No ano de 1932, aconteceu um fato marcante na história da Assembleia de Deus em Belo Horizonte (MG). Foi a criação de um conjunto musical, composto de vozes e instrumentos, com o objetivo de louvar ao Senhor e enriquecer os cultos. Na época, a igreja era pastoreada pelo missionário Sueco Nils Kastberg e o templo se localizava na Rua Uberlândia,620 (antigo 128), no Bairro Carlos Prates.
Este conjunto tinha como regente, o irmão Olímpio, e como seu auxiliar, um irmão conhecido como Manoelzinho. Jesus abençoou de forma que o conjunto se desenvolvia dia após dia.
No ano de 1936, o conjunto que já se apresentava em quatro vozes, tomou a forma de coral. A partir do irmão Olímpio, seguiu-se uma secessão de regentes: Pedro Miranda, Geraldo Cordeiro, isso na década de 1940. Os anos passaram e novos regentes foram chamados por Deus, para exercerem a liderança do Coral. São eles: Frank Svenson (1934-2018), filho do missionário Algot Svenson, que foi o pastor de 1933 a 1958; Antônio Sebastião, Elias Evangelista e Sebastião Ramos. Depois da morte do pai, Frank Svenson, passou a dedicar-se à arquitetura e à política e posteriormente muda-se para o exterior.
Com a saída de Frank, a regência do coral passa pela liderança dos irmãos Ben-Hur e Elias de Oliveira, os quais permaneceram pouco tempo.
No ano de 1960, assumiu a liderança o saudoso maestro João Martins Sobrinho, permanecendo como titular por 30 anos. Ele teve a cooperação dos maestros Nelson Zózimo de Almeida e José Simões da Rocha Filho. Em 1990, a regência do Aleluias Coral, passou a ser exercida pelo maestro Antônio Vicente Soares, o qual Deus tem abençoado ricamente.
Com o propósito de formar uma orquestra, o maestro Toninho Soares, convocou uma reunião entre os músicos da igreja, no dia 6 de janeiro de 1992. Sendo criada nesse mesmo dia, a orquestra teve como fundadores o maestros Antônio Vicente Soares e o trompetista Joanir Martins de Oliveira. O primeiro ensaio ocorreu no dia 10 daquele mês.
A orquestra fez a sua pré-estreia em 31 de maio, tendo sua formação apenas com instrumentos de sopro, por ocasião do aniversário do então pastor presidente, Anselmo Silvestre, de saudosa memória.
A já denominada "Orquestra Vida", fez a sua apresentação oficial, acrescida dos instrumentos de corda de arco, em 25 de outubro do mesmo ano, no templo central da AD de Belo Horizonte, com a participação do Aleluias Coral. Ela dá o suporte aos hinos do coral, que por algumas vezes, se apresenta apenas com o acompanhamento de órgão.
O coral se apresenta nos cultos dominicais e eventos especiais com um rico repertório, tendo nessa trajetória gravado um disco LP (por volta de 1971) e posteriormente o CD "Mais grato a TI". O grupo também já realizou viagens por diversas cidades mineiras, como também fora do estado de Minas Gerais, levando a música contagiante e que tão bem faz à nossa alma. E em todos esses anos, a igreja em Belo Horizonte, tem sido abençoada com os cânticos do coral e da orquestra, principalmente nas apresentações das cantatas de Páscoa e de Natal.
Aleluias Coral - São 88 anos completados neste ano de 2020, edificantes, trazendo solidificação nos elos de comunhão fraternal, deixando no ar um fragrante aroma impregnado com o cheiro de Cristo, o incenso do louvor. Podemos considerar que o "Aleluias Coral" é sem dúvida, os "Levitas da Igreja em Belo Horizonte.
O coral com 65 componentes e a Orquestra Vida, com 50 músicos, ambos sob a direção do maestro Pb. Antônio Vicente Soares, que tem como regentes assistentes, seu filho Jônatas Ferreira Soares (também organista) e o diácono Weberson Almeida. Toninho Soares, é Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica da PMMG.
Fonte: Histórico do Coral, escrito pelo maestro Antônio Vicente Soares, em 27 de setembro de 1991.
ANEXOS:
alexandre santos rosa eys deus abençoar
ResponderExcluirLindo coral da assembléia de deus eu costei muito através deste hinos muitas gentes vão se curador deus Vaz milagres amem.
ResponderExcluirMuito lindo! Parabéns!!!
ResponderExcluirTop!
ResponderExcluirTop!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluir