Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ANDAR NO CAMINHO CERTO

Observamos no mundo moderno, vários caminhos que uma pessoa pode seguir em direção ao sucesso e ao bem estar. No aspecto material, sabemos que, para uma pessoa alcançar certa estabilidade e, talvez, tornar-se próspera, ela terá que trabalhar muito e saber administrar suas finanças de forma a angariar um bom patrimônio. O caminho para se obter um bom emprego, é antes de tudo, estudar muito, se formar em alguma área especifica, tal como: engenharia, medicina, ciências da computação, etc e também fazer cursos de especialização profissional. Caso a pessoa não siga esse caminho que levará ao “sucesso”, irá por outro caminho e não chegará a lugar nenhum. Hoje, podemos observar numa família, um dos membros é bem sucedido, tem sua casa, seu carro, vive bem. Outro membro já não vive tão bem, paga aluguel, ganha um pequeno salário e luta com dificuldades. Porque? Seguiram caminhos diferentes ou não quiseram seguir pelo caminho certo que lhes proporcionariam um bom futuro.

No sentido espiritual só existe um caminho que nos conduzirá ao céu. Muitos tentam um atalho, mas Jesus disse que Ele é o caminho.  (João 14.6). Entre os atalhos, estão aí as falsas religiões, as seitas heréticas, as práticas pagãs. Muitos pensam que praticando boas obras, alcançam a salvação, esquecendo que sem "fé é impossível agradar a Deus". (Heb. 11.6)

O profeta Isaias nos advertiu dizendo: “... Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda." (Is. 30.21) Muitos acreditam que “todos os caminhos levam à Deus”, será mesmo? Salomão, o rei mais sábio da terra escreveu: “Há caminho, que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte”. (Prov. 14.12).  Dá prá perceber que quando você se afasta de Deus, tudo na sua vida começa a dar errado? Pois isso, é a ausência Dele na sua vida! Então é necessário que tenhas cuidado com suas escolhas. Deus é misericordioso, ¬mas isso não significa que você ficará livre das consequências. (Rom. 6.23

É bom que se diga até mesmo nas igrejas, na área ministerial, na liderança, vemos que muitos não estão seguindo o caminho correto. Muitos já perderam o rumo. Estão na igreja, cantam, oram, exercem funções importantes na casa do Senhor, mas perderam o rumo. Já não trilham o caminho certo. Pessoas existem na igreja, que estão desmotivadas, porque seus lideres não tem sido o exemplo que deveriam ser. Também perderam o rumo.

Entre os pastores e líderes, existem (e muitos) que estão mais preocupados em se promover, se dar bem, em beneficiar membros da família. Com certeza, perderam o rumo há tempos. Estão brigando pelo “Poder”, e suas ações são expostas dia a dia na mídia, e parece que eles não estão nem aí. Cada um quer ter razão. Um defende o liberalismo, o outro o conservadorismo e a igreja fica no meio dessa confusão toda. 

Houve uma época, em que os pastores e obreiros dedicavam tanto na Obra do Senhor, que a família sofria e ficava em segundo plano e sofria muito como isso. Esses “pioneiros” sacrificavam suas vidas e da família em prol do desenvolvimento do trabalho de Deus. Eles não se preocupavam em ganhar, em se dar bem, tinham verdadeiro “nojo” do luxo e da ostentação. Mas, a igreja “a menina dos olhos de Deus” era conduzida com zelo e amor.

Hoje, por muitos terem se desviado do verdadeiro caminho, o que se houve dizer é de uma crise generalizada nas igrejas.  Tudo isso, porque desviaram do caminho da oração, do caminho da humildade, do caminho do zelo pelas coisas de Deus, do caminho do ensino sistemático da Palavra e por causa disso, muitas ovelhas têm se dispersado do rebanho. Nunca vi tanta insatisfação de crentes, principalmente na Assembléia de Deus. Muitos, não aguentam a falta de amor, falta de zelo por parte da liderança e partem para outras igrejas, na busca de uma melhor vivência espiritual, achando que na outra igreja as coisas funcionam melhor. Enganam-se rapidamente, pois problemas existem em qualquer lugar, e aí vem a frustração.

Para não sairmos do caminho certo e não correr o risco de perder o rumo, é bom lembrarmos da pergunta de Pedro ao Senhor Jesus: “... para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna” (João 6.68)                               

A despeito do que está acontecendo, numa crise geral muitas vezes provocada pela própria liderança da igreja, cabe a nós, manter a serenidade e deixar de olhar para os problemas, e passar a olhar só para o “autor e consumador da fé” (Heb. 12.2) porque Ele é o caminho mais confiável.

Uma certa feita, minha esposa, minha mãe e eu estávamos numa viagem, retornando de São Mateus (norte do estado do Espírito Santo) para Ipatinga (MG), quando chegamos em Nova Venécia, já na saída da cidade, ao invés de seguir pelo caminho da esquerda que nos levaria à Barra de São Francisco, de onde prosseguiríamos para Ipatinga, pegamos o caminho da direita. Não consegui ler uma pequena placa indicativa naquela encruzilhada, e andamos cerca de 35 km, até chegarmos a Pinheiros (ES), nada a ver com nosso destino. Quando procurei informações, fiquei sabendo que teria que retornar pelo mesmo caminho, até Nova Venécia, e daí seguir pelo caminho sentido Barra de São Francisco. Tive que pagar o preço do meu erro, e percorrer mais 35 km e retornar ao caminho certo.

Embora que muitos tenham perdido o rumo, desviaram do caminho, mas ainda há esperança. Voltar onde começou o desvio. Na carta enviada ao anjo da igreja em Éfeso, Jesus recomendou: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras” (Apoc. 2.5).                                                           

Essa advertência serve para todos os crentes, líderes ou liderados: o arrependimento e a volta a prática das primeiras obras. Para aqueles que estão duvidosos quanto às inúmeras inovações e heresias que surgem a cada momento nas igrejas, o segredo é continuar naquilo que aprenderam, como está escrito em 2ª Tim. 3.14Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirados”. Não devemos olhar para A ou B, até porque nos diz a Bíblia que “cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”  (Rom. 14.12

Permaneçamos então no único caminho, seguro, confiável. Jesus!          
     

Um comentário:

  1. Andar no caminho certo nem sempre é fácil, custa o alto preço da obediência que nem todos estão dispostos a pagar!Mas a caminhada vale a pena porque quem nos acompanha nessa jornada é o próprio Senhor Jesus! Que as doces consolações do Espirito Santo nos ajude a não desistir jamais!

    ResponderExcluir