Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 19 de julho de 2017

CRISTO CONSOLADOR, UM CORAL CENTENÁRIO EM JOINVILLE

“Cantarei a bondade e a justiça; a ti, Senhor, cantarei” (Salmo 101:1). Este é o lema do CORAL CRISTO CONSOLADOR, da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana do Distrito de Pirabeiraba (do Sínodo Norte Catarinense). Este coral que conta 105 anos de atividades é o segundo coral mais antigo de Joinville (SC).

Esta é a terceira postagem histórica de um coral catarinense, sendo as anteriores do Coral Harmonia Santa (Templo Central da AD em Joinville) e a do Coral da AD em Criciúma.



Pertencente à Igreja Luterana, o Coral Cristo Consolador iniciou suas atividades em novembro de 1912, sob a regência do Prof. Gustavo Ohde. Com uma história que atravessou o século, tornou-se um grupo persistente na sua missão de testemunhar o evangelho de Cristo. De 1929 a 1939 foi regido pela regente Elisabeth Dommel, esposa do pastor Dommel. Por medidas políticas, o coral teve que interromper suas atividades durante a 2ª Guerra Mundial, voltando a organizar-se novamente em 1944, cantando somente hinos em português até o ano de 1952.

O coral teve até hoje oito regentes, entre os quais as esposas de pastores Elisabeth Burger (por 30 anos) e Elisabeth Schiemann (por 14 anos). Hoje está sob a regência de Rafael Daniel Huck.

No ano de 2012 o coral comemorou em grande estilo o seu centenário. Além da presença maciça dos membros da comunidade e de autoridades convidadas – entre as quais o prefeito eleito Udo Döhler de Joinville – participaram também o Coral da Paz (o mais antigo coral de Joinville), o Coral Cristo Salvador e o Coral Sociedade Cultural Lírica de Joinville. No total foram apresentados 14 músicas e cantatas, parcialmente acompanhados pela Orquestra Prelúdio de Joinville, sob a regência de Rafael Daniel Huck.

O evento musical foi inserido num culto oficiado pelos pastores Henrique Seick e Carlos Luiz Kruger, pároco local, que dirigiu a mensagem. Como o dia 10 de novembro, data da celebração, era dia do nascimento de Martim Lutero, Kruger citou uma palavra do reformador acentuando a importância da música na vida e, de forma especial, na igreja.

Antes da oração e do canto final, houve um momento de homenagem a todas as pessoas que contribuíram para a realização do culto/concerto festivo e também para as que participaram ativamente na história do coral e sua abençoada atividade centenária.

Com o canto final “GLÓRIA E LOUVOR”, de Gordon Young, encerrou-se o evento que, além de ser um marco comemorativo, foi um culto de louvor e agradecimento a Deus, que abençoou o coral durante os seus 100 anos de existência e também a Comunidade que foi beneficiada pelas atividades do Coral.

Fonte: http://jornalocaminho.com.br/noticia.php…

ANEXOS:


                          Coral Cristo Consolador, da Igreja Luterana de Pirabeiraba - Joinville - SC


Um comentário: