Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 30 de setembro de 2017

Pastor JOSÉ AMARO DA SILVA



Evangelista, pastor, antigo líder da Assembleia de Deus em Pernambuco e ex-presidente da CGADB 


O pastor José Amaro da Silva, nasceu em 4 de março de 1913 em Ipojuca (PE), filho do casal Antônio Apolônio da Silva e Maria da Paz Silva.Órfão de pai aos dois anos, aos sete assumiu o comando da família, trabalhando, para manter a casa, e com enormes dificuldades fez as quatro primeiras séries do curso primário. Aos dezoito anos, mudou-se para Recife e trabalhou em diversos estabelecimentos comerciais.  

Converteu-se ao Evangelho em 9 de fevereiro de 1936, na congregação da AD do Bairro Casa Amarela (Recife). No dia 29 de setembro desse mesmo ano, recebeu o batismo com o Espírito Santo, e em 1940 foi batizado nas águas. 

Casou-se, em primeiras núpcias, com Noemia Cruz, de cuja união nasceram-lhe três filhos: Demas, Damaris e Dionísio. Viúvo em 1950, ele se casou, em julho de 1951, com Alice Inácio da Silva, nascendo-lhe dessa união, 12 filhos: Abiezer, Abner, Abimael, Abiel, Abinoão, Abiail, Ainoã, Alice, Azenate, Ada, Abital, Ana e Celomite (adotiva). 

Foi chamado para trabalhar na Obra de Deus quando tinha 20 anos que trabalhava numa fábrica de tecidos. Nos primeiros anos de sua fé, dedicou-se ao evangelismo de casa em casa e à visita aos doentes e novos convertidos. 

Em abril de 1950 foi separado ao diaconato, e em abril de 1953 foi consagrado presbítero. Em abril de 1954 foi consagrado evangelista e assumiu a direção da AD em Gameleira, zona sul do Estado de Pernambuco. Em 1955 foi transferido para a cidade de Vitória de Santo Antão, ficando ali por um ano. No mês de maio de 1956, devido à vacância da presidência da AD em Recife, foi convocado pelo ministério local, sob a orientação do missionário Eurico Bergstén, para assumir a direção da igreja na capital e em todo o Estado. Em 21 de junho do mesmo ano, foi consagrado ao ministério pastoral. Em seguida, assumiu a direção da AD pernambucana.

Pastor José Amaro deu grande ênfase à Escola Dominical, prestigiou os Círculos de Oração e estimulou a evangelização em todo o Estado. Em seu ministério, a igreja em Pernambuco cresceu vertiginosamente tanto na capital como no interior. Em 1968, a igreja em Recife comemorou com grandes festividades o seu Jubileu de Ouro. Na época, era considerada a maior Assembléia de Deus no Brasil, possuindo 21,6 mil membros, dois pastores, três evangelistas, 39 presbíteros, 78 diáconos e 108 auxiliares. Em sua gestão, Recife recebeu duas convenções gerais da AD, em 1962 e 1977.

Homem de visão e líder autêntico, José Amaro visitou 25 países e participou das conferências mundiais pentecostais realizadas na Finlândia, Rio de Janeiro e Coréia do Sul. Era um homem simples, de oração e de grande percepção bíblica. Seu ministério marcou decisivamente a história da Assembléia de Deus em seu Estado. No entanto, faleceu antes de ver a concretização de seu maior sonho: a inauguração do templo central da AD em Recife.

No dia 14 de abril de 1977, quando já estava há mais de 20 anos à frente da AD pernambucana, pastor José Amaro da Silva, passou para a eternidade, aos 64 anos de idade. Ele foi substituído na liderança pelo seu vice-presidente, Pastor José Leôncio da Silva.

Em 24 de outubro de 1978, exatamente dez anos após o lançamento da pedra fundamental, a Assembléia de Deus em Recife inaugurou a sua atual sede, situada a Avenida Cruz Cabugá, 29, no Bairro de Santo Amaro. Com capacidade para 5 mil pessoas assentadas, ela era na época de sua inauguração, o maior templo evangélico do Brasil. Milhares de evangélicos de várias denominações participaram do ato inaugural.

ANEXOS:


                                    Pastor José Amaro e sua esposa, Alice Apolinário da Silva

                   Realização da Primeira Escola Bíblica da AD em Recife, no ano de 1957


              Pastor José Amaro da Silva (ao centro de terno branco) ao lado de outros pastores 


     Pastor José Amaro presidindo as festividades do Jubileu de Ouro das AD em Pernambuco, 
               ao microfone o Pastor Rodrigo Silva Santana, líder da AD na Bahia. (1968) 


                        Um dos grandes batismo nas águas realizada pela AD em Recife
Obreiros reunidos em frente ao Antigo Templo Central, por ocasião da 13ª Escola Bíblica (1970)
Pastor José Amaro assinando o documento de compra do terreno do Templo Central

Pastor José Amaro pregando no templo central em construção

Construção do Templo Central das AD em Recife

Pastor José Amaro efetuando um dos batismo nas águas, da AD em Recife,
ao lado do Missionário Eurico Bergstén

Escola Bíblica e Convenção Pernambucana realizada em Recife (1975)

 Atual Templo Central das Assembleias de Deus em Recife (PE) inaugurado em 1978


7 comentários:

  1. Eu tinha 11 dias de nascimento, quando ele partiu... muito bom ler essas histórias!! Dá um calafrio é me emociono sempre

    ResponderExcluir
  2. FOI UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS, E CONTINUARÁ SENDO LEMBRADO.

    ResponderExcluir
  3. Na inauguração eu era criança tinha na época 5 anos, mais como gostaria de ter vivido está época ouço muitos relatos edificante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vendo estás fotos, bate uma grande saudade de tempos que não vivi, mais gostaria de ter vivido este grandioso tempo

      Excluir
  4. Muito bom gostei de mas o Sr está de parabéns.

    ResponderExcluir