Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 3 de junho de 2017

CORAL EXCELSIOR - ARTE E CULTURA NO RIO DE JANEIRO

Compartilhar com o pessoal desse grupo a história de alguns corais tem sido muito gratificante. Geralmente faço as postagens históricas na quarta-feira, porém, ontem não foi possível e hoje com prazer estamos aqui.

Até então postamos aqui a trajetória de diversos corais evangélicos pertencentes a denominações históricas como Assembléia de Deus, Batista e Presbiteriana Independente. Pudemos conhecer até o momento, a trajetória de corais importantes, tais como: Coral da AD em Belém do Pará (o primeiro coral da AD), Coral do Belém (SP), Coral Filadélfia da AD em Recife, Aleluias Coral da AD em Belo Horizonte, Coral Eclésia da PIB do Rio de Janeiro, Coral da Catedral Evangélica de São Paulo, entre outros.

Existe no Rio de Janeiro, um coral famoso que não pertence a nenhuma denominação, mas é de origem evangélica e a maioria de seus componentes é cristã evangélica. Trata-se do CORAL EXCELSIOR, pertencente a Sociedade Excelsior de Arte e Cultura, cujo objetivo principal é divulgar a arte sacra, em especial a música. Como parte desse objetivo, o coral realiza eventos especiais e concertos em igrejas, teatros e salões de música.



O CORAL EXCELSIOR, é um coro misto organizado, sob a liderança de Guilherme Loureiro (1916- ? ), em 26 de maio de 1949. Mantido pela Sociedade Excelsior de Arte e Cultura, ela foi fundada por 33 evangélicos. Nas quatro primeiras décadas (1949-1989), realizou 402 audições, em várias cidades do Brasil. Nas décadas de 50 e 60, promoveu Festivais de Música Sacra.

Seu repertório básico consistia de composições de Guilherme Loureiro, seu fundador. Loureiro foi compositor e atuou como regente de diversos corais, entre os quais o Coral da Primeira Igreja Batista do Rio de Janeiro. Compositor de algumas importantes obras musicais como oratórios, óperas e cantatas, Loureiro foi um grande nome na Música Sacra Brasileira.

Ao longo de seus 68 anos de existência o coral carioca, tem apresentado peças de Handel, Mozart, Haydn, Beethoven, Mendelssohn e Rossini.

Fonte: NASSAU - Dicionário de Música Evangélica



       Coral Excelsior realizando um concerto na Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro  

       Coral Excelsior realizando um concerto na Igreja Batista Itacuruçá no Rio de Janeiro  

                    Coral Excelsior cantando na Igreja da Candelária no Rio de Janeiro




Nenhum comentário:

Postar um comentário