Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 24 de março de 2017

Pastor ALFREDO EMÍLIO REYKDAL


Antigo pastor das Assembleias de Deus no Brasil
Presidente e Fundador do Ministério do Ipiranga


Alfredo Reykdal antigo líder das Assembleias de Deus Ministério do Ipiranga, em São Paulo e um dos pastores que exerceu suas atividades por mais tempo no Brasil. O templo-sede da igreja também conhecido como Catedral da Independência (por estar localizado próximo ao local onde foi proclamado a Independência do Brasil) é um dos mais belos templos das Assembléias de Deus em nossa Pátria.



Alfredo Emílio Reykdal nasceu aos 14 de junho de 1915, em Tietê, município de São José dos Pinhais (PR). Era filho de Carlos Magnus Reykdal (de origem islandesa) e de Elza Otto Reykdal (de origem alemã). Foi o primeiro filho de uma prole de três homens e oito mulheres, o qual mais tarde veio a ser um forte e valoroso homem nas mãos de Deus.

Em abril de 1929 converteu-se à Cristo em Curitiba, acumulando 81 anos de serviços dedicados a Deus. Ainda em 1929, recebeu o precioso batismo com o Espírito Santo e, três meses depois, foi batizado nas águas pelo pastor Bruno Skolymowski.



Casou-se com a irmã Tereza Skolymowski, filha do pastor Bruno,
com a qual conviveu até 31 de dezembro de 1992, data em que a irmã Tereza faleceu. O casal teve quatro filhos.

De 1937 a 1939 cooperou na AD em Paranaguá – PR. Em novembro de 1939 foi consagrado pastor em Curitiba e enviado para a cidade de Itararé – SP. Em 1942, a convite de seu sogro, pastor Bruno Skolymowski, que na época presidia a AD no Belém, em São Paulo, transferiu-se para aquela capital. Ali permaneceu durante um ano, quando assumiu interinamente a AD no Ipiranga.

A AD no Ipiranga organizada em 29 de junho de 1931 pelas mãos de Vitaliano Piro, teve mais três dirigentes quando passou definitivamente à responsabilidade do pastor Reykdal em 26 de julho de 1943, encontrando cerca de 171 membros e três congregações. Pastor Alfredo Reikdal era o presidente vitalício da Assembléia de Deus - Ministério do Ipiranga, igreja que pastoreou por 67 anos e presidente-fundador da COMOESPO - Convenção dos Ministros Ortodoxos das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e Outros.

O Pastor Reikdal Também foi fundador, diretor em diversas gestões e Presidente da COMADESPE - Convenção dos Ministros das Assembléias de Deus no Estado de São Paulo e outros, quando em 1996, solicitou desligamento da fundação para COMOESPO, Ligada ao seu próprio ministério.

No ano de 2010, no Ministério do Ipiranga existiam cerca de 800 congregações espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, uma estimativa de 200 mil membros e contava com um quadro de 7.000 Obreiros entre cooperadores, diáconos, presbíteros, evangelistas, missionários e pastores. Ele foi o primeiro pastor no Brasil a ocupar a presidência de uma única igreja, por mais de seis décadas.

O ministério do Pastor Reikdal com reconhecimento internacional, sempre glorificou o nome do Senhor Jesus Cristo. Construiu centenas de templos em São Paulo, na Grande Sao Paulo, no interior do estado de São Paulo, Minas Gerais, Brasília (DF), Mato Grosso do Sul e outros estados. Porém, a obra de maior destaque que ele deixou, foi sem dúvida nenhuma o magnífico templo da Assembleia de Deus, cuja arquitetura ímpar e o grande relógio octogonal na torre embelezam o centro do Bairro do Ipiranga - Zona Sul de São Paulo. É um verdadeiro monumento das Assembleias de Deus.

Pastor Alfredo Reykdal, que teve grandes atuações em convenções no Estado de São Paulo e nas Assembléias ordinárias da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, foi eleito para a então Junta Executiva das Deliberações da entidade por ocasião da assembléia geral ocorrida em 1959 no Rio de Janeiro, na época ex-capital do país. De 1964 a 1971, foi conselheiro da CPAD, ocupando a 1ª secretaria da Mesa Diretora do Conselho Administrativo da editora.

O pastor Horácio da Silva Jr., da AD em Bento Ribeiro, Rio de Janeiro - RJ, e ex-diretor executivo da CPAD - Casa Publicadora das Assembléias de Deus, presente nas comemorações dos 50 anos de ordenação ministerial e 60 anos de conversão, ocorridas entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro de 1989, assim falou sobre o homenageado: "É homem de oração, de palavra, de fé, de esperança e que nunca se esmorece".

O pastor Lupércio Vergniano, da AD no Brás, São Paulo - SP, revelou: "O irmão Alfredo faz parte da minha vida cristã e ministerial. Quando a igreja no Ipiranga tinha sua sede instalada na Rua Bento Vieira, 52, freqüentei aquele salão de cultos por inúmeras vezes, como novo convertido, e muito aprendi aos pés desse homem de Deus".

O pastor José Ezequiel da Silva, da AD em Taubaté, SP, disse: "O pastor Alfredo não é só irmão, mas é, acima de tudo, crente".

O pastor José Wellington Bezerra da Costa, da AD no Belém - São Paulo - SP, e presidente da CGADB - Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil, frisou que o homenageado não é apenas patrimônio da AD no Ipiranga, "mas também da igreja em todo o Brasil". Concluindo seu pensamento, acentuou: "olhamos para ele como verdadeiro modelo e homem de Deus, humilde, corajoso, vibrante, portador da mensagem de Deus, que não se deixou modificar e nem se influenciar pelo momento presente, mas continua símbolo do pastor conservador dos costumes que norteiam as Assembléias de Deus no Brasil".

Como pastor ele jamais usou a vara para espancar as ovelhas que estavam sob os seus cuidados. O principal alvo de sua missão apostolar foi o de ganhar almas para Cristo no empenho incomum em busca das ovelhas perdidas, conduzindo-as por pastagens verdejantes, arrebatando-as para o reino dos céus e dando-lhes constantemente alimento forte e substancioso extraído da Bíblia Sagrada de acordo com Ef. 4.11 e 12, realizando assim o incontido desejo de sua alma na sua adolescência e juventude nos idos de 1929 conforme suas próprias palavras: "Minha chamada para o ministério não se deveu a condições meramente pessoais ou porque assim eu simplesmente entendesse, foi mais do que isso. Algo como um impulso íntimo me levou a me entregar, sem qualquer restrição, toda a minha vida, coração e alma ao trabalho de semear a boa semente e cultivar, junto com todos aqueles chamados por Deus, a seara que temos recebido do Senhor, para dela zelar e fazê-la crescer".

Dados históricos extraídos do livro "COMO NADA TENDO, MAS POSSUÍNDO TUDO" de autoria do pastor, historiador e jornalista Eliézer Cohen, que foi relançado em dezembro de 2001.

O honrado pastor Alfredo Emilio Reikdal chega ao final de seu profícuo ministério. Aos 95 anos, faleceu às 02:30h do dia 23 de março de 2010, no Hospital Santa Catarina, onde recebeu toda e devida atenção médica. Seu velório foi realizado no Templo Sede da AD - Ministério do Ipiranga, na Av. Dr. Ricardo Jafet, 214 - Ipiranga – SP e o sepultamento no Cemitério da Paz, com a presença de milhares de crentes e centenas de pastores e obreiros em geral.

ANEXOS: 

               Pastor Alfredo Reykdal nas Bodas de Ouro do casal Bruno Skolimowski

                           Obreiros no pulpito da AD Ministério do Ipiranga - São Paulo - SP








Um comentário: