Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

CORAL LOUVORES DE SIÃO - AD EM CUIABÁ

Com o objetivo semanal de contar um pouco da trajetória de nossos corais, vamos hoje conhecer a história do Coral Louvores de Sião, do Templo Central da Assembléia de Deus em Cuiabá, presidida pelo Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, que também por vários anos é o líder da Convenção Estadual de Mato Grosso.



O coral cuiabano, foi fundado em junho de 1955, por uma iniciativa do então líder da igreja, Pastor Eduardo Pablo Joerk, que convidou o irmão José Veloso Gomes que servia como presbítero na AD em Poxoréu. Tempos difíceis aqueles, mas que marcou naquela época os que puderam sentir a presença do Senhor ouvindo o coral entoando o seu primeiro hino, "CRÊ NO SENHOR", o nº 4 do "Coros Sacros".

O maestro José Veloso ficou na regência até 1971, quando já consagrado pastor, foi transferido para pastorear a AD em Arenápolis. De 1971 a 1974, passaram pela direção do coral os seguintes irmãos: Josué Cunha (militar), Deolindo Farinelli e Isaías Pinto da Silva.

Em dezembro de 1974 assume a presidência da igreja de Cuiabá, o Pastor Sebastião Rodrigues de Souza que tomando conhecimento do retorno do Pr. José Veloso à Cuiabá, convida-o para novamente assumir a regência do coral. Pouco tempo depois o Pr. Veloso é designado para assumir a direção da AD em Chapada dos Guimarães, ficando o coral na regência interina de Lemuel Inácio. A maestrina Silene Rúbina (filha do pastor Sebastião Rodrigues), assumiu a regência do coral em 17 de outubro de 1978, permanecendo na direção até fevereiro de 1993, quando se mudou para Campinas. Nesse período houve um grande desenvolvimento do coral, quanto ao repertório e a qualidade vocal. Com a mudança de Silene, assumiu a regência, outro militar, maestro Manoel Moacir, que por várias vezes tendo que se ausentar, convidava para o seu lugar, o irmão Carlos Roberto Pereira.

O irmão Carlos assume a regência do coral no início de 1995, ficando até agosto de 1996, assumindo então em seu lugar o irmão Mirando. Em 2003 chega ao templo sede o irmão Francisco de Castro que juntamente com o irmão Mirando conduzem a regência do coral até novembro de 2004. Por serem militares, ambos foram transferidos de cidade, tendo assumido interinamente o irmão Antônio Cândido. Atendendo um pedido dos coristas, o pastor Sebastião Rodrigues convida novamente o irmão Carlos Roberto Pereira para assumir a regência do coral Louvores de Sião, que desde janeiro de 2005 até os dias de hoje, permanece na regência do coral, sendo auxiliado pelo irmão Paulo Nardes.

Durantes alguns desses anos, atuaram como pianistas as irmãs Mara e Roseli. Em 2005, juntamente com o maestro Carlos, a ainda adolescente Simone Alencar, passa a ser a pianista e organista oficial do coral. Em 2006 passa a auxiliar a Simone a também adolescente Stephanie Akiama. Nesse ano, porém, Simone resolve se transferir para o Rio de Janeiro, para dar continuidades nos seus estudos, e então Stephanie passa a ser a pianista e organista oficial, tendo grande desenvolvimento no acompanhamento do coral.

Em 2010 o Coral Louvores de Sião, faz a sua primeira apresentação com a Orquestra Acordes de Jerusalém do Templo Central. Desde então até os dias de hoje o repertório coral e orquestra tem crescido muito, com uma apresentação por mês e apresentações de cantatas e musicais.

Atualmente conta com cerca de 75 componentes, realizando seus ensaios aos domingos das 7:00 as 8:30 e sempre cooperando nos cultos dominicais e sempre que possível nas congregações e em outros lugares quando convidados, sempre levando a boa música sacra aos ouvintes. Já pelo segundo ano, o maestro Carlos Roberto Pereira Pereira promoveu de 24 a 26 de junho de 2016, com o apoio da direção da igreja, o Seminário de Técnica Vocal, obtendo grandes resultados para o desenvolvimento dos coralistas.

Parabéns ao Coral Louvores de Sião e ao maestro Carlos Roberto Pereira, a quem agradeço o carinho e atenção pelo envio desse histórico.


Coral Louvores de Sião em frente a portaria principal do Grande Templo

Coral Louvores de Sião no antigo templo
Coral e Orquestra da AD em Cuiabá cantando sob a regência do Maestro Gilberto Massambani (SP)

              

Nenhum comentário:

Postar um comentário