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domingo, 16 de junho de 2019

Hino 21 da Harpa Cristã - "GLORIOSA AURORA"

O hino cantado "WIE SCHON LEUCHTET DER MORGENSTERN" (COMO BRILHA A BELA ESTRELA DA MANHÃ), foi escrito em 1597, por Philipp Nicolai (1556-1608). Foi musicado em 1599, e publicado no "Freunden-Spiegel das ewigen Lebens" (Espelho da Alegria da Vida Eterna), de Frankfurt (Alemanha). 

Filho de pastor protestante, Nicolai estudou nas universidades de Erfurt e Wittenberg; dirigiu igrejas luteranas em Mengeringhausen, Herdecke e Köln, cidades de predominância católica (1576-1587); foi pastor de Niederwildungen, capelão da Corte e tutor do Conde de Waldeck (1588-1595); pastor das igrejas luteranas de Unna, na Westphalia (1596-1601), e da de Santa Catarina, em Hamburg, no Norte da Alemanha (1601-1608). 

Do seu gabinete pastoral em Unna, podia avistar o cemitério onde, diariamente, se realizavam muitos enterros de pessoas vitimadas pela peste. Nessa ocasião, em certa manhã, começou a escrever este hino, só concluído ao entardecer.

Seu coral tornou-se rapidamente conhecido na Alemanha, e foi traduzido para muitas línguas, para algumas com mais de uma tradução. 

A melodia foi harmonizada por Johann Sebastian Bach (1685-1750), tendo sido aproveitada por ele nas "Cantatas Sacras" nº 1, 36 e 172. 

Esse célebre coral aparece em "Salmos e Hinos" (nº 90), em adaptação de Manoel Silveira Porto Filho; "Hinário Evangélico" (nº 45 e 49); e "Harpa Cristã" (nº 21), com letra do missionário sueco Otto Nelson. Se conhece a letra cante junto:

"GLORIOSA AURORA"

"A gloriosa aurora vem,
Do dia em que lá em Belém
Nasceu de Deus, o Filho;
Que belo dia e de luz,
No qual p'ra nós desceu Jesus,
Do céu mostrando o trilho.
Quantos santos hoje lembram,
E relembram a história
De Jesus, o Rei da Glória!

Nasceu Jesus lá em Belém,
Trazendo-nos o sumo bem
Do céu - a liberdade;
Nos concedeu perfeita paz,
Consolação que satisfaz
Por toda a eternidade!
Como fomos desgarrados
Desviados e perdidos!
Hoje somos redimidos!

Conosco Cristo habitará
Com Seu poder nos velará,
Nos dando livramento;
E sempre há de nos guiar
Pois Sua graça vai nos dar
Em todo o sofrimento,
Scuta: Luta sempre forte,
Té a morte, pois ajuda
Tens em Cristo, que não muda!

Jesus desceu p'ra nos salvar,

O Sol da graça vem brilhar,
Alegres jubilemos;
Jesus, ó nosso bom Pastor,
Vem nos guiar com Teu amor;
A Ti nós pertencemos;
Almas salvas, perdoadas,
Libertadas hoje oram,
Reverentes Te adoram!"

                      O hino "Gloriosa Aurora", tocado ao órgão


       O hino "Wie schön leuchtet der Morgenstern", cantado por uma solista e um grupo de instrumentos antigos, da Alemanha. 


sexta-feira, 7 de junho de 2019

Hino 202 da Harpa Cristã - "LUGAR DE DELÍCIAS"

Este hino (nº 202 da Harpa Cristã), com o título "WE SPEAK OF THE REALMS OF THE BLEST", foi escrito por Elizabeth Millis (1805-1829), cerca de três semanas antes de falecer, e foi publicado, em 1869, na coletânea "Singers and Songs", com música de George Coles Stebbins (1846-1945). Curiosamente, a poetisa viveu apenas 24 anos, mas o compositor, 99 longos anos.

Foi traduzido, em 1881, pelo engenheiro Luiz Vieira Ferreira (1835-1908), com a epígrafe "Junto ao trono de Deus", quando contemplava as belas montanhas da Tijuca, no Rio de Janeiro: "Os encantos da terra não podem dar idéia do gozo dali; se na terra os prazeres acodem, são prazeres que acabam-se aqui. Mas ali, mas alí, as venturas eternas concorrem com a existência perpétua da luz, a tornar-nos felizes com Jesus".

Este hino consta também em "Salmos e Hinos" (nº 570), "Hinário Evangélico" (nº 458), "Hinos e Cânticos" (nº 394), Cantor Cristão (nº 506). No vídeo, o hino é cantado com a letra do "Hinário Adventista do Sétimo Dia" (nº 446). 

É um dos hinos mais conhecidos e cantados na Assembleia de Deus, principalmente nos cultos fúnebres ou cultos memoriais como alguns preferem dizer. Porém, nada impede que se cante este hino em qualquer outro culto, pois além da linda melodia, a letra nos faz refletir sobre nossa vida futura com Cristo, pois viver com Ele, é a nossa maior esperança.  

"LUGAR DE DELÍCIAS"

"Junto ao trono de Deus preparado 
Há, cristão, um lugar para ti; 
Há perfumes, há gozo exaltado. 
Há delicias profusas ali; 
Sim, ali; sim, ali, 
De Seus anjos fiéis rodeado, 
Numa esfera de glória e de luz, 
Junto a Deus nos espera Jesus.

Os encantos da terra não podem 
Dar idéia do gozo dali; 
Se na terra os prazeres acodem, 
São prazeres que acabam-se aqui; 
Mas ali, mas ali 
As venturas eternas concorrem 
Co'a existência perpétua da luz, 
A tornar-nos felizes com Jesus.

Conservemos em nossa lembrança, 
As riquezas do lindo país, 
E guardemos conosco a esperança, 
De uma vida melhor, mais feliz; 
Pois dali, pois dali 
Uma voz verdadeira não cansa 
De oferecer-nos do reino da luz, 
O amor protetor de Jesus.

Se quisermos gozar da ventura 
Que no belo país haverá, 
É somente pedir da alma pura, 
Que de graça Jesus nos dará. 
Pois dali, pois dali 
Todo cheio de amor, da ternura, 
Desse amor que mostrou-nos na cruz, 
Nos escuta, nos ouve Jesus".


quinta-feira, 6 de junho de 2019

Irmã Wanda Freire da Costa, descansa no Senhor

É com muito pesar comunicamos o falecimento da irmã Wanda Freire da Costa, esposa do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente das Assembleias de Deus Ministério do Belém (São Paulo), presidente de honra da CGADB e presidente do Conselho Administrativo da CPAD. O desenlace ocorreu ontem (05/06), após a irmã permanecer muitos dias hospitalizada. As orações em seu favor foram constantes, mas em Sua soberania, o Senhor resolveu levar sua serva para o eterno descanso. O sepultamento está previsto para as 17 horas de hoje, em São Paulo.

Professora, assistente social, esposa do pastor José Wellington Bezerra da Costa (líder da CGADB), fundadora e presidente da União Nacional das Esposas dos Ministros das Assembleias de Deus no Brasil (UNEMAD), a irmã Wanda Freire Costa deixou um exemplo de dedicação à obra de Deus.

Ela nasceu em 22 de setembro de 1934, em Fortaleza (CE); e em 14 de janeiro de 1953, casou-se com José Wellington, ambos com 19 anos de idade.

Dessa união nasceram os filhos: José Wellington Costa Júnior, Paulo, Samuel, Joel, Marta e Rute Freire da Costa. Todos os filhos são pastores, Marta é deputada estadual em São Paulo e Rute, psicóloga e vereadora.

Após o nascimento do primeiro filho, o casal se transferiu para São Paulo, onde seu marido assumiria posteriormente a liderança do Ministério do Belém, considerado o maior ministério das Assembleias de Deus no Brasil.

Exercendo o trabalho de auxiliadora do ministério do pastor José Wellington, irmã Wanda passou a liderar o Departamento Feminino da AD em São Paulo e o Círculo de Oração, e a presidir a Associação Beneficente e Promocional Belém, atividades que exerce com alegria até hoje. Por 30 anos, ela foi a presidente da UNEMAD - União Nacional das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus, um órgão da CGADB.

Na oportunidade, apresentamos aqui as condolências do pastor presidente de honra do Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga (MG), Pr. Antônio Rosa da Silva e de todo nosso Ministério, presidido pelo pastor José Martins de Calais Júnior. Que o Senhor nosso Deus, possa levar o tão necessário conforto ao querido pastor José Wellington Bezerra da Costa e à todos os filhos, noras, genros, netos, bisnetos e demais familiares e a igreja em São Paulo.


ANEXOS:






                 Família Bezerra da Costa na década de 1960: Samuel, 
      Marta, Wanda, José Wellington (com Rute no colo) Paulo e Joel.











sexta-feira, 24 de maio de 2019

Hino 84 da Harpa Cristã - "O GRANDE 'EU SOU'"

O hino "O GRANDE EU SOU" (nº 84 da Harpa Cristã) é cantado com música de John Robson Sweney (1837-1899), professor de música de 1859 a 1861, mestre da banda do Terceiro Regimento, em Delaware, de 1861 a 1865 e professor na Academia Militar da Pensylvânia de 1866 a 1890.

Depois de 1871, dedicou-se à música sacra. Por mais de 10 anos, foi diretor musical da Igreja Presbiteriana "Bethany" e líder do canto congregacional da escola bíblica dominical em Philadelphia.

Regeu grandes coros em convenções e acampamentos, em vários estados da América. Compôs mais de mil canções evangelísticas e promoveu a publicação de mais de 60 coletâneas.

Na "Harpa Cristã", os hinos de nºs 177, 241 e 490 também foram musicados por Sweney. A letra portuguesa deste hino foi elaborada por José Rodrigues.

No enterro de Sweney, o evangelista Ira David Sankey (1840-1908) cantou o hino "BEULAH LAND", de Edgar Page Stites (1836-1921), com música.

Vejam o depoimento de Edgar P. Stites, sobre a letra desse hino.

"Foi em 1876 que escrevi "Beulah Land". Eu havia escrito apenas dois versos e o refrão, quando eu fiquei muito emocionado. Isso aconteceu num domingo. No domingo seguinte, escrevi o terceiro e o quarto versos, e novamente a emoção foi tanta que só pude orar e chorar".

Abaixo a letra do hino na versão da Harpa Cristã.

"O GRANDE EU SOU"

"Não perturbeis o coração
Porque Eu sempre sou fie!
Eu fecho a boca do leão
Na cova estou com Daniel

Sou eu Aquele, o Grande Eu Sou
E, onde estais, também estou
Não disse, Eu, há muito já
Pedi, pedi, dar-se-vos-á?
Pedi com fé e com fervor
E vos darei o Consolador

Quem tem a fé de Abraão
O mundo sempre há de vencer
Quem quer ter firme o coração
Precisa igualmente crer

Um terremoto e vento, após
Do céu, um fogo e mui furor
Ouviu Elias a minha voz
Voz do Eterno, voz de amor

Um certo dia, Estêvão viu
O céu aberto e viu-me a mim
Apedrejado, sucumbiu
Mas foi fiel, até o fim

Firmado em mim, rocha eternal
Assim jamais o crente cai
Buscai o dom celestial
Que vem da casa de meu Pai".

No áudio, um coral de 45 vozes, da Pensilvânia (EUA).

Solo de acordeon

sábado, 4 de maio de 2019

Hino 189 da Harpa Cristã - "GLÓRIA AO SALVADOR"

Um dos queridos hinos cantados pelos crentes da Assembleia de Deus no Brasil é o de nº 189 da Harpa Cristã, nosso tradicional hinário, cujo título é "GLÓRIA AO SALVADOR". No vídeo demonstrativo abaixo, este louvor congregacional é cantado pela Primeira Igreja Batista de Dallas - Texas (EUA).

Este hino, que também é conhecido em outros lugares do mundo, tem a sua origem numa tradução feita, em 1890, por Henry Maxwell Wright (1849-1931), do hino "DOWN AT THE CROSS", escrito em 1878, por Elisha Albright Hoffman (1839-1929).

Esta canção tinha sido musicada por John Hart Stockton (1913-1877) e foi publicada naquele mesmo ano na coletânea "Joy to the word".

Stockton foi ministro da Igreja Episcopal Metodista de New Jersey e assessor das campanhas evangelísticas de Moody e Sankey em Filadélfia.

Encontramos este hino no "Baptist Hymnal" (nº 454), no "Cantor Cristão" (nº 282) e no "Salmos e Hinos" (nº 396) e "Hinário Para o Culto Cristão" - HCC (188). A letra do hino é um testemunho do que Deus faz na vida daquele que se entrega sua vida nas mãos Dele e também um convite ao pecador: "Cristo está pronto pra te salvar, vinde ao Salvador"

"GLÓRIA AO SALVADOR"

"Chegado à cruz do meu bom Senhor,
Prostrado aos pés do Redentor,
Ele ouviu todo meu clamor
Glória ao Salvador.

Glória ao Salvador!
Glória ao Salvador
Agora sei que Ele me salvou
Glória ao Salvador!

Que maravilha! Jesus me amou,
Tudo de graça me perdoou;
Quebrou meus laços e me livrou;
Glória ao Salvador!

Junto à cruz, inda há lugar,
Vem, ó aflito, sem demorar,
Cristo está pronto pra te salvar,
Vinde ao Salvador!"



    Coral e Orquestra da Primeira Igreja Batista de Dallas - Texas (EUA).


quinta-feira, 18 de abril de 2019

PASTOR E CANTOR SACRO MATEUS IENSEN DESCANSA COM CRISTO


Recebemos a triste notícia da partida para a eternidade do conhecido cantor sacro, pastor Mateus Iensen, um dos ícones da música evangélica brasileira.
Ele estava internado há 23 dias na UTI em decorrência de complicações na saúde, mas hoje (18-03), o Senhor o recolheu para Si.

Na história da evangelização mundial, vemos os nomes de vários evangelistas que abalaram o mundo e alcançaram milhões de pessoas com a Palavra de Deus, entre os quais, John Wesley, Dwght L. Moody, Billy Graham, Daniel Berg, Bernhard Johnson e tantos outros. No Brasil, é necessário que se coloque entre os principais evangelistas, o nome de Matheus Iensen, que através de seus programas radiofônicos influenciou toda uma geração. Foi um dos primeiros cantores da música evangélica brasileira e proprietário das rádios Marumby e Novas de paz e da gravadora e editora Estrela da Manhã, em Curitiba (PR).

Mateus Iensen, nasceu no dia 7 de janeiro de 1937, na cidade de Imbituva (PR), era filho do casal Antônio Marcos Iensen e Inocência Iensen. De origem humilde do interior do Paraná, sua infância foi de muito trabalho e sacrifício. Desde pequeno ajudava o pai nas tarefas mais difíceis, tanto na lavoura, cuidando dos animais, e apesar de ainda novinho, mas sempre disposto em ajudar no que fosse necessário.

Um dos tristes fatos ocorridos nessa época, foi um incêndio ocorrido na casa de seus pais, na região de Três Vendas, em Faxinal. A casa foi totalmente danificada pela ação do fogo, mas a família foi salva.

Ainda adolescente, toda sua família converteu-se ao evangelho, na AD no bairro dos Elói, em Faxinal. No ano de 1949, Matheus Iensen, foi batizado nas águas pelo pastor Ernesto Martinson, então líder da igreja em Faxinal. Pouco tempo antes, porém, numa noite em casa, junto ao pai e irmãos (sua mãe e irmãs havia ido à igreja), Matheus foi batizado com o Espírito Santo.

Como jovem na igreja, procurou ser exemplar, dedicando-se no trabalho do Senhor, cantando no coral da igreja, regido na época pelo maestro Antônio Verediano. Nessa época conheceu a filha de um fazendeiro de nome João Vieira Falavinha, dono de um grande cafezal, mas que também desenvolvia a criação de gado. João Falavinha e sua esposa Aracy Martins Vieira Falavinha, eram pais de oito filhos, e entre eles Mercedes, a moça que atraiu a atenção do jovem Matheus. 


Depois de um período de namoro, os dois jovens se casaram no dia 31 de março de 1956, na fazenda da família, denominada "Seio de Abraão". A cerimônia realizada numa bela tarde, foi celebrada pelo pastor João Pereira de Andrade e Silva. Dessa união nasceram os filhos: Abigail (falecida), João, Daniel, Heliel (falecido), Carlos (falecido), Paulo e Vanderlei (também de saudosa memória). A família foi acrescida com a chegada das noras, vários netos e bisnetos. 

O ministério de louvor do cantor Matheus Iensen, teve início quando ainda na cidade de Faxinal, ele comprou um acordeon de 48 baixos, e começou a cantar junto com a sua esposa Mercedes. Pouco depois a cunhada Raquel Falavinha, juntou-se ao casal. Esses irmãos cantavam lindos hinos ao Senhor e eram sempre convidados para as festividades das igrejas no interior paranaense, de forma que com pouco tempo a agenda de compromissos estava cheia. Tal era a aceitação. Posteriormente, os outros cunhados Enéias e José Falavinha também foram convidados a se juntarem ao grupo e daí surgiram as primeiras gravações.

Os dois primeiro compactos era formado com as irmãs Mercedes e Raquel Falavinha, tendo o acompanhamento instrumental de: pastor Antônio de Castro (bandolim), Enoque Falavinha (violão), maestro Antônio Verediano (violão) e Matheus Iensen (acordeon). O estúdio improvisado foi num salão nos fundos do templo da AD em Apucarana (PR). Mesmo tendo um problema técnico na gravação e que foi corrigido no momento oportuno, a aceitação do público foi grande.  



Em 1964, Matheus Iensen ingressou na Rádio Difusora de Apucarana (PR) com o programa Musical Evangélico, iniciando então sua carreira como radialista. Era dado destaque à cânticos e pregações. Eram apresentados cânticos ao vivo cantados por ele juntamente com as Irmãs Falavinha.

Cumprindo o plano de Deus para sua vida, Matheus Iensen, mudou-se para Curitiba em 19 de janeiro de 1966. Inicialmente morou numa simples casa que alugara e que posteriormente comprou. Ainda nesse mesmo ano, ingressou na rádio Marumby com um programa diário que logo conquistou notável audiência e grande quantidade de cartas enviadas ao programa. Em cada programa, irmãos de vários lugares aglomeravam-se em torno do estúdio para ver de perto o apresentador, que a todos conquistava com a sua humildade e simpatia.

Faltando ainda seis meses para vencer seu contrato com a rádio Marumby, seu horário foi vendido para outra pessoa por um valor consideravelmente maior, o que deixou-o no ar por apenas mais uma semana. Humilhado, teve que deixar a Rádio Marumby. Dez anos mais tarde ele comprara a emissora, mesmo assim manteve seu programa na Rádio Universo de Curitiba até comprar a onda curta da rádio Diário da Manhã de Florianópolis que mais tarde veio à se chamar também como rádio Marumby alcançando grande destaque nacional e internacional.

O programa "Musical Evangélico" é o mais famoso e conhecido programa evangélico musical do Brasil e esta no ar até os dias de hoje. Contava também contava com a participação de João Falavinha Iensen, seu filho que apresentou por muitos anos o programa. Na década de 70, era comum no horário de 12 às 13 horas (salvo engano), em quase toda casa de um assembleiano, estar ligado no programa evangélico comandado por Mateus Iensen. Os crentes cantavam juntos com as gravações dos hinos que eram transmitidos e no final recebiam a oração do apresentador. No passado, Matheus Iensen contou com a valorosa colaboração do amado irmão Adeildo Feliciano do Nascimento por seis anos. O programa teve também a participação do filho mais velho, João Falavinha Iensen, que por muitos anos apresentou o programa Musical Evangélico junto com seu pai.


Mateus Iensen, tornou-se conhecido nacionalmente, por ocasião do encerramento da 8ª Conferência Mundial Pentecostal, realizada na tarde do dia 23 de julho de 1967, no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro, quando ele cantou o hino "HORA DE PARTIR", com acompanhamento do acordeonista, Natanael Passos. O cântico desse hino alegrou muito a todos os que presenciaram o evento. Na ocasião, o culto era dirigido pelo missionário Bernhard Johnson Jr. que atendendo pedido do conceituado pastor José Pimentel de Carvalho (de Curitiba), cedeu a oportunidade ao cantor para louvar ao Senhor. Foi uma verdadeira apoteose espiritual.


Pastor Matheus Iensen, além de comunicador e cantor, também foi um grande cooperador na obra de Deus, sob a liderança do saudoso pastor José Pimentel de Carvalho. No dia 2 de julho de 2000, ele foi separado ao serviço de presbítero e ainda nesse mesmo ano, em 7 de dezembro na AD de Curitiba, durante o encerramento da convenção estadual CIEADEP, na época presidida pelo pastor Israel Sodré, Matheus Iensen foi consagrado a evangelista. Poucos anos depois foi ordenado pastor.

Consolidando sua liderança política, Matheus Iensen candidatou-se a Deputado Federal pelo Paraná nas eleições de 15 de novembro de 1986, sendo eleito com 79.758 votos. Foi reeleito para o segundo mandato em 3 de outubro de 1990, tendo atuado até 31 de janeiro de 1995.

Ao partir com Cristo, aos 82 anos, Mateus Iensen deixa saudosos a sua companheira, irmã Mercedes Falavinha que muito ajudou no seu ministério, seus filhos, netos e uma infinidade de pastores, obreiros em geral e irmãos de todo o Brasil que o amava e admirava pelo grande trabalho que ele desenvolveu, na área evangelística através dos seus programas radiofônicos.

A Assembleia de Deus Ministério de Coronel Fabriciano e Ipatinga, presidida pelo Pastor José Martins de Calais Júnior, e que tem como presidente de honra, o Pastor Antônio Rosa da Silva (que conheceu muito o cantor e pastor Mateus Iensen), envia suas condolências aos familiares e amigos pelo falecimento do nosso querido irmão. Que o Senhor possa trazer o conforto necessário a todos.


Fonte: Livro biográfico "Minha Vida, minha história", de Roberto de Carvalho e Andréa Iensen - Curitiba, 2001


ANEXOS:


                   Mateus Iensem e família, em Apucarana - PR



            Matheus Iensen junto ao Dueto Dico e Rosinha e seus filhos Misael e Eliel Passos
 

                                               Família Iensen


                                              Capa do disco LP "ORAÇÃO DE MÃE"


                                                    Matheus Iensen com a família


                        Pastor Matheus Iensen junto ao neto João Rafael Iensen 
                                  e os pastores Wagner e Eliel Gaby, na AD em Curitiba

                 Hino: HORA DE PARTIR, conhecido em todo o Brasil


sexta-feira, 12 de abril de 2019

Hino 413 da Harpa Cristã - "MEU PASTOR"

Vejam que hino maravilhoso! O hino 413 de nossa Harpa Cristã (MEU PASTOR), infelizmente pouco conhecido e cantado nossas igrejas Assembleias de Deus! Pode ser usado como congregacional ou no coral.

A letra deste hino foi escrita em 1743 por Charles Wesley, sob o título "JESUS, SHOW US THY SALVATION", e publicada na coletânea "Hymns for Those That Seek and Those That Have Redemption in the Blood of Jesus Christ" (Hinos para aqueles que procuram e aqueles que têm redenção no sangue de Jesus Cristo), em 1747, com quatro estrofes.

Charles Wesley (North Lincolnshire, 18 de dezembro de 1707Londres, 29 de março de 1788) foi o líder do movimento metodista juntamente com seu irmão mais velho John Wesley. Charles é mais lembrado pelos muitos hinos que compôs.
Assim como seu irmão, ele nasceu em Epworth, Lincolnshire, Inglaterra, onde seu pai era pastor. Ele foi educado na Christ Church College, em Oxford, e formou o grupo "Metodistas de Oxford" também conhecido como "Clube Sagrado" entre seus companheiros de escola em 1729. Esse grupo propunha a observar com estrita formalidade os métodos da Universidade. 


Charles seguiu os passos de seu pai e de seu irmão, ordenando-se em 1735 e viajando com John para Geórgia, Estados Unidos, na comitiva do governador James Oglethorpe, retornando um ano depois. Depois de ordenado ministro da Igreja da Inglaterra, Wesley experimentou, em 1738, sua conversão espiritual. Viajou através da Inglaterra em campanhas evangelísticas e escreveu mais de seis mil hinos, publicados em 56 coletâneas, entre 1738 e 1791. Nessa época, seu irmão John (1703-1791) pregou mais de 40 mil sermões. 

Apesar de serem muito próximos, Charles e seu irmão nem sempre concordavam com as questões relativas à fé. Em particular, Charles opunha-se fortemente à ideia de uma ruptura com a Igreja da Inglaterra, pela qual eles haviam sido ordenados.

Como resultado de suas composições, a Gospel Music Association estado-unidense, em reconhecimento à suas contribuições para a música gospel, incluiu Charles Wesley no Hall da Fama da Música Gospel em 1995.

A melodia para o hino "MEU PASTOR" foi composta em 1870 por John Zundel (1815-1882), organista alemão da Igreja Congregacional em Brooklin, New York, pastoreada pelo célebre pregador Henry Ward Beecher. Além de organista, Zundel era compositor, arranjador e pedagogo, e tornou-se mais conhecido por seu hino "BEECHER", amplamente utilizado em hinários americanos como "Amor Divino", de Charles Wesley.

Este hino figura em "Baptist Hymnal" (hinário batista dos Estados Unidos - nº 58), "Cantor Cristão" (nº 244), "Salmos e Hinos" (nº 603), "Harpa Cristã" (nº 413 em tradução de Adriano Nobre). Cantemos então!

"MEU PASTOR"


"Meu Pastor é Jesus Cristo 
Nele quero confiar;
Com Jesus, não tenho falta,
Junto a Ele eu quero andar;
Me conduz ao bom descanso;
Para o campo verde em flor,
Refrigera, sim, minh'alma,
Saciando-me de amor.

Ele é meu companheiro;
Com Jesus desejo andar;
Pois me dá vigor e força,
P'ra que eu possa caminhar;
Ele é quem dá coragem,
Para nada eu temer;
Mesmo próximo à morte
Certo estou que vou vencer.

Caminhando ao Seu lado
Não maia temerei o mal;
Seu bordão e Seu cajado
Dão-me proteção real;
Contra o meu inimigo
O Senhor sempre virá;
Me prepara uma mesa
E comigo nela está.

Unge a cabeça minha
Com óleo do Seu amor;
O meu gozo é transbordante,
Pois meu cálice tem dulçor;
Por Sua misericórdia
E por Seu sublime bem
Habitarei em Sua casa
Eternamente, amém?"


sexta-feira, 29 de março de 2019

UNIÃO DE CORAIS, UMA NECESSIDADE URGENTE

Quando se fala em união, sempre lembramos do Salmo 133.1, mas às vezes, pouco se faz para que realmente haja união entre os irmãos. Porque isso acontece? cada um quer ser dono da razão, quer que a sua ideia prevaleça ou porque as pessoas não querem se envolver. Na verdade, a união desejada não acontece, simplesmente por egoísmo.

Ao longo dos anos, as igrejas organizaram suas "uniões" e hoje temos União da Mocidade, União feminina, masculina, de adolescentes e até mesmo infantil. Até alguns anos atrás, não se ouvia falar em união de corais. Mas, é possível uma união de corais? Em todo tempo, Deus usa um de Seus instrumentos para realizar a obra que se faz necessária.

Nas décadas anteriores, por menor que fosse uma congregação, logo de início formava-se um conjunto coral, ainda que o regente não tivesse muita capacidade musical. A maioria não tinha mesmo. Poucos tiveram a oportunidade de estudar num conservatório e fazer um curso especializado. A maioria ainda hoje, não tem um aprimoramento técnico, mas, ainda assim, os corais eram formados e ainda temos no Brasil, a atuação de corais com mais de 80 anos. O primeiro coral da Assembleia de Deus no Brasil foi criado no ano de 1926 e ainda está em atividade em Belém do Pará.


Primeiro coral da Assembleia de Deus, fundado em Belém do Pará em outubro de 1926

Nos tempos atuais, vemos com tristeza, os corais de quatro vozes se extinguindo nas igrejas. As vozes "harmoniosas" estão cedendo espaço para grupos de louvor e cantores avulsos. Mas, porque os corais estão se acabando? Os motivos são vários, senão vejamos: os regentes ficam idosos, não atualizam seus conhecimentos e também não fazem seus sucessores; há uma ideia negativa, uma barreira que impede aos jovens de participarem, pois "coral é coisa de velhos". A falta de visão dos líderes de algumas igrejas, de que coral não faz muita falta e que melhor é o cântico congregacional com as equipes de louvor, tem contribuído muito para o fim dos corais. E na ótica de muitos, é mais fácil manter um grupo de louvor, cantando em uníssono, com acompanhamento de guitarras e baterias. E aí, o louvor na igreja, fica minimizado com os "corinhos". Coloca-se o povo de pé e canta-se repetidas vezes a mesma coisa.

O que fazer para resolver este problema e resgatar nossos corais? Entra em ação a formação das uniões de corais, uma novidade que veio tentar resolver essa questão.

Em 1994, o maestro Samuel de Oliveira Marinho, diácono da Assembleia de Deus em São João do Meriti (RJ), sentiu de Deus em realizar algo em prol dos corais. Com o apoio de alguns pastores, regentes e coristas, ele fundou no município a UCADEME (União de Corais das Assembleias de Deus Meritiense). A partir de 1996 com a adesão de corais de vários municípios do Estado do Rio de Janeiro, foi necessário uma nova estruturação e consequentemente um nova sigla, passando então a chamar-se UCADERJ - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Rio de Janeiros. A partir de então, foram alcançados vários municípios essa proposta, e realização de encontros e congressos. Com isso, foi conquistada a confiança dos pastores e líderes, como uma organização benéfica e necessária
para os eventos oficiais das convenções.

Mais tarde, a ideia foi levada para São Paulo, onde foi criada a UCADESP - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo, com a anuência do pastor José Wellington Bezerra da Costa, na época presidente da CGADB. Foi criada em seguida a UCADEES - União de Corais das Assembleias de Deus no Estado do Espírito Santo, com a adesão do Coral Rosas de Saron, da AD no Aribiri e outros corais espiritosantenses.

O trabalho em busca das uniões, teve continuidade com a criação em junho de 2017 da UCADEMG - União dos Corais das Assembleias de Deus no Estado de Minas Gerais, com sede na AD em Ipatinga.

Essas uniões estaduais formaram a UCADESB, que reúne os corais dos quatro estados da Região Sudeste, e já foram realizados quatro congressos nos respectivos Estados. A expectativa agora é da realização do 5º Congresso no templo central da AD Ministério do Belém, entre os dias 20 a 22 de junto próximo. Além da região sudeste, é esperada a participação de corais vindos de Cuiabá, Brasília e Belém do Pará.

O principal objetivo de uma união de corais, é promover uma maior integração entre todos os corais evangélicos, estimulando-os em suas atividades, como também na realização de simpósios, confraternizações, encontros, cursos, palestras, seminários e outras atividades similares, sempre de acordo com as igrejas locais, não cabendo ingerências nas atividades das Igrejas em suas programações.

A diretoria da UCADESB é formada pelos seguintes irmãos: Presidente: Ev. Wainer Fernandes da Silva (SP), 1º vice, Pr. Dione Caruzo (RJ), 2º vice, Pb. Jacó Rodrigues Santiago (MG) e 3º vice, Pb. Moisés Junior Siqueira Rangel (ES) e o diretor executivo, o maestro Samuel Marinho (RJ).

Com a formação dessas uniões de corais, espera-se que haja um fortalecimento neste segmento musical, em que regentes e coristas possam se sentir motivados para levar em frente este espinhoso, porém necessário trabalho. 

Grande coral e orquestra da Assembleia de Deus em Recife, cantando durante a comemoração do centenário da igreja em Pernambuco

quinta-feira, 28 de março de 2019

Hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

Vamos recordar o hino 491 da Harpa Cristã - "HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS", um dos mais cantados nas igrejas Assembleias de Deus no Brasil, mas também conhecido em todo o mundo. 

A letra e a música do hino "THERE IS POWER IN THE BLOOD" foram elaboradas em 1899, por Levis Edgar Jones (1865-1936), durante uma reunião evangelística. Colega de classe do evangelista Billy Sunday, Jones freqüentou o Moody Bible Institute em Chicago, Illinois. Após a formatura, ele trabalhou para a Associação Cristã de Moços em Davenport, Lowa; Fort Worth, Texas (1915); e Santa Bárbara, Califórnia (1925). Este hino foi escrito durante uma reunião campal em Mountain Lake Park, Maryland. Preocupado com a evangelização dos jovens, indaga se eles estão querendo libertar-se do jugo do pecado, das paixões e do orgulho. No estribilho, insiste em que o precioso sangue do Cordeiro de Deus opera maravilhas na purificação do coração pecador.

A tradução anônima, constante de nosso hinário (nº 491), segue de perto a letra original.

"HÁ PODER NO SANGUE DE JESUS"

"O teu pecado tu queres deixar?

No sangue há poder, sim, há poder;
Queres do mal a vitória ganhar?
Seu sangue tem este poder!

Há poder, sim, força e vigor
Neste sangue de Jesus;
Há poder, sim, no bom Salvador;
Oh! Confia no Cristo da cruz.

Queres os vícios abandonar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Confia em Cristo para te curar;
Seu sangue tem este poder!

Oh! Paralítico, queres andar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Para fazer-te também caminhar,
Seu sangue tem esse poder!

Queres pureza p'ra teu coração?
No sangue há poder, sim, há poder;
Mais lealdade, mais consagração,
Seu sangue tem este poder!

Queres de Cristo a mensagem levar?
No sangue há poder, sim, há poder;
Queres co'os anjos, na glória cantar?
Seu sangue tem este poder!"



sexta-feira, 22 de março de 2019

Hino 8 da Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO"

O hino que hoje temos a satisfação de postar é o de nº 8 de nossa Harpa Cristã - "CRISTO, O FIEL AMIGO". Pode-se procurar no mundo inteiro um amigo mais fiel que Jesus, que não vai achar. N'Ele sim podemos confiar.

Este maravilhoso hino foi escrito por Johnson Oatman Junior (1856-1922), um poeta cristão norte-americano. Em 1892, contando com 36 anos de idade, ele começou escrevendo canções evangelísticas, e, daí em diante, até a sua morte em 1922, ele escreveu aproximadamente 3.000 textos de hinos evangélicos. Calcula-se que ele criou em média 4 a 5 textos novos cada semana, durante os últimos 30 anos de sua vida. Mas curiosamente ele não recebeu nem mais que um dólar para cada uma das suas canções. Os textos dele sempre gozavam de boa aceitação entre os principais compositores de música gospel de sua época, inclusive de Charles Gabriel (1856-1932), William James Kirkpatrick (1838-1921) e Edwin Excell (1851-1921).

Em 1895 escreveu a letra do hino "There's not a friend like the lowly Jesus", que foi musicada por George C. Hugg (1848-1907), compositor, editor musical, regente de coro e diácono da Igreja Presbiteriana "Harper Memorial", em Philadelphia. Hugg publicou muitas coleções de cântico para a Escola Dominical.

O hino figurado no "Cantor Cristão" (nº 81) e na "Harpa Cristã" (nº 8), em tradução de Albert Lafayette Dunstan e José Rodrigues, respectivamente, que seguem de perto o original inglês.

Aqui no vídeo vemos o hino tocado ao som de órgão eletrônico. Normalmente nas Assembleias de Deus aqui no Brasil, nas maiores igrejas, os hinos congregacionais são acompanhados pela Banda de Música ou Orquestra Filarmônica. Nas igrejas mais humildes, usa-se o que se tem disponível, guitarras, baterias, acordeons, violões, etc. O importante é que a igreja seja motivada a cantar e o louvor congregacional seja valorizado.

Agora, eu acho que as igrejas maiores (principalmente) deveriam de vez em quando (em alternância com a Banda ou Orquestra) cantar hinos com o acompanhamento de órgão. Dependendo do estilo do hino, o acompanhamento é mais apropriado para o órgão. E não estou dizendo de "teclado" não, mas o órgão litúrgico mesmo.

O órgão ocupa um lugar de destaque na liturgia cristã, quer seja na igreja católica, ou nas igrejas evangélicas. O som do órgão tem por objetivo o enriquecimento do culto através da arte musical. Dá força à oração, ao apoiar e sustentar o texto cantado (passível de ser introduzido e harmonizado pelo organista de imensas formas diferente), como criar uma atmosfera de meditação sobre a Palavra, tocando a solo, numa vertente laudatória, evocativa ou mística. Assim sendo, a sua função nos serviços religiosos concretiza-se:
1º - No acompanhamento e sustentação, quer do canto da assembleia (nas igrejas reformadas, chamada congregação), do canto coral (do Coro) e do canto solístico (de um solista);
2º - Como também sob a forma de solos instrumentais cujo fim é introduzir, preludiar, interludiar, posludiar os mesmos cânticos, tendo o organista frequentemente que improvisar essas partes, tomando como ponto de partida os temas cantados.

Pena, que não existam grandes organistas na cultura assembleiana, talvez por falta de um maior incentivo ao estudo do instrumento. Nesse aspecto, a Congregação Cristã do Brasil evoluiu de forma que em cada igreja existe uma orquestra, mas sem faltar o órgão.

Se você sentir inspirado a cantar este lindo hino, cante, exalte Àquele que realmente merece toda honra, toda glória e todo louvor. 

"CRISTO, O FIEL AMIGO".

"Cristo Jesus é fiel amigo,
Ele só, ele só.
E nas fraquezas está comigo,
Ele só, ele só.

E nas lutas de cada dia,
Cristo nunca me deixa só;
Pois ele é meu seguro guia,
Ele só, ele só.

Não há amigo mais nobre e digno,
Não, não há; não, não há.
Nem mais humilde e mais benigno,
Não, não há; não, não há.

Ao pecador perdoar anela,
Ele só, ele só;
E pelos seus santos sempre vela,
Ele só, ele só.

Deus, em seu filho, se há comprazido,
Nele só, nele só;
Mas sua glória me há repartido,
Dele só, dele só.

Nele nós temos um firme guia,
Nele só, nele só;
A noite enche de alegria,
Ele só, ele só."