Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Hino 1º da Harpa Cristã - "CHUVAS DE GRAÇA"

É um dos hinos mais queridos das igrejas evangélicas de nossa nação, e sem dúvida um dos mais belos. Na Assembléia de Deus ele é conhecido como "CHUVAS DE GRAÇA", e nas outras denominações como "CHUVAS DE BÊNÇÃOS". O importante é que as duas versões, enfatizam a promessa de Deus em derramar abundantes bênçãos sobre a Sua igreja.

A letra deste hino (nº 1 da Harpa Cristã) foi escrita, em 1883, por Daniel Webster Whittle (1840-1901), que se converteu, depois de ter lido o Novo Testamento dado por sua mãe, quando estava preso durante a Guerra Civil americana, e se tornou evangelista.

A melodia "Showers of Blessing" foi composta por James McGranhan (1840-1907), que cantava nas concentrações evangelísticas de Whittle. Provavelmente, o hino foi elaborado por ocasião da segunda campanha evangelística na Inglaterra.

Foi traduzido para o português, em 1890, pelo pastor batista polonês, Salomão Luiz Ginsburg (1867-1927), ao chegar ao Brasil como missionário. O hino consta do "Cantor Cristão" (nº 168), de "Salmos e Hinos" (nº 510), do Hinário Evangélico (nº 327), do Hinário para o Culto Cristão (nº 337) e do hinário presbiteriano "Novo Cântico" (nº 172). 
Foi feita também uma versão deste hino, do inglês para o sueco e foi publicada no hinário sueco "Segertoner", sob o Nº 16.

A tradução que figura na Harpa Cristã é da autoria de José Rodrigues. Não tem nada a ver com o tal Jotinha, um pastor que atribuiu para si a autoria de hinos da HC.

Por ser uma melodia fácil e cativante, tem alegrado os corações dos crentes em muitos países, há quase 130 anos. McGranhan compôs a música de mais outros 10 hinos da Harpa Cristã, os quais veremos em outras postagens. Foi um dos grandes compositores de hinos evangelísticos no final de século 19.

Se você conhece cante junto com esta congregação coreana:


"Deus prometeu com certeza
Chuvas de graça mandar;
Ele nos dá fortaleza,
E ricas bênçãos sem par.

Chuvas de graça,
Chuvas pedimos, senhor;
Manda-nos chuvas constantes,
Chuvas do consolador.

Cristo nos tem concedido
O santo consolador,
De plena paz nos enchido,
Para o reinado do amor.

Dá-nos, senhor, amplamente,
Teu grande gozo e poder;
Fonte de amor permanente,
Põe dentro de nosso ser.

Faze os teus servos piedosos,
Dá-lhes virtude e valor,
Dando os teus dons preciosos,
Do santo preceptor."

Fontes: Rolando de Nassau - Da série "Hinos que cantamos" - Revista A Seara nº 202 - Janeiro de 1982. Blog do Dicionário do Movimento Pentecostal (Isael de Araújo) https://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com/search?q=Jotinha

Um comentário: