Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 3 de junho de 2017

CORAL EXCELSIOR - ARTE E CULTURA NO RIO DE JANEIRO

Compartilhar com o pessoal desse grupo a história de alguns corais tem sido muito gratificante. Geralmente faço as postagens históricas na quarta-feira, porém, ontem não foi possível e hoje com prazer estamos aqui.

Até então postamos aqui a trajetória de diversos corais evangélicos pertencentes a denominações históricas como Assembléia de Deus, Batista e Presbiteriana Independente. Pudemos conhecer até o momento, a trajetória de corais importantes, tais como: Coral da AD em Belém do Pará (o primeiro coral da AD), Coral do Belém (SP), Coral Filadélfia da AD em Recife, Aleluias Coral da AD em Belo Horizonte, Coral Eclésia da PIB do Rio de Janeiro, Coral da Catedral Evangélica de São Paulo, entre outros.

Existe no Rio de Janeiro, um coral famoso que não pertence a nenhuma denominação, mas é de origem evangélica e a maioria de seus componentes é cristã evangélica. Trata-se do CORAL EXCELSIOR, pertencente a Sociedade Excelsior de Arte e Cultura, cujo objetivo principal é divulgar a arte sacra, em especial a música. Como parte desse objetivo, o coral realiza eventos especiais e concertos em igrejas, teatros e salões de música.



O CORAL EXCELSIOR, é um coro misto organizado, sob a liderança de Guilherme Loureiro (1916- ? ), em 26 de maio de 1949. Mantido pela Sociedade Excelsior de Arte e Cultura, ela foi fundada por 33 evangélicos. Nas quatro primeiras décadas (1949-1989), realizou 402 audições, em várias cidades do Brasil. Nas décadas de 50 e 60, promoveu Festivais de Música Sacra.

Seu repertório básico consistia de composições de Guilherme Loureiro, seu fundador. Loureiro foi compositor e atuou como regente de diversos corais, entre os quais o Coral da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Compositor de algumas importantes obras musicais como oratórios, óperas e cantatas, Loureiro foi um grande nome na Música Sacra Brasileira.

Ao longo de seus 68 anos de existência o coral carioca, tem apresentado peças de Handel, Mozart, Haydn, Beethoven, Mendelssohn e Rossini.

Fonte: NASSAU - Dicionário de Música Evangélica



       Coral Excelsior realizando um concerto na Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro  

       Coral Excelsior realizando um concerto na Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro  

                    Coral Excelsior cantando na Igreja da Candelária no Rio de Janeiro




9 comentários:

  1. Essa corista tem o timbre parecido com alguém que eu conheço 🤣

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guilherme Loureiro vinha muito em Araruama na época quando a 1° igreja Batista era na Praça da Bandeira.

      Excluir
  2. Somos sobrinhos do Tio Guilherme. Ficamos felizes com a lembrança pelo que ele fez pelo canto coral e música evangélica no Brasil. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aos sobrinhos de Guilherme Loureiro: Gostaria muito de ter uma cantata deste autor que ouvi quando minha irmã ensaiou num coral feminino na 1ª Igreja Evangélica Batista da Torre em Recife, onde meu pai era pastor. É uma cantata que tem o hino REUNIDOS JUNTO À MESA. Sei decoradas partes que serviram para o meu crescimento espiritual aos 8 anos de idade. Como posso adquirir esta cantata?

      Excluir
  3. Maravilhoso esse Coral. Tem 71 anos, mais de 650 apresentações e sempre impressionando.

    ResponderExcluir
  4. Aos sobrinhos de Guilherme Loureiro: Gostaria muito de ter uma cantata deste autor que ouvi quando minha irmã ensaiou num coral feminino na 1ª Igreja Evangélica Batista da Torre em Recife, onde meu pai era pastor. É uma cantata que tem o hino REUNIDOS JUNTO À MESA. Sei decoradas partes que serviram para o meu crescimento espiritual aos 8 anos de idade. Como posso adquirir esta cantata?

    ResponderExcluir
  5. Quanta saudade do meu Coral , tive a honra de partipar dos 150 anos em Salvador BA .

    ResponderExcluir
  6. Atualmente sob a direção do maestro Jefferson Dias o Coral continua em intensa atividade. Deus está no comando. Avante, Excelsior.

    ResponderExcluir