Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

CORAL FILADELFIA, 82 ANOS LOUVANDO!

Quero focalizar hoje, um coral que tem sido referência entre os corais das Assembléias de Deus no Brasil. Trata-se do Coral Filadélfia, um dos valiosos órgãos musicais do Templo Central das AD em Pernambuco, sediado em Recife, igreja sabiamente liderada pelo Pastor Ailton José Alves.

No início da Igreja, era raridade o empenho dos primeiros irmãos pela música, quer seja cantada individualmente ou em grupo. Isso ocorria provavelmente por não terem uma certa habilidade ou conhecimento da arte da música e não se sentirem motivados. Os cânticos, neste período, eram entoados por toda a congregação de forma espontânea, uma verdadeira adoração vinda de dentro da alma.

O Missionário Joel Carlson percebeu que era tempo de mudar e investiu nos estudos de um jovem chamado João Vieira, que estudou música no Conservatório Pernambucano de Música, tendo pedido ao Missionário para colocar em prática o que tinha aprendido, organizando então um grupo de adolescentes tendo sido inaugurado então a partir daí o primeiro Coral da Assembleia de Deus em Pernambuco.

Em seu início não tinha um nome específico, era conhecido e chamado de "Coral do Templo Central" tendo permanecido assim até os anos 90. Já no novo Templo Central, foi então lhe dado um nome: Coral Filadélfia por escolha do seu regente à época, o Maestro Abner Apolinário da Silva.



Após a inauguração do Coral Filadélfia, em 11 de janeiro de 1934, outras congregações já tinham sido organizadas em outras localidades como por exemplo: Casa Amarela, Fundão, Jiquiá, Cavaleiro, Olinda, Areias, Torre, Passarinho e outras e a partir daí estas congregações também começaram a organizar os seus respectivos corais.

No ano de 1996, já sob a direção da maestrina Marinalva Barros, e contando 66 integrantes o coral lançou um cd com 19 hinos de louvor ao Senhor, tendo gravado anteriormente outro disco.

Atualmente o coral é presença marcante nos cultos dominicais e nos principais eventos da AD em Recife, tendo os hinos acompanhados pela competente pianista Andrea Perruci, e em algumas ocasiões pela orquestra Doce Harmonia. Os trabalhos desse coral podem ser vistos no youtube.

Parabéns à maestrina Marinalva Barros e aos irmãos que integram este conceituado coral. Todas honras e glórias sejam dadas ao nosso Deus!

Fonte: Blog da AD em Encruzilhada / Recife: adencrecife.blogspot.com.br


               Obreiros em frente ao Antigo Templo Central no Bairro Encruzilhada


Capa do primeiro CD gravado pelo Coral Filadelfia

                              Coral Filadelfia sempre presente nos principais eventos da igreja



            Coral Filadelfia cantando o hino "NAS RÉGIAS MANSÕES"

2 comentários:

  1. Grande resgate histórico estás fazendo amigo. É preciso conhecer essas histórias para valorizarmos nossas velhas e boas tradições.

    ResponderExcluir
  2. PAZ DO SENHOR JESUS, PARABÉNS PELO EXCELENTE REGISTRO... RESGATANDO E INCENTIVANDO OUTROS CONGREGAÇÕES INVESTIREM PARA O FAZER O MELHOR PARA O NOSSO DEUS.... EU FAÇO PARTE DESSE LINDO CORAL ...COMO SEMPRE DIZEMOS A FAMÍLIA FILADELFIANA... E TODOS ESTÃO CONVIDADO PARA O NOSSO PRÓXIMO ANIVERSÁRIO 89 ANOS COM MUITA ADORAÇÃO AO NOSSO DEUS...

    ResponderExcluir