Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



terça-feira, 5 de setembro de 2017

Pastor LEONEL MUNIZ FILHO

Pastor, Antigo líder da Assembleia de Deus em Resplendor (MG) e um dos fundadores da COMADVARDO.




Entre os pioneiros na evangelização do Vale do Rio Doce, figura o nome do pastor Leonel Muniz Filho, que por vários anos presidiu o campo de Resplendor – MG. Homem dedicado no trabalho do Senhor, exímio ensinador da Palavra de Deus, muito cooperou para o crescimento da Assembleia de Deus no Vale do Rio Doce.  

Natural do Distrito de Ibitiguaçu, no município de Santo Antônio de Pádua (RJ), aos 19 de novembro de 1920, das entranhas do senhor Leonel José Muniz e Dona Altina de Paula Muniz. Ainda cedo, mudou-se com seus pais para a região de Resplendor, onde veio constituir família e conheceu o Evangelho.

Em 1942 contraiu matrimônio com a jovem Noeme Ferreira da Silva, tendo nascido dessa união os filhos: Mirian, Judite, Arão, Moisés, Paulo, Altair, Silas, Sirlea, Elicéia, Leone e Sirlene.

Leonel Muniz, logo após o seu casamento, aceitou a Cristo como salvador. No dia 25 de julho de 1943, foi batizado nas águas pelo pastor Ormídio Siqueira das Neves, e ao mesmo tempo recebeu o batismo com o Espírito Santo. Dedicado e zeloso na Obra de Deus, logo passou a cooperar na igreja, como um dos primeiros auxiliares do pastor Ormídio. 

No mês de julho de 1951, durante as festividades de inauguração do Templo-Sede da AD em Governador Valadares, Leonel Muniz foi consagrado para o ministério de evangelista. No dia 05 de julho de 1959 na mesma igreja, foi ordenado como pastor. Foi um dos pioneiros do evangelho no Vale do Rio Doce, tendo sido também o fundador de diversas igrejas em Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e em São Paulo. Por mais de 30 anos dedicou sua vida como pastor presidente da AD em Resplendor, sendo que seu raio de ação abrangia várias igrejas nos estados vizinhos. Como um grande líder regional que era, ajudou criar a Sub-Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Vale do Rio Doce (atual COMADVARDO), da qual participou ativamente como membro diretor, por várias vezes.

Durante a sua trajetória pastoral, Leonel Muniz desenvolveu seu trabalho não só pastoreando igrejas, mas também sendo convidado para ministração da Palavra de Deus, em vários lugares de Minas, São Paulo, Rio de Janeiro, Rondônia e outros. No final dos anos 70, ele acompanhado de seu filho Pastor Silas Muniz de Paula, realizou a convite de igrejas, diversas cruzadas evangelísticas. Nessas ocasiões, através da oração da fé, grandes milagres aconteceram como curas de paralíticos e pessoas endemoniadas foram libertas pelo Poder de Deus.

Até o ano de 1989, o Ministério de Resplendor sob sua liderança, era constituído de 04 pastores, 03 evangelistas, 25 presbíteros e 17 diáconos, além de vários cooperadores ativos e um livro de rol de membros, acusando o ultimo número de 6.664 membros, como frutos do seu árduo trabalho na obra do Senhor.

O dia 19 de novembro de 1989, amanheceu com grandes expectativas. Afinal era um dia muito especial. Dia de seu aniversário natalício. Alguns irmãos e amigos já haviam chegado para o evento, outros parentes viajavam fazendo o percurso Ipatinga/Resplendor, utilizando o trem de passageiros da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Dentro da programação festiva, constava estudos bíblicos para obreiros e cultos especiais. Pela manhã, ele ministrou estudos bíblicos aos obreiros de seu ministério no púlpito da AD em Resplendor. Ele exortava e enfatizava que os obreiros deveriam permanecer firmes no Senhor. Num determinado momento, ele parou de falar e tombou ao solo morto, deixando todos surpresos. Ao perceber algo errado com o pai, o seu filho Paulo Ferreira Muniz, logo correu para ampará-lo mas, o veterano obreiro já havia partido para Deus.

Ao seu velório compareceram diversos líderes das Assembleias de Deus de Minas Gerais e do Espírito Santo, entre os quais os pastores Antônio Rosa da Silva, (Ipatinga e representante da convenção estadual); Salatiel Fidélis de Souza (Governador Valadares); Esequias Soares (Conselheiro Pena); José Vieira de Souza (Aimorés); Custódio Roque Duarte (Mantena); Delurdes Francisco Guimarães (Mendes Pimentel); José Oscar Pereira (de Cariacia - ES), além de parentes e amigos procedentes de diversos lugares.

Ao entrar no descanso eterno, pastor Leonel Muniz, deixou ações positivas morais, familiares, espirituais e ministeriais dignas de serem imitadas. Deixou também saudosos a sua esposa, irmã Noeme Ferreira Muniz (também já dorme no Senhor), seus 11 filhos, cinco genros, quatro noras, 45 netos e 4 bisnetos além de seus irmãos, cunhados, sobrinhos e outros parentes. Entre os membros de sua numerosa família destacam-se os seus filhos pastores: Moisés Muniz de Paula (residente nos EUA), Paulo Ferreira Muniz (Rondônia) e Silas Muniz de Paula (Ecoporanga - ES), além de dois netos pastores: Elias Muniz (EUA) e Abdias (Tocantins).

Com esta soma de valores espirituais, o pastor Leonel Muniz bem pôde dizer como o apóstolo Paulo: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz me dará naquele dia”.

ANEXOS:

     Pastor Leonel Muniz (de terno cinza e óculos) assentado ao lado de outros obreiros 
                                    no púlpito de uma de suas congregações.

       Pastor Leonel Muniz e outros obreiros em frente ao Templo da AD do Distrito de Nicolândia,                                                         município de Resplendor (MG)

                  Pastor Leonel Muniz (ao centro) e obreiros do Campo de Resplendor (MG)

                                  Pastor Leonel e seu filho, Pastor Silas Muniz de Paula

                  Templo-Sede da AD em Resplendor (MG), inaugurado pelo Pastor Leonel Muniz


 Multidão que compareceu ao velório do Pastor Leonel Muniz (19-11-1989)


Atual fachada do Templo-Sede da AD em Resplendor (MG)       

6 comentários:

  1. Foi dedicado e zeloso na obra do Senhor! Foi um exemplo de homem como pastor, esposo, pai e avô. Saudades!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu pai, pr José Rodrigues, foi companheiro do pr Leonel em resplendor na década de 70, antes de ser transferido para a SD em Independencia.

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de conhecer pessoalmente desde criança , ELE sempre foi exemplo de pastor....com 16 anos de idade no início dos anos setenta...aproximadamente 1972 ELE pregou uma mensagem na igreja de aldeia do eme , culto de terça feira à noite..pregou em apocalipse onde diz...eis que estou à porta...minha vida foi mudada nesta noite..no quero agradecer a ele....

    Obrigado pastor Leonel...

    ResponderExcluir
  4. Sou jackson, filho de maria bastos ela me levava muito nesta igreja a 45 anos atraz guando o pastor leonel estava ainda vivo estou escrevendo esta mensagem chorando muito obrigado deus...

    ResponderExcluir
  5. Pastor Leonel Muniz também foi meu pastor .fui batizada nas por ele.Homem de Deus sua vida foi exemplo de vida a ser seguido.Me lembro também do pastor José ainda era bem criança mais me lembro também foram homens corajosos que deixaram exemplos de vida.

    ResponderExcluir