O Coral Jardim das Nogueiras, órgão oficial e um dos mais destacados grupos musicais do Templo Central da Assembléia de Deus em João Pessoa (PB), é um dos mais antigos corais de nossa denominação. A igreja na capital paraibana é liderada pelo dinâmico pastor José Carlos de Lima.
O sugestivo nome "JARDIM DAS NOGUEIRAS" foi retirado do texto bíblico baseando no livro de Cantares 6:11 - "Desci ao jardim das nogueiras, para ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romãzeiras".
No dia 14 de setembro de 1929, por iniciativa do então líder da AD em João Pessoa, Pastor Cícero Canuto de Lima, reuniu-se um grupo de irmãos, sob a liderança de sua esposa, Ester Chaves de Lima (também conhecida como irmã Tércia), que era musicista e organista, com o objetivo de formar um coral. O primeiro hino a ser apresentado o qual encheu de alegria os irmãos paraibanos, foi "OS FILHOS DE SIÃO", o de nº 53 do "Cantor Cristão.
Por razões diversas a maestrina Tércia não pôde continuar na regência do coral, e aí seguiu-se um fato curioso. O coral que anos depois recebeu o nome de "Coral Jardim Das Nogueiras" não podia mais parar. Foi então convidado para dar prosseguimento ao desenvolvimento do coral, um homem católico de nome João Guilherme, o qual era maestro e professor de música, e que atuava na vizinha Igreja do Rosário. Porém, este senhor, foi um instrumento nas mãos de Deus na formação de outros músicos que deram continuidade ao trabalho. E pouco tempo depois, o professor ao sair deixou como regente o irmão Severino Farias, que permaneceu no cargo por 21 anos. Após o afastamento de Severino, foi designado como regente o saudoso maestro José Aprígio, o qual também foi usado por Deus na formação da Banda de Música, hoje denominada "Filarmônica Pentecostal". Mais tarde José Aprígio, foi consagrado ao ministério e designado para pastorear igrejas.
Os outros irmãos que atuaram na regência foram: José Evangelista dos Santos (1956 a 1980); José Teófilo, também um dos regentes da banda, compositor e arranjador; Noel Evangelista dos Santos; Josué Jacinto de Souza; Paulo Evangelista dos Santos (por 8 anos); o presbítero Joelson Raulino da Silva (bacharel em música e arranjador), foi regente por 9 anos, mas também foi consagrado ao ministério e enviado ao campo.
O Coral Jardim Das Nogueiras, que no ano de 2015 contava com 80 componentes, e tinha como maestro, o diácono Carlos Antônio da Silva, o qual assumira a regência em março de 2009, permanecendo até 06 de setembro de 2016. Ele tinha como seus assistentes os maestros: José Mariano Alves (desde 17 de maio de 2012) e Geilson Vieira da Silva (a partir de 9 de março de 2017).
Com a saída do maestro Carlos Silva, foi empossado como regente titular em 12 de setembro de 2016, o maestro José Mariano Alves. Os regentes auxiliares eram: Moisés Faustino de Souza (desde 12 de julho de 2016 até o momento) e o maestro Geilson Vieira, que ficou até abril de 2019). A partir de então, foi empossado como segundo regente assistente, o maestro Pr. Cosmar Lourenço de Carvalho.
O maestro José Mariano, é do Rio de Janeiro, capitão do Exército Brasileiro, e após um período em que atuou como regente auxiliar do Aleluias Coral, da AD em Belo Horizonte, serve ao Senhor na AD em João Pessoa. Já, o Pastor Cosmar Lourenço, é de São Paulo, e após trabalhar durante vários anos com bandas e corais no seu Estado, mudou-se para Manaus (AM) onde continuou seu ministério na regência de banda e coral. Em 2017, mudou-se para João Pessoa.
Este trio de competentes maestros (Mariano, Moisés e Cosmar) vem
realizando um excelente trabalho à frente do grupo, e levando o coral a uma conscientização do verdadeiro louvor ao Senhor nosso Deus. Tanto na realização de evangelismo através do cântico de hinos, como no cumprimento de uma agenda de apresentações, variando repertório, estilos, novas técnicas vocais e efetiva participação nos cultos do templo central, em congregações e igrejas de outras denominações, quando convidado.
Durante os seus 91 anos de atividades, o Coral Jardim das Nogueiras tem exercido este ministério com objetivos e desafios nas força do Senhor. O lema do grupo é o que está escrito no livro dos Salmos 146.2: "Louvarei ao SENHOR durante a minha vida; cantarei louvores ao meu Deus, enquanto eu viver".
Fonte: baseado no histórico lido durante o 85º aniversário do coral, como também outras informações e fotos enviados pela secretária do coral, irmã Betânia Dantas, a quem agradecemos pela presteza em nos ajudar neste histórico. Atualização realizada em 11 de dezembro de 2020.
ANEXOS:
Idalice Evangelista Santos de Araújo - é a componente mais antiga do coral, canta desde 14 de julho de 1952.
Coral Jardim das Nogueiras no ano de 1964, na gestão do Pastor Antônio Petronilo dos Santos e maestro José Evangelista dos Santos.
Coral Jardim das Nogueiras, no ano de 1972, já na gestão do pastor Antônio Fernandes das Chagas e regência do maestro José Evangelista.
Maestro Carlos Antônio da Silva - Ex-regente de 2009 a 2016
Maestro José Mariano Alves, atuou de 2012 a 2016 como regente assistente e de 2016 até o momento, regente titular do Coral JN.
Maestro José Mariano Alves, atuou de 2012 a 2016 como regente assistente e de 2016 até o momento, regente titular do Coral JN.
Coral Jardim das Nogueiras, no ano de 1996
Coral Jardim das Nogueiras, tendo ao centro o Pastor José Carlos de Lima e os maestros Carlos Silva e José Mariano Alves.
Coral Jardim das Nogueiras e os pastores José Carlos de Lima e Álvaro Cavalcante, numa foto após um dos cultos, em 2018.
Cosmar Lourenço de Carvalho e Moisés Faustino de Souza.
Coral Jardim das Nogueiras cantando o hino "ESPERANÇA"
Coral cantando o hino "CÉU MORADA DE MEU DEUS"
Coral cantando o hino "CÉU MORADA DE MEU DEUS"
Nenhum comentário:
Postar um comentário