Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Pastor ARMANDO CHAVES COHEN

Pastor , teólogo, escritor, articulista dos peródicos da CPAD e professor de estudos bíblicos e Escola Bíblicas nas Assembleias de Deus.


Nascido no dia 20 de janeiro de 1914 em Belém (PA), o pastor Armando Chaves Cohen era filho do Dr. Jacob Cohen e Tereza Chaves Cohen. Seu pai era engenheiro agrônomo e como tal sempre desempenhou altos cargos como funcionário da Secretaria de Agricultura do Estado do Pará. Era judeu, nascido no Marrocos com formação na França e se dizia da tribo de Levi.

No ano de 1929, aos 15 anos de idade assistiu pela primeira vez um culto da Assembléia de Deus em companhia de seu pai Dr. Jacob e seu irmão José Chaves Cohen. Este fato ocorreu no município de São Miguel do Guamá (PA) e o pregador da noite foi o pastor Absalão Piano, segundo pastor consagrado nas AD no Brasil.

Em 1931 alistou-se no Exercito Brasileiro indo servir em São Paulo. Participou da Revolução Constitucionalista de 1932 e logo depois retornou à Belém do Pará.

Em 14 de março de 1936, casou-se com Lília Ferreira Cohen, resultando desta união os seguintes filhos: Walmir, Jacob (falecido); Ester (falecida); Maria Teresa; Simmy; Jaime (falecido); Samuel; Maria Éster; Eliézer; Esdras; Rute e Joel Ferreira Cohen.

Aceitou a Cristo como Salvador em 08 de outubro de 1938, no lugarejo denominado Porto Alegre, localizado no arquipélago do Marajó, no Pará. Foi batizado nas águas em 25 de dezembro do mesmo ano, pelo pastor Joviniano Rodrigues Lobato, na localidade de Bela Vista do Japuti, município de Afuá. Em março de 1940, recebeu o batismo com o Espírito Santo. No ano de 1941, recebeu a chamada divina para o exercício do ministério.

Trabalhou como topógrafo, chegando a ser administrador de uma plantação de timbó (planta de onde se extrai um veneno). Em 1943 foi convocado para o Exercito, em decorrência da Segunda Guerra Mundial, chegando a ser Terceiro Sargento. Licenciado em 1945 voltou para a agricultura.

Iniciando sua carreira ministerial, evangelizou a cidade paraense de Porto de Moz e adjacências em 1942, a cidade e base aérea dos norte-americanos em Amapá, em 1944. Em 23 de outubro de 1945 fundou a Assembléia de Deus em Castanhal – PA. Em 31 de março de 1947, foi consagrado pastor. Naquele mesmo ano, foi designado para abrir um trabalho na cidade de Carolina (MA), onde serviu ao Senhor por três anos. Depois, passou dois anos como co-pastor da AD em Belém, sendo que em 15 de outubro de 1952, fundou o Serviço de Evangelização dos Rios Tocantins e Araguaia (SETA).

De 1953 a julho de 1955, voltou a liderar a AD em Carolina. De 18 de julho de 1955 a 18 de janeiro de 1956, liderou a AD em Teresina (PI). Em 1956, serviu ao Senhor em Vitorino Freire (MA), voltando a liderar a AD em Teresina no ano seguinte, onde permaneceu até 1960. Foi transferido então para o Rio de Janeiro, a fim de assumir a gerência CPAD, que naquela época passava por muitas dificuldades. Na Casa, permaneceu de 04 de janeiro de 1960 a 18 de janeiro de 1961.

Atendendo convite da Assembléia de Deus no Ceará assumiu em 20 de janeiro de 1961, o pastorado da igreja em Fortaleza e a liderança no Estado, em substituição ao pastor José Teixeira Rego, que havia falecido. Em 12 de fevereiro de 1962, após empossar o pastor Emiliano Ferreira da Costa como novo líder no Ceará, voltou a Belém, onde mais uma vez serviu como co-pastor da igreja.

Em 23 de setembro de 1964, assumiu o pastorado da AD do Plano Piloto, em Brasília, da qual foi o principal fundador e organizador. Após deixar Brasília, tendo passado um breve período em Nova Holanda – RJ, serviu à igreja em Capanema – PA, pastoreando-a de 23/04/1972 a 23/04/1982, quando se jubilou. A igreja em Capanema experimentou grande crescimento em sua gestão, tendo inclusive reconstruído o templo central.

Fez parte da Mesa Diretora da CGADB em três ocasiões: 

1º secretário, em 1962 e 1968, e 5º vice-presidente, no triênio 1981 a 1983. No ano de 1985, foi escolhido para compor a comissão de reintegração de ministros à CGADB. Nas Assembleias de Deus se destacava-se também pelo seu tipo físico baixinho, mas corpulento.

Pastor Cohen foi autor dos livros: “Carta a Tito”, Êxodo – Comentário Bíblico”, “Estudos sobre o Apocalipse”, “A Segunda Vinda de Cristo”, “A vida terrena de Jesus” e “Notas sobre o Gênesis”. Seus escritos eram muito apreciados, principalmente em razão da maneira como abordava os temas escatológicos e históricos em suas obras. Além disso, escreveu diversos artigos para os periódicos da CPAD. Em 1985, lançou sua autobiografia, intitulada “Minha Vida”.

Jubilado, voltou a residir em Brasília, de onde exerceu um ministério incansável de ensino, atendendo convites para ministrar estudos bíblicos em várias partes do Brasil, até ser chamado pelo Senhor na madrugada de 05 de setembro de 1992.

Pai de 12 filhos, Cohen, procurou educá-los na Palavra de Deus, destacando-se: Walmir Cohen, um dos primeiros pastores da Igreja Pentecostal de Nova Vida e fundador da Igreja Fé para Todos; Eliezer Cohen, jornalista, historiador, ex-redator de periódicos da CPAD, e Simmy, segunda esposa do pastor Elizeu Menezes de Oliveira, líder da ADIG - Assembleia de Deus na Ilha do Governador (RJ). 

Fontes: Dicionário do Movimento Pentecostal, de Isael de Araújo (CPAD) e o livro autobiográfico "Minha Vida", de Armando Chaves Cohen

ANEXOS:

                      O Dr. Jacob Cohen e sua família - (pais e irmãos do 
                                     Pastor Armando Chaves Cohen)

                    Pastor Armando Chaves Cohen e outro obreiro 
                                     na cidade de Carolina (MA).

Pastor Armando Chaves Cohen e sua numerosa família, provavelmente quando pastoreava a AD em Carolina (MA) por volta de 1953/1954).

                          Pastor Cohen e sua numerosa família

Antigo ministério da AD em Belém (1953). Ao centro de terno branco, o pastor Armando Chaves Cohen ao lado do Pastor Francisco Pereira do Nascimento.

Convenção Estadual das AD no Ceará, realizada em Fortaleza (1961). Na fileira da frente, assentados ao centro, o Missionário Nels Julius Nelson e os pastores Armando Chaves Cohen e Emiliano Ferreira da Costa.

      Templo-Sede da AD em Carolina (MA), igreja fundada pelo Pastor 
                             Armando Chaves Cohen, em 1947

             Templo-Sede da AD em Castanhal (PA), igreja fundada 
                                 pelo Pastor Cohen em 1945

                Templo-Sede da AD em Capanema (PA), última igreja 
                   presidida pelo Pr. Armando Cohen de 1972 a 1982





Nenhum comentário:

Postar um comentário