Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 29 de abril de 2011

SAUDADES DA ANTIGA ASSEMBLÉIA DE DEUS



Com certeza não sou um saudosista de carteirinha, ficando preso ao passado. Mas, depois de ver pela mídia tantas críticas às ações do Pastor "A" e do Pastor "B" e ver verdadeiras guerras de irmãos do lado A e do lado B, resolvi voltar no tempo pelo menos uns 40 anos atrás e ver como era a Assembléia de Deus.

Então, tenho muitas saudades daquela época.

- Saudades da época dos pastores: Cícero Canuto de Lima, Paulo Leivas Macalão, Alcebíades Pereira Vasconcelos, Firmino da Anunciação Gouveia, Anselmo Silvestre, Alfredo Reykdal, João Alves Correia, Túlio Barros Ferreira, Moysés Soares da Fonseca, Estêvão Ângelo de Souza, José Amaro da Silva, Rodrigo Silva Santana, Nils Taranger, José Pimentel de Carvalho, João Batista da Silva, José Alves Pimentel, Geraldo Sales, Joaquim Marcelino da Silva, José Ezequiel da Silva, Aristóteles Torres de Alencar, José Menezes e muitos outros pioneiros que aprenderam dos missionários suecos, americanos e de outros países, verdadeiras lições de humildade, e de como bem conduzir o rebanho do Senhor.

- Saudades da época em que os crentes (a maioria pobre e sem recursos financeiros) eram simples, humildes, tementes, obedientes aos pastores. Todos os ensinamentos dos pastores eram recebidos como se fosse do próprio Deus. O pastor era considerado como o Anjo da Igreja.

- Saudades da época, em que não havia TV na casa dos crentes assembleianos, porque era pecado ter TV em casa, e muitos crentes foram excluídos por essa causa. Não havia internet. Era proibido aos crentes da AD de freqüentarem as praias e lá exporem os corpos seminus. Os crentes eram orientados a não torcerem por times de futebol. Não tendo estes tipos de divertimento, a única diversão dos crentes era estarem na Igreja, nos cultos, nos eventos e nos cultos de oração.

- Saudades da época em que os crentes eram orientados (era quase obrigados) a serem assíduos aos cultos de oração, correndo o risco de ficarem marginalizados por não gostarem de oração. E naquela época, cultos de oração eram duas horas com os joelhos dobrados.

- Saudades da época em que os templos eram simples, púlpitos simples como aqueles
cercados de madeira. Em alguns templos havia ventiladores (ar-condicionado? o que é isso?), os bancos de madeira. Estou me referindo aos templos sedes.

- Saudades dos pregadores (a maioria sem escolaridade falava errado), mas quando pregavam, o fogo do Espírito Santo caía na igreja, e só se ouvia crentes sendo batizados e renovados com o Espírito Santo, falando em línguas estranhas. Era o autêntico pentecoste. Nada do ôba-ôba que vemos muitas vezes atualmente.

- Saudades da época em que o Pr. JWBC era apenas um pastor auxiliar do Ministério do Belém, atuando como secretário e depois vice-presidente do Pastor Cícero, isso depois de ter dirigido diversas congregações.

- Saudades da época em que o Pr. Samuel Câmara, era apenas um jovem entusiasmado com a Obra de Deus, estudante do IBAD, almejando alcançar degraus mais altos no ministério. Depois começou a cooperar com o Pr. Alcebíades em Manaus, e por mercê de Deus alcançou a vice-presidência daquela amada igreja, e quando o Pr. Alcebíades faleceu, SC foi eleito o presidente.

- Saudades da época em que os usos e costumes que sempre diferenciaram a AD das outras denominações, eram observados de norte a sul do Brasil. Porque todas as diretrizes partiam da Convenção Geral e os pastores das igrejas obedeciam e levavam a sério o que era determinado. Ninguém ousava questionar.

- Saudades da época em que as igrejas pertencentes aos Ministérios de Madureira, Santo Amaro, Anápolis, São Bernardo do Campo, Perus, Santos, São Cristóvão e vários outros, eram uma só igreja ligados apenas pela CGADB.

- Naquela época ninguém queria ser superior a ninguém. Os presidentes de convenções eram eleitos por aclamação por unanimidade e no final das eleições eram verdadeiras confraternizações entre os pastores com abraços, choro e muita alegria no Espírito Santo. Era o que chamamos de verdadeira UNIDADE.


Aí de alguns anos para cá, começaram a surgir os pastores/advogados, os pastores/doutores, os pastores com anéis nos dedos. Começaram a surgir os questionamentos por causa dos usos e costumes, começaram a surgir os novos pastores com idéias novas, e começaram a desprezar os veteranos. Nas convenções começaram a surgir os questionadores do estatuto e do regimento interno, e então apareceram os mandatos de segurança para fazer valer a lei dos homens. A oração de joelho já não resolvia...

- Deus começou a recolher os veteranos. Os seus sucessores experimentaram um grande crescimento em suas igrejas. O povo aumentou, estudou, a maioria fez faculdade. As igrejas enriqueceram, construíram verdadeiras catedrais. Cada uma mais bela e mais confortável que a outra. Os pastores em sua maioria ficaram vaidosos e orgulhosos. Compraram para si carrões, apartamentos e sítios. Vários deles se misturaram com os políticos de Brasília e se corromperam.

- O que acontece hoje: Os pastores não têm tempo para visitar e cuidar das ovelhas. Os membros não têm mais acesso ao seu pastor, pois ele nunca está presente ou não tem tempo para ficar ouvindo lorotas e lamentos de ninguém.

- Hoje, tudo pode. TV, internet, praias, cada um vive conforme sua consciência e nem o pastor está mais preocupado com estas questões. Cada um que cuide de si, pois os líderes estão mais preocupados em se promoverem na organização AD.

Que Deus tenha misericórdia de todos nós.


Volta aos princípios...


Ah, isso é muito difícil hoje!

Na carta endereçada ao Anjo da Igreja de Éfeso, em Ap. 2.4 Jesus disse que:"Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor" e a seguir diz: "Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras..."

Eu pergunto: como voltar à prática das primeira obras? Duas coisas mais comuns na vida das igrejas eram: Oração e Jejum. Tinha crente que jejuava a semana toda e durante várias horas por dia. Não se ouvia falar de festas e comemorações ou cultos especiais, era só os cultos de domingo à noite, escola dominical e o restante era mais oração. Hoje, a programação mudou completamente. Um dia é culto da vitória, o outro é culto da libertação, depois vem culto dos casais, dos adolescentes e até culto dos bebês. Várias coisas, principalmente o momento do louvor, foram copiadas das igrejas neo-pentecostais, num verdadeiro engodo. 

Algumas coisas interessantes são necessárias para essa volta ao primeiro amor: UNIÃO, maior ENTUSIASMO (sem interesses particulares) na Obra de Deus e HUMILDADE em todos os segmentos. 

Antigamente as coisas eram difíceis para nós. Todo mundo pobre, igrejas sem recursos, e, além disso, a perseguição feroz contra nós. Hoje a coisa mudou: Temos tudo: Templos majestosos, com poltronas aveludadas, ar-condicionado, sonorização de última geração, fachadas envidraçadas, lindos corais e orquestras, e temos acesso aos governantes e políticos. Aliás, eles nos procuram e oferecem ajuda e recursos.

Em Ap. 3.17 na carta à Igreja de Laudicéia, Jesus disse: "pois dizes: Estou rico e abastado e não preciso de coisa alguma..."

Estamos vivendo exatamente assim. Mediante ao acima exposto, acho muito difícil uma volta ao primeiro amor, e uma volta aos nossos princípios.

20 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR!
    PARABÉNS! QUE SAUDADE MEU IRMÃO! EU SOU DIÁCONO HOJE DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ALAGOAS, NUNCA PENSEI QUE CHEGARÍAMOS AOS CEM ANOS NA SITUAÇÃO EM QUE ESTAMOS HOJE. ME ENTRISTECE MUITO VER A SITUAÇÃO DA MINHA ASSEMBLEIA DE DEUS HOJE, TENHO DITO A ALGUNS IRMÃOS DA MINHA TRISTEZA DE ESTÁ VENDO A ASSEMBLEIA DE DEUS NESSA SITUAÇÃO, NOSSAS LIDERANÇAS ESTÃO PERSEGUINDO UNS AOS OUTROS. COMO O SENHOR MESMO DISSE: "acho muito difícil uma volta ao primeiro amor, e uma volta aos nossos princípios." TAMBÉM PENSO ASSIM. OREMOS A DEUS PARA QUE ISSO POSSA MUDAR. TE AMO MEU AMADO Pr. JACÓ, QUE DEUS TE ABENÇÕE. MÁRCIO ANDRADE.

    ResponderExcluir
  2. A unica coisa que resta mesmo é a SAUDADE! Abraços querido amigo! Fique na Paz de Cristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não meu Amado.
      A única coisa que resta não é a saudade não.
      A ÚNICA coisa que nos resta é a oração para que possamos voltar ao primeiro amor.
      Que DEUS em CRISTO JESUS tenha misericórdia de nós mais uma vez.
      Amem???





      que

      Excluir
    2. Não meu Amado.
      A única coisa que resta não é a saudade não.
      A ÚNICA coisa que nos resta é a oração para que possamos voltar ao primeiro amor.
      Que DEUS em CRISTO JESUS tenha misericórdia de nós mais uma vez.
      Amem???





      que

      Excluir
  3. Querido Jacó, infelizmente o Reino anunciado por Cristo, que é o Reino dos céus, deixou de ser anunciado por nós a maioria dos seus seguidores...Anunciamos o império na terra, onde exaltamos a posição social, lutas por superioridades,egocentrismo...e de uma forma hipócrita, nos escondemos atrás da imagem projetada pelos pioneiros que não tiveram suas vidas como preciosas e deixamos de viver o verdadeiro evangelho por estarmos em uma zona de conforto no mundo, devido às associações que Jesus nos orientou a não aceita-las.
    Nos resta permanecermos no propósito de continuarmos focados no Alvo que é Cristo, aguardando a redenção de nossas almas....Ora vem Senhor Jesus!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Irmãos, a Paz do Senhor Jesus a todos!

    Meu nome é Marcelo, tenho 23 anos e congrego na Igreja Esta Obra é do Senhor.

    Nunca congreguei na Assembléia de Deus, mas sinto um amor muito grande por vocês. Acabei de ler o desabafo do irmão e digo que sinto uma tristeza muito grande. Escrevo este comentário com lágrimas e dor no coração. A mesma dor que sinto quando passo perto da Assembléia de Deus aqui em minha cidade e vejo aquele povo todo no culto e sei que essa igreja já não é a mesma do princípio.

    Nós da Esta Obra é do Senhor não somos apegados a placa de igreja, nem em pastor ou líder e, sim, unicamente, na Palavra de Deus, a qual nos esforçamos em pregar e viver. Palavra essa que Deus, por intermédio de vocês da Assembléia de Deus, trouxeram ao povo antigo, pela misericórdia do nosso Deus. A Palavra que todos os crentes de antigamente deram-me testemunho de ter sido pregada na Assembléia de Deus.

    Irmãos, nós somos a igreja de Deus, vocês e nós juntos! Obedecendo a Deus, servindo à mesma Palavra, pelo mesmo Espírito, em nome do mesmo Senhor, pela graça do mesmo Deus! Vamos unir forçar e orar uns pelos outros para que o evangelho do Senhor Jesus seja pregado da forma como ele era pregado nos tempos em que Deus iniciou a obra em nós! Porque hoje vemos pregações somente envolvendo prosperidade, dinheiro, "campanhas" e muitas outras heresias. Não se fala mais, como antigamente, somente da salvação, do reino de Deus, da santidade, das doutrinas do Evangelho...

    Vamos orar a Deus para que ele levante homens justos, humildes, sinceros e compromissados com Sua obra.

    Pois Deus sabe que eu queria muito ver a Assembléia de Deus voltar a ser A Assembéia de Deus!

    Que a Paz seja com todos, em nome do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Aviva a tua obra Senhor no decorrer dos anos. Por favor Jesus. . .

    ResponderExcluir
  6. e saudade do marinesio soares?

    ResponderExcluir
  7. SINTO UMA SAUDADE ENORME DOS CULTOS ANTIGOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS. QUANDO VOU HOJE NUM CULTO NÃO CONSIGO RECONHECER ESTA IGREJA. UMA PÁLIDA SOMBRA DO QUE JÁ FOI. ENVOLVIDA EM POLÍTICA, BRIGA POR CARGOS, PODER. PERDEU A IDENTIDADE. MUITO TRISTE.

    ResponderExcluir
  8. SINTO UMA SAUDADE ENORME DOS CULTOS ANTIGOS DA ASSEMBLÉIA DE DEUS. QUANDO VOU HOJE NUM CULTO NÃO CONSIGO RECONHECER ESTA IGREJA. UMA PÁLIDA SOMBRA DO QUE JÁ FOI. ENVOLVIDA EM POLÍTICA, BRIGA POR CARGOS, PODER. PERDEU A IDENTIDADE. MUITO TRISTE.

    ResponderExcluir
  9. a pás do senhor reverendo e pastor Jacó Rodrigues.
    como filho de crente venho te parabenizar pelo testo em forma de comentários.
    e Tambem pedi se possível a vossa AUTORIZAÇAO para inserir este memorial comentado pelas suas mãos ao nosso jornal a "voz da a Assembleia de Deus" na nossa cidade de Mossoró
    pois é disso que nós estamos precisando trazer a memória desses homem que eram cheio de Deus, bastava uma oração para o nosso Deus falar e aprovar as necessidade da IGREJA.
    agradecemos pela sua cooperação .
    lembrando que o texto escrito não sera retirará nem um ponto ou vírgula.
    sou: Pb:com unção pastoral.
    hoje pastoreio um Campo missionário com (6) congregacoes na cidade de Mossoró r/n.
    temos como pastor presidente do nosso campo e regiao o pr: francisco Cícero de Miranda.
    receba as nossas cigelas saldaçoes em cristo jesus.

    ResponderExcluir
  10. Também sinto muitas saudades do que era a Assembléia de Deus.Dos cultos maravilhosos,da humildade e amor dos irmaos,das vigilias.Assim era a Igreja que eu conheci e me converti.Curas e libertações eram constantes e comuns.Pessoas perturbadas pelo adversário se manifestavam nos meios dos cultos e era expulsos.A Igreja era pura.Mas o próprio Senhor Jesus disse que,se não abreviar os tempos até os escolhidos se perderiam.Isso não é brincadeira,vamos voltar ai primeiro amor pra não perder nossas salvação.Oremos uns pelos outros.Deus seja louvado.Amém.

    ResponderExcluir
  11. A Paz do Senhor meus amados irmãos, sou o presbíteros Charles da AD em Tabatinga/AM. muitos triste, como a liderança afrouxou deixando o mundo entrar na igreja. Eu mesmo não estou mais autorizado a pregar, pois minha pregação é sempre e será "Cristo Crucificado", mas como essa mensagem não atraem dizimistas...resolveram me deixar no "calabouço". Aqui, obreiro que prega bem, que é "espiritual" é aquele que prega prosperidade, benção, vitória. Aqui os pastores andam de bermuda e jogam bola, e eu não participei, resultado, sou tachado como obreiro "caxias", o "santinho" da AD.

    ResponderExcluir
  12. * Meu saudosismo acaba quando vejo menos cristãos semi-analfabetos, e mais cristãos alfabetizados consultando a Bíblia, porque tem uma dúvida saudável quanto à pregação de seu pastor.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo cristãos inteligentes "invadindo" a TV e todas as mídias que surgirem para pregar a mensagem de Deus e criarem alternativas culturais contra esse lixo que está aí.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo surfistas de Cristo celebrando a praia- criação de Deus- e respeitando as "minas".
    * Meu saudosismo acaba quando vejo torcedores evangélicos que tem o futebol como celebração da comunidade e da perfeita imagem de Deus no homem, sem xingar o juiz e sem idolatrar atacantes pulhas.
    * Meu saudosismo acaba quando descubro, na Bíblia, que oração deve ser parte da vida pessoal do crente, e não apenas uma atividade da igreja.
    * Meu saudosismo acaba quando descubro que, mesmo em uma igreja confortável, com equipamentos eletrônicos, berçário e sala de reuniões pode haver simplicidade e presença de Deus, além de mais recursos para ensino e evangelismo.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo línguas estranhas sem mudança de caráter e batismo no fogo sem conhecimento bíblico.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo gente confundindo subir os degraus do ministério com ser promovido de função em uma empresa secular.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo usos e costumes que não tem nenhuma serventia a não ser acrescentar uma obra humana à Suficiente Graça salvadora e transformadora de Deus, quando deveriam ser uma resposta voluntária de gratidão, maturidade espiritual ou simplesmente manifestação cultural.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo uma igreja hierarquizada, como a de Roma, aceitando ordens de um governo central (vulgo CGADB) como se o Espírito de Deus não iluminasse as mentes e não distribuisse dons de sabedoria e liderança também aos pastores de níveis ditos inferiores.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo cristãos que não ousam questionar (avaliar) ordens, ainda mais quando dizem respeito à uma dimensão espiritual.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo uma igreja evangélica querendo imitar a hierarquia da igreja Romana, sem espaço para diferenças doutrinárias secundárias (e quem entende tudo de Bíblia?) e sem espaço para manifestações culturais regionais.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo uma igreja eleger um tipo de sistema administrativo-eclesiológico (a Assembleia de Deus, administrativamente, é "episcopal com cara de presbiteriana") como o mais adequado, como se as mudanças históricas, regionais, geográficas não exigissem novos formatos ou alterações nos formatos tradicionais.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo um ancião considerar que seu tempo foi a era de ouro da igreja, cedendo lugar ao mesmo sentimento de gente idosa que não tem Cristo no coração.
    * Meu saudosismo acaba quando vejo um cristão que frequenta a igreja há 3 décadas não ter um pingo de sabedoria e achar que o Espírito Santo não age através da nova geração de crentes.
    * Gente que não acredita na ação de Deus no presente, gente que rejeita o fato do Espírito soprar onde quer, gente que desvaloriza a juventude dos Timóteos, gente que tem um alto apreço acerca de si mesmo... algo me leva a crer que os saudosistas estarão entre os principais aliados do Anticristo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. péssimo comentário, com certeza não é da AD e entrou aqui para criticar nossos princípios. Somos conservadores dos usos e costumes, SIM. Porém ninguém é obrigado a ficar na AD, menos ainda fazer um comentário desse.

      Excluir
  13. horrível esse último comentário, de quem com certeza não condiz com o verdadeiro crente da AD. Nós da AD respeitamos outros religiões, mas não aceitamos que ninguém apague nossa história com comentários não raivoso como esse. Isso é de gente que está na igreja revoltado.

    ResponderExcluir
  14. Vamos seguir a Jesus w fazer a nossa parte que o Senhor vai colher o trigo w o João ele vai queimar infelizmente.

    ResponderExcluir