Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Hino 581 da Harpa Cristã - "CASTELO FORTE"

O hino "CASTELO FORTE", é um dos mais queridos e conhecidos nas igrejas cristãs em todo o mundo. Corais, orquestras e congregações apresentam de formas variadas, arranjos os mais diversos, esse vibrante louvor. É considerado o Hino de Batalha da Reforma Protestante, devido ao efeito produzido no apoio à causa dos Reformistas.
"Castelo Forte" ou "Castelo Forte é o Nosso Deus" (em alemão: "Ein feste Burg ist unser Gott") é um hino sacro, cantado em igrejas protestantes, composto por Martinho Lutero em 1529. O texto é baseado no Salmo 46, "Deus é nosso refúgio e fortaleza..." Heinrich Heine referiu-se a esse hino como a "Marselhesa" da Reforma Protestante. Johann Sebastian Bach utilizou sua melodia como tema da Cantata BWV 80. Felix Mendelssohn-Bartholdy empregou-a no último movimento da sua 5ª sinfonia (Sinfonia da Reforma).

Na ópera "Os Huguenotes" de Giacomo Meyerbeer, é utilizada diversas vezes como Leitmotiv. É também citada na ópera "Friedenstag", de Richard Strauss.

O mais antigo hinário existente, em que este hino aparece, é o de Andrew Rauscher (1531), mas é provável que ele figurasse no hinário de Wittenberg, de Joseph Klug, de 1529, do qual não existe cópia. Seu título era Der xxxxvi. Psalm. Deus noster refugium et virtus. Antes disso é provável que tenha figurado no Hinário de Wittenberg, de Hans Weiss de 1528, também extraviado. Esta evidência reforça a ideia de que fora escrito entre 1527 e 1529, já que os hinos de Lutero eram impressos imediatamente após serem escritos. Traduzido para a língua portuguesa, esse hino consta dos seguintes hinários: Hinário Luterano (165), Hinos do Povo de Deus, luterano (97), Hinário Evangélico da Igreja Metodista (206), Novo Cântico, da Igreja Presbiteriana (155), "Cantai Todos os Povos", da Igreja Presbiteriana Independente (409), Hinário Congregacional "Salmos e Hinos" (640), Cantor Cristão (323), Harpa Cristã, da Assembleia de Deus (581), Hinário Adventista do Sétimo Dia (33), Louvores ao Rei, da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma (13), Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, da Congregação Cristã no Brasil (31)

A tradição diz que o Rei Gustavus Adolphus of Sweden fez executar esse hino, enquanto suas tropas marchavam para a Guerra dos Trinta Anos. O Salmo já tinha sido traduzido para a língua sueca, em 1536. Muitos séculos depois, a canção se tornaria o hino nacional do antigo movimento socialista sueco.

No vídeo, o hino tem a espetacular interpretação do "Gracias Choir", um coral da Coréia do Sul.

O Gracias Choir foi fundado em 2000 e tem buscado implacavelmente a excelência na arte da música clássica, bem como a purificação emocional, educação e companheirismo internacional através da música clássica. Foi incorporado em 2013. Desde então, em 2015, o Coral Gracias ganhou o maior prêmio no Concurso Coral Internacional Marktoberdorf na Alemanha.

A música do Coral Gracias tem o poder especial de confortar os corações dos ouvintes e transformar sua tristeza em alegria. Com a crença de que a música muda o coração das pessoas, o Coral Gracias já tocou mais de 200 vezes nos últimos 20 anos em vários países em locais de renome mundial, na frente de presidentes, reis, bem como em favelas e bairros degradados. O Coral Gracias espalhou conforto e esperança no coração das pessoas através de sons vívidos e harmonias que ecoam na alma. O Coral Gracias continua a ser amado por pessoas de todo o mundo.

O Coral Gracias se tornou um coral de renome mundial. Em 2009, o Coral Gracias venceu o Concurso Coral Internacional de Jeju e seguiu para competir em 5 grandes competições corais internacionais na Europa. O Coral Gracias venceu o Grand Prix no 13º Concurso Coral Internacional Riva Del Garda, na Itália, o 1º Prémio e o Audience 'Choice Award no 50º Concurso Coral Internacional de Montreux, na Suíça, e também ganhou o Grande Prémio (o maior prémio) e Prémio Especial no Concurso Coral Internacional de Marktoberdorf, na Alemanha. O Coral Gracias foi reconhecido por sua excelência em musicalidade e passou a ser o melhor coral do mundo.

"CASTELO FORTE"

"Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra.

A nossa força nada faz:
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz,
O Senhor dos altos céus,
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar
Demônios não contados.
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está:
Vencido cairá
Por uma só palavra.

Que Deus a luta vencerá,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, pode,r
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino. 



Um comentário:

  1. Já li em algum lugar, que Lutero teria sido inspirado ao ver alguns jovens serem queimados... não sei não sei se procede... belíssima composição...

    ResponderExcluir