Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



domingo, 5 de novembro de 2017

Pastor ELISEU FEITOSA DE ALENCAR

Evangelista, ex-missionário, pregador, pastor e fundador da Assembleia de Deus (Ministério Madureira­) em Campo Grande – MS.

Eliseu Feitosa de Alencar nasceu em 20 de novembro de 1930, na cidade de Lábrea (AM). Casado com a missionária Dúlcila Araújo de Alencar, que lhe deu cinco filhos: Elias, Eri, Eliel, Enos e Éber. Ordenado pastor em 1948.

Ministro evangélico, escritor, conferencista, advogado, líder de um ministério abençoado. É um dos vultos na história de atuação das Assembléias de Deus no Brasil, onde seu nome consta como um dos pioneiros do evangelismo no Brasil nas décadas de 50 a 90, através de intenso trabalho, coragem, e excelente testemunho cristão, entre os índios Macuxis, na fronteira Brasil-Venezuela e ao longo da Amazônia, São Paulo e outros estados brasileiros, onde o seu talento foi reconhecido como o de um homem enviado de Deus.



Em 1962, Eliseu Feitosa pastoreava a Assembleia de Deus em Boa Vista, então Território de Roraima, quando ciente da existência de tribos indígenas na divisa do Brasil com a Venezuela e as Guianas, sentiu da parte de Deus o desejo de evangelizá-los. O primeiro contato do pastor Eliseu com os índios Macuxis deu-se ainda nesse ano, resultando na conversão de 45 deles.

Em 1964, durante a realização da Convenção Geral em Curitiba, pastor Eliseu promoveu a primeira campanha em favor dos índios, conseguindo apoio e roupas para vesti-los. O trabalho missionário se desenvolveu e ao deixar Roraima, pastor Eliseu deixou a responsabilidade dessa missão ao seu irmão carnal, José Feitosa de Alencar.

No ano de 1965, foi convidado pelo Pastor Cícero Canuto de Lima para assumir a direção da Assembleia de Deus em Campo Grande (MS), onde cumpriu um pequeno período de junho a dezembro daquele ano. Ao mudar-se para São Paulo, foi lhe entregue pelo Pastor Cícero de Lima, a direção da AD do Bairro da Lapa. Nessa ocasião, acompanhou o Pastor Anselmo Silvestre numa longa viagem à Europa, percorrendo as cidades de Lisboa (Portugal), Compenhague (Dinamarca), onde se encontraram com o Missionário Eurico Bergstén. Dali, fazendo a travessia a barco, visitaram Malmo, cidade da Suécia. Nesta e várias outras cidades suecas, incluindo a capital Estocolmo, Pastor Eliseu pregou a Palavra de Deus. Ele também teve a oportunidade de visitar e pregar na Finlândia, Dinamarca, França e Espanha. Na Suécia, durante a Conferência Mundial das Assembléias de Deus, foi chamado de "O Trovão Brasileiro" pela imprensa daquele país.

Na Convenção Geral de 1966, realizada em Santo André (SP), pastor Feitosa foi eleito 1º secretário da Mesa Diretora dos trabalhos convencionais.

Depois de sua passagem por São Paulo, foi designado novamente para pastorear a AD em Campo Grande (MS), ligada ao Ministério do Belém, onde permanceceu de 13 de março de 1970 a março de 1972. No ano de 1971, foi eleito 1º Secretário da Mesa Diretora da CGADB realizada em Niterói.

Por questões administrativas, foi desligado do Ministério do Belém e da CGADB no dia 02 de março de 1972, conforme publicação do jornal Mensageiro da Paz, nº 14 página 10. No dia 06 de dezembro de 1972, pastor Eliseu Feitosa fundou o Ministério das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus de Mato Grosso, na cidade de Campo Grande (MS), do qual foi o presidente por 35 anos. Capacitado pelo Espírito Santo, ele e seus companheiros realizaram um intenso trabalho que no ano de 2001 contava com 78 igrejas na capital, 80 no interior sul-mato-grossense e muitas outras igrejas filiadas nos demais estados.

Onze anos depois, pastor Eliseu foi reintegrado à CGADB, durante a convenção geral realizada no ano de 1983, em Aribiri – Vila Velha (ES). No dia 1º de março de 1973, acompanhado de 170 outros pastores de seu campo ministerial, ingressou na CONAMAD (Ministério de Madureira). Na convenção geral realizada no ano de 1985 em Anápolis (GO), pastor Eliseu foi eleito 3º secretário da Mesa Diretora da CGADB.

Bacharel em Teologia, formado em Ciências Jurídicas, Doutor em Divindade pela Faculdade LOGOS de Ensino Superior em São Paulo, Doutor e Mestre em Teologia pela Universidade Teológica de São Paulo. Em 2001 era o presidente do Instituto Bíblico Alencarino – IBA.

Pastor Eliseu Feitosa de Alencar foi reconhecido entre as Assembleias de Deus no Brasil nas décadas de 60 e 70 como um de seus mais eloqüentes e talentosos pregadores e profundo conhecedor da Bíblia, sendo freqüentemente convidado a ministrar estudos bíblicos. Sua vida faz parte do quadro de pioneiros do evangelismo pátrio. Idealizador, fundador e Presidente da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Mato Grosso do Sul e da Convenção Regional das Assembléias de Deus de Mato Grosso do Sul. Pastor de Honra da Convenção de Madureira - CONAMAD. Liderou a construção de mais de 200 templos de cujas igrejas foi o presidente. Realizou ao longo de vários anos, alfabetização e evangelização na Amazônia, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e outras regiões, demonstrando operosidade incansável, firmando o seu invejável talento de homem de Deus.


Demonstrando energia ímpar, pastor Eliseu exerceu cargos honrosos no seio da família assembleiana, tais como: membro do Conselho Administrativo da Editora Betel; membro da Mesa Diretora da CONAMAD; conselheiro da EETAD; cidadão Campo-grandense com diploma outorgado pela Câmara Municipal de Campo Grande (MS), cidadão Douradense com diploma outorgado pela Câmara Municipal de Dourados; Presidente da CORAMEMS em Mato Groso do Sul; além de outros importantes setores das Assembléias de Deus, tais como: Pastor Presidente Fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus de Mato Grosso, Pastor Presidente Fundador da Igreja Evangélica Assembléia de Deus Paulistana. Fundador das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira nos Estados do Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Presidente de Honra da Convenção Nacional de Madureira CONAMAD, membro do Conselho da Editora Betel, escritor com várias obras editadas, advogado pela FUCMT, doutor em Divindade pela UNITESP - Universidade Teológica de São Paulo, mestre em Teologia pela UNITESP - Universidade Teológica da São Paulo, doutor em Teologia - Faculdade Logos de Ensino Superior. Pastor Eliseu Feitosa, fez de sua atividade, seu instrumento de transformação do mundo para que todas as pessoas de sua área, a missão evangélica, e, principalmente os integrantes da sociedade brasileira como um todo, tenham ciência da vida religiosa de maneira mais lúcida e verdadeira.

Um breve relato de milagre, entre muitos, do que aconteceu com o pastor Eliseu: Um desânimo sem igual o tomou de maneira extremamente forte, chegando a pensar em largar a obra e sua missão pastoral. O pensamento tomou vulto fazendo com que ele decidisse abandonar o trabalho do Senhor. Felizmente desistiu de seu intento, graças às orações de sua esposa, a missionária Dúlcila, que o fez lembrar-se de sua chamada ao trabalho do Senhor, chamado este recebido ainda na sua infância. No diálogo, analisando as palavras de sua esposa, ele ponderou: "Você está disposta a viver com um vestido só e comer jacuba (farinha com água e rapadura)?". Ela prontamente, respondeu-lhe: "Por amor a Jesus, estou disposta!". A noite chegou, e eles foram para o culto. No dia seguinte, logo cedo, como fazia todos os dias, pastor Eliseu foi ao Correio verificar se havia correspondência. O funcionário ao vê-lo, falou: "Não tem nada para o Senhor". Mas, verificando também o volume das cartas, exclamou admirado: "Espera, tem um vale postal aqui!". Olhando bem para o vale, disse: "São 5.000 cruzeiros!" Pastor Eliseu assinou o recibo, recebeu o dinheiro e voltou muito alegre para casa. Chegando ao lar, abraçou a esposa Dúlcila, dizendo: "Aqui está o resultado da sua fé! Recebi um vale de 5.000 cruzeiros, e não sei quem mandou!". O dinheiro deu para comprar um vestido novo para Dúlcila e um terno para ele, e ainda jabá, feijão, arroz e outros alimentos. Muito feliz, logo à noite foi dirigir o culto, que além de muito abençoado, seis pessoas se converteram a Jesus. Vale a pena ter fé!

No dia 23 de agosto de 2007, pastor Eliseu foi recolhido pelo Senhor ao descanso eterno, contando na ocasião 76 anos. Um de seus filhos, pastor Eliel Araújo Alencar o sucedeu na liderança da AD em Mato Grosso, com sede em Campo Grande. Os demais filhos também são pastores líderes de grandes igrejas em São Paulo.

ANEXOS:

   Pastor Eliseu Feitosa de Alencar e esposa Dulcila Araújo de Alencar no serviço de evangelização na Amazônia

   Antigo Templo-Sede da Assembleia de Deus em Campo Grande (MS)

                  Pastor Eliseu Feitosa de Alencar e sua família 

    Pastor Eliseu Feitosa Alencar assentado no púlpito da AD em Campo Grande

   Desfile realizado pela AD em Campo Grande, na década de 1970

Pastor Eliseu Feitosa de Alencar (de terno claro) ao lado de outros pastores

    Templo-Sede das Assembleias de Deus em Campo Grande (MS) - CONAMAD

17 comentários:

  1. Descobri que Eliseu Feitosa Alencar era irmão de meu avô, Raimundo Feitosa Alencar. Estou pesquisando sobre a arvore genealogica de minha família. Agradeço por compartilhar tantas informações.

    ResponderExcluir
  2. Entre em contato comigo caso isso for real!
    Tenho contato direto com a família!

    ResponderExcluir
  3. A paz do Senhor.Conheço uma Missionária Maria Amorim Ribeiro, moradora em Praia Grande.SP,esse Pastor foi pai dela n.a. fé.Hoje ela tem 82 anos,um exemplo de mulher de Deus

    ResponderExcluir
  4. Sou diaconisa Annah Maria para glória do Senhor. Comp anseio ver meus filhos e esposo com essa Dr em fazer tudo pra Deus sem esperar nada em troca.

    ResponderExcluir
  5. Saudoso e amado irmão pastor Eliseu Feitosa Alencar, em memoria todos os dias, grande homem de Deus, honrado,digno; e nos tratava com muito amor, tive o previlegio de ser uma de suas muitas ovelhas, sou grato so Senhor Deus por te-lo conhecido,em breve ver-nos-emos na gloria divinal, com muito amor expresso minhas singelas palavras de reconhecimento e gratidão pelos ensinamentos. Diacono Nelson de Oliveira Filho.MPV.

    ResponderExcluir
  6. Grande homem de Deus conheci e até hoje não vi pregador como ele que Deus mande mais assim

    ResponderExcluir
  7. Ai quem me dera se tivessemos mais homens de Deus como pastor Elizeu Feitosa

    ResponderExcluir
  8. Meu pai foi regente do coral da igreja em CG,minha avó acompanhou algumas passagens citadas. Hj,Deus recolheu irmã Dulcila.

    ResponderExcluir
  9. Amada e inesquecível Pastora Dulcila Alencar,foi para o merecido descanso dos guerreiros do Senhor.

    ResponderExcluir
  10. Sou membra dwa Ieadms com muito orgulho...e em cada relato ou testemunho da vifa desse casal me faz cada dia mais saber q estamos no lugar certo..eu e minha familia tanto no MS quanto em SP .

    ResponderExcluir
  11. Grande homem de Deus estive em Anápolis GO. Em 1985 Quando ouvi o Pr.Dr. Eliseu pregar
    no templo recem inaugurada com capacidade de 10.0000 membros pastoreda pelo Pastor de saudosa nemoria Pr. Carneiro.

    ResponderExcluir
  12. Amados! eu aaceitei Jesus em uma das igrejas dele em Agua Clara MS em 1990 levado ao ministerio cosagrado por ele até o Presbiterio
    aprendi muito com ele sou muito feliz por ter conhecido esta familia.

    ResponderExcluir
  13. posso ate estar enganado, mas segundo o livro de números toda igj que abre através de uma divisão essa esta amaldiçoada
    segundo alguns
    eles tomaram a igj os utensílios, então deve ser por isso que nunca prosperou, o que vemos é uma igj defasada, doutrinaria e teológica, não vejo fundamentos bíblicos pra suas praticas, praticam o ocultismo através de seus pastores, o que se tem valor dentro é o dinheiro, me lembro quando pr Sebastiao foi pra o mato grosso e o Elizeu pra campo grande, a assembleia de Deus no mato grosso tem uma identidade ja em campo grande é uma baderna, sao tantas igjs com esse nome assembleia de Deus que da ate um no na cabeça...
    ja a assembleia que tem sua convenção a CGADB pr Antônio Dionizio, por mais problemas que tenham é a única que ainda carrega em si os costumes assembleianos, tanto na sua politica como nos temos bíblicos.....

    lamentavelmente....

    toda igj aberta por divisão ela será dividida sete vezes mais.... será por isso que essa igj sempre esta dando vazão pra divisão??

    lamentavelmente eu acho que o Pr Elizeu sofre na sepultura pelo que sua posteridade fez com a igj...



    ResponderExcluir
  14. tb conheci o pastor elizeu na igreja da lapa aqui em sp
    Pregava mt bem....

    ResponderExcluir