Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 12 de abril de 2019

Hino 413 da Harpa Cristã - "MEU PASTOR"

Vejam que hino maravilhoso! O hino 413 de nossa Harpa Cristã (MEU PASTOR), infelizmente pouco conhecido e cantado nossas igrejas Assembleias de Deus! Pode ser usado como congregacional ou no coral.

A letra deste hino foi escrita em 1743 por Charles Wesley, sob o título "JESUS, SHOW US THY SALVATION", e publicada na coletânea "Hymns for Those That Seek and Those That Have Redemption in the Blood of Jesus Christ" (Hinos para aqueles que procuram e aqueles que têm redenção no sangue de Jesus Cristo), em 1747, com quatro estrofes.

Charles Wesley (North Lincolnshire, 18 de dezembro de 1707Londres, 29 de março de 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.
Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo "Metodistas de Oxford" também conhecido como "Clube Sagrado" entre seus companheiros de escola em 1729. Esse grupo propunha a observar com estrita formalidade os métodos da Universidade. 


Charles seguiu os passos de seu pai e de seu irmão, ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Depois de ordenado ministro da Igreja da Inglaterra, Wesley experimentou, em 1738, sua conversão espiritual. Viajou através da Inglaterra em campanhas evangelísticas e escreveu mais de seis mil hinos, publicados em 56 coletâneas, entre 1738 e 1791. Nessa época, seu irmão John (1703-1791) pregou mais de 40 mil sermões. 

Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à ideia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.

Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.

A melodia para o hino "MEU PASTOR" foi composta em 1870 por John Zundel (1815-1882), organista alemão da Igreja Congregacional em Brooklin, New York, pastoreada pelo célebre pregador Henry Ward Beecher. Além de organista, Zundel era compositor, arranjador e pedagogo, e tornou-se mais conhecido por seu hino "BEECHER", amplamente utilizado em hinários americanos como "Amor Divino", de Charles Wesley.

Este hino figura em "Baptist Hymnal" (hinário batista dos Estados Unidos - nº 58), "Cantor Cristão" (nº 244), "Salmos e Hinos" (nº 603), "Harpa Cristã" (nº 413 em tradução de Adriano Nobre). Cantemos então!

"MEU PASTOR"


"Meu Pastor é Jesus Cristo 
Nele quero confiar;
Com Jesus, não tenho falta,
Junto a Ele eu quero andar;
Me conduz ao bom descanso;
Para o campo verde em flor,
Refrigera, sim, minh'alma,
Saciando-me de amor.

Ele é meu companheiro;
Com Jesus desejo andar;
Pois me dá vigor e força,
P'ra que eu possa caminhar;
Ele é quem dá coragem,
Para nada eu temer;
Mesmo próximo à morte
Certo estou que vou vencer.

Caminhando ao Seu lado
Não maia temerei o mal;
Seu bordão e Seu cajado
Dão-me proteção real;
Contra o meu inimigo
O Senhor sempre virá;
Me prepara uma mesa
E comigo nela está.

Unge a cabeça minha
Com óleo do Seu amor;
O meu gozo é transbordante,
Pois meu cálice tem dulçor;
Por Sua misericórdia
E por Seu sublime bem
Habitarei em Sua casa
Eternamente, amém?"


2 comentários: