Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 4 de maio de 2019

Hino 189 da Harpa Cristã - "GLÓRIA AO SALVADOR"

Um dos queridos hinos cantados pelos crentes da Assembleia de Deus no Brasil é o de nº 189 da Harpa Cristã, nosso tradicional hinário, cujo título é "GLÓRIA AO SALVADOR". No vídeo demonstrativo abaixo, este louvor congregacional é cantado pela Primeira Igreja Batista de Dallas - Texas (EUA).

Este hino, que também é conhecido em outros lugares do mundo, tem a sua origem numa tradução feita, em 1890, por Henry Maxwell Wright (1849-1931), do hino "DOWN AT THE CROSS", escrito em 1878, por Elisha Albright Hoffman (1839-1929).

Esta canção tinha sido musicada por John Hart Stockton (1913-1877) e foi publicada naquele mesmo ano na coletânea "Joy to the word".

Stockton foi ministro da Igreja Episcopal Metodista de New Jersey e assessor das campanhas evangelísticas de Moody e Sankey em Filadélfia.

Encontramos este hino no "Baptist Hymnal" (nº 454), no "Cantor Cristão" (nº 282) e no "Salmos e Hinos" (nº 396) e "Hinário Para o Culto Cristão" - HCC (188). A letra do hino é um testemunho do que Deus faz na vida daquele que se entrega sua vida nas mãos Dele e também um convite ao pecador: "Cristo está pronto pra te salvar, vinde ao Salvador"

"GLÓRIA AO SALVADOR"

"Chegado à cruz do meu bom Senhor,
Prostrado aos pés do Redentor,
Ele ouviu todo meu clamor
Glória ao Salvador.

Glória ao Salvador!
Glória ao Salvador
Agora sei que Ele me salvou
Glória ao Salvador!

Que maravilha! Jesus me amou,
Tudo de graça me perdoou;
Quebrou meus laços e me livrou;
Glória ao Salvador!

Junto à cruz, inda há lugar,
Vem, ó aflito, sem demorar,
Cristo está pronto pra te salvar,
Vinde ao Salvador!"



    Coral e Orquestra da Primeira Igreja Batista de Dallas - Texas (EUA).


quinta-feira, 18 de abril de 2019

PASTOR E CANTOR SACRO MATEUS IENSEN DESCANSA COM CRISTO


Recebemos a triste notícia da partida para a eternidade do conhecido cantor sacro, pastor Mateus Iensen, um dos ícones da música evangélica brasileira.
Ele estava internado há 23 dias na UTI em decorrência de complicações na saúde, mas hoje (18-03), o Senhor o recolheu para Si.

Na história da evangelização mundial, vemos os nomes de vários evangelistas que abalaram o mundo e alcançaram milhões de pessoas com a Palavra de Deus, entre os quais, John Wesley, Dwght L. Moody, Billy Graham, Daniel Berg, Bernhard Johnson e tantos outros. No Brasil, é necessário que se coloque entre os principais evangelistas, o nome de Matheus Iensen, que através de seus programas radiofônicos influenciou toda uma geração. Foi um dos primeiros cantores da música evangélica brasileira e proprietário das rádios Marumby e Novas de paz e da gravadora e editora Estrela da Manhã, em Curitiba (PR).

Mateus Iensen, nasceu no dia 7 de janeiro de 1937, na cidade de Imbituva (PR), era filho do casal Antônio Marcos Iensen e Inocência Iensen. De origem humilde do interior do Paraná, sua infância foi de muito trabalho e sacrifício. Desde pequeno ajudava o pai nas tarefas mais difíceis, tanto na lavoura, cuidando dos animais, e apesar de ainda novinho, mas sempre disposto em ajudar no que fosse necessário.

Um dos tristes fatos ocorridos nessa época, foi um incêndio ocorrido na casa de seus pais, na região de Três Vendas, em Faxinal. A casa foi totalmente danificada pela ação do fogo, mas a família foi salva.

Ainda adolescente, toda sua família converteu-se ao evangelho, na AD no bairro dos Elói, em Faxinal. No ano de 1949, Matheus Iensen, foi batizado nas águas pelo pastor Ernesto Martinson, então líder da igreja em Faxinal. Pouco tempo antes, porém, numa noite em casa, junto ao pai e irmãos (sua mãe e irmãs havia ido à igreja), Matheus foi batizado com o Espírito Santo.

Como jovem na igreja, procurou ser exemplar, dedicando-se no trabalho do Senhor, cantando no coral da igreja, regido na época pelo maestro Antônio Verediano. Nessa época conheceu a filha de um fazendeiro de nome João Vieira Falavinha, dono de um grande cafezal, mas que também desenvolvia a criação de gado. João Falavinha e sua esposa Aracy Martins Vieira Falavinha, eram pais de oito filhos, e entre eles Mercedes, a moça que atraiu a atenção do jovem Matheus. 


Depois de um período de namoro, os dois jovens se casaram no dia 31 de março de 1956, na fazenda da família, denominada "Seio de Abraão". A cerimônia realizada numa bela tarde, foi celebrada pelo pastor João Pereira de Andrade e Silva. Dessa união nasceram os filhos: Abigail (falecida), João, Daniel, Heliel (falecido), Carlos (falecido), Paulo e Vanderlei (também de saudosa memória). A família foi acrescida com a chegada das noras, vários netos e bisnetos. 

O ministério de louvor do cantor Matheus Iensen, teve início quando ainda na cidade de Faxinal, ele comprou um acordeon de 48 baixos, e começou a cantar junto com a sua esposa Mercedes. Pouco depois a cunhada Raquel Falavinha, juntou-se ao casal. Esses irmãos cantavam lindos hinos ao Senhor e eram sempre convidados para as festividades das igrejas no interior paranaense, de forma que com pouco tempo a agenda de compromissos estava cheia. Tal era a aceitação. Posteriormente, os outros cunhados Enéias e José Falavinha também foram convidados a se juntarem ao grupo e daí surgiram as primeiras gravações.

Os dois primeiro compactos era formado com as irmãs Mercedes e Raquel Falavinha, tendo o acompanhamento instrumental de: pastor Antônio de Castro (bandolim), Enoque Falavinha (violão), maestro Antônio Verediano (violão) e Matheus Iensen (acordeon). O estúdio improvisado foi num salão nos fundos do templo da AD em Apucarana (PR). Mesmo tendo um problema técnico na gravação e que foi corrigido no momento oportuno, a aceitação do público foi grande.  



Em 1964, Matheus Iensen ingressou na Rádio Difusora de Apucarana (PR) com o programa Musical Evangélico, iniciando então sua carreira como radialista. Era dado destaque à cânticos e pregações. Eram apresentados cânticos ao vivo cantados por ele juntamente com as Irmãs Falavinha.

Cumprindo o plano de Deus para sua vida, Matheus Iensen, mudou-se para Curitiba em 19 de janeiro de 1966. Inicialmente morou numa simples casa que alugara e que posteriormente comprou. Ainda nesse mesmo ano, ingressou na rádio Marumby com um programa diário que logo conquistou notável audiência e grande quantidade de cartas enviadas ao programa. Em cada programa, irmãos de vários lugares aglomeravam-se em torno do estúdio para ver de perto o apresentador, que a todos conquistava com a sua humildade e simpatia.

Faltando ainda seis meses para vencer seu contrato com a rádio Marumby, seu horário foi vendido para outra pessoa por um valor consideravelmente maior, o que deixou-o no ar por apenas mais uma semana. Humilhado, teve que deixar a Rádio Marumby. Dez anos mais tarde ele comprara a emissora, mesmo assim manteve seu programa na Rádio Universo de Curitiba até comprar a onda curta da rádio Diário da Manhã de Florianópolis que mais tarde veio à se chamar também como rádio Marumby alcançando grande destaque nacional e internacional.

O programa "Musical Evangélico" é o mais famoso e conhecido programa evangélico musical do Brasil e esta no ar até os dias de hoje. Contava também contava com a participação de João Falavinha Iensen, seu filho que apresentou por muitos anos o programa. Na década de 70, era comum no horário de 12 às 13 horas (salvo engano), em quase toda casa de um assembleiano, estar ligado no programa evangélico comandado por Mateus Iensen. Os crentes cantavam juntos com as gravações dos hinos que eram transmitidos e no final recebiam a oração do apresentador. No passado, Matheus Iensen contou com a valorosa colaboração do amado irmão Adeildo Feliciano do Nascimento por seis anos. O programa teve também a participação do filho mais velho, João Falavinha Iensen, que por muitos anos apresentou o programa Musical Evangélico junto com seu pai.


Mateus Iensen, tornou-se conhecido nacionalmente, por ocasião do encerramento da 8ª Conferência Mundial Pentecostal, realizada na tarde do dia 23 de julho de 1967, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, quando ele cantou o hino "HORA DE PARTIR", com acompanhamento do acordeonista, Natanael Passos. O cântico desse hino alegrou muito a todos os que presenciaram o evento. Na ocasião, o culto era dirigido pelo missionário Bernhard Johnson Jr. que atendendo pedido do conceituado pastor José Pimentel de Carvalho (de Curitiba), cedeu a oportunidade ao cantor para louvar ao Senhor. Foi uma verdadeira apoteose espiritual.


Pastor Matheus Iensen, além de comunicador e cantor, também foi um grande cooperador na obra de Deus, sob a liderança do saudoso pastor José Pimentel de Carvalho. No dia 2 de julho de 2000, ele foi separado ao serviço de presbítero e ainda nesse mesmo ano, em 7 de dezembro na AD de Curitiba, durante o encerramento da convenção estadual CIEADEP, na época presidida pelo pastor Israel Sodré, Matheus Iensen foi consagrado a evangelista. Poucos anos depois foi ordenado pastor.

Consolidando sua liderança política, Matheus Iensen candidatou-se a Deputado Federal pelo Paraná nas eleições de 15 de novembro de 1986, sendo eleito com 79.758 votos. Foi reeleito para o segundo mandato em 3 de outubro de 1990, tendo atuado até 31 de janeiro de 1995.

Ao partir com Cristo, aos 82 anos, Mateus Iensen deixa saudosos a sua companheira, irmã Mercedes Falavinha que muito ajudou no seu ministério, seus filhos, netos e uma infinidade de pastores, obreiros em geral e irmãos de todo o Brasil que o amava e admirava pelo grande trabalho que ele desenvolveu, na área evangelística através dos seus programas radiofônicos.

A Assembleia de Deus Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, presidida pelo Pastor José Martins de Calais Júnior, e que tem como presidente de honra, o Pastor Antônio Rosa da Silva (que conheceu muito o cantor e pastor Mateus Iensen), envia suas condolências aos familiares e amigos pelo falecimento do nosso querido irmão. Que o Senhor possa trazer o conforto necessário a todos.


Fonte: Livro biográfico "Minha Vida, minha história", de Roberto de Carvalho e Andréa Iensen - Curitiba, 2001


ANEXOS:


                   Mateus Iensem e família, em Apucarana - PR



            Matheus Iensen junto ao Dueto Dico e Rosinha e seus filhos Misael e Eliel Passos
 

                                               Família Iensen


                                              Capa do disco LP "ORAÇÃO DE MÃE"


                                                    Matheus Iensen com a família


                        Pastor Matheus Iensen junto ao neto João Rafael Iensen 
                                  e os pastores Wagner e Eliel Gaby, na AD em Curitiba

                 Hino: HORA DE PARTIR, conhecido em todo o Brasil


sexta-feira, 12 de abril de 2019

Hino 413 da Harpa Cristã - "MEU PASTOR"

Vejam que hino maravilhoso! O hino 413 de nossa Harpa Cristã (MEU PASTOR), infelizmente pouco conhecido e cantado nossas igrejas Assembleias de Deus! Pode ser usado como congregacional ou no coral.

A letra deste hino foi escrita em 1743 por Charles Wesley, sob o título "JESUS, SHOW US THY SALVATION", e publicada na coletânea "Hymns for Those That Seek and Those That Have Redemption in the Blood of Jesus Christ" (Hinos para aqueles que procuram e aqueles que têm redenção no sangue de Jesus Cristo), em 1747, com quatro estrofes.

Charles Wesley (North Lincolnshire, 18 de dezembro de 1707Londres, 29 de março de 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.
Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo "Metodistas de Oxford" também conhecido como "Clube Sagrado" entre seus companheiros de escola em 1729. Esse grupo propunha a observar com estrita formalidade os métodos da Universidade. 


Charles seguiu os passos de seu pai e de seu irmão, ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Depois de ordenado ministro da Igreja da Inglaterra, Wesley experimentou, em 1738, sua conversão espiritual. Viajou através da Inglaterra em campanhas evangelísticas e escreveu mais de seis mil hinos, publicados em 56 coletâneas, entre 1738 e 1791. Nessa época, seu irmão John (1703-1791) pregou mais de 40 mil sermões. 

Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à ideia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.

Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.

A melodia para o hino "MEU PASTOR" foi composta em 1870 por John Zundel (1815-1882), organista alemão da Igreja Congregacional em Brooklin, New York, pastoreada pelo célebre pregador Henry Ward Beecher. Além de organista, Zundel era compositor, arranjador e pedagogo, e tornou-se mais conhecido por seu hino "BEECHER", amplamente utilizado em hinários americanos como "Amor Divino", de Charles Wesley.

Este hino figura em "Baptist Hymnal" (hinário batista dos Estados Unidos - nº 58), "Cantor Cristão" (nº 244), "Salmos e Hinos" (nº 603), "Harpa Cristã" (nº 413 em tradução de Adriano Nobre). Cantemos então!

"MEU PASTOR"


"Meu Pastor é Jesus Cristo 
Nele quero confiar;
Com Jesus, não tenho falta,
Junto a Ele eu quero andar;
Me conduz ao bom descanso;
Para o campo verde em flor,
Refrigera, sim, minh'alma,
Saciando-me de amor.

Ele é meu companheiro;
Com Jesus desejo andar;
Pois me dá vigor e força,
P'ra que eu possa caminhar;
Ele é quem dá coragem,
Para nada eu temer;
Mesmo próximo à morte
Certo estou que vou vencer.

Caminhando ao Seu lado
Não maia temerei o mal;
Seu bordão e Seu cajado
Dão-me proteção real;
Contra o meu inimigo
O Senhor sempre virá;
Me prepara uma mesa
E comigo nela está.

Unge a cabeça minha
Com óleo do Seu amor;
O meu gozo é transbordante,
Pois meu cálice tem dulçor;
Por Sua misericórdia
E por Seu sublime bem
Habitarei em Sua casa
Eternamente, amém?"


sexta-feira, 29 de março de 2019

UNIÃO DE CORAIS, UMA NECESSIDADE URGENTE

Quando se fala em união, sempre lembramos do Salmo 133.1, mas às vezes, pouco se faz para que realmente haja união entre os irmãos. Porque isso acontece? cada um quer ser dono da razão, quer que a sua ideia prevaleça ou porque as pessoas não querem se envolver. Na verdade, a união desejada não acontece, simplesmente por egoísmo.

Ao longo dos anos, as igrejas organizaram suas "uniões" e hoje temos União da Mocidade, União feminina, masculina, de adolescentes e até mesmo infantil. Até alguns anos atrás, não se ouvia falar em união de corais. Mas, é possível uma união de corais? Em todo tempo, Deus usa um de Seus instrumentos para realizar a obra que se faz necessária.

Nas décadas anteriores, por menor que fosse uma congregação, logo de início formava-se um conjunto coral, ainda que o regente não tivesse muita capacidade musical. A maioria não tinha mesmo. Poucos tiveram a oportunidade de estudar num conservatório e fazer um curso especializado. A maioria ainda hoje, não tem um aprimoramento técnico, mas, ainda assim, os corais eram formados e ainda temos no Brasil, a atuação de corais com mais de 80 anos. O primeiro coral da Assembleia de Deus no Brasil foi criado no ano de 1926 e ainda está em atividade em Belém do Pará.


Primeiro coral da Assembleia de Deus, fundado em Belém do Pará em outubro de 1926

Nos tempos atuais, vemos com tristeza, os corais de quatro vozes se extinguindo nas igrejas. As vozes "harmoniosas" estão cedendo espaço para grupos de louvor e cantores avulsos. Mas, porque os corais estão se acabando? Os motivos são vários, senão vejamos: os regentes ficam idosos, não atualizam seus conhecimentos e também não fazem seus sucessores; há uma ideia negativa, uma barreira que impede aos jovens de participarem, pois "coral é coisa de velhos". A falta de visão dos líderes de algumas igrejas, de que coral não faz muita falta e que melhor é o cântico congregacional com as equipes de louvor, tem contribuído muito para o fim dos corais. E na ótica de muitos, é mais fácil manter um grupo de louvor, cantando em uníssono, com acompanhamento de guitarras e baterias. E aí, o louvor na igreja, fica minimizado com os "corinhos". Coloca-se o povo de pé e canta-se repetidas vezes a mesma coisa.

O que fazer para resolver este problema e resgatar nossos corais? Entra em ação a formação das uniões de corais, uma novidade que veio tentar resolver essa questão.

Em 1994, o maestro Samuel de Oliveira Marinho, diácono da Assembleia de Deus em São João do Meriti (RJ), sentiu de Deus em realizar algo em prol dos corais. Com o apoio de alguns pastores, regentes e coristas, ele fundou no município a UCADEME (União de Corais das Assembleias de Deus Meritiense). A partir de 1996 com a adesão de corais de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, foi necessário uma nova estruturação e consequentemente um nova sigla, passando então a chamar-se UCADERJ - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiros. A partir de então, foram alcançados vários municípios essa proposta, e realização de encontros e congressos. Com isso, foi conquistada a confiança dos pastores e líderes, como uma organização benéfica e necessária
para os eventos oficiais das convenções.

Mais tarde, a ideia foi levada para São Paulo, onde foi criada a UCADESP - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, com a anuência do pastor José Wellington Bezerra da Costa, na época presidente da CGADB. Foi criada em seguida a UCADEES - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo, com a adesão do Coral Rosas de Saron, da AD no Aribiri e outros corais espiritosantenses.

O trabalho em busca das uniões, teve continuidade com a criação em junho de 2017 da UCADEMG - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de Minas Gerais, com sede na AD em Ipatinga.

Essas uniões estaduais formaram a UCADESB, que reúne os corais dos quatro estados da Região Sudeste, e já foram realizados quatro congressos nos respectivos Estados. A expectativa agora é da realização do 5º Congresso no templo central da AD Ministério do Belém, entre os dias 20 a 22 de junto próximo. Além da região sudeste, é esperada a participação de corais vindos de Cuiabá, Brasília e Belém do Pará.

O principal objetivo de uma união de corais, é promover uma maior integração entre todos os corais evangélicos, estimulando-os em suas atividades, como também na realização de simpósios, confraternizações, encontros, cursos, palestras, seminários e outras atividades similares, sempre de acordo com as igrejas locais, não cabendo ingerências nas atividades das Igrejas em suas programações.

A diretoria da UCADESB é formada pelos seguintes irmãos: Presidente: Ev. Wainer Fernandes da Silva (SP), 1º vice, Pr. Dione Caruzo (RJ), 2º vice, Pb. Jacó Rodrigues Santiago (MG) e 3º vice, Pb. Moisés Junior Siqueira Rangel (ES) e o diretor executivo, o maestro Samuel Marinho (RJ).

Com a formação dessas uniões de corais, espera-se que haja um fortalecimento neste segmento musical, em que regentes e coristas possam se sentir motivados para levar em frente este espinhoso, porém necessário trabalho. 

Grande coral e orquestra da Assembleia de Deus em Recife, cantando durante a comemoração do centenário da igreja em Pernambuco

quinta-feira, 28 de março de 2019

Hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

Vamos recordar o hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS", um dos mais cantados nas igrejas Assembleias de Deus no Brasil, mas também conhecido em todo o mundo. 

A letra e a música do hino "THERE IS POWER IN THE BLOOD" foram elaboradas em 1899, por Levis Edgar Jones (1865-1936), durante uma reunião evangelística. Colega de classe do evangelista Billy Sunday, Jones freqüentou o Moody Bible Institute em Chicago, Illinois. Após a formatura, ele trabalhou para a Associação Cristã de Moços em Davenport, Lowa; Fort Worth, Texas (1915); e Santa Bárbara, Califórnia (1925). Este hino foi escrito durante uma reunião campal em Mountain Lake Park, Maryland. Preocupado com a evangelização dos jovens, indaga se eles estão querendo libertar-se do jugo do pecado, das paixões e do orgulho. No estribilho, insiste em que o precioso sangue do Cordeiro de Deus opera maravilhas na purificação do coração pecador.

A tradução anônima, constante de nosso hinário (nº 491), segue de perto a letra original.

"HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

"O teu pecado tu queres deixar?

No sangue há poder, sim, há poder;
Queres do mal a vitória ganhar?
Seu sangue tem este poder!

Há poder, sim, força e vigor
Neste sangue de Jesus;
Há poder, sim, no bom Salvador;
Oh! Confia no Cristo da cruz.

Queres os vícios abandonar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Confia em Cristo para te curar;
Seu sangue tem este poder!

Oh! Paralítico, queres andar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Para fazer-te também caminhar,
Seu sangue tem esse poder!

Queres pureza p'ra teu coração?
No sangue há poder, sim, há poder;
Mais lealdade, mais consagração,
Seu sangue tem este poder!

Queres de Cristo a mensagem levar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Queres co'os anjos, na glória cantar?
Seu sangue tem este poder!"



sexta-feira, 22 de março de 2019

Hino 8 da Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO"

O hino que hoje temos a satisfação de postar é o de nº 8 de nossa Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO". Pode-se procurar no mundo inteiro um amigo mais fiel que Jesus, que não vai achar. N'Ele sim podemos confiar.

Este maravilhoso hino foi escrito por Johnson Oatman Junior (1856-1922), um poeta cristão norte-americano. Em 1892, contando com 36 anos de idade, ele começou escrevendo canções evangelísticas, e, daí em diante, até a sua morte em 1922, ele escreveu aproximadamente 3.000 textos de hinos evangélicos. Calcula-se que ele criou em média 4 a 5 textos novos cada semana, durante os últimos 30 anos de sua vida. Mas curiosamente ele não recebeu nem mais que um dólar para cada uma das suas canções. Os textos dele sempre gozavam de boa aceitação entre os principais compositores de música gospel de sua época, inclusive de Charles Gabriel (1856-1932), William James Kirkpatrick (1838-1921) e Edwin Excell (1851-1921).

Em 1895 escreveu a letra do hino "There's not a friend like the lowly Jesus", que foi musicada por George C. Hugg (1848-1907), compositor, editor musical, regente de coro e diácono da Igreja Presbiteriana "Harper Memorial", em Philadelphia. Hugg publicou muitas coleções de cântico para a Escola Dominical.

O hino figurado no "Cantor Cristão" (nº 81) e na "Harpa Cristã" (nº 8), em tradução de Albert Lafayette Dunstan e José Rodrigues, respectivamente, que seguem de perto o original inglês.

Aqui no vídeo vemos o hino tocado ao som de órgão eletrônico. Normalmente nas Assembleias de Deus aqui no Brasil, nas maiores igrejas, os hinos congregacionais são acompanhados pela Banda de Música ou Orquestra Filarmônica. Nas igrejas mais humildes, usa-se o que se tem disponível, guitarras, baterias, acordeons, violões, etc. O importante é que a igreja seja motivada a cantar e o louvor congregacional seja valorizado.

Agora, eu acho que as igrejas maiores (principalmente) deveriam de vez em quando (em alternância com a Banda ou Orquestra) cantar hinos com o acompanhamento de órgão. Dependendo do estilo do hino, o acompanhamento é mais apropriado para o órgão. E não estou dizendo de "teclado" não, mas o órgão litúrgico mesmo.

O órgão ocupa um lugar de destaque na liturgia cristã, quer seja na igreja católica, ou nas igrejas evangélicas. O som do órgão tem por objetivo o enriquecimento do culto através da arte musical. Dá força à oração, ao apoiar e sustentar o texto cantado (passível de ser introduzido e harmonizado pelo organista de imensas formas diferente), como criar uma atmosfera de meditação sobre a Palavra, tocando a solo, numa vertente laudatória, evocativa ou mística. Assim sendo, a sua função nos serviços religiosos concretiza-se:
1º - No acompanhamento e sustentação, quer do canto da assembleia (nas igrejas reformadas, chamada congregação), do canto coral (do Coro) e do canto solístico (de um solista);
2º - Como também sob a forma de solos instrumentais cujo fim é introduzir, preludiar, interludiar, posludiar os mesmos cânticos, tendo o organista frequentemente que improvisar essas partes, tomando como ponto de partida os temas cantados.

Pena, que não existam grandes organistas na cultura assembleiana, talvez por falta de um maior incentivo ao estudo do instrumento. Nesse aspecto, a Congregação Cristã do Brasil evoluiu de forma que em cada igreja existe uma orquestra, mas sem faltar o órgão.

Se você sentir inspirado a cantar este lindo hino, cante, exalte Àquele que realmente merece toda honra, toda glória e todo louvor. 

"CRISTO, O FIEL AMIGO".

"Cristo Jesus é fiel amigo,
Ele só, ele só.
E nas fraquezas está comigo,
Ele só, ele só.

E nas lutas de cada dia,
Cristo nunca me deixa só;
Pois ele é meu seguro guia,
Ele só, ele só.

Não há amigo mais nobre e digno,
Não, não há; não, não há.
Nem mais humilde e mais benigno,
Não, não há; não, não há.

Ao pecador perdoar anela,
Ele só, ele só;
E pelos seus santos sempre vela,
Ele só, ele só.

Deus, em seu filho, se há comprazido,
Nele só, nele só;
Mas sua glória me há repartido,
Dele só, dele só.

Nele nós temos um firme guia,
Nele só, nele só;
A noite enche de alegria,
Ele só, ele só."




sexta-feira, 15 de março de 2019

Hino 42 da Harpa Cristã - "SAUDAI A JESUS"

Este hino foi cantado, em julho de 1960, por mais de 150 mil pessoas no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a realização da Aliança Batista Mundial. Conhecido em todo o mundo, é um dos favoritos hinos congregações e corais.

No vídeo abaixo, este louvor apresentado durante um culto de adoração realizado em 7 de maio de 2012, na Boe Memorial Chapel, uma capela da Faculdade Santo Olavo, em Northfield, Minnesota, pertencente a Igreja Luterana dos Estados Unidos.

Edward Perronet (1726-1792) pertencia a uma família de refugiados hunguenotes, que fugiram da Suíça para a Inglaterra em 1680. Seu pai era amigo dos Wesleys, líderes do movimento metodista. Divergindo desse grupo dissidente da igreja oficial da Inglaterra, Edward organizou uma igreja independente em Canterbury. Apesar disso, foi sepultado na catedral anglicana dessa cidade.

Perronet publicou vários hinos, na coletânia "Occasional Verses" (1785), mas somente o intitulado "ALL HAIL THE POWER OF JESUS NAME" recebeu a acolhida internacional e nas diversas denominações evangélicas. Foi escrito, com três estrofes, em 1779, às quais John Rippon (1751-1836) acrescentou mais uma, em 1787. Portanto, esse hino é cantado há cerca de duzentos e quarenta anos! Ele afirma os direitos de Cristo sobre a vida humana e proclama o Seu reinado.

Com apenas 19 anos de idade, James Ellor (1819-1899) compôs, em 1838, uma das três músicas que existem para este hino. Ellor era fabricante de chapéus e diretor da música na capela wesleyana perto de Manchester. Depois de compor a melodia, levou-a para ser cantada na fábrica e na capela.

Há duas traduções: a de Henry Maxwell Wright (1849-1931), na "Harpa Cristã" (nº 42), e a de Justus Henry Nelson (1851-1937), no "Cantor Cristão" (nº 60), no "Salmos e Hinos" (nº 231), no "Hinário Evangélico" (nº 130), e mais recentemente nos hinários "Hinário para o Culto Cristão", da Igreja Batista (nº 56) e o "Novo Cântico", da Igreja Presbiteriana (nº 52).

A Versão original em inglês:

"All hail the power of Jesus' Name!
Let angels prostrate fall; 

Bring forth the royal diadem, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

Ye seed of Israel's chosen race, 
Ye ransomed of the fall, 
Hail him who saves you by his grace, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

Let ev'ry kindred, ev'ry tribe, 
On this terrestrial ball, 
To him all majesty ascribe, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all. 

O that with yonder sacred throng 
We at his feet may fall; 
We'll join the everlasting song, 
And crown him, crown him, crown him, 
And crown him Lord of all."


Versão da Harpa Cristã:

"SAUDAI JESUS"

"Saudai o nome de Jesus! 
Arcanjos, vos prostrai 
Arcanjos, vos prostrai 
Ao Filho do eterno Deus 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó escolhida geração 
Do bom eterno Pai 
Do bom eterno Pai 
Ao grande autor da salvação 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó perdoados, cujo amor 
Bem triunfante vai 
Bem triunfante vai 
Ao Deus Varão, Conquistador 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai! 

Ó raças, tribos e nações 
Ao Rei dos reis honrai! 
Ao Rei dos reis honrai! 
A quem quebrou vossos grilhões 
Com glória, glória Glória, glória 
Com glória, coroai!".


terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Hino 40 da Harpa Cristã - "A CIDADE DO BOM DEUS"

Este hino tem a mesma melodia do hino de nº 1 de "Os céus proclamam", (vol. 1), intitulado "ALTAMENTE OS CÉUS PROCLAMAM" com uma pequena diferença. No vídeo abaixo, momento de louvor congregacional da Igreja Metodista em Pupyeong,
na Coréia do Sul.

Esta música foi baseada no hino austríaco, uma composição de Franz Joseph Haydn, (hoje é o conhecido hino nacional da Alemanha). Não sabemos o motivo, mas é um hino pouco cantado em nossas igrejas, talvez seja o fato de ser desconhecido pela maioria. Alguns corais assembleianos cantam o "Altamente os Céus Proclamam". Como hino congregacional, muito raro.

O hino número 40, "A CIDADE DO BOM DEUS", tem a letra da canção alemã: Einigkeit und Recht undFreiheit / Für das Deutsche Vaterland" (Unidade e justiça e liberdade / Pela Pátria Alemã), que é Das Lied der Deutschen (A Canção dos Alemães) ou Deutschlandlied. A Melodia foi escrita porJosef Haydn, em 1797.


"A CIDADE DO BOM DEUS"

"Que se diz dos teus encantos,
Ó cidade do bom Deus!
Que soberba te levantas
Entre as glórias desses céus,
Desde o mundo preparada
Para Cristo e para os Seus.

São de jaspe adamantino
Os teus muros, ó Sião!
São douradas essas ruas,
Que os remidos pisarão!
De celeste luz banhadas,
Refulgentes sempre estão!

Pelo próprio Deus fundada
Sobre a rocha secular
Quão seguras tuas portas!
Quem as pode ameaçar?
Igualmente, quão seguro
Quem por ela lá entrar!

Quão felizes são teus filhos,
Vendo a face do Senhor!
Nunca mais a fome sentem,
Nunca sentem mais a dor,
Com os anjos desfrutando
Pleno gozo, paz e amor!

O trono do Cordeiro,
Noite e dia, sem cessar
Corre o rio de água viva,
Para todos saciar!
Lá com Cristo, vão teus filhos,
Satisfeitos descansar!

Se, por Teu amor infindo,
De Sião eu filho for,
Zombe o mundo e escarneça,
Nada importa, Salvador,
Pois que do Teu gozo eterno
Mesmo aqui tenho o penhor!"


quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Hino 581 da Harpa Cristã - "CASTELO FORTE"

O hino "CASTELO FORTE", é um dos mais queridos e conhecidos nas igrejas cristãs em todo o mundo. Corais, orquestras e congregações apresentam de formas variadas, arranjos os mais diversos, esse vibrante louvor. É considerado o Hino de Batalha da Reforma Protestante, devido ao efeito produzido no apoio à causa dos Reformistas.
"Castelo Forte" ou "Castelo Forte é o Nosso Deus" (em alemão: "Ein feste Burg ist unser Gott") é um hino sacro, cantado em igrejas protestantes, composto por Martinho Lutero em 1529. O texto é baseado no Salmo 46, "Deus é nosso refúgio e fortaleza..." Heinrich Heine referiu-se a esse hino como a "Marselhesa" da Reforma Protestante. Johann Sebastian Bach utilizou sua melodia como tema da Cantata BWV 80. Felix Mendelssohn-Bartholdy empregou-a no último movimento da sua 5ª sinfonia (Sinfonia da Reforma).

Na ópera "Os Huguenotes" de Giacomo Meyerbeer, é utilizada diversas vezes como Leitmotiv. É também citada na ópera "Friedenstag", de Richard Strauss.

O mais antigo hinário existente, em que este hino aparece, é o de Andrew Rauscher (1531), mas é provável que ele figurasse no hinário de Wittenberg, de Joseph Klug, de 1529, do qual não existe cópia. Seu título era Der xxxxvi. Psalm. Deus noster refugium et virtus. Antes disso é provável que tenha figurado no Hinário de Wittenberg, de Hans Weiss de 1528, também extraviado. Esta evidência reforça a ideia de que fora escrito entre 1527 e 1529, já que os hinos de Lutero eram impressos imediatamente após serem escritos. Traduzido para a língua portuguesa, esse hino consta dos seguintes hinários: Hinário Luterano (165), Hinos do Povo de Deus, luterano (97), Hinário Evangélico da Igreja Metodista (206), Novo Cântico, da Igreja Presbiteriana (155), "Cantai Todos os Povos", da Igreja Presbiteriana Independente (409), Hinário Congregacional "Salmos e Hinos" (640), Cantor Cristão (323), Harpa Cristã, da Assembleia de Deus (581), Hinário Adventista do Sétimo Dia (33), Louvores ao Rei, da Igreja Adventista do Sétimo Dia - Movimento de Reforma (13), Hinos de Louvores e Súplicas a Deus, da Congregação Cristã no Brasil (31)

A tradição diz que o Rei Gustavus Adolphus of Sweden fez executar esse hino, enquanto suas tropas marchavam para a Guerra dos Trinta Anos. O Salmo já tinha sido traduzido para a língua sueca, em 1536. Muitos séculos depois, a canção se tornaria o hino nacional do antigo movimento socialista sueco.

No vídeo, o hino tem a espetacular interpretação do "Gracias Choir", um coral da Coréia do Sul.

O Gracias Choir foi fundado em 2000 e tem buscado implacavelmente a excelência na arte da música clássica, bem como a purificação emocional, educação e companheirismo internacional através da música clássica. Foi incorporado em 2013. Desde então, em 2015, o Coral Gracias ganhou o maior prêmio no Concurso Coral Internacional Marktoberdorf na Alemanha.

A música do Coral Gracias tem o poder especial de confortar os corações dos ouvintes e transformar sua tristeza em alegria. Com a crença de que a música muda o coração das pessoas, o Coral Gracias já tocou mais de 200 vezes nos últimos 20 anos em vários países em locais de renome mundial, na frente de presidentes, reis, bem como em favelas e bairros degradados. O Coral Gracias espalhou conforto e esperança no coração das pessoas através de sons vívidos e harmonias que ecoam na alma. O Coral Gracias continua a ser amado por pessoas de todo o mundo.

O Coral Gracias se tornou um coral de renome mundial. Em 2009, o Coral Gracias venceu o Concurso Coral Internacional de Jeju e seguiu para competir em 5 grandes competições corais internacionais na Europa. O Coral Gracias venceu o Grand Prix no 13º Concurso Coral Internacional Riva Del Garda, na Itália, o 1º Prémio e o Audience 'Choice Award no 50º Concurso Coral Internacional de Montreux, na Suíça, e também ganhou o Grande Prémio (o maior prémio) e Prémio Especial no Concurso Coral Internacional de Marktoberdorf, na Alemanha. O Coral Gracias foi reconhecido por sua excelência em musicalidade e passou a ser o melhor coral do mundo.

"CASTELO FORTE"

"Castelo forte é nosso Deus,
Amparo e fortaleza:
Com seu poder defende os seus
Na luta e na fraqueza.
Nos tenta Satanás,
Com fúria pertinaz,
Com artimanhas tais
E astúcias tão cruéis,
Que iguais não há na Terra.

A nossa força nada faz:
Estamos, sim, perdidos.
Mas nosso Deus socorro traz
E somos protegidos.
Defende-nos Jesus,
O que venceu na cruz,
O Senhor dos altos céus,
E sendo também Deus,
Triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar
Demônios não contados.
Não nos podiam assustar,
Nem somos derrotados.
O grande acusador
Dos servos do Senhor
Já condenado está:
Vencido cairá
Por uma só palavra.

Que Deus a luta vencerá,
Sabemos com certeza,
E nada nos assustará
Com Cristo por defesa.
Se temos de perder
Família, bens, pode,r
E, embora a vida vá,
Por nós Jesus está,
E dar-nos-á seu reino. 



quinta-feira, 27 de dezembro de 2018

Hino 1º da Harpa Cristã - "CHUVAS DE GRAÇA"

É um dos hinos mais queridos das igrejas evangélicas de nossa nação, e sem dúvida um dos mais belos. Na Assembléia de Deus ele é conhecido como "CHUVAS DE GRAÇA", e nas outras denominações como "CHUVAS DE BÊNÇÃOS". O importante é que as duas versões, enfatizam a promessa de Deus em derramar abundantes bênçãos sobre a Sua igreja.

A letra deste hino (nº 1 da Harpa Cristã) foi escrita, em 1883, por Daniel Webster Whittle (1840-1901), que se converteu, depois de ter lido o Novo Testamento dado por sua mãe, quando estava preso durante a Guerra Civil americana, e se tornou evangelista.

A melodia "Showers of Blessing" foi composta por James McGranhan (1840-1907), que cantava nas concentrações evangelísticas de Whittle. Provavelmente, o hino foi elaborado por ocasião da segunda campanha evangelística na Inglaterra.

Foi traduzido para o português, em 1890, pelo pastor batista polonês, Salomão Luiz Ginsburg (1867-1927), ao chegar ao Brasil como missionário. O hino consta do "Cantor Cristão" (nº 168), de "Salmos e Hinos" (nº 510), do Hinário Evangélico (nº 327), do Hinário para o Culto Cristão (nº 337) e do hinário presbiteriano "Novo Cântico" (nº 172). 
Foi feita também uma versão deste hino, do inglês para o sueco e foi publicada no hinário sueco "Segertoner", sob o Nº 16.

A tradução que figura na Harpa Cristã é da autoria de José Rodrigues. Não tem nada a ver com o tal Jotinha, um pastor que atribuiu para si a autoria de hinos da HC.

Por ser uma melodia fácil e cativante, tem alegrado os corações dos crentes em muitos países, há quase 130 anos. McGranhan compôs a música de mais outros 10 hinos da Harpa Cristã, os quais veremos em outras postagens. Foi um dos grandes compositores de hinos evangelísticos no final de século 19.

Se você conhece cante junto com esta congregação coreana:


"Deus prometeu com certeza
Chuvas de graça mandar;
Ele nos dá fortaleza,
E ricas bênçãos sem par.

Chuvas de graça,
Chuvas pedimos, senhor;
Manda-nos chuvas constantes,
Chuvas do consolador.

Cristo nos tem concedido
O santo consolador,
De plena paz nos enchido,
Para o reinado do amor.

Dá-nos, senhor, amplamente,
Teu grande gozo e poder;
Fonte de amor permanente,
Põe dentro de nosso ser.

Faze os teus servos piedosos,
Dá-lhes virtude e valor,
Dando os teus dons preciosos,
Do santo preceptor."

Fontes: Rolando de Nassau - Da série "Hinos que cantamos" - Revista A Seara nº 202 - Janeiro de 1982. Blog do Dicionário do Movimento Pentecostal (Isael de Araújo) https://dicionariomovimentopentecostal.blogspot.com/search?q=Jotinha