Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 2 de agosto de 2017

CORO VOZES DE SIÃO, BRILHA EM FLORIANÓPOLIS

Hoje, já um pouco atrasado devido alguns afazeres que me tomaram todo o tempo durante o dia, porém, compartilho com prazer mais uma história de um coral do Sul do Brasil.

Trata-se do "CORO VOZES DE SIÃO", importante órgão musical do Templo Central das Assembleias de Deus em Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina, cuja igreja é liderada desde novembro de 2013 pelo pastor Josué Cipriano.



No início da década de 1950, Floripa (como é carinhosamente chamada pelos catarinenses) era uma cidade tranquila, sem grandes edifícios e ligada ao continente apenas pela velha ponte Hercílio Luz. Na Rua Felipe Smith, já alguns anos funcionava o templo da Assembleia de Deus, como uma porta que se abrira para os corações desejosos de paz e esperança.

Naquela época, o então líder da igreja, pastor Isaque Kolenda Lemos, tudo fazia para o desenvolvimento do trabalho, porém, a área musical da igreja ainda se encontrava em precária situação, necessitando de um impulso. Cientes dessa necessidade, em janeiro de 1953, nove rapazes se reuniram e formaram um coral masculino, sendo eles: Aurino Lobo, Valésio Aleluia da Silva (atual pastor vice-presidente), Valdir Dutra, Valdir Rodrigues, José Roque Sobrinho, Vilson Carpe, Teófilo Clarck, Leonel Andermann e Edson Kolenda Lemos. Por alguns meses, esses jovens cantaram belos hinos do repertório cristão clássico, tais como: "A Bela Terra", "Ousados com Firmeza" e "Grande é Jeová".

Em setembro do mesmo ano (1953) houve a decisão de ampliar o grupo com vozes femininas, onde passaram a integrar o coro misto, as irmãs: Maria Marta Lemos, Dalila Lemos, Luci Souza, Neuza Souza, Maria José Souza, Alaíde Correia, Vilma Andrade, Natália Dutra e Niclânda Luz. Sob a regência de Edson Kolenda Lemos que passou a ser o maestro, dia 26 de setembro, o coro realizou a sua primeira apresentação na igreja, cantando os hinos: "Oh, Crê Nesse Amor Sem Igual", "Atribulado Coração" e o hino 42 da Harpa Cristã "Saudai Jesus". Após quase um ano de atividades, foi escolhido o nome "VOZES DE SIÃO".

Com o crescimento da igreja, também houve um maior desenvolvimento do coral com a chegada de novos cantores, maiores recursos técnicos, equipamentos e instrumentos.

Nessa trajetória de quase 64 anos de atividades e pleno louvor, passaram pela regência do Coro Vozes de Sião, os seguintes maestros: Edson Kolenda Lemos (1953 a 1957), José Martins de Oliveira (1957 e 1958), novamente Edson Kolenda (1958 a 1963), Ester Ungur (1963 a 1973), Valésio Aleluia da Silva (1973 a 1988), Paulo Roberto da Rocha Pedroza (entre 1988 e 1992) e a partir de então, Sérgio Paulo da Silva e João Evangelista.

O Coro Vozes de Sião, nas décadas de 50 e 60, além dos cultos normais na igreja, também se apresentava nos eventos especiais como convenções, nas praças e teatros, e também no programa "Novas de Salvação" na Rádio Guarujá.

Atualmente sob a regência do maestro Pastor Sérgio Paulo da Silva (filho de um dos ex-regentes, hoje pastor Valésio Aleluia da Silva), o coral prossegue no seu objetivo maior, que é louvar e engrandecer o Nome do Senhor Jesus. O coral canta e encanta os irmãos da AD em Florianópolis, tendo o acompanhamento da Orquestra Sinfônica da igreja.

Na oportunidade agradeço a gentileza do maestro Pr. Sérgio Silva, em me enviar o documentário em PDF, o qual me possibilitou mais esta postagem histórica.

ANEXOS:

                                    Crentes reunidos em frente ao Antigo Templo-Sede 
                                              da AD em Florianópolis - SC (1959)

           Antigo púlpito da AD em Florianópolis - SC, vendo-se atrás dos obreiros o coral,                                                              e na galeria a Banda de Música

              Coro Vozes de Sião da AD desde 1953, louvando ao Senhor em Florianópolis 

                                     Nave do Templo Central da AD em Florianópolis (SC)

                              Coral e Orquestra da AD em Florianópolis, unidos para louvar
                            Coro Vozes de Sião cantando o hino "SE MEU POVO ORAR"



Um comentário: