Estado do Pará são as pioneiras do Movimento Pentecostal Brasileiro, algumas delas já centenárias. Conseqüentemente, os corais também são antigos, porque logo que era fundada uma igreja, os irmãos sentiam o desejo de criar um conjunto coral para abrilhantar os cultos. Mesmo enfrentando dificuldades, o trabalho prosseguia, porque sabiam que não era vão no Senhor.

Hoje apresentamos a história de sucesso do CORAL SALTÉRION, um dos importantes grupos musicais do Templo-Sede da Assembleia de Deus do Campo do Coqueiro, localizado na Avenida Mário Covas, em Ananindeua. A igreja tem como líder já alguns anos, o Pastor Francisco Paulo Pessoa de Carvalho.



O coral foi fundado no ano de 1972 com o nome de “Noivo Celeste”, sob a liderança do saudoso Pastor João trigueiro da Silva. O Grupo começou com um modesto número de 26 Irmãos e irmãs liderados pelo maestro Hildebrando Pacífico, para cantarem em formação Coral.

Anos mais tarde, já sob a liderança do maestro Onilson Rocha da Silva, promoveu-se um concurso interno para trocar o nome do Coral e que após criteriosa avaliação, passou a se chamar “CORAL SALTÉRION”. Surge então uma pequena curiosidade: Porque “SALTÉRION”?. É um nome diferente para um coral, porque os nomes mais comuns são Harmonia Celeste, Vozes de Sião, Louvores de Sião, Acordes Celeste, entre outros. Por certo, os organizadores, liderados pelo seu maestro, após pesquisas diversas chegaram a este nome, baseados na seguinte informação: Saltérion é uma palavra grega que significa Saltério. O saltério (do grego ψαλτήριο psaltêrion "instrumento musical de cordas; espécie de harpa"; de ψαλμός "canto" (como se vê, por exemplo, nos famosos salmos); pelo latim psalterium, "cítara, lira") é um instrumento de cordas geralmente pulsadas ou beliscadas, como a harpa. Sua origem remonta pelo menos a 300 a.C., quando era utilizado para acompanhamento dos Salmos.

O saltério medieval (século XII) compõe-se de uma caixa de ressonância triangular ou trapezoidal munida de sete a dez cordas que se beliscam - daí a sua denominação que designava, na Grécia Antiga, todos os instrumentos tocados com os dedos e não com o plectro.

Ao longo de seus 45 Anos, o Coral tem participado ativamente das atividades da igreja, realizando Cantatas e apresentações especiais em espaços públicos e praças de Ananindeua e outros lugares. Realizou viagens missionárias a várias cidades paraenses e também em algumas capitais e já gravou dois CDs intitulados: ”CANTAI, REGOZIJAI-VOS” E “FALAR COM DEUS, QUE PRIVILÉGIO”.

O maestro, Onilson Rocha da Silva natural de Belém do Pará, filho do Pastor Josias Camelo da Silva e Anabilson Rocha da Silva. Seu pai, de saudosa memória, foi presidente da Convenção Estadual das Assembleias de Deus no Estado do Pará. Casado com Jacyara do Amor Divino da Silva, é pai de dois filhos: André e Vanessa.
Estudou canto lírico no Conservatório Carlos Gomes, além de cursos de técnica vocal, canto coral, música de Câmara, regência Coral entre outros.
- Participou de vários Encontros e Festivais de Corais em Belém e em outras Capitais.
- Já foi regente dos seguintes Corais: Canto Pará (INSS),
Vida e Saúde (Santa Casa), Coral de Jovens (TC da AD em Belém), Vozes da Amazônia, Coral Embaixadores do Rei, da AD em Capanema (PA) e Coral Canto da Luz (Rede CELPA).
- Além de reger o “Saltérion” o maestro Onilson Rocha ministra aulas de Técnica Vocal, Canto Coral tanto em sua cidade, como também em outros lugares onde sua presença se faz necessária.

O Coral Saltérion que atualmente conta com cerca de 53 componentes, continua firme no propósito de apresentar o melhor para o Senhor nosso Deus, tendo como presidente o Pastor Francisco Paulo Pessoa de Carvalho, líder da Assembleia de Deus Campo do Coqueiro, em Ananindeua. Atuam como regentes os maestros Onilson Rocha da Silva, Heitor Pinheiro, contando com a valiosa colaboração do pianista Jeremias Junior.

ANEXOS:

                               Templo-Sede Campo do Coqueiro - Ananindeua (PA)

                     Nave do Templo-Sede da AD Ministério do Coqueiro - Ananindeua - PA


                                      Capa do 2º CD gravado pelo Coral Saltérion




                                   Coral Saltérion cantando o hino: "ENTRADA FESTIVA" 

3 comentários:

  1. Parabéns ao pastor Paulo pessoa de Carvalho . Afrente da assembleia de Deus em coqueiro. Homem zeloso com a palavra de DEUS. Sempre lembro de bons conselhos dado a mim por você e a irmã Joséfa. João, João procure sempre olha para cima,para Jesus, não se desviando nem para direita ou esquerda.selebra pastor? Eu e o Jarbas quando a trabalho em sua casa conj , mêdise estou qui no senhor Jesus esperando, na fé . Deus abençoe sempre vc sua família seu ministério 🙏 e orando sempre por todos nós ✋✋.

    ResponderExcluir
  2. Coral SALTÉRION,competiu 50 anos de organização em setembro de 2022, três dias de bençãos.Mastros Heitor Pinheiro,um dos pioneiros com regente e integrante do coral , irmã Hilda Mirian Oliveira e Marinete ainda cantam conosco

    ResponderExcluir