Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CÂNTICOS DE SIÃO - UM GRANDE CORAL EM IMPERATRIZ

"Que os altos louvores à Deus, estejam sempre em nossos lábios".

Meus irmãos vamos às nossas histórias de corais. Os músicos mais antigos devem se lembrar que nas décadas anteriores, principalmente as de 60/70 era comum cada igreja ter o seu coral. Hoje está ficando cada vez mais raro, hem? O que está acontecendo? falta de líderes musicais? falta de motivação dos crentes em se interessar pela música coral? falta de apoio dos pastores no incentivo à musical coral? Não sabemos. Precisamos rever isso, pedir à Deus que possa ressuscitar em nosso meio o gosto pela música coral, despertar músicos para essa área.

Hoje vamos conhecer um pouco a organização musical que existe na Assembléia de Deus em Imperatriz (MA), bem como a trajetória do Coral Cânticos de Sião, da Congregação Jerusalém que é a Sede da AD em Imperatriz, cujo líder é o dinâmico pastor Raul Cavalcante Batista.

O Ministério da Música daquela igreja maranhense, é formada pelos grupos musicais e tem como objetivo organizar, instruir, desenvolver e reunir os grupos em um só propósito: louvar e adorar a Deus. Orquestras, corais, bandas, equipes de louvor, grupos de coreografia, escolas de músicas estão todos agrupados nesse Ministério que é dirigido pelo Pr. Arão de Sousa Lima, o qual tem uma grande equipe de líderes que fazem parte das comissões e conselhos e o ajudam nessa importante organização.

O Coral Cânticos de Sião (na verdade um grande coral) é formado por 15 corais de diversas congregações totalizando cerca de 500 componentes que se reúnem nos grandes eventos da igreja. Mas, vamos contar a origem desse grupo musical, agradecendo de antemão a gentileza da maestrina Loyde Chaves que nos enviou esses dados históricos.



O Coral teve o seu início no ano de 1954, tendo como primeiro regente um irmão de nome Isaac procedente de Marabá (PA). Ele também era radialista, mas em 1955 ao sofrer um acidente com a queda de um raio ele perdeu a voz e retornou para a sua cidade de origem. Os componentes, porém, resolveram que o coral não seria interrompido e de 1955 a 1956 tiveram um de seus integrantes, o irmão Valdomiro como regente. Também nesse período, cooperou como regente o irmão Hermano Pinheiro Moreira (filho do pastor de saudosa memória Luís da França Moreira, na época líder da igreja em Imperatriz). De 1956 a 1965 o coral teve como regente o maestro Newton Ribeiro da Silva, vindo da cidade de Pastos Bons (MA).

Daquela época para cá, o coral não teve nenhuma interrupção sendo dirigido pelos seguintes maestros: Adauto Alves da Silva (1965 a 1973), Raimundo Francisco Matos (irmão Brito) procedente de Teresina (PI), em cuja gestão o coral ganhou o atual nome (de 1973 a 1992). Na sequência atuaram os maestros: Luís de Sousa Lima (1992 a 1996), Antônio Jorge (1996 a 1997), Geraldo Cardoso de Macedo Júnior (de 1997 à setembro de 1999), Celiano Duarte Cruz (de setembro à dezembro de 1999).

Em janeiro do ano 2000, pela segunda vez assume a regência o maestro Raimundo Francisco Matos, que permanece até o momento, tendo como regente auxiliar a maestrina Loyde Chaves Aguiar, a nossa irmã intermediária neste texto histórico.

Fonte: Site da AD em Imperatriz http://www.apazdosenhor.org.br/site/ e dados enviado pela irmã Loyde Chaves.


Primeiro Templo-Sede da AD em Imperatriz - MA





Coral Câticos de Sião, cantando o hino "JERUSALÉM, CELESTE LAR"

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estimado Maestro gostaria de adquirir a partitura do Hino: Ressurreição de Lázaro. Achei lindíssimo, e não encontro em lugar nenhum! por favor entrar em contato silsaberias@hotmail.com

    ResponderExcluir