Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 19 de novembro de 2016

ALELUIAS CORAL - UMA CAMINHADA DE INTENSO LOUVOR

No ano de 1932, aconteceu um fato marcante na história da Assembleia de Deus em Belo Horizonte (MG). Foi a criação de um conjunto musical, composto de vozes e instrumentos, com o objetivo de louvar ao Senhor e enriquecer os cultos. Na época, a igreja era pastoreada pelo missionário Sueco Nils Kastberg e o templo se localizava na Rua Uberlândia,620 (antigo 128), no Bairro Carlos Prates. 

Este conjunto tinha como regente, o irmão Olímpio, e como seu auxiliar, um irmão conhecido como Manoelzinho. Jesus abençoou de forma que o conjunto se desenvolvia dia após dia. 


No ano de 1936, o conjunto que já se apresentava em quatro vozes, tomou a forma de coral. A partir do irmão Olímpio, seguiu-se uma secessão de regentes: Pedro Miranda, Geraldo Cordeiro, isso na década de 1940. Os anos passaram e novos regentes foram chamados por Deus, para exercerem a liderança do Coral. São eles: Frank Svenson (1934-2018), filho do missionário Algot Svenson, que foi o pastor de 1933 a 1958; Antônio Sebastião, Elias Evangelista e Sebastião Ramos. Depois da morte do pai, Frank Svenson, passou a dedicar-se à arquitetura e à política e posteriormente muda-se para o exterior.

Com a saída de Frank, a regência do coral passa pela liderança dos irmãos Ben-Hur e Elias de Oliveira, os quais permaneceram pouco tempo.

No ano de 1960, assumiu a liderança o saudoso maestro João Martins Sobrinho, permanecendo como titular por 30 anos. Ele teve a cooperação dos maestros Nelson Zózimo de Almeida e José Simões da Rocha Filho. Em 1990, a regência do Aleluias Coral, passou a ser exercida pelo maestro Antônio Vicente Soares, o qual Deus tem abençoado ricamente. 

Na sequência, da esquerda para a direita, os maestros Frank Svenson (final da década de 50), João Martins Sobrinho (1960 a 1990) e Antônio Vicente Soares (1990 até o momento).  
  
Entre os antigos componentes, é bom relembrar de alguns nomes, tais como: a irmã Bernarda Silvestre (esposa do Pastor Anselmo Silvestre) ambos de saudosa memória, Eunice Pinto Sobrinho, Lourdes de Freitas (solista), Expedita Ribeiro de Jesus, Lúcia Martins da Costa, Terezinha da Cruz Correia, Petronilo Sabino da Silva, José Simões da Rocha Filho (também maestro) e Nelson Zózimo de Almeida (solista e também um dos regentes auxiliares). Como organistas atuaram entre outros: Cristina Svensson, Marluce Rodrigues da Silva (em duas ocasiões distintas, Beth Pinheiro (membro da Igreja Batista, de vez em quando atuava), Degmar Menezes e Solange Pinto, além do maestro Toninho Soares.

Com o propósito de formar uma orquestra, o maestro Toninho Soares, convocou uma reunião entre os músicos da igreja, no dia 6 de janeiro de 1992. Sendo criada nesse mesmo dia, a orquestra teve como fundadores o maestros Antônio Vicente Soares e o trompetista Joanir Martins de Oliveira. O primeiro ensaio ocorreu no dia 10 daquele mês.

A orquestra fez a sua pré-estreia em 31 de maio, tendo sua formação apenas com instrumentos de sopro, por ocasião do aniversário do então pastor presidente, Anselmo Silvestre, de saudosa memória.

A já denominada "Orquestra Vida", fez a sua apresentação oficial, acrescida dos instrumentos de corda de arco, em 25 de outubro do mesmo ano, no templo central da AD de Belo Horizonte, com a participação do Aleluias Coral. Ela dá o suporte aos hinos do coral, que por algumas vezes, se apresenta apenas com o acompanhamento de órgão. 

O coral se apresenta nos cultos dominicais e eventos especiais com um rico repertório, tendo nessa trajetória gravado um disco LP (por volta de 1971) e posteriormente o CD "Mais grato a TI". O grupo também já realizou viagens por diversas cidades mineiras, como também fora do estado de Minas Gerais, levando a música contagiante e que tão bem faz à nossa alma. E em todos esses anos, a igreja em Belo Horizonte, tem sido abençoada com os cânticos do coral e da orquestra, principalmente nas apresentações das cantatas de Páscoa e de Natal.

Aleluias Coral - São 88 anos completados neste ano de 2020, edificantes, trazendo solidificação nos elos de comunhão fraternal, deixando no ar um fragrante aroma impregnado com o cheiro de Cristo, o incenso do louvor. Podemos considerar que o "Aleluias Coral" é sem dúvida, os "Levitas da Igreja em Belo Horizonte.

O coral com 65 componentes e a Orquestra Vida, com 50 músicos, ambos sob a direção do maestro Pb. Antônio Vicente Soares, que tem como regentes assistentes, seu filho Jônatas Ferreira Soares (também organista) e o diácono Weberson Almeida. Toninho Soares, é Capitão da Polícia Militar de Minas Gerais, regente titular da Orquestra Sinfônica da PMMG. 

Fonte: Histórico do Coral, escrito pelo maestro Antônio Vicente Soares, em 27 de setembro de 1991.

ANEXOS: 

Antiga Orquestra e Coral da AD em Belo Horizonte (Ano de 1932)

Templo Central das Assembleias de Deus em Belo Horizonte 

Aleluias Coral cantando no Templo Central da AD em Belo Horizonte
(Década de 1980)
                                                                       
O "Aleluias Coral" na regência do maestro João Martins Sobrinho.

Capa do primeiro LP gravado pelo coral em 1971


Saudosa maestrina e cantora Marluce Rodrigues da Silva, paraibana, fundadora do Coral Missionário, também atuou como uma das organistas do Aleluias Coral.

Capa do CD gravado com o Aleluias Coral e Orquestra Vida (2003)






Órgão eletrônico "EMINENT", que durante mais de 40 anos deu suporte ao Aleluias Coral. 




Apresentação da Cantata de Natal - Dezembro de 2015


Órgão do Templo Central da AD em Belo Horizonte - MG, possivelmente uma raridade entre as igrejas da Assembleia de Deus no Brasil. 


Além de atuar como maestro do Aleluias Coral e Orquestra Vida,
Antônio Vicente Soares é organista oficial da igreja central.

Fachada atual do Templo Central da Assembleia de Deus em Belo Horizonte (MG)
 

  Apresentação do Aleluias Coral por ocasião do 83º aniversário (2015)


6 comentários: