Graças a Deus, que muitas igrejas do nordeste brasileiro ainda mantém os seus corais, mesmo com as imensas dificuldades. Neste contexto vamos conhecer o Coral Boas Novas, da Assembleia de Deus em União dos Palmares (AL), igreja esta que tem como líder regional o Pastor José Laelson da Silva.
No ano de 1956, segundo informações de antigos membros da igreja, um dos irmãos estava em oração no antigo templo localizado na Rua Edgar Sarmento (também conhecida como Rua Nova), quando Deus mostrou-lhe um coral cantando. Inspirado pela visão, procurou o pastor da época, João Buarque e contou-lhe o sucedido. O pastor crendo na revelação divina, convidou um maestro da cidade vizinha de Murici, de nome Oscar Cavalcante, para formação do grupo musical.
Depois de arregimentar os componentes e diversos ensaios, o coral teve a sua estreia no dia 15 de novembro de 1957, sob a orientação do pastor João Buarque.
Um dos destaques para o desenvolvimento do coral, foi o presbítero Francisco Cícero da Silva, que foi um grande cooperador na obra de Deus ao lado dos pastores que estiveram na liderança da igreja em União dos Palmares. A família do saudoso “Irmão Chiquinho”, também foi de suma importância na continuidade do grupo. Sua esposa Carmelita (conhecida como Carminha), as duas filhas Jacir e Mirian, o genro José Ferreira. Temos ainda em atividade o irmão Josué Francisco, que canta no tenor e cooperou na edição deste texto histórico. Outros nomes que atuaram no coral e vários deles já descansam com Cristo, aguardando o dia que irão cantar no coral celestial para toda a eternidade: Ailton Marques, Benedito Bastos, Benedito José, Francisco Barros, Grinaura, José Carlos, José Lopes, Josimar, Juvenal Gustavo, Loetina, Lourdes, Miguel Barros (foi o tesoureiro do coral por vários anos e autor do hino oficial do mesmo). Socorro, Vandira, Zulmira, Lourdes, Socorro. Dos remanescentes que ainda estão no coral: Ednaldo Oliveira (atual coordenador do Coral Boas Novas) e Cícera Bibiano, responsável pelas festividades do coral, ela é que prepara os “comes e bebes”. A irmã Verônica atuou vários anos como secretária, mas afastou-se para cuidar de sua saúde. Isaías Cassimiro, tenor, foi diretor do coral e hoje reside na capital alagoana, Maceió. João Santos, baixo, foi um dos diretores do coral, mas atualmente atua numa das congregações da cidade e serve ao Senhor como diácono.
Desde 1988, está na regência do Coral Boas Novas, o maestro João Gomes. Em julho de 1985, ele se converteu à Cristo, e no dia 15 de novembro do mesmo ano, foi batizado nas águas. Neste dia foi comemorado mais um aniversário do coral. A igreja na época, tinha como líder o pastor José Pereira Lima, filho do Pastor Manoel Pereira Lima, antigo presidente das Assembleias de Deus no Estado de Alagoas.
Em 1987, ainda na gestão do Pr. José Pereira, o coral contava com 30 anos de atividades e, continuava sob a regência do maestro fundador Oscar Cavalcante. Como regente auxiliar, um militar reformado de nome Ailton Marques, cujo nome consta na lista dos coristas pioneiros. Por essa época, João Gomes foi convidado pelo regente Ailton Marques para fazer parte do coral, cantando no tenor. Gomes, começou a aprender os hinos “de ouvido” pois não lia partituras. O pastor Pereira vendo o seu esforço, o colocou como um auxiliar na regência. Num dos cultos, o maestro faltou, e o pastor surpreendeu João Gomes, pedindo-lhe que regesse o coral naquele dia. Mesmo nervoso e sem experiência, ele levantou o coral, o qual cantou dois hinos “O Exilado” (36 HC) e “A Nova Luz” (Coros Sacros). Então o pastor da igreja, resolveu investir no novo regente, pagando as aulas de música para ele, em princípio com um professor de música José Benedito, militar da reserva. Depois ele estudou em Maceió. Tudo o que João Gomes aprendia na música, ele passava para seu irmão Manoel Gomes. Este, absorveu bem as aulas com o mano, tanto que tornou-se um dos regentes do coral.
Posteriormente, um dos regentes Ailton Marques, foi chamado para trabalhar no Ministério e foi para outra cidade. O coral ficou sob a direção do maestro Oscar Cavalcante, João Gomes e seu mano Manoel Gomes. Mas, no ano de 1988, a igreja se despediu do pastor José Pereira que foi transferido para outro lugar e recebeu como novo líder o pastor Severino Luiz. Ao assumir a direção da igreja, o Pr. Severino Luiz, o mesmo resolveu fazer uma mudança na liderança do coral. Oscar, que acumulava 30 anos como regente titular, retornou à sua cidade de origem Murici. Pastor Severino agradeceu o maestro Oscar pela sua dedicação desde que fundou o Coral Boas Novas. Em substituição como regentes, continuaram os irmãos João e Manoel Gomes.
Todos os pastores que estiveram na liderança da AD de União dos Palmares, deram seu apoio ao coral. Vale a pena recordar os nomes de alguns deles: João Buarque, José Pereira Lima, Severino Luiz, Jaime José dos Santos, Sidrônio Castanha, Adelmo do Espírito Santo e desde 2018, o pastor José Laelson da Silva. Por motivos administrativos, Pr. José Laelson suspendeu temporariamente as atividades do Coral Boas Novas. Nossa esperança é de que o mais breve possível, o coral que já conta 67 anos de fundação, possa alegrar novamente os cultos da igreja alagoana.
ANEXOS:
Nenhum comentário:
Postar um comentário