Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 8 de fevereiro de 2014

Missionário Nels Lawrence Olson

Missionário norte-americano nas Assembléias de Deus, pioneiro e pastor de igrejas Assembléias de Deus em Minas Gerais, pioneiro do rádioevangelismo e do ensino teológico nas Assembléias de Deus, tradutor, editor, escritor, articulista, ensinador e comentarista de Lições Bíblicas da Escola Dominincal. 


Nasceu em 9 de fevereiro de 1910, na cidade de Kenoscha, Estado de Wisconsin, nos Estados Unidos. Era filho do casal John Victor Olson e D. Viola. Tinha dois irmãos pastores: Yngve e Hugo Olson. Seus pais eram suecos e emigraram para os Estados Unidos em 1904. Pertenciam antes à Igreja Luterana e posteriormente passaram a ser membros da Igreja Batista e quando os pentecostais abriram um trabalho em Kenoscha, no ano de 1917, a família Olson foi a primeira a aceitar a doutrina pentecostal. 
A família Olson sempre fazia o culto doméstico e a leitura da Bíblia, levando sempre o pequeno Lawrence à Escola Dominical. Foi num domingo à tarde que com 11 anos de idade, Lawrence aceitou a Jesus como seu Salvador. Aos 13 anos, foi batizado no Lago de Michigan. Nessa época ele teve um sonho, em que via muitas almas descerem para o “Lago de Fogo”. No sonho, teve o desejo de fazer algo em prol das almas que pereciam. Era o início de sua chamada para o ministério. Aos 16 anos, recebeu o batismo com o Espírito Santo, durante um culto de oração, num período em que sua igreja passava por uma onda de avivamento.
Ao graduar-se em curso superior, Lawrence pensou em seguir a carreira de engenheiro, mas através de uma enfermidade no ouvido, ficou sabendo que Deus tinha uma chamada específica para ele. Matriculou-se então no Central Bible College, em Springfield – Missouri, onde recebeu todo o ensino necessário para executar a missão que lhe estava destinada. Durante o curso de três anos que fez no Instituto Bíblico, ele ficou conhecendo uma moça de nome Alice, e que tinha o mesmo sobrenome “Olson”. No dia 28 de dezembro de 1932 os dois se casaram.



Antes de vir ao Brasil, Lawrence Olson pastoreou a igreja de Applenton e em 1934 fundou outra em Portage. Em 1937 recebeu diretamente de Deus a chamada para vir trabalhar no Brasil. Finalmente, em 07 de setembro de 1938, aportou em solo brasileiro, acompanhado de sua esposa Alice e seus dois filhos, Lawrence Olson Jr. e Carolyn. Eles foram recebidos no porto do Rio de Janeiro, pelo casal de missionários Gustavo e Alice Bergströn. Os missionários Lawrence e Gustavo Bergströn eram amigos desde o período do seminário bíblico em Springfield. O primeiro culto que assistiram em solo brasileiro foi na AD em Duque de Caxias – RJ. Nos primeiros dias ficaram hospedados na casa do missionário Nils Kastberg, que na época pastoreava a AD em São Cristóvão.

Depois de passar um ano em Belo Horizonte – MG aprendendo a língua portuguesa, mudou-se para Lavras, onde já se encontrava o irmão Hilário José Ferreira. Juntos evangelizaram aquela cidade durante vários anos. Posteriormente, o missionário Lawrence Olson empenhou na evangelização de outras cidades adjacentes, tais como: São João Del Rey, Ribeirão Vermelho, Perdões, Cana Verde, Américos, Nepomuceno, Andrelândia, Campo Belo, Boa Esperança e outras localidades. Para alcançar esses lugares, viajava de trem, de carro, de bicicleta ou até mesmo à pé. 
Em 1947, trabalhou em Araraquara – SP.  Dali foi para o Rio de Janeiro, atendendo convite para ajudar na reorganização da CPAD, onde permaneceu por um ano, montando máquinas e impressoras que vinham dos Estados Unidos. 
Em 1949, voltou para Lavras, onde desempenhou eficiente trabalho evangelístico e iniciou a Escola Bíblica, que trouxe tremendos resultados.



No ano de 1947, depois de um período de férias, o missionário Lawrence Olson sentiu que Deus queria usá-lo no Rádio Evangelismo. Percebendo o grande potencial do rádio, ele resolveu aceitar o convite do dono da Rádio Cultura de Lavras para transmitir o culto ao vivo. Dessa forma, passou a pregar suas mensagens no rádio, tendo como auxiliares os missionários Julius e Bertha Olson e sua esposa Alice. A repercussão foi grande, causando um grande impacto no evangelismo. Por esse motivo, decidiu investir em programas de rádio, sendo perseguido por muitos. Diziam que ouvir rádio era pecado. Assim, advertiam aos membros da igreja contra esse projeto. O pastor Lourenço, como gostava de ser chamado, não deu crédito ao falatório, continuou em sua missão de alcançar milhares de vidas para Cristo, através do rádio.

A grande vitória veio no dia 02 de janeiro de 1955. No primeiro domingo de janeiro, foi lançado o célebre programa “Voz das Assembléias de Deus”, na Rádio Tamoio, no Rio de Janeiro. Nessa ocasião, estiveram presentes o então Conselho da CPAD, diversos pastores entre os quais o missionário Nels Julius Nelson e os pastores Paulo Leivas Macalão, José Pimentel de Carvalho, João Pereira de Andrade e Silva e o Jornalista Emílio Conde, além de corais e solistas. Muitas almas foram salvas através desse programa, que passou também pelas rádios Mayrink Veiga, Tupi, Relógio, Copacabana, Boas Novas e Universo de Curitiba. A equipe do programa teve oportunidade de receber de muitas regiões do Brasil uma infinidade de cartas, telefonemas e relatórios mencionando bênçãos divinas recebidas pelos ouvintes.

O missionário Lawrence Olson era um homem de elevada cultura, grande intérprete das Escrituras Sagradas, bom pregador, bom ensinador e grande escritor. No campo da literatura foi um grande amigo e entusiasta da Escola Dominical, atuando como comentarista das revistas da EBD a partir de 1953, tarefa só interrompida após 30 anos, devido ao seu estado de saúde. Foi articulista do jornal Mensageiro da Paz e da revista A Seara por muitos anos.
Publicou várias obras de profundidade teológica tais como: “O Plano divino através dos séculos”; “A bomba atômica, precursora do Armagedom”; “Mil anos de Paz”; “Enoque – Arauto da vinda de Cristo”; “O Mapa das Dispensações”; “Consultando a Bíblia”; “O Servo de Jeová”; “O batismo nas águas”; “Profecias da Bíblia”; “Através da Bíblia Livro por Livro”; “Conhecendo as doutrinas da Bíblia” e outras. Somente a posteridade poderá dizer quantos benefícios seu valioso empenho produziu.
Em 1961 fundou no Rio de Janeiro o Instituto Bíblico Pentecostal, que atualmente está sob a direção do Ministério Bernhard Johnson. Esse seminário, que o pastor Lourenço dirigiu pelo período de 30 anos, foi o pioneiro das Assembléias de Deus no Brasil. Como o programa de rádio, no seu início, também sofreu resistência. Mas passaram por ele renomados professores e alunos que, depois de formados, alcançaram notoriedade no meio evangélico.
Na 8ª Conferência Mundial Pentecostal, realizada no Rio de Janeiro em 1967, o missionário Lawrence Olson teve atuação importante como intérprete. Em 1973, liderou uma grande delegação numa viagem por 11 países do mundo, quando participaram da 10ª Conferência Mundial em Seul, Coréia do Sul.
Devido o grande conceito, admiração e respeito que tinha entre os brasileiros, constantemente era convidado para pregar e ministrar nas Escolas Bíblicas em diversas regiões do país.
Durante seus 50 anos evangelizando brasileiros, Deus enriqueceu seu lar com mais quatro filhos nascidos no Brasil: Bervely, Elizabeth, Paulo e Éster. 
Em 14 de setembro de 1989, após meio século de dedicação à obra de Deus no Brasil, o casal de missionários Lawrence e Alice Olson, ambos com quase 80 anos de idade, a pedido de seus filhos residentes nos Estados Unidos, voltou para a cidade de Springfield, certos de que foram obedientes ao chamado do Senhor e do dever cumprido. Este foi o primeiro adeus que os evangélicos brasileiros tiveram que dar ao missionário americano, que ofertou ao nosso país o melhor da sua vida: seu amor, suas forças, seus talentos e seu ministério para semear a Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, treinar uma multidão de obreiros que hoje perpetua o legado que deixou.

No dia 29 de março de 1993 o missionário N. Lawrence Olson, partiu para o descanso eterno. Seu sepultamento ocorreu em Springfield, mesmo local onde adquiriu sua formação teológica. Com sua morte, o adeus aos brasileiros foi definitivo, mas permanece o reconhecimento. Na ocasião, a CPAD enviou via fax mensagens de condolências, à irmã Alice Olson, sua esposa, e à Divisão de Missões Estrangeiras das Assembléias de Deus dos Estados Unidos. 


A missionária Alice Olson era grande musicista,
tocava piano e órgão, sempre cooperando no ministério de seu esposo.  
Aos 26 de março de 1995, a irmã Alice Olson, contando já 86 anos, também foi chamada a estar com o Senhor, deixando saudosos os filhos, netos e toda a família evangélica dos Estados Unidos e do Brasil, onde ela e seu marido dedicaram suas vidas na obra de Deus.   



ANEXOS:


                                    O casal Victor Hugo Olson e Viola Whilhelmina Nelson, 
                                             pais do Missionário Nels Lawrence Olson

Missionário N. Lawrence Olson inaugurando
o primeiro templo da AD em São João Del Rey - MG
              
Antigo Templo-Sede da AD em São João Del Rey - MG  

Crentes reunidos em frente ao
antigo templo da AD em Lavras - MG
Obreiros reunidos em frente a AD em Lavras
Escola Bíblica da AD em Lavras,
criada pela missionário N. Lawrence Olson
 
O Missionário N. Lawrence Olson, junto com outros obreiros
no antigo templo da AD em São Cristóvão na década de 1950 


Atual Templo Central das AD em Lavras - MG

6 comentários:

  1. Olá Caríssimo irmão. Parabéns pelo Blog. É muito importante preservarmos a história.

    ResponderExcluir
  2. Pregador Wesley Navarro15 de janeiro de 2015 05:48

    Gostei muito dessa breve apresentação sobre a vida e obras do Missionário Lawrence Olson e sua esposa.
    Na qual prestou grande contribuição entre outras muitas coisas, para a evangelização em nosso país!

    ResponderExcluir
  3. Tive o privilégio de ver nosso amado irmão e pastor Nels Lawrence Olson pelos corredores do IBP. Fui membro das Assembleias de Deus por deliciosos 15 anos e hoje sou membro da Igreja Evangélica Congregacional, desde o ano de 2003. Homem de Deus, parabéns pelo teu empenho em fazer conhecida do povo de Deus parte de sua história. Trabalhos como esse são essenciais para que não venhamos a perder as boas referências. Deus o abençoe irmão e te faça próspero em engrandecer o Nome que É sobre todo nome!

    ResponderExcluir
  4. Tive o privilégio de ver nosso amado irmão e pastor Nels Lawrence Olson pelos corredores do IBP. Fui membro das Assembleias de Deus por deliciosos 15 anos e hoje sou membro da Igreja Evangélica Congregacional, desde o ano de 2003. Homem de Deus, parabéns pelo teu empenho em fazer conhecida do povo de Deus parte de sua história. Trabalhos como esse são essenciais para que não venhamos a perder as boas referências. Deus o abençoe irmão e te faça próspero em engrandecer o Nome que É sobre todo nome!

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus " Deus tem se utilizado dos seus poderosamente.Trabalho lindo "missionário

    ResponderExcluir