Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 5 de abril de 2017

VOZES DE SIÃO - UM CORAL ATUANTE EM CORONEL FABRICIANO

A Assembléia de Deus em Coronel Fabriciano (MG), foi fundada pelo Pastor José Alves Pimentel por volta de 1945 mas a sua organização jurídica ocorreu em 8 de julho de 1948. O saudoso Pastor Pimentel foi o primeiro membro da Assembléia de Deus a ser consagrado ao ministério de pastor no Estado de Minas Gerais. 



Logo nos primeiro anos das atividades da igreja foi criado o conjunto coral que atualmente tem o nome de "CORAL VOZES DE SIÃO", o qual tem grande atuação no Templo-Sede da igreja, sob a direção do pastor local, Pr. Raimundo Gilson da Silva e a presidência do Pastor José Martins de Calais Júnior.

Diversos músicos e maestros deram a sua contribuição no desenvolvimento do Coral Vozes de Sião, que teve como primeiro regente o irmão Valentim Miguel de Paula. Dos componentes antigos destacaram-se os irmãos: Natalina Teixeira Dias, Estêvão Silva Sobrinho, José Eloy de Morais, Eguimar Madalena Dias, Maria Aparecida Silva e Marta Penha Paiva entre outros.

Naquela época o repertório da maioria dos corais era todo baseado nos hinários tradicionais tais como: Coros Sacros, Antemas Celestes, Cantor Cristão e Harpa Cristã, porque era o que tinha de disponibilidade. O coral de Coronel Fabriciano então cantava os hinos: "Crê no Senhor" (04 CS), "Quão Ditosa Cidade!" (07 CS), "Ó Pai Celeste" (08 CS), "Jerusalém, celeste lar" (15 CS), "A Luta contra o mal" (33 CS), "Cristo aceita o pecador" (69 CS), "Coro Angelical" (115 HC), "Andai na Luz" (133 CS), "Ao lar ditoso" (141 CS), "Salmo 100" Antemas Celeste e vários hinos da Harpa Cristã.

Depois da liderança do maestro Valentim, outros que estiveram na regência, foram: José Carlos de Oliveira, José Eloy de Morais o qual atuou durante seis anos, Dílson, Wilson, Antônio Felício Neves e Natanael Mônica das Neves (com atuação entre o ano de 1962 e 1999, com alguns intervalos. O Pb. Natanael Neves aos 82 anos, ainda atuante é o regente do coral da congregação da AD do Bairro Veneza (Rua Caxias do Sul) em Ipatinga. (MG). Outros irmãos que lideraram o coral foram: Ev. Adail de Oliveira Penha (de saudosa memória), Sebastião Ladislau, Lourdes de Lana e Eleudes Canêdo Lopes.

Nos últimos anos, o Coral Vozes de Sião tem passado por algumas dificuldades em sua estrutura, mas nem por isso tem deixado de louvar ao Senhor da melhor forma possível. Hoje, sob a liderança da maestro Flávio de Lana Pereira e das maestrinas Lourdes Lana,  Almeny Nascimento e Eleudes Canêdo Lopes, tem participação ativa nos cultos dominicais da igreja mineira, e em outros lugares onde o coral é convidado para cantar. O coral conta com a cooperação do tecladista Alex Alves Martins. 

Esta é a história do coral da minha infância. Talvez com a idade entre 3 ou 4 anos, pude pela primeira vez na vida, ouvir as belas e harmoniosas vozes de um Canto Coral.


ANEXOS:


            Coral da Assembléia de Deus em Coronel Fabriciano, tendo ao lado na frente,
                                           o Pastor José Alves Pimentel (1965)


    Coral Vozes de Sião, da AD em Coronel Fabriciano, na década de 70



                               Nave do Templo-Sede da AD em Coronel Fabriciano - MG 

              Coral Vozes de Sião cantando em um encontro de corais no Templo-Sede


                          Coral cantando sob a regência da maestrina Marta Penha Paiva


Coral cantando o hino "A DEUS DEMOS GLÓRIA"

2 comentários: