Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 26 de setembro de 2018

CORAL LÍRIOS DE SIÃO, COMEMORA 80 ANOS EM RECIFE

Tivemos o privilégio de apresentar aqui algumas histórias de corais evangélicos, foram 66 histórias para ser mais exato. Ficamos conhecendo aqui a trajetória de importantes corais existentes pelo nosso Brasil. Demos uma pausa nas postagens porque as pesquisas ficaram um pouco escassas. Mas na medida do possível, vamos continuar pois essas histórias são edificantes e estimulam o prosseguimento desse trabalho tão significativo na igreja.

Louvamos a Deus, porque ainda existem igrejas que preservam o canto coral, como é o caso das Assembleias de Deus no Estado de Pernambuco. Depois de conhecer os corais do Templo Central, Casa Amarela e alguns outros, hoje vamos conhecer o Coral LÍRIO DE SIÃO, da congregação do bairro Jiquiá, em Recife, o qual festivamente está comemorando os seus 80 anos de atividades.



O Orfeão (assim era chamado antigamente) da congregação em Jiquiá teve sua inauguração em 6 de outubro de 1938, sendo o terceiro coral da Assembleia de Deus em Recife. Há poucas informações sobre como iniciou, mas foi fundado pelo maestro João Vieira de Araújo, o qual foi o fundador de vários outros corais em Recife, sendo o primeiro o Coral Filadélfia do Templo Central, em 1934, e o segundo o de Casa Amarela, também em 1938.

Após o maestro João Vieira, assumiu o nosso saudoso maestro Enoque Ramos (cujo neto, Thomas Benjamin, rege atualmente a Banda Marcial Filadélfia), que veio mais tarde a ser presbítero da igreja. Com ele o coral celebrou o seu Jubileu de Prata (25 anos). Após o irmão Enoque, assumiu o seu vice, irmão Jorge Severo, com quem o coral celebrou o seu Jubileu de Ouro (50 anos). Depois o maestro Maurício da Paz, com quem o coral celebrou seu Jubileu de Brilhantes (75 anos), permanecendo até Outubro/2014, quando assumiu o irmão Paulo Adriano Rocha, que é o atual regente.

Durante esse período, vários irmãos deram sua contribuição como vices ou regentes convidados: Cleiton Azevedo, Jaime Ramos, Hosana da Paz, Ricardo e Jane Lins, a quem o Coral Lírio de Sião agradece por sua cooperação. Passaram também por esses bancos, dirigentes de Círculo de Oração como as queridas irmãs Isabel de Angelis, Inácia de Almeida, Zezé Gonzaga (todas in memorian), Iracema Barbosa, Liu e Helena Souza, bem como a nossa irmã Terezinha Amorim, que ainda canta. Também irmãos que cantaram no coral e hoje pertencem ao corpo ministerial da igreja, sendo eles: os presbíteros Laércio e Nivaldo Barbosa, diáconos Eduardo, João Cândido, José Augusto, Lupércio (todos esses in memorian), como também os presbíteros Heleno José, Isaque Nicácio, Dc Elonilson e outros.

Na oportunidade queremos parabenizar ao coral que no momento conta com 39 componentes, como também ao maestro e amigo Paulo Adriano Rocha pela constância do vosso trabalho, e dizer que tudo o que vocês fizerem de melhor para Deus, há de ter uma recompensa. Parabéns pelos 80 anos do "LÍRIO DE SIÃO".

“Belo lírio, lírio lindo, é o lírio de Sião.
Depressa vai ele crescendo. Seus brotos já se vê.
Tão ligeiro vai abrindo lá no jardim do céu.
O lindo lírio de Sião orna o coração.
Incomparável é o perfume do lindo lírio,
O lírio de Sião!”

ANEXOS:

      Coral Lírios de Sião fundado em 1938, na congregação da AD de Jiquiá, em Recife (PE)


                     Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (década de 50)


                       Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (década de 50)


                Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá - Recife - PE (no templo novo, em 1966)


                                            Coral Lírio de Sião - da AD em Juquiá

Coral Lírio de Sião, cantando na AD em Juquiá, na regência do maestro Paulo Adriano Rocha

                        Convite da festa de aniversário dos 80 anos - Setembro de 2018

                        Coral Lírios de Sião, da Assembleia de Deus de Juquiá - Recife (PE), 
                                                    cantando o hino "SALMO 133"


6 comentários:

  1. Boa noite Paz do Senhor,
    Fico muito feliz por ser mencionado em seu blog junto com o meu avó Enock Ramos. Que Deus lhe abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao Coral Lírio de Sião. Chega ser emocionante! 80 anos, não são oitenta dias. Que Deus os preserve até a vinda do Senhor Jesus. Parabéns maestro Paulo Adriano! Que Deus continue te ajudando e dando graça, força e cada dia, mais sabedoria.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite
    Queria saber se sabe como posso encontrar a partitura do hino cotado zcima: " Belo lirio, lindo lirio. o lirio de Sião..."

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha. Linda história tem esse coral.

    ResponderExcluir