Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 10 de dezembro de 2016

GETSÊMANE, O CORAL SACRO DE MADUREIRA


O Coral Getsêmane é o grupo musical mais antigo do Templo Matriz da Assembléia de Deus Ministério de Madureira no Rio de Janeiro. Infelizmente não consegui maiores informações históricas, contudo vamos conhecer um pouco de sua trajetória.



O Coral Sacro de Madureira, como também é conhecido o Coral Getsêmane, fez a sua primeira apresentação como coral, de uma forma muito tosca, pois a técnica 

vocal e os arranjos eram poucos conhecidos na época. Sua fundação teve lugar no dia 20 de julho de 1932, portanto há 84 anos, numa iniciativa do Pastor Paulo Leivas Macalão, então líder da igreja que naquela época se reunia num salão alugado na antiga Rua Marechal Rangel. O grupo era constituído de apenas 16 integrantes, tendo como primeiro regente o diácono Antônio Alves dos Santos, mais tarde consagrado pastor.   

O Pastor Paulo Leivas Macalão, fundador do Ministério de Madureira, era músico violinista, e como tal, apreciava a música sacra, tendo sido ele autor e tradutor de vários hinos da Harpa Cristã. Ele fundou a banda de música que hoje leva o seu nome, e sempre apoiou a criação de outros corais que surgiram posteriormente, entre eles o Coral e Orquestra Avivamento.

No ano de 1938 o coral Getsêmane passou a ser dirigido pelo irmão Antônio F. Farias, músico competente que até então regia o coro infantil. O maestro Farias regeu o coral até o ano de 1951, quando faleceu e foi substituído pelo maestro José Cândido, o qual permaneceu no cargo por mais de 30 anos. No ano de 1982, o coral comemorou festivamente o seu Jubileu de Ouro, sob a regência do pastor e maestro José Cândido.

Segundo o jornal "O SEMEADOR" da AD em Madureira, vários pastores, evangelistas que se destacaram no Ministério de Madureira, passaram pelo Coral Getsêmane. Por falta de maiores informações não temos o nome de outros regentes que sucederam ao pastor José Cândido.

O Templo Matriz da AD em Madureira, hoje sob a liderança do Pastor Abner Ferreira, tem entre os seus grupos musicais o Coral Getsêmane, tradicional e mais antigo coral, o qual continua nesse importante ministério do louvor ao Senhor, apresentando os seus hinos ora A Capela, ora com acompanhamento de orquestra, sob a batuta do do atual maestro pastor Samuel.

Fonte: Jornal "O SEMEADOR", nº 164 de outubro/1982, página 9.


Grande Coral da AD em Madureira, no dia da inauguração do Templo Matriz (01-05-1953)

Coral Getsêmani comemora o Jubileu de Ouro (1982)

Coral Getsêmane na comemoração dos 60º aniversário (1992)

Templo Matriz das Assembleias de Deus Ministério de Madureira

Nave do Templo Matriz das Assembleias de Deus Ministério de Madureira 


Coral Getsêmane cantando o hino "JUBILOSOS"


5 comentários:

  1. Eu faço parte deste Coral e ele é uma bênção.
    O maestro pastor Samuel nos incentiva muito.
    Sou grata a Deus pela vida dele.

    ResponderExcluir
  2. Sou uns dos mais novos coristas Deus seja louvado

    ResponderExcluir
  3. Pra mim é um privilégio d DEUS estar há 25 anos na regência, GLÓRIAS A DEUS.

    ResponderExcluir
  4. PRA MIM É UM PRIVILÉGIO D DEUS ESTAR HÁ 25 ANOS NA REGENCIA, GLÓRIAS A DEUS PR. SAMUEL REGENTE ATÉ O PRESENTE.

    ResponderExcluir