Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



domingo, 5 de novembro de 2017

IGREJA MEMORIAL DE BRASILIA, INVESTINDO EM MÚSICA SACRA

Um grande exemplo de investimento de uma igreja na área musical, vem da Igreja Memorial Batista de Brasília (DF). A igreja foi organizada em 22 de julho de 1960 sendo alguns dos seus 44 fundadores egressos da PIB de Brasília. O Templo foi inaugurado em 15 de dezembro de 1962; a Igreja contava, então, com menos de 200 membros. A Igreja Memorial Batista integra o rol das Igrejas da Convenção Batista do Distrito Federal e da Convenção Batista Brasileira. Hoje, a Igreja Memorial Batista de Brasília conta com mais de 2 mil membros.


O Ministério de Música da Memorial Batista é estruturado com a visão de que a função primordial da música é ministrar às necessidades espirituais dos membros e congregados da Igreja. Por isso, é instrumento que comunica os sentimentos profundos da alma. Também é um canal importante para as pessoas adorarem a Deus. Educar, suprir as necessidades espirituais das pessoas e evangelizar, anunciando a todos o amor transformador de Jesus Cristo, é ainda a finalidade do ministério.

A Memorial Batista investe em música sacra. São seis coros, que congregam aproximadamente 450 pessoas, assim distribuídos:

01 - Coro Memorial - O Coro Memorial tem 90 vozes. Foi o primeiro da Igreja. Cantou durante a fase inicial da Igreja, em 1962, quando o templo não existia e os membros se reuniam em um barracão de madeira. Entre outros espaços, fez apresentações no Teatro Nacional de Brasília e na Câmara dos Deputados. O Coro Memorial possui acervo musical de cerca de 600 títulos entre oratórios, cantatas e hinos. Interpretou nomes consagrados da música como Palestrina, Bach, Handel, Beethoven, Mozart, Haydn, Mendelssohn, Saint-Saens, Peterson e Stainer.

02 - Coro Mensageiros da Paz – Sessenta pessoas integram este coro.

03 - Coro Jovem – São 45 componentes.

04 - Coro de Adolescentes - Com 60 vozes.

05 - Coro Crescer – Composto por crianças atua em uma parceria do Ministério de Música com o Ministério Crescer.

06 - Coro Vozes do Coração – É formado por pessoas surdas que se expressam apenas com as mãos. É uma parceria com o Ministério com Surdos.

Mais louvor - Além dos seis coros, a Memorial tem grupos que se apresentam em momentos diferenciados. São o Coro da Juventude (que une jovens e adolescentes), o Coro Madrigal (que reúne profissionais da área musical), o coro de mulheres integrantes do Ministério Mulher Cristã em Ação e o Coro de Homens. Os coristas são voluntários e participam de ensaios aos sábados e apresentações nos cultos aos domingos (manhã e noite).

Projetos e atividades musicais - Além de cantar nos cultos, os coros preparam e apresentam musicais e cantatas em datas festivas como Natal e Páscoa, participam de viagens missionárias e intercâmbios com outras igrejas.
A experiência dos coristas vai além do templo. Os músicos já se apresentaram pelo Brasil, em viagens para o Amazonas, Maranhão, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Rio Grande do Sul. Também marcaram presença em apresentações internacionais em Portugal, na Espanha, no Chile e nos Estados Unidos.

Atualmente está à frente deste grande exército musical, o Ministro de Música Antônio Henrique Lino Melo e Silva e para ajudá-lo nessa grande tarefa, os corais contam com o acompanhamento de piano, órgão e orquestra filarmônica. Tudo isso, para engradecimento do Reino de Deus.

Fonte: Site da IMBB - http://www.imbb.org.br/2012/index.php…

ANEXOS:

          Templo da Igreja Memorial Batista de Brasília - DF
               Coro Memorial em frente ao Templo da IMBB






          Templo da Igreja Memorial Batista de Brasília - DF

              Coro Memorial apresentando uma Cantata de Natal


                  Coro Memorial cantando o hino "VIDA COMPLETA"

Um comentário: