Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

75 ANOS DO CORAL AD CONDOR

No Estado do Pará estão localizadas as igrejas mais antigas da Assembleia de Deus. A Igreja-Mãe em Belém é uma igreja dinâmica, que depois de quase 110 anos continua em franco desenvolvimento. Consequentemente, a igreja e suas congregações possuem os corais pioneiros de nossa denominação, pois no início era assim: formava-se uma congregação e daí a pouco era criado um conjunto coral.

Por esse memorial já tivemos a oportunidade de conhecer vários corais paraenses, entre os quais o Coral do Templo Central, que neste ano de 2020 está completando 94 anos de atividades, e é referência para todos os demais corais. Tenho o prazer de apresentar hoje, a história do Coral da Assembleia de Deus do Bairro Condor, um dos bairros da capital paraense. 



O Coral da AD do Condor foi fundado no dia 15 de Junho de 1945, sob a direção do maestro Josué Bezerra Cavalcante com um grupo de aproximadamente 20 integrantes. Durante o período de 1945 à 1956, além do regente fundador, o Coral AD Condor foi auxiliado também pelos regentes Waldemir Cohen e Zildety Carvalho.

No ano de 1956 foi empossado na regência desse coral local, o irmão Raimundo Valeriano do Couto (de saudosa memória, também conhecido como irmão Didi) e permaneceu na frente deste trabalho até o ano de 1975. Durante esses quase 30 anos, o maestro Raimundo Valeriano, fundou coral em várias congregações em Belém, mas continuava como titular do Coral da AD do Condor. Por deliberação do Ministério da Assembleia de Deus, sob a presidência do pastor Firmino da Anunciação Gouveia, em 1975, houve um rodízio entre os regentes dos corais em Belém. Sendo assim, foi empossado no coral da AD Condor o irmão Milton Lira dos Santos (in memoriam) que permaneceu na frente deste trabalho até 1978, quando retornou o maestro Raimundo Valeriano. O maestro Couto contou com a cooperação do irmão Antonio Rodrigues até o ano de 1987. Raimundo era avô dos atuais maestros Weverton e Welton Jaques Couto de Souza.

Em 1987 o maestro Antônio Rodrigues foi empossado como regente do Coral AD Condor e permaneceu até o ano de 2013. Neste período o coral teve como co-regentes e auxiliares os seguintes irmãos: Lauro Costa Neto, André Fonseca Lima, Waldemir Cruz e Silva, Tadeu Wanderley da Silva e o maestro Ernandes Mendonça de Morais.

No período de 2014 à 2016 esse coral foi esteve sob a regência do maestro e Pastor Rubenvaldo Pereira, sendo auxiliado pelos irmãos Weverton Jaques, Tadeu Wanderley e Eliane Ferreira. No ano de 2017 foi empossado os irmãos e regentes Weverton e Welton Jaques, auxiliados pelo irmão Tadeu Wanderley.

Neste ano de 2020, o maestro Weverton Jaques, deixou o coral do Condor sob a direção de seu irmão Welton, e atualmente está na regência do Coral da congregação Bernardo Sayão, mas sempre que pode, volta ao coral de sua origem para cooperar em eventos especiais. 

Ao completar 75 anos de atividades, o Coral AD Condor que possui atualmente 45 componentes, continua em plena desenvolvimento, procurando apresentar ao Senhor o melhor da música sacra. 

Obs.: Histórico escrito em dezembro de 2017, mas revisado em 19 de outubro de 2020.

Fonte: Página do Coral AD Condorhttps://www.facebook.com/coralADCondor1945/ e informãções complementares do maestro Welton Jaques Couto de Souza.

ANEXOS:

     Foto histórica do Coral da AD Condor - Belém do Pará.

           Templo da AD do Bairro Condor, em Belém (PA)

                Nave do Templo da AD do Bairro Condor

    Festa de comemoração do aniversário
 de 72 anos do Coral AD Condor



Weverton e Welton Jaques, dois irmãos, maestros 
que herdaram do avô o gosto pela música coral

Templo da AD Condor



Coral cantando no culto de Ceia, em 04/10/2020 



     Coral da AD do Bairro Condor, cantando
      o hino "NOVO CÉU"

Um comentário: