Dando continuidade às nossas histórias musicais, compartilho hoje a trajetória de mais um coral do Sul do Brasil que é o Conjunto Coral da Assembléia de Deus em Criciúma (SC), igreja liderada pelo pastor João Ceno Ohlweiler, também atual presidente da CIADESCP (Convenção Estadual das AD em Santa Catarina).
Este coral foi fundado no ano de 1954, quando a igreja catarinense era presidida pelo pastor Antônio Lemos, tendo como primeiro regente Manoel Martins, que também regia a banda musical.
Em 1959, pastor Antônio Lemos foi transferido para outra igreja no estado, e para sucedê-lo veio o pastor José Borba Serafim, que por necessidade da época também era o maestro do coral e da banda. No período de 1972 a 1977, o coral esteve sob a direção dos maestros: Efigênio Marques, Wanderlei Fernandes, Manoel Cipriano, José de Oliveira e Jeremias Francisco dos Santos. Após a saída do maestro Jeremias, por motivo de mudança, o coral esteve sob a regência do irmão Noel e posteriormente do maestro Joel, músico da Banda de Música do 18º GAC (Grupo de Artilharia e Campanha) do Exército.
Infelizmente, com a transferência do maestro Joel para outra cidade, o coral ficou sem nenhum sucessor e durante alguns anos teve suas atividades suspensas.
No ano de 2009, a Assembleia de Deus em Criciúma, recebeu a visita do coral da AD em Belém do Pará, e pôde conhecer o trabalho desenvolvido pelo jovem Zedequias Senado, um dos coristas e que na época também era o regente do coral da AD em Salinópolis, cidade marítima do estado do Pará. Foi então que o maestro Zedequias Senado, recebeu o convite do pastor João Ceno Ohlweiler, para se mudar para Criciúma e dar continuidade aos trabalhos do coral.
E foi assim que, transpondo quase 4 mil quilômetros de distância, o paraense Zedequias aceitou o desafio de reorganizar o coral catarinense e no dia 20 de março de 2011, para glória do Senhor e alegria daquela igreja, foi realizado festivamente o culto de consagração dessa nova etapa.
Atualmente o coral, já totalmente reestruturado, e contando com cerca de 60 componentes, tem efetiva participação nos cultos dominicais e principais eventos do Templo-Sede da AD em Criciúma, como também é convidado a participar de eventos culturais do município, como o famoso "Festival Internacional de Corais", realizado todos os anos com muito sucesso.
Que Deus continue abençoando este coral e ao maestro Zedequias, jovem talentoso, com formação universitária em Canto Lírico, Canto Coral e Regência.
Banda Harmonia Celeste e Coral da Igreja Assembleia de Deus em Criciúma - SC (2011). |
Coral da Assembleia de Deus de Criciúma na Mostra de Corais, 2012. |
Coral da AD em Criciúma cantando o hino "GLÓRIA E MAJESTADE"
Nenhum comentário:
Postar um comentário