Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 15 de julho de 2017

Pastor ANTÔNIO PETRONILO DOS SANTOS

Pastor, Antigo líder das AD em João Pessoa e Ex-Presidente da CGADB


Um dos grandes líderes das Assembleias de Deus no Nordeste Brasileiro, o Pastor Antônio Petronilo dos Santos deixou exemplos de um verdadeiro homem de Deus. 

Antônio Petronilo dos Santos nasceu em 31 de maio de 1901, na localidade de Borborema, município de Bananeiras, no Estado da Paraíba. Sua conversão se deu em 19 de maio de 1930. Em 04 de julho desse mesmo ano, foi batizado em águas pelo pastor Eugênio Martins Pires na AD em Natal (RN) e em 1º de janeiro de 1943, batizado com o Espírito Santo. 

Sempre cooperando na igreja, em 24 de janeiro de 1943, foi separado para o presbitério em Natal. Cinco anos depois, em 24 de janeiro de 1948, foi ordenado ao ministério pastoral, em cerimônia presidida pelo pastor Eugênio Martins Pires, na época líder da AD em Natal.

Homem afeiçoado ao trabalho e apaixonado pela obra de Deus, Antônio Petronilo serviu às igrejas em São Rafael – RN, durante 18 meses; Mossoró – RN, por dois anos e João Pessoa – PB, cujo pastorado assumiu em 1950. Tornou-se, por eleição, pastor regional das Assembleias de Deus na Paraíba, no dia 15 de dezembro de 1950. Foi durante sua gestão que a Assembléia de Deus em João Pessoa teve seu maior período de prosperidade. Nesse tempo, o trabalho se estendeu e estabeleceu em 17 outras cidades.

Em 1962, em Recife – PE, foi eleito presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil. Presidiu a CGADB até 1964. Durante 11 anos foi tesoureiro da Casa Publicadora. Mesmo ocupado com a obra de Deus no seu país, ainda encontrou tempo para visitar a Bolívia e o Paraguai, onde pregou a Palavra de Deus. Participou ativamente de eventos importantes das Assembleias de Deus no Brasil, tais como convenções e escolas bíblicas, onde era convidado para ministrar. Também vez por outra recebia em João Pessoa, seus colegas pastores de vários estados, que iam até ali para abraçar o veterano obreiro.


Após um período enfermo, pastor Petronilo partiu para o descanso eterno no dia 6 de abril de 1972, sendo sucedido na época pelo seu vice-presidente, pastor Antônio Fernandes das Chagas. Quando assumiu a direção das Assembleias de Deus no Estado da Paraíba, encontrou 15 templos e cerca de 1500 membros. Ao falecer, deixou a igreja com 79 templos e mais de 12 mil membros, sendo 3.500 somente na capital.

"Foi uma grande perda para o ministério da Assembléia de Deus no Brasil. Antônio Petronilo dos Santos foi uma dessas pessoas que têm seu valor estampado em sua fisionomia e atitudes. Foi um homem que sempre esposou e defendeu os princípios da Assembléia de Deus. Um autêntico pentecostal”, disse pastor José Pimentel de Carvalho, líder da AD em Curitiba.




ANEXOS:

 



Crentes reunidos em frente ao Antigo Templo Central das AD em João Pessoa

Obreiros no púlpito da AD em João Pessoa, em 1959

                          

Pastor Antônio Petronilo realizando um batismo na AD em Sousa - Paraíba 

Pastor Antônio Petronilo comemorando o seu 70º aniversário 
em maio de 1971

                     Pastor Antônio Petronilo pregando no púlpito da igreja em João Pessoa

     Antigo Templo Central das AD em João Pessoa, 
hoje uma das congregações da igreja  

Nenhum comentário:

Postar um comentário