Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

CORAL DE CASA AMARELA, LOUVANDO SEMPRE

É de conhecimento geral que a Assembleia de Deus em Pernambuco, é uma das que mais cresce no Brasil. Não só o aspecto numérico que impressiona, mas a qualidade da música é destaque tendo em vista que as igrejas pernambucanas podem se orgulhar de possuir corais bem estruturados, bandas e orquestras magníficas.

Quero apresentar a história de um dos melhores corais da AD em Recife, que é o Coral da congregação de Casa Amarela, hoje sob a regência do maestro Silvio Araújo.



Numa manhã de domingo no final do ano de 1937, após a Escola Dominical em Casa Amarela, alguns jovens resolveram ir até o orfanato que a igreja mantinha para solicitar ao Missionário Joel Carlson a formação de um coral para aquela congregação à exemplo do que existia no Antigo Templo Matriz no Bairro Encruzilhada (atual Coral Filadélfia), inaugurado quatro anos antes. O missionário os despediu e pediu que fossem orar que ele iria pensar no assunto.

Quinze dias depois ele enviou o jovem João Vieira para verificar a possibilidade de atendimento ao pedido dos irmãos e assim ficou acertado que o então diácono José Rosa dos Santos (futuro pastor-presidente interino e pai do nosso inesquecível Pastor Salatiel Rosa), ficaria responsável por convocar os interessados para o primeiro ensaio.

João Vieira de Araujo nasceu em 06 de março de 1916 e foi criado com os missionários, no Orfanato da Igreja. Embora seus pais fossem vivos, eram muito pobres e o casal Carlson o acolheu. Viram nele tendência para a música, pois muitas vezes o garoto pegava o violino do missionário após vê-lo tocar e reproduzia notas e pequenas melodias. Matricularam João no Liceu de Artes e Ofícios (Conservatório Pernambucano de Música) onde se formou e aos 17 anos (16 e oito meses) fundou o primeiro coral da AD em Pernambuco no templo da Encruzilhada e todos os coros mais antigos deste Estado, como os das congregações em Pina, Olinda, Casa Amarela, Aldeia de Baixo, Iputinga dentre outros, passando a supervisionar todo o trabalho musical de nossa Igreja na gestão do Pastor José Bezerra da Silva.

Então, na noite de 24 de junho de 1938, um dia de sexta-feira, feriado local, o Coral da Assembléia de Deus em Casa Amarela era inaugurado para a glória do Senhor Jesus, com 22 integrantes que entoaram ao Senhor os hinos “JESUS À PORTA DO CORAÇÃO" nº 134 da Harpa Cristã e “CRÊ JÁ SOMENTE NO SENHOR", nº 6 do hinário "Coros Sacros", num culto dirigido pelo presbítero João Benevenuto.

Entre os pioneiros (fundadores e componentes dos primeiros anos, conseguimos resgatar os nomes de: Domingos Carneiro, Antonio Fernandes de Albuquerque, Gemima, Balbino Marques, Silvia Marques, Augusta Silva, Antonio de Albuquerque, Cláudio de Albuquerque, Josefa Alves, João Flórido da Paixão e sua irmã, Edite Teotônia, José Correia e irmã Dila, Josefa Antônia, Manoel de Souza Freitas (Nequinho), Teófilo Barbosa, Esmeraldina Guedes, José Rosa, Antônio Viegas e Zacarias.

Em 1941, foi inaugurado o templo da AD em Casa Amarela e o coral ganhou um lugar privilegiado: um tablado acima do púlpito. Dalí, belas melodias chegaram ao coração de Deus e aos ouvidos de muitos, que se converteram ao passar pela calçada lateral da igreja (Rua Padre Lemos) e ouvir o Coral cantar, foram atraídos ao culto e entregaram suas vidas ao Senhor Jesus.

Uma reportagem do Mensageiro da Paz, de fins de 1949, testemunhava a inspiração e a dedicação musical deste Coral quando de sua apresentação na inauguração do templo em Olinda.

No início de 1954, o maestro João Vieira deixou a direção do Coral vindo a ser substituído pelo irmão Antonio Tavares, o qual também era o regente auxiliar do coral da igreja Matriz (Encruzilhada). Após quase um ano, este foi substituído pelo irmão Antonio de Albuquerque, vindo da congregação em Córrego do Jenipapo, porém o mesmo só permaneceu algumas semanas.

O trabalho seguia e em 1955 o maestro Euclides assumiu a direção do Coral. À época, regia também os corais de das AD de Vitória de Santo Antão e Araçoiaba, dentre outros coros, dado à escassez de regentes e ao vertiginoso crescimento da Obra. Em sua primeira gestão, Euclides foi auxiliado pela maestrina e compositora Odília Rodrigues, vinda de Campina Grande para morar em Recife no ano de 1955. No início da década de 1960 assumiu o coral o regente Antonio Ferreira e em 1963, o maestro João Rodrigues (Joca).

Em 24 de agosto de 1964, foi apresentado como regente do Coro em Casa Amarela, o irmão Gildo Carneiro , que trabalhava com o coral na congregação de Mangabeira, conduzindo o coro até 30 de novembro do ano de 1972.

Em 1967 o templo foi reformado, ampliado em sua extensão e foram adicionadas galerias laterais. O coro passou a cantar na parte posterior do púlpito.

Em 1973, com a saída do maestro Gildo, o maestro Euclides Ferreira reassumiu o cargo permanecendo oficialmente até 1983, embora desde 1980 já não atendesse mais ao trabalho pois regia outros grupos, dando especial atenção ao Coral de Cavaleiro (Jaboatão/PE), onde passou a residir. Nesse período, o maestro Osvaldo Vieira de Araujo, seu regente auxiliar, assumiu a direção do Coral de forma interina. Coordenou, ensaiou e realizou os programas do aniversário do grupo em 1981 e 1982.

Em 24 de junho de 1983, no culto de gratidão pelo 45º aniversário do Coral, o Pastor- Presidente José Leôncio da Silva, apresentou oficialmente o regente Osvaldo Vieira de Araujo, filho do fundador, maestro João Vieira de Araujo, como maestro do Coral de Casa Amarela, cargo ocupado até fins 1987. O número de componentes aumentou e os cultos de aniversário eram realizados na nave do templo, no local onde formava o conjunto musical.

No ano de 1987, o maestro Osvaldo Araujo foi substituído pela maestrina Débora Ferreira, filha do saudoso maestro Boanerges Ferreira. Em sua gestão o coro comemorou Jubileu de Ouro.

Foi também em sua gestão que o coro recebeu o nome de "Horebe", porém a tradição de chamar o coral de Coral de Casa Amarela era mais forte e o nome não vingou.

Em 28 de janeiro de 1997, os trabalhos foram repassados ao regente Silvio Araujo, neto do maestro João Vieira e filho do regente Osvaldo Araujo, e que pela graça de Deus, dirige o coro até a data de hoje. O coro ganhou novo lugar e o número de integrantes cresceu, passando a 120 componentes.

O Coral de Casa Amarela que este anos completa 83 anos de louvor a Deus e ininterrupta atividade servindo aos santos nesta localidade, agora num belíssimo templo, reformado que foi pelo atual Presidente das Assembleias de Deus em Pernambuco, Pastor Ailton José Alves.
Muitos são os testemunhos de curas, batismos com Espírito Santo e principalmente salvação de almas através do trabalho desse coro, tanto nos ensaios, quanto nas apresentações. Tudo para a glória de Deus.

Fonte: Blog COMPARTILHAR (https://silvio-araujo.blogspot.com.br/…/numa-manh-de-doming…)

ANEXOS:



Coral da AD em Casa Amarela - Recife - PE (1954)



Coral da AD em Casa Amarela - Recife (1964).


Coral da AD em Casa Amarela cantando na 56ª EBO no
Templo Central da AD em Recife (Outubro de 2012) 


   Coral da AD em Casa Amarela, cantando o hino "SOSSEGAI", durante a Escola Bíblica da AD em Recife, outubro de 2011 

3 comentários:

  1. Amo esse Coral ouço quase todos os dias ,tbm rejo Coral há alguns anos e gostaria de ter esse arranjo de Ssossegai o Senhor me enviaria?meu Cel.11.15999275760

    ResponderExcluir
  2. amo esse coro. sinto Deus muito de perto quando os ouço louvar. Continuem assim todos os que fazem o coral de casa amarela. Essa historia deve ser contada e apreciada por todos os coristas do brasil e do mundo. A Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paz do Senhor. Muito interessante esse resgate histórico. Os Pastores José Rosa e João Flórido da Paixão foram os primeiros pastores da IEADPE Filial em Amaraji. Sendo o José Rosa o seu fundador. O irmão tem algo mais sobre eles? Estamos fazendo um levantamento histórico da AD em Amaraji -Pe.

    ResponderExcluir