Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

HARMONIA SANTA, O CORAL DE JOINVILLE

Dando prosseguimento em conhecer um pouco da história dos corais assembleianos, destacamos hoje o Coral Harmonia Santa, do Templo Central da Assembléia de Deus em Joinville - SC, cuja liderança está com o Pastor Sérgio Melfior.


              Coral Harmonia Santa cantando na AD em Joinville

O coral Harmonia Santa foi fundado em setembro de 1939, quando aquela igreja catarinense era liderada pelo pastor Manoel Germano de Miranda.

Apesar do pequeno número de membros da igreja ainda em formação, já existia um grupo de irmãos motivados a louvar ao Senhor sob a liderança de Elly da Silveira, uma jovem de 17 anos, mas destacada pelo talento musical, sendo ela organista e a primeira regente do coral. Segundo o irmão Marcílio de Miranda (irmão Bibi) foi o próprio pastor Miranda pediu que a jovem formasse o coral, sendo ele mesmo um dos integrantes "fazendo baixo" como dizia ele.

No ano de 1942 a irmã Elly passou a direção do coral ao missionário Virgil Frank Smith, que o regeu até o ano de 1953. Posteriormente, dirigiram o coral os seguintes regentes: Pr. Satiro Loureiro, Marcílio de Miranda, Lourival Carvalho, Osmar Pereira, e Heinz Schulz. Em 1963 assumiu a regência o maestro Roland Gebien o qual permaneceu nessa função por 21 anos. De 17 de agosto de 1984 a 24 de dezembro de 1995 o coral teve como regente o irmão Jairo Basílio Espíndola, numa época que o coral de apenas 19 componentes, com muita oração e dedicação chegou ao expressivo número de 63 integrantes. Outros irmãos que cooperaram como regentes: Jeremias Francisco dos Santos, João Cristofoline, Nilton Silva, Ezequiel Ferreira, Levi Silva de Souza, Alma Lassim Catafesta, Marcos R. Grajauskas, Gelson Cavalheiro e Éber Rossi. Como solistas as irmãs Claudete Montanha, Terezinha Rosa, Sarita de Oliveira e Pr. José de Oliveira.

Atualmente o coral que completou 77 anos de atividades na bonita cidade de Joinville, tem intensa participação nos cultos e principais eventos, tendo seus hinos acompanhados com piano e pela Orquestra Filarmônica da Igreja sob a regência do maestro Dc. Cláudio João Justino. Na festa do seu último aniversário ocorrido em 17 e 18 de setembro, o coral e orquestra apresentaram a Cantata Imensa Graça.

Fonte: Livro "O Reino entre príncipes e princesas" - 75 anos de história da Assembléia de Deus em Joinville, pág. 131 e 132. Site da AD em Joinville: ieadjo.com


Crentes reunidos em frente ao Antigo Templo-Sede da AD em Joinville - SC

         Coral Harmonia Santa da AD em Joinville - SC em foto histórica da década de 1960




                   Coral Harmonia Santa, cantando o hino "DEUS ETERNO" com a orquestra 

Nenhum comentário:

Postar um comentário