Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



terça-feira, 22 de novembro de 2016

CORAL VOZES DO CALVÁRIO / AD de Campinas - SP

O "Coral Vozes Do Calvario" é um dos principais grupos musicais da Assembléia de Deus Ministério do Belém, em Campinas - SP, igreja presidida pelo pastor Paulo Roberto Freire da Costa.



O grupo conta com cerca de 70 integrantes e nas suas apresentações mostra um repertório diversificado de músicas sacras nacionais e internacionais. Atualmente sob a regência do maestro Pr. Cleuton Sanches, o Vozes do Calvário tem, entre suas realizações a gravação do CD "TRIBUTOS AO REI", o qual foi lançado em 2014, em comemoração aos 60 anos de atividades, na época sob a direção da maestrina Abigail Prato de Souza.

O Coral foi fundado no ano de 1954, pelo então pastor da igreja campinense, Francisco Camargo de Castro. Teve início, então, esta atividade de louvor na igreja, sendo indicado o irmão Alcides Carnier como o primeiro regente. Durante 10 anos, outros maestros revezaram a batuta e nessa época ele era mais conhecido como Coral da Vila Industrial. Entre os que atuaram como regentes, destaca-se o irmão Jair Luiz do Santos (In-memoriam) o qual por 36 anos dedicou sua vida a este ministério do louvor, deixando um grande legado musical. O maestro assumiu a liderança do coral no ano de 1964, em substituição ao maestro José Barbosa, e permaneceu como regente até o ano de 2000. Outro nome de destaque, a irmã Dejanil Fonseca (também de saudosa memória), que durante mais de 50 anos atuou como solista do coral. A maestrina Abigail Prado de Souza, também foi de suma importância no desenvolvimento do coral, durante vários anos. Em agosto de 2009, ela assumiu a direção do coral e permaneceu até agosto de 2018, deixando uma grande folha de serviços prestados na área musical da igreja em Campinas. 
No final de 2018, assumiu a liderança do coral, o pastor Cleuton Sanches.

Considerado um dos mais destacados corais das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, quiçá no Brasil, o coral, tornou-se conhecido não só pela gravação do CD, pela CPAD, mas também por viagens realizadas ao longo dos anos para diversas igrejas pelo país, tais como: Araraquara, Itajubá, Uberlândia, Socorro, São Cristóvão (RJ), Votuporanga, Joinville, Curitiba, Belo Horizonte, Paranaguá, Itajaí, Recife, Brasília, Maringá, Campo Grande, Varginha, Blumenau, Ituiutaba, Rolândia, Presidente Prudente, Jundiaí, Indaiatuba, Sorocaba, Sumaré, Limeira, Americana, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Valinhos, Atibaia, Capivari, Cruzeiro, além de igrejas na capital paulista, como Belenzinho, Lapa, Vila dos Remédios, Vila Diva, Brás e Vila Mariana. 

Nos cultos dominicais e principais eventos da igreja, o "Vozes do Calvário" apresenta ao Senhor, os melhores hinos de seu repertório, acompanhado pela pianista Andreia Santaterra. Em algumas ocasiões especiais o coral canta junto com a Orquestra Filarmônica Messiah ou com a Banda Musical Vitória.

Fontes: Site da Assembléia de Deus em Campinas www.adcamp.org.br e o vídeo do Youtube: "Despedida do Maestro Jair Santos do Coral Vozes do Calvário". Agradecimentos especiais à secretária do coral, irmã Hedilene Ribeiro pela sua cooperação. 

            Foto histórica do Coral Vozes do Calvário, por volta de 1964

               Coral se apresentando no aniversário de 45 anos

          Coral Vozes do Calvário na festa dos 60 anos de fundação

                   Coral Vozes do Calvário cantando junto com a orquestra



                 CD gravado pelo Coral Vozes do Calvário

                Coral Vozes do Calvário cantando o hino "ISAÍAS 60"

2 comentários:

  1. A paz do Senhor. Parabéns pela existência desse lindo coral. Estou escrevendo tb a história do nosso coral. Deus continue abençoando cada componente, regência e correpetidores. Linda história.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite
    Gostaria de entrar em contato com o maestro deste coro

    ResponderExcluir