Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 13 de julho de 2017

EXCELSIOR, UM CORAL DE VALOR EM TAGUATINGA

Amigos, já observaram como as nomenclaturas dos corais se repetem? “Harmonia Celeste”, “Vozes de Sião”, “Acordes Celeste” e outros são muito comuns. Quero que conheçam outro “Excelsior”, já que publicamos aqui faz pouco tempo, a história do Coral Excelsior, renomado coral do Rio de Janeiro.

Este, que compartilho hoje a sua história, é o Coral EXCELSIOR, do Templo-Sede da Assembléia de Deus Ministério de Madureira em Taguatinga (DF), que tem como atual líder, o Pastor Gilson Ferreira Campos.

Tudo começou em 1958, através da instrumentalidade da irmã Oscarina de Jesus Dias, procedente de Goiânia, onde havia estudado música na igreja. Essa irmã deu início às atividades de um grupo musical no templo provisório da Assembleia de Deus em Taguatinga (Sul), na época liderada pelo saudoso pastor Alexandre Moreira de Assis. Irmã Oscarina permaneceu à frente do grupo por aproximadamente três anos. O primeiro hino ensinado ao Coral foi o de nº 19 da Harpa Cristã: “O CONVITE DE CRISTO”, por sugestão da irmã Isolina.

No ano de 1961, com o afastamento da maestrina, assumiu a regência o irmão Arnaldo Joaquim de Sousa, que ficou entre os anos de 1961 e 1962. A igreja que se reunia na casa do irmão Corinto passou em seguida para a Vila Matias. Naquela época o Coral, que atingiu o número de 30 coristas, entoava os belos hinos dos “Coros Sacros”, “Antemas Celestes” e de outros hinários. Da Vila Matias, o coral acompanhou a mudança da igreja para a CNB 06 e depois para a CNB 10, como são denominadas as quadras e endereços de Brasília.

1965 – Raimundo Gomes da Silva, esse é um dos responsáveis pela permanência do Coral, cantando por todos esses anos. Durante muitos anos, após sua gestão, quando faltava um regente titular, irmão Raimundinho, com é conhecido, passou do lugar de corista para assumir a regência. O maior período que ficou como regente titular foram 13 anos consecutivos. O Presidente do campo era o Pastor Antônio de Melo, o qual apoiava sobremaneira a manutenção do coral. Os primeiros hinos que ele colocou no coral foram o de nº 207 da Harpa Cristã: “JERUSALÉM DIVINA” e o 403: “GOZO REAL”. Destaca-se aqui a paciência, dedicação e amor que o irmão Raimundinho sempre demonstrou nesse ministério de louvor, ora regendo, ora cantando.

1978 – O irmão Juranir Fernandes da Silva assumiu a regência quando a igreja ainda estava no templo provisório, na área em que se encontra hoje. Na ocasião, foram convidados aqueles irmãos que quisessem ingressar no coral e muitos atenderam ao chamado. Foi uma época de grande crescimento, principalmente na qualidade. A característica marcante do maestro Juranir foi a disciplina que impunha aos coristas, no intuito de que pudessem apresentar o melhor que tinham para o senhor. Foi nesse período que houve maior preocupação com a técnica vocal. Registra-se a ilustre contribuição do maestro Juranir.

1979 – Procedente de Goiânia (GO) Josué Amaury levava consigo a experiência de ter participado e regido um dos melhores corais das Assembleias de Deus na região Centro-Oeste, o Coral da Assembleia de Deus do Templo Central Ministério de Campinas (Goiânia). Graças a isso o coral Excelsior só teve a ganhar.

1982 – Moacir Moreira (in memorian) – Dentre os regentes de Coral, este foi o primeiro a falecer, prematuramente, em 24 de dezembro de 1988. Era músico talentoso, alegre e destemido. Sob sua liderança, o coral realizou uma viagem para Barreiras (BA) e lá o Senhor abençoou sobremaneira.

1983 – Moisés Ribeiro – Assim que tomou conhecimento de que o irmão Moisés e família viriam de mudança para Taguatinga, o saudoso Pastor Geraldo Gonçalves da Silva e Cardoso, acompanhado do irmão Laerte, foi a Sobradinho, onde o maestro era regente do Coral Redenção e o convidou para assumir a regência do coral de Taguatinga, cujo posto na época estava vago. No dia marcado para o primeiro ensaio, em 13 de julho de 1983, havia 94 pessoas reunidas; e pela graça de Deus, chegou-se a inauguração do primeiro uniforme. Sob sua orientação, foi organizada a primeira diretoria eleita, com os seguintes cargos e pessoas: Presidente: Oswaldo Tadeu de Santana; Vice-Presidente: Joel Gomes da Silva; Tesoureiro: Raimundo Gomes da Silva; Secretária: Geusa Gonçalves. Na ocasião, foram sugeridos vários nomes para o grupo de cantores e então, por maioria absoluta foi escolhido e aprovado o nome atual: CORAL EXCELSIOR. E pela primeira vez, houve a proposta para a contratação de um professor de técnica vocal.

No ano de 1985, o maestro Moisés Ribeiro passou por muito sofrimento quando o Senhor recolheu o seu pai, Pastor Manoel da Penha Ribeiro. Exatos 40 dias depois, seu pastor e amigo Geraldo Gonçalves da Silva e Cardoso também veio a falecer. E em março de 1986, o Senhor chamou sua mãe, Stella da Costa Ribeiro. Foi um período de muita provação!

Em 1987, o corista Antônio Otávio de Oliveira, que também era o presidente do coral, passou a ser o regente. Quando assumiu a regência do coral, ele pôde demonstrar toda a sua capacidade musical, antes desconhecida pelos demais coristas, devido a sua tamanha humildade. E a cada ano, sob sua liderança o coral realizava a Cantata de Natal

No ano de 1993 com a saída repentina do Maestro Otávio, a diretoria convidou o professor João Gomes Ferreira para dar continuidade a obra. Infelizmente só permaneceu durante alguns meses, ficando o coral novamente sob os cuidados do irmão Raimundinho, até que outro regente assumisse o cargo. Mas nesse mesmo ano, Deus, enviou o maestro Mariano Messias para conduzir o Coral Excelsior. Sendo então o maestro mais jovem que passou pelo coral. Dedicado e disciplinado, soube manter o excelente nível deixado pelos seus antecessores. Apresentou Cantatas de Natal, sempre com grande esmero e técnica. Acrescentou dezenas de novos hinos ao já extenso repertorio.

Em Fevereiro de 1997, chega dos Estados Unidos com a família o irmão Altamiro Vieira da Silva, o qual, com um um carisma impressionante, conseguiu cativar a cada corista e a igreja. Ele bem sabia que estaria à frente do Coral num período de transição, isso até a chegada de Moisés Ribeiro, que havia ido estudar no exterior e retornaria ao Distrito Federal em julho de 1997. Não obstante a este fato, o maestro Altamiro não se intimidou. Trabalhando com afinco, ensaiou normalmente o coral, apresentando-se nos cultos e reuniões em que foram convidados. Um exemplo de humildade que acompanha o coral.

Julho de 1997. Confiado na palavra de Deus que fora proferida pela irmã Olinda, 10 anos antes, de que voltaria a ser o regente do Coral Excelsior, Moisés Ribeiro aguardou ansiosamente o dia em que estaria à frente do Coral novamente, o que se deu em 12 de julho de 1997.

Ao ser lido pela então secretária Anedite um pequeno histórico do coral, com início do ano de 1958, o irmão Moisés destacou que no ano seguinte, 1998, seria comemorado os 40 anos do Coral. A diretoria foi convocada em seguida e criou-se o slogan: CORAL EXCELSIOR 40 ANOS SEMEANDO LOUVOR. Na ocasião, houve um planejamento para diversas apresentações em locais públicos como: hospitais, shopping, rádio e onde fosse possível. O maestro teve a preocupação de ampliar o repertório do coral para a Cantata de Natal intitulada: “NATAL DOS ANJOS”, a qual foi apresentada em dois dias, com a participação de quase todos os grupos da igreja.

Entre 1999 e 2002, passaram também pela direção do Coral Excelsior, vindos de São Paulo, a maestrina Divina, o maestro Jean Julivier; e de Goiânia, o maestro Wagner.

Desde 2003, sob a regência do Maestro Mariano Messias, o Coral Excelsior prossegue em sua caminhada, alegrando os ouvintes com seus belos hinos apresentados nos cultos dominicais e eventos especiais da Assembleia de Deus em Taguatinga.

Fonte: Site da AD em Taguatinga:http://www.adtag.com.br/site/ViewDepartamento.aspx?ID=6
5
ANEXOS:
          Catedral das Assembleias de Deus em Taguatinga - DF (Ministério de Madureira)
               Nave do Templo-Sede da AD em Taguatinga - DF (Ministério de Madureira)
                             Coral Excelsior, da AD em Taguatinga - DF em 2011
                                       Coral Excelsior, da AD em Taguatinga - DF


                            Coral Excelsior cantando o hino "JAMAIS IREI ME GLORIAR"





Nenhum comentário:

Postar um comentário