Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

DORIVIL DE SOUZA, UM CORAL ATUANTE EM MADUREIRA

Um dos mais antigos corais batistas, o CORAL DORIVIL DE SOUZA, da Primeira Igreja Batista de Madureira, tem uma linda história que merece ser compartilhada. Um exemplo de perseverança e dedicação à Deus.


Organizado quando aquela igreja era uma congregação da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro, em 11 de novembro de 1911, o coral da PIB de Madureira, passou por uma reorganização no ano de 1958. O primeiro regente foi o maestro Sérgio Ferreira dos Santos, com total apoio do pastor Francisco Fulgêncio Soren, então líder da PIB do Rio de Janeiro, à qual a congregação era filiada.

Durante esses 106 anos, o coral tem desenvolvido de maneira ininterrupta, uma atividade musical dificilmente igualada. Tomando parte ativa na evangelização, colaborando com as concentrações e reuniões ao ar-livre tem cumprido fielmente a finalidade para a qual foi organizado, enquanto canta, evangeliza e isso procurando cultivar a arte, principalmente a partir de 1958 quando assumiu a direção artística o maestro Dorivil de Souza.

Nessa nova fase de reorganização o coro incorporou a seu repertório, peças dos compositores eruditos (Palestrina, Bach, Handel, Haydn, Mendelssohn, Saint-Saens). Em 1960, o coral, executou o moteto "Jesus, minha alegria", de Bach.

No ano de 1961, o coral gravou o LP "VOZES DO JUBILEU", em comemoração aos 50 anos de organização da PIB de Madureira. O seu maestro à época, Dorivil de Souza, ensaiou e gravou com o coral, mas não pôde ouvir o resultado de seu trabalho. Vítima de atropelamento, faleceu no dia 4 de novembro de 1961. No ano de 1962, o coral passou a denominar-se "DORIVIL DE SOUZA" em homenagem ao falecido maestro.

O Coral Dorivil de Souza, continua em atuação na PIB de Madureira, alegrando os ouvintes com seus belos hinos, porém, não conseguimos informações mais atualizadas.

Fonte: Site da PIB de Madureira: http://pibmadureira.org.br/
NASSAU - Dicionário de Música Evangélica

ANEXOS:

                        Antigo Templo da PIB de Madureira - Rio de Janeiro - RJ

                                   Capa do Disco LP gravado pelo coral, no ano de 1961

                           Templo da Primeira Igreja Batista de Madureira - Rio de Janeiro (RJ) 

                     Coral Dorivil de Souza cantando em um dos cultos da PIB de Madureira

                              Coral cantando por ocasião do aniversário de 98 anos

5 comentários: