Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 23 de março de 2011

1º Congresso de Música e Louvor

            Foi muito bem sucedida a realização do 1º Congresso Nacional de Música e Adoração,entre os dias 25 de julho e 1º de agosto de 2010. Apesar de ser um evento já passado, quero comentá-lo aqui no blog, pois achei de suma importância essa iniciativa da CPAD. O Congresso, foi um dos eventos promovidos, em parceria com a Convenção Geral (CGADB) dentro das comemorações do centenário das Assembléias de Deus no Brasil.
            O templo central da AD em Belo Horizonte, igreja liderada pelo pastor Moisés Silvestre Leal foi o local escolhido para a realização desse evento, o qual contou com a participação de 270 inscritos procedentes de diversas regiões do Brasil.
            Aulas e palestras sobre regência, arranjos e orquestração foram ministrados ao longo da semana durante a programação da manhã, tarde e noite, sob a coordenação do pastor Nilton Didini, maestro da AD na Lapa, São Paulo (SP). Segundo ele, “o Congresso não visa a ensinar música simplesmente, mas, sim, estabelecer um despertamento que traga maiores resultados para o louvor e adoração ao Senhor”.
            No sábado, dia 31 de julho, foi realizado um recital na nave do templo central, em que os alunos puderam demonstrar o resultado daquilo que treinaram durante a semana. Atuaram como professores e palestrantes os seguintes maestros: Gilberto Massambani  (SP), Jessé Sadoc (RJ), Alexandre Brazolim de Magalhães (Curitiba), Elias Moreira da Silva (SP), Elizete Gomes (cantora lírica de Belo Horizonte) e Wainer Fernandes (SP). Na ocasião, os formandos receberam um certificado de conclusão oferecido pela CPAD.
(Crédito: Jacó R. Santiago)
Grande Coral e Orquestra se apresentando no final do Congresso 
sob a regência do maestro Roberto Minczuk 


            O 1º Congresso Nacional de Música e louvor teve o encerramento no Minascentro, com um belo concerto sob a regência do maestro da Orquestra Sinfônica Brasileira, Roberto Minczuk que também é evangélico. Antes do concerto final, houve a participação de um coral feminino regido pela maestrina Elizete Gomes, um coral infantil sob a regência do maestro Elias Moreira da Silva e algumas músicas orquestradas sob a direção do maestro Gilberto Massambani. Após o concerto houve a participação de uma Big Band sob a regência do maestro Jessé Sadoc. O culto teve a participação dos pastores Anselmo Silvestre (Presidente de Honra da AD em Belo Horizonte e líder da Convenção Mineira) e Moisés Silvestre Leal que foi o pregador da noite festiva.

Coral e Orquestra no Minascentro sob a regência do maestro Roberto Minczuk

            Convidado, fiz um esforço para participar de todo o Congresso, mas não foi possível. Porém, com o incentivo e apoio do meu pastor regional em Ipatinga, Pr. Ismael Gonçalves da Silva, marquei presença no Minascentro para o encerramento. O Pr. Antônio Rosa da Silva, nosso presidente por algumas vezes havia me falado sobre o congresso, desejando que nossa região fosse ali representada.
            Achei muito positiva a iniciativa da CPAD em promover esse congresso musical, pois é a primeira vez que a Assembléia de Deus realiza um evento tal qual. Os congressos, simpósios e seminários promovidos até o momento sempre foram voltados para as áreas teológicas e escola dominical. Portanto creio que já era tempo de se fazer algo pela nossa música. Espero que outros eventos com o tema louvor e adoração possam ser realizados em nível nacional, para honra e glória do Senhor Deus.   
Maestro Gilberto Massambani e eu

Os maestros Nilton Didini e Gilberto Massambani

Maestro Alexandre Brazolim de Magalhães

2 comentários:

  1. Grande Maestro, Meu amigo irmão. Seu blog ta lindo! Parabéns pelas matérias de muito bom gosto. Tenho certeza que tudo que aqui está e algo do fundo de seu coração pois és um grande escritor. Obrigado pela visita em meu blog e sempre que puder vou vir aqui conferir seus arquivos. Grande Abraço. Pr. Agamenon Lima

    ResponderExcluir
  2. Olá meu querido irmão Jacó, foi um prazer muito grande poder estar com os irmãos no 1º Congresso de Música e Adoração em BH, excelente a sua idéia de registrar tudo aqui no seu blog, aliás, não só isso mas outras matérias muito boas tbm. Espero que em breve possamos estar todos juntos novamente servindo e adorando ao nosso Deus tão tremendo e maravilhoso, o único que é digno de todo o poder, o louvor, a honra e a glória prá sempre. Um grande abraço musical e fique na paz meu amigo.

    ResponderExcluir