Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



terça-feira, 6 de dezembro de 2016

CORAL DO BELÉM, 87 ANOS DE ATIVIDADES EM SÃO PAULO

Vamos conhecer hoje, um pouco do Coral do Belém, o grande orfeão do Templo Central das Assembleias de Deus Ministério do Belém, em São Paulo. Dá-se o nome de orfeão ao canto coletivo, isto é, entoado por muitas vozes, simultaneamente. Palavra pouco usada na atualidade, orfeão é portanto, o mesmo que coro (PRIOLLI, 1994, pg. 113).



O Coral do Belém desde a data de sua fundação em 20 de outubro de 1933, vem louvando ao Senhor, abrilhantando os cultos e os principais eventos daquela igreja. O grupo com 14 pessoas, foi criado por Jahn Sorheim, missionário norueguês que também fundou a Banda Musical. Naquela época a igreja ainda estava instalada na Rua Vilela, nº 59 e era pastoreada pelo Missionário Samuel Hedlund.

Desde a sua fundação o Coral do Belém teve como regentes: missionário Jahn Sorheim (1933 a 1939), Herberts Mellembergs (1939 a 1953), Arvid T. Sauss (1953 a 1957), Jaziel Chaves de Lima (1957 a 1962), Arvid T. Sauss (1962 a 1972), Arnaldo Coelho (1972 e 1973), Ari Silveira (1973 e 1974), Jaziel Chaves de Lima (1974 a 1981), Gilberto Massambani (1981 a 1985), Sérgio Barbosa de Siqueira (1985 a 2001) e desde 2001, o coral está sob a regência do Maestro pastor Wainer Fernandes da Silva e do regente assistente Renato Pereira da Silva.

Em 1995 foram criados mais dois corais, um para acompanhar os cultos de ensino, as terças-feiras, carinhosamente chamado de Coral da Semana, e tem como regente o maestro Renato Pereira da Silva. O outro, apenas com vozes masculinas, para acompanhar os cultos públicos de quinta-feira e reuniões de obreiros, é chamado de Coral Masculino, é liderado pelo maestro Pb. Albino Carlos Alves e seu assistente, Mt. Maurício Vicente de Lima.

Provavelmente nos primórdios do coral, atuaram como organistas entre outros a esposa do Pastor Cícero Canuto de Lima, irmã Ester Chaves de Lima e sua filha, Marluce Chaves de Lima. Atualmente os hinos são acompanhados pela Orquestra Filarmônica Jahn Sorheim, sob a regência do maestro Sueldo Francisco. O coral tem ainda o acompanhamento de piano pela irmã Lígia de Matos e da organista Ruth Perez Mialik, atuando há mais de 50 anos. Nos corais da semana e masculino, atuam ainda os pianistas Gisele Cristina Ciotto Higino, Queila Moreira da Rocha Monteiro, além dos organista, Wellington Gonçalves e Cristiane Ribas Pontiroli Oliveira.

O coral já possui diversos trabalhos gravados em CDs e DVDs, onde foram registrados hinos e cantatas. Segundo depoimento da irmã Celi Sauss, na década de 60, sob a regência de seu pai, maestro Arvid Sauss, o coral gravou um compacto simples. Hoje, o grupo possui o seu canal no youtube onde o público pode acompanhar as suas atividades.

Ao longo de sua trajetória, o coral vem desenvolvendo um grandioso trabalho, com um vasto repertório, que inclui músicas dos compositores clássicos e contemporâneos. Todos os anos, o coral apresenta cantatas no período da páscoa como também nas comemorações do natal. Entre as obras já apresentadas destacamos as cantatas: "Maior Amor", "O Rei Vem", "Deus Conosco", "Vivo Está", "As Sete Últimas Palavras de Cristo", "Experiência com Deus", além de: "Glória" de Vivaldi, e dos oratórios: "Messias", de G. F. Handel e "Elias" de F. Mendelsshon.

Ao longo de sua história, o Coral do Belém já se apresentou em vários lugares e eventos, em praças, parques, estações de Metrô, avenida Paulista, hospitais, fundação CASA (antiga FEBEM), Casa de Detenção e no Theatro Municipal de São Paulo. Em Novembro de 2016, o Coral do Belém com 200 vozes, marcou presença na 24ª Conferência Mundial Pentecostal, evento realizado em São Paulo, no Campo de Marte, para 200 mil pessoas. No ano de 2017 tivemos duas apresentações marcantes, e, nosso templo novo, na 43ª AGO da CPAD e nos 90 Anos da Assembleia de Deus em São Paulo. Também, fez diversas viagens para outros estados do Brasil, com o objetivo de levar a boa música sacra.

No ano de 2018, o Coral do Belém realizou festivamente um culto de gratidão à Deus, pelos seus 85 anos de atividades, sendo que na ocasião foi lançada uma revista comemorativa. 

Seguindo o objetivo de incentivar cada vez mais a música coral, a Assembleia de Deus Ministério do Belém, hospedou em junho de 2019, o 5º CONCADESB - Congresso dos Corais das Assembleias de Deus da Região Sudeste do Brasil. Com a coordenação do maestro, pastor Wainer Fernandes da Silva, o evento contou com a participação dos corais da UCADESP (São Paulo), da UCADERJ (Rio de Janeiro), UCADEMG (Minas Gerais), UCADECMAT (Mato Grosso), Coral Madrigal Novo Dia, de Brasília (DF) e Coral Saltérion, de Belém do Pará. Nesse evento marcante, foi notório o envolvimento de cada componente do Coral do Belém, para o seu sucesso.

O ano de 2020, foi um ano atípico, quando todo o Mundo foi atingido pela terrível epidemia do Covid 19. Os irmãos do Coral do Belém não desanimaram e fizeram algumas apresentações virtuais, inclusive com a participação da Orquestra Jahn Shöreim. Mesmo com máscaras, fizeram duas lives, no novo templo da Rua Dr. Fomm e o nome de Jesus foi glorificado.

Tudo isso o coral faz movido pelo amor pela obra de Deus, e para honra e glória do Senhor Jesus.

ANEXOS:

                                     
Antigo Coral do Belém, fundado em 1933

Antiga foto do Coral e Orquestra da AD do Belém - São Paulo (SP).


Coral do Belém se apresentando no culto de abertura da 67ª EBO

             Coral do Belém, cantando num Culto de Santa Ceia

           Coral cantando o hino "QUEM PODE O SEU AMOR CONTAR"

Nenhum comentário:

Postar um comentário