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sexta-feira, 29 de março de 2019

UNIÃO DE CORAIS, UMA NECESSIDADE URGENTE

Quando se fala em união, sempre lembramos do Salmo 133.1, mas às vezes, pouco se faz para que realmente haja união entre os irmãos. Porque isso acontece? cada um quer ser dono da razão, quer que a sua ideia prevaleça ou porque as pessoas não querem se envolver. Na verdade, a união desejada não acontece, simplesmente por egoísmo.

Ao longo dos anos, as igrejas organizaram suas "uniões" e hoje temos União da Mocidade, União feminina, masculina, de adolescentes e até mesmo infantil. Até alguns anos atrás, não se ouvia falar em união de corais. Mas, é possível uma união de corais? Em todo tempo, Deus usa um de Seus instrumentos para realizar a obra que se faz necessária.

Nas décadas anteriores, por menor que fosse uma congregação, logo de início formava-se um conjunto coral, ainda que o regente não tivesse muita capacidade musical. A maioria não tinha mesmo. Poucos tiveram a oportunidade de estudar num conservatório e fazer um curso especializado. A maioria ainda hoje, não tem um aprimoramento técnico, mas, ainda assim, os corais eram formados e ainda temos no Brasil, a atuação de corais com mais de 80 anos. O primeiro coral da Assembleia de Deus no Brasil foi criado no ano de 1926 e ainda está em atividade em Belém do Pará.


Primeiro coral da Assembleia de Deus, fundado em Belém do Pará em outubro de 1926

Nos tempos atuais, vemos com tristeza, os corais de quatro vozes se extinguindo nas igrejas. As vozes "harmoniosas" estão cedendo espaço para grupos de louvor e cantores avulsos. Mas, porque os corais estão se acabando? Os motivos são vários, senão vejamos: os regentes ficam idosos, não atualizam seus conhecimentos e também não fazem seus sucessores; há uma ideia negativa, uma barreira que impede aos jovens de participarem, pois "coral é coisa de velhos". A falta de visão dos líderes de algumas igrejas, de que coral não faz muita falta e que melhor é o cântico congregacional com as equipes de louvor, tem contribuído muito para o fim dos corais. E na ótica de muitos, é mais fácil manter um grupo de louvor, cantando em uníssono, com acompanhamento de guitarras e baterias. E aí, o louvor na igreja, fica minimizado com os "corinhos". Coloca-se o povo de pé e canta-se repetidas vezes a mesma coisa.

O que fazer para resolver este problema e resgatar nossos corais? Entra em ação a formação das uniões de corais, uma novidade que veio tentar resolver essa questão.

Em 1994, o maestro Samuel de Oliveira Marinho, diácono da Assembleia de Deus em São João do Meriti (RJ), sentiu de Deus em realizar algo em prol dos corais. Com o apoio de alguns pastores, regentes e coristas, ele fundou no município a UCADEME (União de Corais das Assembleias de Deus Meritiense). A partir de 1996 com a adesão de corais de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, foi necessário uma nova estruturação e consequentemente um nova sigla, passando então a chamar-se UCADERJ - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiros. A partir de então, foram alcançados vários municípios essa proposta, e realização de encontros e congressos. Com isso, foi conquistada a confiança dos pastores e líderes, como uma organização benéfica e necessária
para os eventos oficiais das convenções.

Mais tarde, a ideia foi levada para São Paulo, onde foi criada a UCADESP - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, com a anuência do pastor José Wellington Bezerra da Costa, na época presidente da CGADB. Foi criada em seguida a UCADEES - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo, com a adesão do Coral Rosas de Saron, da AD no Aribiri e outros corais espiritosantenses.

O trabalho em busca das uniões, teve continuidade com a criação em junho de 2017 da UCADEMG - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de Minas Gerais, com sede na AD em Ipatinga.

Essas uniões estaduais formaram a UCADESB, que reúne os corais dos quatro estados da Região Sudeste, e já foram realizados quatro congressos nos respectivos Estados. A expectativa agora é da realização do 5º Congresso no templo central da AD Ministério do Belém, entre os dias 20 a 22 de junto próximo. Além da região sudeste, é esperada a participação de corais vindos de Cuiabá, Brasília e Belém do Pará.

O principal objetivo de uma união de corais, é promover uma maior integração entre todos os corais evangélicos, estimulando-os em suas atividades, como também na realização de simpósios, confraternizações, encontros, cursos, palestras, seminários e outras atividades similares, sempre de acordo com as igrejas locais, não cabendo ingerências nas atividades das Igrejas em suas programações.

A diretoria da UCADESB é formada pelos seguintes irmãos: Presidente: Ev. Wainer Fernandes da Silva (SP), 1º vice, Pr. Dione Caruzo (RJ), 2º vice, Pb. Jacó Rodrigues Santiago (MG) e 3º vice, Pb. Moisés Junior Siqueira Rangel (ES) e o diretor executivo, o maestro Samuel Marinho (RJ).

Com a formação dessas uniões de corais, espera-se que haja um fortalecimento neste segmento musical, em que regentes e coristas possam se sentir motivados para levar em frente este espinhoso, porém necessário trabalho. 

Grande coral e orquestra da Assembleia de Deus em Recife, cantando durante a comemoração do centenário da igreja em Pernambuco

quinta-feira, 28 de março de 2019

Hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

Vamos recordar o hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS", um dos mais cantados nas igrejas Assembleias de Deus no Brasil, mas também conhecido em todo o mundo. 

A letra e a música do hino "THERE IS POWER IN THE BLOOD" foram elaboradas em 1899, por Levis Edgar Jones (1865-1936), durante uma reunião evangelística. Colega de classe do evangelista Billy Sunday, Jones freqüentou o Moody Bible Institute em Chicago, Illinois. Após a formatura, ele trabalhou para a Associação Cristã de Moços em Davenport, Lowa; Fort Worth, Texas (1915); e Santa Bárbara, Califórnia (1925). Este hino foi escrito durante uma reunião campal em Mountain Lake Park, Maryland. Preocupado com a evangelização dos jovens, indaga se eles estão querendo libertar-se do jugo do pecado, das paixões e do orgulho. No estribilho, insiste em que o precioso sangue do Cordeiro de Deus opera maravilhas na purificação do coração pecador.

A tradução anônima, constante de nosso hinário (nº 491), segue de perto a letra original.

"HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

"O teu pecado tu queres deixar?

No sangue há poder, sim, há poder;
Queres do mal a vitória ganhar?
Seu sangue tem este poder!

Há poder, sim, força e vigor
Neste sangue de Jesus;
Há poder, sim, no bom Salvador;
Oh! Confia no Cristo da cruz.

Queres os vícios abandonar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Confia em Cristo para te curar;
Seu sangue tem este poder!

Oh! Paralítico, queres andar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Para fazer-te também caminhar,
Seu sangue tem esse poder!

Queres pureza p'ra teu coração?
No sangue há poder, sim, há poder;
Mais lealdade, mais consagração,
Seu sangue tem este poder!

Queres de Cristo a mensagem levar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Queres co'os anjos, na glória cantar?
Seu sangue tem este poder!"



sexta-feira, 22 de março de 2019

Hino 8 da Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO"

O hino que hoje temos a satisfação de postar é o de nº 8 de nossa Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO". Pode-se procurar no mundo inteiro um amigo mais fiel que Jesus, que não vai achar. N'Ele sim podemos confiar.

Este maravilhoso hino foi escrito por Johnson Oatman Junior (1856-1922), um poeta cristão norte-americano. Em 1892, contando com 36 anos de idade, ele começou escrevendo canções evangelísticas, e, daí em diante, até a sua morte em 1922, ele escreveu aproximadamente 3.000 textos de hinos evangélicos. Calcula-se que ele criou em média 4 a 5 textos novos cada semana, durante os últimos 30 anos de sua vida. Mas curiosamente ele não recebeu nem mais que um dólar para cada uma das suas canções. Os textos dele sempre gozavam de boa aceitação entre os principais compositores de música gospel de sua época, inclusive de Charles Gabriel (1856-1932), William James Kirkpatrick (1838-1921) e Edwin Excell (1851-1921).

Em 1895 escreveu a letra do hino "There's not a friend like the lowly Jesus", que foi musicada por George C. Hugg (1848-1907), compositor, editor musical, regente de coro e diácono da Igreja Presbiteriana "Harper Memorial", em Philadelphia. Hugg publicou muitas coleções de cântico para a Escola Dominical.

O hino figurado no "Cantor Cristão" (nº 81) e na "Harpa Cristã" (nº 8), em tradução de Albert Lafayette Dunstan e José Rodrigues, respectivamente, que seguem de perto o original inglês.

Aqui no vídeo vemos o hino tocado ao som de órgão eletrônico. Normalmente nas Assembleias de Deus aqui no Brasil, nas maiores igrejas, os hinos congregacionais são acompanhados pela Banda de Música ou Orquestra Filarmônica. Nas igrejas mais humildes, usa-se o que se tem disponível, guitarras, baterias, acordeons, violões, etc. O importante é que a igreja seja motivada a cantar e o louvor congregacional seja valorizado.

Agora, eu acho que as igrejas maiores (principalmente) deveriam de vez em quando (em alternância com a Banda ou Orquestra) cantar hinos com o acompanhamento de órgão. Dependendo do estilo do hino, o acompanhamento é mais apropriado para o órgão. E não estou dizendo de "teclado" não, mas o órgão litúrgico mesmo.

O órgão ocupa um lugar de destaque na liturgia cristã, quer seja na igreja católica, ou nas igrejas evangélicas. O som do órgão tem por objetivo o enriquecimento do culto através da arte musical. Dá força à oração, ao apoiar e sustentar o texto cantado (passível de ser introduzido e harmonizado pelo organista de imensas formas diferente), como criar uma atmosfera de meditação sobre a Palavra, tocando a solo, numa vertente laudatória, evocativa ou mística. Assim sendo, a sua função nos serviços religiosos concretiza-se:
1º - No acompanhamento e sustentação, quer do canto da assembleia (nas igrejas reformadas, chamada congregação), do canto coral (do Coro) e do canto solístico (de um solista);
2º - Como também sob a forma de solos instrumentais cujo fim é introduzir, preludiar, interludiar, posludiar os mesmos cânticos, tendo o organista frequentemente que improvisar essas partes, tomando como ponto de partida os temas cantados.

Pena, que não existam grandes organistas na cultura assembleiana, talvez por falta de um maior incentivo ao estudo do instrumento. Nesse aspecto, a Congregação Cristã do Brasil evoluiu de forma que em cada igreja existe uma orquestra, mas sem faltar o órgão.

Se você sentir inspirado a cantar este lindo hino, cante, exalte Àquele que realmente merece toda honra, toda glória e todo louvor. 

"CRISTO, O FIEL AMIGO".

"Cristo Jesus é fiel amigo,
Ele só, ele só.
E nas fraquezas está comigo,
Ele só, ele só.

E nas lutas de cada dia,
Cristo nunca me deixa só;
Pois ele é meu seguro guia,
Ele só, ele só.

Não há amigo mais nobre e digno,
Não, não há; não, não há.
Nem mais humilde e mais benigno,
Não, não há; não, não há.

Ao pecador perdoar anela,
Ele só, ele só;
E pelos seus santos sempre vela,
Ele só, ele só.

Deus, em seu filho, se há comprazido,
Nele só, nele só;
Mas sua glória me há repartido,
Dele só, dele só.

Nele nós temos um firme guia,
Nele só, nele só;
A noite enche de alegria,
Ele só, ele só."




sexta-feira, 15 de março de 2019

Hino 42 da Harpa Cristã - "SAUDAI A JESUS"

Este hino foi cantado, em julho de 1960, por mais de 150 mil pessoas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a realização da Aliança Batista Mundial. Conhecido em todo o mundo, é um dos favoritos hinos congregações e corais.

No vídeo abaixo, este louvor apresentado durante um culto de adoração realizado em 7 de maio de 2012, na Boe Memorial Chapel, uma capela da Faculdade Santo Olavo, em Northfield, Minnesota, pertencente a Igreja Luterana dos Estados Unidos.

Edward Perronet (1726-1792) pertencia a uma família de refugiados hunguenotes, que fugiram da Suíça para a Inglaterra em 1680. Seu pai era amigo dos Wesleys, líderes do movimento metodista. Divergindo desse grupo dissidente da igreja oficial da Inglaterra, Edward organizou uma igreja independente em Canterbury. Apesar disso, foi sepultado na catedral anglicana dessa cidade.

Perronet publicou vários hinos, na coletânia "Occasional Verses" (1785), mas somente o intitulado "ALL HAIL THE POWER OF JESUS NAME" recebeu a acolhida internacional e nas diversas denominações evangélicas. Foi escrito, com três estrofes, em 1779, às quais John Rippon (1751-1836) acrescentou mais uma, em 1787. Portanto, esse hino é cantado há cerca de duzentos e quarenta anos! Ele afirma os direitos de Cristo sobre a vida humana e proclama o Seu reinado.

Com apenas 19 anos de idade, James Ellor (1819-1899) compôs, em 1838, uma das três músicas que existem para este hino. Ellor era fabricante de chapéus e diretor da música na capela wesleyana perto de Manchester. Depois de compor a melodia, levou-a para ser cantada na fábrica e na capela.

Há duas traduções: a de Henry Maxwell Wright (1849-1931), na "Harpa Cristã" (nº 42), e a de Justus Henry Nelson (1851-1937), no "Cantor Cristão" (nº 60), no "Salmos e Hinos" (nº 231), no "Hinário Evangélico" (nº 130), e mais recentemente nos hinários "Hinário para o Culto Cristão", da Igreja Batista (nº 56) e o "Novo Cântico", da Igreja Presbiteriana (nº 52).

A Versão original em inglês:

"All hail the power of Jesus' Name!
Let angels prostrate fall; 

Bring forth the royal diadem, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

Ye seed of Israel's chosen race, 
Ye ransomed of the fall, 
Hail him who saves you by his grace, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

Let ev'ry kindred, ev'ry tribe, 
On this terrestrial ball, 
To him all majesty ascribe, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

O that with yonder sacred throng 
We at his feet may fall; 
We'll join the everlasting song, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all."


Versão da Harpa Cristã:

"SAUDAI JESUS"

"Saudai o nome de Jesus! 
Arcanjos, vos prostrai 
Arcanjos, vos prostrai 
Ao Filho do eterno Deus 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó escolhida geração 
Do bom eterno Pai 
Do bom eterno Pai 
Ao grande autor da salvação 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó perdoados, cujo amor 
Bem triunfante vai 
Bem triunfante vai 
Ao Deus Varão, Conquistador 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó raças, tribos e nações 
Ao Rei dos reis honrai! 
Ao Rei dos reis honrai! 
A quem quebrou vossos grilhões 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai!".


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Hino 40 da Harpa Cristã - "A CIDADE DO BOM DEUS"

Este hino tem a mesma melodia do hino de nº 1 de "Os céus proclamam", (vol. 1), intitulado "ALTAMENTE OS CÉUS PROCLAMAM" com uma pequena diferença. No vídeo abaixo, momento de louvor congregacional da Igreja Metodista em Pupyeong,
na Coréia do Sul.

Esta música foi baseada no hino austríaco, uma composição de Franz Joseph Haydn, (hoje é o conhecido hino nacional da Alemanha). Não sabemos o motivo, mas é um hino pouco cantado em nossas igrejas, talvez seja o fato de ser desconhecido pela maioria. Alguns corais assembleianos cantam o "Altamente os Céus Proclamam". Como hino congregacional, muito raro.

O hino número 40, "A CIDADE DO BOM DEUS", tem a letra da canção alemã: Einigkeit und Recht undFreiheit / Für das Deutsche Vaterland" (Unidade e justiça e liberdade / Pela Pátria Alemã), que é Das Lied der Deutschen (A Canção dos Alemães) ou Deutschlandlied. A Melodia foi escrita porJosef Haydn, em 1797.


"A CIDADE DO BOM DEUS"

"Que se diz dos teus encantos,
Ó cidade do bom Deus!
Que soberba te levantas
Entre as glórias desses céus,
Desde o mundo preparada
Para Cristo e para os Seus.

São de jaspe adamantino
Os teus muros, ó Sião!
São douradas essas ruas,
Que os remidos pisarão!
De celeste luz banhadas,
Refulgentes sempre estão!

Pelo próprio Deus fundada
Sobre a rocha secular
Quão seguras tuas portas!
Quem as pode ameaçar?
Igualmente, quão seguro
Quem por ela lá entrar!

Quão felizes são teus filhos,
Vendo a face do Senhor!
Nunca mais a fome sentem,
Nunca sentem mais a dor,
Com os anjos desfrutando
Pleno gozo, paz e amor!

O trono do Cordeiro,
Noite e dia, sem cessar
Corre o rio de água viva,
Para todos saciar!
Lá com Cristo, vão teus filhos,
Satisfeitos descansar!

Se, por Teu amor infindo,
De Sião eu filho for,
Zombe o mundo e escarneça,
Nada importa, Salvador,
Pois que do Teu gozo eterno
Mesmo aqui tenho o penhor!"


quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Hino 581 da Harpa Cristã - "CASTELO FORTE"

O hino "CASTELO FORTE", é um dos mais queridos e conhecidos nas igrejas cristãs em todo o mundo. Corais, orquestras e congregações apresentam de formas variadas, arranjos os mais diversos, esse vibrante louvor. É considerado o Hino de Batalha da Reforma Protestante, devido ao efeito produzido no apoio à causa dos Reformistas.
"Castelo Forte" ou "Castelo Forte é o Nosso Deus" (em alemão: "Ein feste Burg ist unser Gott") é um hino sacro, cantado em igrejas protestantes, composto por Martinho Lutero em 1529. O texto é baseado no Salmo 46, "Deus é nosso refúgio e fortaleza..." Heinrich Heine referiu-se a esse hino como a "Marselhesa" da Reforma Protestante. Johann Sebastian Bach utilizou sua melodia como tema da Cantata BWV 80. Felix Mendelssohn-Bartholdy empregou-a no último movimento da sua 5ª sinfonia (Sinfonia da Reforma).

Na ópera "Os Huguenotes" de Giacomo Meyerbeer, é utilizada diversas vezes como Leitmotiv. É também citada na ópera "Friedenstag", de Richard Strauss.

O mais antigo hinário existente, em que este hino aparece, é o de Andrew Rauscher (1531), mas é provável que ele figurasse no hinário de Wittenberg, de Joseph Klug, de 1529, do qual não existe cópia. Seu título era Der xxxxvi. Psalm. Deus noster refugium et virtus. Antes disso é provável que tenha figurado no Hinário de Wittenberg, de Hans Weiss de 1528, também extraviado. Esta evidência reforça a ideia de que fora escrito entre 1527 e 1529, já que os hinos de Lutero eram impressos imediatamente após serem escritos. Traduzido para a língua portuguesa, esse hino consta dos seguintes hinários: Hinário Luterano (165), Hinos do Povo de Deus, luterano (97), Hinário Evangélico da Igreja Metodista (206), Novo Cântico, da Igreja Presbiteriana (155), "Cantai Todos os Povos", da Igreja Presbiteriana Independente (409), Hinário Congregacional "Salmos e Hinos" (640), Cantor Cristão (323), Harpa Cristã, da Assembleia de Deus (581), Hinário Adventista do Sétimo Dia (33), Louvores ao Rei, da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma (13), Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, da Congregação Cristã no Brasil (31)

A tradição diz que o Rei Gustavus Adolphus of Sweden fez executar esse hino, enquanto suas tropas marchavam para a Guerra dos Trinta Anos. O Salmo já tinha sido traduzido para a língua sueca, em 1536. Muitos séculos depois, a canção se tornaria o hino nacional do antigo movimento socialista sueco.

No vídeo, o hino tem a espetacular interpretação do "Gracias Choir", um coral da Coréia do Sul.

O Gracias Choir foi fundado em 2000 e tem buscado implacavelmente a excelência na arte da música clássica, bem como a purificação emocional, educação e companheirismo internacional através da música clássica. Foi incorporado em 2013. Desde então, em 2015, o Coral Gracias ganhou o maior prêmio no Concurso Coral Internacional Marktoberdorf na Alemanha.

A música do Coral Gracias tem o poder especial de confortar os corações dos ouvintes e transformar sua tristeza em alegria. Com a crença de que a música muda o coração das pessoas, o Coral Gracias já tocou mais de 200 vezes nos últimos 20 anos em vários países em locais de renome mundial, na frente de presidentes, reis, bem como em favelas e bairros degradados. O Coral Gracias espalhou conforto e esperança no coração das pessoas através de sons vívidos e harmonias que ecoam na alma. O Coral Gracias continua a ser amado por pessoas de todo o mundo.

O Coral Gracias se tornou um coral de renome mundial. Em 2009, o Coral Gracias venceu o Concurso Coral Internacional de Jeju e seguiu para competir em 5 grandes competições corais internacionais na Europa. O Coral Gracias venceu o Grand Prix no 13º Concurso Coral Internacional Riva Del Garda, na Itália, o 1º Prémio e o Audience 'Choice Award no 50º Concurso Coral Internacional de Montreux, na Suíça, e também ganhou o Grande Prémio (o maior prémio) e Prémio Especial no Concurso Coral Internacional de Marktoberdorf, na Alemanha. O Coral Gracias foi reconhecido por sua excelência em musicalidade e passou a ser o melhor coral do mundo.

"CASTELO FORTE"

"Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra.

A nossa força nada faz:
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz,
O Senhor dos altos céus,
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar
Demônios não contados.
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está:
Vencido cairá
Por uma só palavra.

Que Deus a luta vencerá,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, pode,r
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino. 



quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Hino 1º da Harpa Cristã - "CHUVAS DE GRAÇA"

É um dos hinos mais queridos das igrejas evangélicas de nossa nação, e sem dúvida um dos mais belos. Na Assembléia de Deus ele é conhecido como "CHUVAS DE GRAÇA", e nas outras denominações como "CHUVAS DE BÊNÇÃOS". O importante é que as duas versões, enfatizam a promessa de Deus em derramar abundantes bênçãos sobre a Sua igreja.

A letra deste hino (nº 1 da Harpa Cristã) foi escrita, em 1883, por Daniel Webster Whittle (1840-1901), que se converteu, depois de ter lido o Novo Testamento dado por sua mãe, quando estava preso durante a Guerra Civil americana, e se tornou evangelista.

A melodia "Showers of Blessing" foi composta por James McGranhan (1840-1907), que cantava nas concentrações evangelísticas de Whittle. Provavelmente, o hino foi elaborado por ocasião da segunda campanha evangelística na Inglaterra.

Foi traduzido para o português, em 1890, pelo pastor batista polonês, Salomão Luiz Ginsburg (1867-1927), ao chegar ao Brasil como missionário. O hino consta do "Cantor Cristão" (nº 168), de "Salmos e Hinos" (nº 510), do Hinário Evangélico (nº 327), do Hinário para o Culto Cristão (nº 337) e do hinário presbiteriano "Novo Cântico" (nº 172). 
Foi feita também uma versão deste hino, do inglês para o sueco e foi publicada no hinário sueco "Segertoner", sob o Nº 16.

A tradução que figura na Harpa Cristã é da autoria de José Rodrigues. Não tem nada a ver com o tal Jotinha, um pastor que atribuiu para si a autoria de hinos da HC.

Por ser uma melodia fácil e cativante, tem alegrado os corações dos crentes em muitos países, há quase 130 anos. McGranhan compôs a música de mais outros 10 hinos da Harpa Cristã, os quais veremos em outras postagens. Foi um dos grandes compositores de hinos evangelísticos no final de século 19.

Se você conhece cante junto com esta congregação coreana:


"Deus prometeu com certeza
Chuvas de graça mandar;
Ele nos dá fortaleza,
E ricas bênçãos sem par.

Chuvas de graça,
Chuvas pedimos, senhor;
Manda-nos chuvas constantes,
Chuvas do consolador.

Cristo nos tem concedido
O santo consolador,
De plena paz nos enchido,
Para o reinado do amor.

Dá-nos, senhor, amplamente,
Teu grande gozo e poder;
Fonte de amor permanente,
Põe dentro de nosso ser.

Faze os teus servos piedosos,
Dá-lhes virtude e valor,
Dando os teus dons preciosos,
Do santo preceptor."

Fontes: Rolando de Nassau - Da série "Hinos que cantamos" - Revista A Seara nº 202 - Janeiro de 1982. Blog do Dicionário do Movimento Pentecostal (Isael de Araújo) https://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com/search?q=Jotinha

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Hino 159 da Harpa Cristã - "CANTAI, Ó PEREGRINOS"

Como é do conhecimento de muitos, por alguns anos postei em minha fan page no facebook "Assembléias de Deus no Brasil e no Mundo", todas as quintas-feira, vídeos com hinos de nosso hinário oficial "HARPA CRISTÃ", para enlevo espiritual dos queridos irmãos e também para incentivar nas igrejas o uso cada vez mais no canto congregacional ou coral, com hinos que marcaram a nossa história.

Alguns hinos foram postados repetidas vezes, como é o caso deste hino 159 da Harpa Cristã "CANTAI, Ó PEREGRINOS". É um hino muito bonito, vibrante, mas que é pouco cantado e conhecido em nossas igrejas. Um dos mais belos hinos cantado na Assembleia de Deus e por sinal um dos meus favoritos.
Mas, se você conhece, pode cantar junto com esta igreja sul-coreana.



"Cantai, ó peregrinos, na lida não canseis
A vossa fé crescendo, as harpas já tocai
Eu sobre o monte santo e glorioso estou,
E para a minha pátria celestial já vou.


Cantai, continuamente,
louvai p’ra todo o sempre;
Meu coração transborda com divinal louvor.
Cantai, continuamente,
Louvai p’ra todo o sempre;
Meu coração transborda com divinal louvor.


Cantai, ó peregrinos, enquanto aqui estais;
Cantai, a Jesus Cristo, enquanto assim passais;
Cantei a velha história de Deus e Seu amor;
O coro sempiterno responde, com fervor.

Cantai, ó peregrinos, em breve estareis,
Cantando melhor hino, junto ao Rei dos reis,
Com os que foram antes, e nos esperam lá,
Encontraremos todos, e nada turbará."


quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Hino 258 da Harpa Cristã - "NA ROCHA ETERNA FIRMADO"

O hino 258 da Harpa Cristã (NA ROCHA ETERNA FIRMADO), é um dos hinos mais queridos e cantados em nossas igrejas Assembleias de Deus em todo o território brasileiro. Na minha modesta opinião, um dos mais belos de nosso hinário. Ao longo dos anos, louvar ao Senhor com esse cântico tem sido um alento para nossa alma. É um louvor que não envelhece nunca! 

O hino teve a letra escrita pela metodista norte-americana Frances Jane Crosby (1820-1915), mais conhecida como Fanny Crosby. Ela foi considerada por muitos a mais prolífera compositora cristã da história e uma das mais talentosas de que se tem notícia. A melodia é de William James Kirkpatrick (1838-1921), outro compositor de hinos norte-americano.

No vídeo, vemos o hino na linda interpretação do Coral e Orquestra Sinfônica da maior igreja local do mundo, a Yoido Full Gospel Church. Esta igreja tem atualmente 800 mil membros. O templo central comporta cerca de 10 mil pessoas, e promove a cada domingo, cerca de sete cultos para atender o grande número de assistentes, fora os diversos auditórios espalhados pela cidade, onde as reuniões são transmitidas por telões.

Vamos pois relembrar este hino e cantar junto com os nossos irmãos coreanos?

"Um Salvador meigo é Cristo Jesus,
Pois Ele minh'alma salvou;
Também meus pecados levou sobre Si,
Na cruz quando me resgatou.


Na rocha eterna firmado estou eu,
E tenho a salvação;
Me esconde Jesus Cristo na manto Seu,
Velando-me com Sua mão.
Velando-me com Sua mão.


As bênçãos do céu desfrutando eu estou,
Em Cristo, o Filho de Deus;
Alegre eu vivo e ando na luz,
Prossigo na senda do céu.


As cargas que eu tive Jesus as tomou,
Agora liberto estou;
A graça me basta que Cristo me deu,
Assim para o céu presto vou.


Findando a lida então O verei,
Com anjos e santos no céu;
E hinos de glória eu entoarei,
Àquele que por mim morreu".



quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CORAL LÍRIOS DE SIÃO, COMEMORA 80 ANOS EM RECIFE

Tivemos o privilégio de apresentar aqui algumas histórias de corais evangélicos, foram 66 histórias para ser mais exato. Ficamos conhecendo aqui a trajetória de importantes corais existentes pelo nosso Brasil. Demos uma pausa nas postagens porque as pesquisas ficaram um pouco escassas. Mas na medida do possível, vamos continuar pois essas histórias são edificantes e estimulam o prosseguimento desse trabalho tão significativo na igreja.

Louvamos a Deus, porque ainda existem igrejas que preservam o canto coral, como é o caso das Assembleias de Deus no Estado de Pernambuco. Depois de conhecer os corais do Templo Central, Casa Amarela e alguns outros, hoje vamos conhecer o Coral LÍRIO DE SIÃO, da congregação do bairro Jiquiá, em Recife, o qual festivamente está comemorando os seus 80 anos de atividades.



O Orfeão (assim era chamado antigamente) da congregação em Jiquiá teve sua inauguração em 6 de outubro de 1938, sendo o terceiro coral da Assembleia de Deus em Recife. Há poucas informações sobre como iniciou, mas foi fundado pelo maestro João Vieira de Araújo, o qual foi o fundador de vários outros corais em Recife, sendo o primeiro o Coral Filadélfia do Templo Central, em 1934, e o segundo o de Casa Amarela, também em 1938.

Após o maestro João Vieira, assumiu o nosso saudoso maestro Enoque Ramos (cujo neto, Thomas Benjamin, rege atualmente a Banda Marcial Filadélfia), que veio mais tarde a ser presbítero da igreja. Com ele o coral celebrou o seu Jubileu de Prata (25 anos). Após o irmão Enoque, assumiu o seu vice, irmão Jorge Severo, com quem o coral celebrou o seu Jubileu de Ouro (50 anos). Depois o maestro Maurício da Paz, com quem o coral celebrou seu Jubileu de Brilhantes (75 anos), permanecendo até Outubro/2014, quando assumiu o irmão Paulo Adriano Rocha, que é o atual regente.

Durante esse período, vários irmãos deram sua contribuição como vices ou regentes convidados: Cleiton Azevedo, Jaime Ramos, Hosana da Paz, Ricardo e Jane Lins, a quem o Coral Lírio de Sião agradece por sua cooperação. Passaram também por esses bancos, dirigentes de Círculo de Oração como as queridas irmãs Isabel de Angelis, Inácia de Almeida, Zezé Gonzaga (todas in memorian), Iracema Barbosa, Liu e Helena Souza, bem como a nossa irmã Terezinha Amorim, que ainda canta. Também irmãos que cantaram no coral e hoje pertencem ao corpo ministerial da igreja, sendo eles: os presbíteros Laércio e Nivaldo Barbosa, diáconos Eduardo, João Cândido, José Augusto, Lupércio (todos esses in memorian), como também os presbíteros Heleno José, Isaque Nicácio, Dc Elonilson e outros.

Na oportunidade queremos parabenizar ao coral que no momento conta com 39 componentes, como também ao maestro e amigo Paulo Adriano Rocha pela constância do vosso trabalho, e dizer que tudo o que vocês fizerem de melhor para Deus, há de ter uma recompensa. Parabéns pelos 80 anos do "LÍRIO DE SIÃO".

“Belo lírio, lírio lindo, é o lírio de Sião.
Depressa vai ele crescendo. Seus brotos já se vê.
Tão ligeiro vai abrindo lá no jardim do céu.
O lindo lírio de Sião orna o coração.
Incomparável é o perfume do lindo lírio,
O lírio de Sião!”

ANEXOS:

      Coral Lírios de Sião fundado em 1938, na congregação da AD de Jiquiá, em Recife (PE)


                     Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (década de 50)


                       Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (década de 50)


                Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (no templo novo, em 1966)


                                            Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá

Coral Lírio de Sião, cantando na AD em Juquiá, na regência do maestro Paulo Adriano Rocha

                        Convite da festa de aniversário dos 80 anos - Setembro de 2018

                        Coral Lírios de Sião, da Assembleia de Deus de Juquiá - Recife (PE), 
                                                    cantando o hino "SALMO 133"