Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DORIVIL DE SOUZA, UM CORAL ATUANTE EM MADUREIRA

Um dos mais antigos corais batistas, o CORAL DORIVIL DE SOUZA, da Primeira Igreja Batista de Madureira, tem uma linda história que merece ser compartilhada. Um exemplo de perseverança e dedicação à Deus.


Organizado quando aquela igreja era uma congregação da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, em 11 de novembro de 1911, o coral da PIB de Madureira, passou por uma reorganização no ano de 1958. O primeiro regente foi o maestro Sérgio Ferreira dos Santos, com total apoio do pastor Francisco Fulgêncio Soren, então líder da PIB do Rio de Janeiro, à qual a congregação era filiada.

Durante esses 106 anos, o coral tem desenvolvido de maneira ininterrupta, uma atividade musical dificilmente igualada. Tomando parte ativa na evangelização, colaborando com as concentrações e reuniões ao ar-livre tem cumprido fielmente a finalidade para a qual foi organizado, enquanto canta, evangeliza e isso procurando cultivar a arte, principalmente a partir de 1958 quando assumiu a direção artística o maestro Dorivil de Souza.

Nessa nova fase de reorganização o coro incorporou a seu repertório, peças dos compositores eruditos (Palestrina, Bach, Handel, Haydn, Mendelssohn, Saint-Saens). Em 1960, o coral, executou o moteto "Jesus, minha alegria", de Bach.

No ano de 1961, o coral gravou o LP "VOZES DO JUBILEU", em comemoração aos 50 anos de organização da PIB de Madureira. O seu maestro à época, Dorivil de Souza, ensaiou e gravou com o coral, mas não pôde ouvir o resultado de seu trabalho. Vítima de atropelamento, faleceu no dia 4 de novembro de 1961. No ano de 1962, o coral passou a denominar-se "DORIVIL DE SOUZA" em homenagem ao falecido maestro.

O Coral Dorivil de Souza, continua em atuação na PIB de Madureira, alegrando os ouvintes com seus belos hinos, porém, não conseguimos informações mais atualizadas.

Fonte: Site da PIB de Madureira: http://pibmadureira.org.br/
NASSAU - Dicionário de Música Evangélica

ANEXOS:

                                   Capa do Disco LP gravado pelo coral, no ano de 1961

                     Coral Dorivil de Souza cantando em um dos cultos da PIB de Madureira

video
                              Coral cantando por ocasião do aniversário de 98 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário