Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

CORO DO TABERNÁCULO MÓRMON - 170 ANOS EM ATIVIDADE

As histórias relatadas até o momento, tem sido de corais evangélicos do Brasil. Passaram por aqui os corais da Assembleia de Deus, Batista, Presbiteriana, Luterana que são corais considerados tradicionais.

A partir de agora, estaremos apresentando outros corais evangélicos, como também a história de corais não evangélicos, mas que são grandes profissionais da música erudita, não só do Brasil como também de outros países, dentro do que nos for possível pesquisar.

Lembrando que, o fato de postarmos a história de um coral pertencente à determinada seita ou organização religiosa, não quer dizer que simpatizamos ou apoiamos as suas normas e doutrinas. Não é nossa intenção fazer apologia de seitas heréticas ou religião alguma. Heresias à parte, o que se conta aqui, porém, é apenas a parte histórica e a qualidade técnica profissional do grupo.

Iniciando essa nova série de postagens históricas, levamos ao conhecimento de todos a trajetória de um grupo musical muito famoso e admirado, considerado por muitos como o melhor coral do mundo, pela sua organização impecável e capacidade técnica. Se alguém ainda não adivinhou, trata-se do “MORMON TABERNACLE CHOIR” ou “CORO DO TABERNÁCULO MORMON”, o qual faz parte da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, com sede em Salt Lake Cyty (Cidade do Lago Salgado) no Estado de Utah, (EUA).



O coral foi fundado em 22 de agosto de 1847, um mês depois que os pioneiros mórmons chegaram a Salt Lake City. O coral começou relativamente pequeno e (considerando a sua qualidade atual) indisciplinado. Mas, em 1869, George Careless foi designado como seu regente e o Coro do Tabernáculo começou a se desenvolver. Sob a direção de Careless, o primeiro grande coro foi formado pela adição de pequenos grupos dos corais da cidade de Salt Lake. Este coro maior, pouco mais de 300 pessoas, cantou na conferência geral, em outubro de 1873. Foi neste momento que o Coro chamou a visão de adequação da dimensão do espaçoso Tabernáculo a que chamavam de lar.

Mais tarde, os diretores trouxeram mais sólida formação vocal e trabalharam para elevar os padrões do Coro. O grupo também começou a melhorar como um conjunto e aumentou seu repertório de cerca de cem músicas para quase mil.

A oeste do Templo de Salt Lake fica o histórico Tabernáculo Mórmon, onde o coral se apresenta desde 4 de julho de 1873. A construção foi concluída em 1867 e o auditório em forma de cúpula é tão acústicamente sensível que um pino caído no púlpito pode ser claramente ouvido na parte de trás do corredor, a 170 pés de distância. Imagine a sinfonia de som do magnífico coro e do órgão de 11.623 tubos que enche a frente do Tabernáculo! Com a construção do Centro de Conferências, um grande auditório, junto à Praça do Templo, o coro tem agora duas salas disponíveis para as apresentações. O prédio do Centro de Conferências contém um auditório com capacidade para 21 mil pessoas, um órgão de 7,667 tubos e um teatro de 900 lugares. O auditório é o maior do seu tipo no mundo e não possui colunas de suporte visíveis. Ao longo do ano, outros eventos são realizados no prédio, incluindo os concertos do Mormon Tabernacle Choir , reuniões da Igreja e eventos cívicos.

Em julho de 1929, o coral efetuou sua primeira transmissão de rádio, conhecida como “Music and the Spoken Word”. Em 1950, o “Coro do Tabernáculo Mórmon” já realizava inúmeros concertos por ano e tinha lançado seu primeiro disco long-play de gravação. Durante a década de 1950, o coral fez sua primeira turnê na Europa e ganhou um Grammy por sua gravação de "The Battle Hymn of the Republic". Mais tarde, os diretores continuaram a aprimorar e aperfeiçoar o som do Coro. O coro, hoje é mais conhecido por seu programa dominical semanal “Music and the Spoken Word” ou “Música e Palavras de Inspiração”, o qual é transmitido diretamente da Praça do Templo em Salt Lake City, através do radio. A partir de 1960, o programa passou a ser transmitido pela televisão. Esse é o programa mais antigo ainda transmitido em rede nacional nos Estados Unidos.

O “Coro do Tabernáculo Mórmon” é formado de 360 vozes masculinas e femininas com idade entre 25 e 60 anos e que são membros da Igreja. Embora possuam grau elevado de educação e treino musical, os membros do coro são voluntários. Muitos vivem nas proximidades da famosa construção do Tabernáculo Mórmon, em Salt Lake City, Utah, mas alguns têm de viajar longas distâncias para participar dos ensaios semanais, transmitidos por redes de TV e rádio norte-americanas. Visto que a participação dos membros não é remunerada, despesas de viagem ou performances correm por conta de cada um. Existem casais e membros da mesma família que já participam do coro há gerações. Eles ensaiam e apresentam-se semanalmente e com frequência são acompanhados pela Orquestra da Praça do Templo. uma orquestra sinfônica de todos os voluntários organizada em 1999, atua com o Coro do Tabernáculo Mórmon.

Para acompanhar o coro no grande auditório está o órgão do Tabernáculo com 11.623 tubos dourados, feitos de grossos troncos de madeira originários de Utah e esculpidos à mão. Dez tubos do órgão original, construído em 1867, ainda funcionam.

Desde a formação do Coro, apenas 15 diretores estiveram à frente do mesmo. Abaixo está uma lista dos diretores do "Mórmon Tabernacle Choir" na ordem dos anos que eles serviram: John Parry (1849 - 1854), Stephen Goddard (1854 - 1856), James Smithies (1856 - 1862), Charles John Thomas (1862 - 1865), Robert Sands (1865 - 1869), George Careless (1869 - 1880), Ebenezer Beesley (1880 - 1889), Evan Stephens (1890 - 1916), Anthony C. Lund (1916 - 1935), J. Spencer Cornwall (1935 - 1957), Richard P. Condie (1957 - 1974), Jay E. Welch (1974, apenas seis meses), Jerold Ottley (1974 - 1999), Craig Jessop (1999 - 2008) e Mack Wilberg (2008 até o presente),

Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos de 1981 a 1989, chamou o Coro do Tabernáculo Mórmon de “O Coro da América” em 1981 quando o coro cantou na sua posse.

As muitas tournês feitas pelo Coro levaram-no a apresentar-se em todo o território dos Estados Unidos, cantando nos maiores palcos da América do Norte e do Sul, Europa, Ásia e Oceania. Nos Jogos Olímpicos de Inverno em Salt Lake City — de 8 a 24 de fevereiro de 2002 — o coro cantou na cerimônia oficial de encerramento.

As gravações do coro já renderam diversos álbuns de platina e cinco de ouro, inclusive o Prémio Grammy pela interpretação de “Já Refulge a Glória Eterna”. O coro gravou com algumas das maiores orquestras do mundo, inclusive a Orquestra da Filadélfia, a Orquestra Filarmônica de Nova York e a Orquestra Sinfônica de Jerusalém.

Os ensaios do Coro do Tabernáculo Mórmon estão abertos ao público todas as quintas-feiras das 19:30 às 21:30 horas no Tabernáculo na Praça do Templo. De junho a agosto, e durante o mês de dezembro, os ensaios de quinta-feira e a transmissão semanal de Música e Palavra de fala serão realizadas no Centro de Conferências. Há exceções ocasionais a essa programação de quinta-feira à noite. Por exemplo: feriados importantes, sessões de gravação, ou quando o Coro está fora da cidade. Essas exceções são postadas no site do Coro do Tabernáculo Mórmon assim que são conhecidas.

Na posse do último presidente eleitos dos EUA, Donald Trump, em 20 de janeiro de 2017, o Mormon Tabernacle Choir teve participação especial cantando a música "América, a Bela".

Fontes: wikipédia.org - mormontabernaclechoir.org -https://www.templesquare.com/explo…/mormon-tabernacle-choir/

ANEXOS:


Construção do Tabernáculo Mórmon em Salt Lake City - Utah (EUA)


O Coro do Tabernáculo Mórmon cantando na frente do pequeno órgão original do Tabernáculo comemorando o estatuto de estado de Utah, em 1896.


Coro do Tabernáculo Mórmon cantando próximo ao Monte Rushmore, 

                              em 23 de julho de 1962


    Coro do Tabernáculo Mórmon em sua visita a Paris - França


         Mormon Tabernacle Choir se apresentando em Moscou


  Capa de um dos inúmeros CDs gravados pelo Mormon Tabernacle Choir


        Vista de Salt Lake City (Cidade do Lago Salgado) em Utah


         Vista aérea do Praça do Templo, na cidade de Lago Salgado



         Em destaque na praça do Templo, o Tabernáculo Mórmon, 

                            em Salt Lake City - Utah (EUA)


            Tabernáculo Mórmon, com sua forma abobadada


         Nave do Tabernáculo Mórmon em Salt Lake City - Utah


         Nave do Tabernáculo Mórmon em Salt Lake City - Utah


Órgão de 11.623 tubos do Tabernáculo Mormon - Salt Lake City - EUA






   Centro de Conferências da SUD em Salt Lake City - Utah, com 

                    capacidade para 21 mil pessoas.


           Centro de Conferências, em destaque o grande coral


      Coral e Orquestra se apresentando no Centro de Conferências

         A mais famosa música cantada pelo Mormon Tabernacle Choir,", 
                                           o Coro nº 44 do Oratório Messias, de G. F. Handel.

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda !!! Esse órgão é a cereja do bolo! E que cereja!

    ResponderExcluir
  2. E muito lindo conheci pelo filme cantando com os anjos e maravilhoso

    ResponderExcluir