Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CORAL DO BELÉM, 83 ANOS DE ATIVIDADES EM SÃO PAULO

Vamos conhecer hoje, um pouco do Coral do Belém, o grande orfeão do Templo Central das Assembleias de Deus Ministério do Belém, em São Paulo. Dá-se o nome de orfeão ao canto coletivo, isto é, entoado por muitas vozes, simultaneamente. Palavra pouco usada na atualidade, orfeão é portanto, o mesmo que coro (PRIOLLI, 1994, pg. 113).          
                                                                               

                Coral e Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim, sempre juntos nos grandes eventos

O Coral do Belém desde a data de sua fundação em 20 de outubro de 1933, vem louvando ao Senhor, abrilhantando os cultos e os principais eventos daquela igreja. O grupo foi criado por Jahn Sorheim, missionário norueguês que também fundou a Banda Musical. Naquela época a igreja ainda estava instalada na Rua Vilela, nº 59 e era pastoreada pelo Missionário Samuel Hedlund. 

Os regentes que atuaram entre outros foram: Jaziel Chaves de Lima (filho do Pastor Cícero Canuto de Lima), Gilberto Massambani e Sérgio Barbosa de Siqueira. No momento o coral está sob a regência do Maestro Ev. Wainer Fernandes da Silva e do regente assistente Renato Pereira da Silva.

Provavelmente nos primórdios do coral, atuaram como organistas entre outros a esposa do Pastor Cícero Canuto de Lima, Ester Chaves de Lima e sua filha Marluce Chaves de Lima. Atualmente os hinos são acompanhados pela Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim e ainda pela organista Ruth Perez Mialik e pela pianista Lígia de Mattos.

O coral já possui diversos trabalhos gravados em CDs e DVDs, onde foram registrados hinos e cantatas.

Ao longo de sua trajetória, o coral vem desenvolvendo um grandioso trabalho, com um vasto repertório, que inclui músicas dos compositores clássicos e contemporâneos. Todos os anos, o coral apresenta cantatas no período da páscoa como também nas comemorações do natal. Entre as obras já apresentadas destacamos as cantatas: "Maior Amor", "O Rei Vem", "Deus Conosco", "Vivo Está", "As Sete Últimas Palavras de Cristo", "Experiência com Deus", além de: "Glória" de Vivaldi, e dos oratórios: "Messias", de G. F. Handel e "Elias" de F. Mendelsshon.

Por ser a Sede do maior ministério das Assembléias de Deus no Brasil (o Ministério do Belém), a igreja em São Paulo realiza grandes eventos, tais como: Congresso Mundial das Assembléias de Deus (1997), Conferência Mundial Pentecostal (2016), Congressos de Escola Dominical, Missões e da juventude belemita, sem contar a tradicional Escola Bíblica do Belém. Em todos esses grandes eventos, a atuação do coral junto com a Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim, são de fundamental importância.

Além das realizações da igreja, o coral é convidado a participar de eventos culturais, tendo já se apresentado no Teatro Municipal de São Paulo, em estações do metrô e shoppings. Também, fez diversas viagens para outros estados do Brasil, com o objetivo de levar a boa música sacra.

Tudo isso o coral faz movido pelo amor pela obra de Deus, e para honra e glória do Senhor Jesus.



                                             Antigo Coral do Belém, fundado em 1933


Coral do Belém se apresentando no culto de abertura da 67ª Escola Bíblica


                                                        Coral cantando o "Glória" de Vivaldi

Nenhum comentário:

Postar um comentário