Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



terça-feira, 13 de março de 2012

Culto de louvor e gratidão marca 90º aniversário da Harpa Cristã, no Recife



O templo sede das Assembleias de Deus no Estado de Pernambuco recebeu, na noite desta segunda (12), as celebrações do 90º ano da Harpa Cristã, o principal hinário da denominação no País. E como em toda grande festa, o Templo Central ficou pequeno pra tanta gente.

O culto começou às 19h, mas os Coral Filadélifa, o Coro Doce Harmonia e o Coral de Jovens e Adolescentes já entoavam louvores junto com a orquestra antes de o trabalho começar. Durante o culto, os órgãos cantaram vários hinos da Harpa, entre eles o 1º e o 74.

O culto foi prestigiado por diversos pastores e personalidades da Assembleia de Deus. Estiveram presentes os pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, José Wellington Bezerra da Costa Júnior, presidente do Conselho Administrativo da CPAD, José Antônio dos Santos, presidente da AD das Alagoas, Maurílio Pinheiro do Nascimento, presidente da AD do Ceará, Claudionor de Andrade, Silas Daniel, Quemuel Sotero, Clóvis Morais, Isael Araújo, além do pb. Jesiel Delmondes, diretor da Patmos Music, e do dr. Ronaldo Rodrigues, diretor executivo da CPAD.

Também participaram do culto solene os seguintes cantores da Patmos Music, selo musical da CPAD: pastor Vitorino Silva, Lília Paz, Eliã Oliveira e Marcelo Santos. Veja, no vídeo abaixo, uma das participações do cantor Vitorino Silva na noite desta segunda-feira.



Durante o culto, foi exibido um vídeo de apresentação do histórico da Harpa Cristã, feita pelo dr. Ronaldo Rodrigues. Ele lembrou que a HC não é apenas o hinário dos membros da Assembleia de Deus, mas é um marco da nossa sociedade e um compromisso da Igreja de Cristo. “Através deste hinário, nos cantamos a nossa doutrina e firmamos nossa fé”, completou.

O evento também serviu para lançar o livro “A história dos hinos que amamos”, do pastor pernambucano radicado no Rio de Janeiro Silas Daniel. O livro, como afirmou o pastor, não apresenta apenas um relato frio da origem das canções, mas mostra a bela história e as experiências por trás de cada hino.

O pastor José Wellington Bezerra da Costa Júnior trouxe uma rápida e motivadora mensagem baseada em 1 Rs 19.15, e lembrou que a Harpa Cristã serve para aquecer o coração dos crentes para receber a Palavra de Deus. 

Antes do fim do culto, as principais lideranças presentes no Templo Central receberam uma placa comemorativa da CPAD alusiva aos 90 anos da Harpa Cristã. O culto terminou por volta das 22h, após a participação do cantor Vitorino Silva cantando a música “Os portais” com os jovens do Templo Central. Veja, abaixo, as fotos do culto dos 90 anos da Harpa Cristã (clique nas imagens para ampliá-las).

































A-BD 



Harpa Cristã e Círculo de Oração fazem aniversário

Culto comemorativo será realizado em Recife nos dias 12 e 13



Harpa Cristã e Círculo de Oração fazem aniversário e culto marcará a ocasião
Nos dias 12 e 13 de março a CPAD tem mais razões para comemorar. A Harpa Cristã completa 90 anos e o Círculo de Oração 70. Para marcar a data, a Casa junto a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), realizará um culto em Ação de Graças em Recife(PE).


Estarão presentes os pastores José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CGADB, José Wellington Costa Júnior, presidente do Conselho Administrativo da CPAD, Ailton José Alves, presidente da AD em Recife, e o irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor executivo da CPAD.


O evento terá a participação musical dos cantores da Patmos Music, Victorino Silva, Lília Paz, Eliã Oliveira e Marcelo Santos, e de representantes de alguns setores da CPAD.


Depois de participar do culto agradecendo a Deus por tantas bênçãos ao longo dos anos, todos os participantes poderão adquirir cd’s com canções da Harpa Cristã e a Bíblia Círculo de Oração, especialmente para mulheres, que será vendida em primeira mão no evento. 


Na terça-feira, durante todo o dia, haverá uma programação do Círculo de Oração com a presença da irmã Wanda Freire, presidente da Unemad.

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Whitney Houston: vida e morte



Whitney
Ela nasceu Whitney Elizabeth Houston em um bairro com padrão de classe média na cidade de Newark,  New Jersey, Estados Unidos, em 9 de agosto de 1963. Viveu lá até seus quatro anos de idade, quando a família mudou-se para a cidade de East Orange.
 .
Caçula de uma família de três filhos, seu pai era John Russell Houston Jr  e a mãe era Cissy Houston. A mãe, sua prima, Dionne Warwick e a madrinha, Aretha Franklin, eram cantoras do gospel, Rhythm and Blues e soul. Além dessas influências ao canto, recebeu influência direta da convivência com a cantora Roberta Flack.
.
Recebeu de sua ancestralidade a genética do sangue de escravos africanos, nativos indígenas, imigrantes italianos e holandeses. Teve na infância a influência cristã evangélica, aos onze anos cantava no coral de uma Igreja Batista, e conviveu no meio do movimento pentecostal. Este composto genético trouxe ao mundo uma mulher com cordas vocais potentes e uma bela voz em timbre soprano. Dona de pulmões poderosos, como poucas pessoas, ela soube aproveitar a caixa torácica e o diafragma em nível técnico excelente. A influência do seu círculo de origem musical com certeza a impeliu a cantar. E ela quis cantar além do estilo R & B, soul e gospel, misturou as influências do canto, mesclou teclados e sintetizadores, criou o seu estilo próprio, que surpreendeu a todos.
.
Em 1978, ela registrou pela primeira vez sua voz num disco de sua mãe, Think It Over. E depois passou a fazer vocais em discos de famosos, como Chaka Khan e Jermaine Jackson, irmão do famoso Michael.
.
Em 1980, aos dezesseis anos, Whitney usou a beleza para ganhar dinheiro, começou a fotografar como uma modelo profissional para revistas importantes. Tornou-se a primeira mulher negra a aparecer numa revista de moda depois de ilustrar e ter a imagem bem recebida nas páginas da revista Seventeen. Posteriormente, apareceu na Glamour e revista Cosmopolitan, e outras. No mesmo ano, apareceu cantando e dançando em comercial do refrigerante Canada Drink, na televisão. Desde jovem ela demonstrou consciência social. Como modelo, se recusou a trabalhar para agências que faziam negócios com a África do Sul, devido ao regime do apartheid.
..
No começo da década dos idos de 1980, Whitney Houston namorou o jogador de futebol americano Randall Cunningham, e depois o ator Eddie Murphy.
.
Em 1983 ela assinou seu primeiro contrato como cantora, na gravadora Arista Records, contrato de gravação para distribuição mundial. Naquele ano, ela fez sua estreia nacional na televisão no programa The Merv Griffin Show. Dois anos depois estava nas lojas seu primeiro disco, que tinha seu nome. O álbum bateu o True Blue, de Madonna, nas vendagens, vendeu 25 milhões de cópias e foi apontado como o álbum de estreia mais bem vendido de todos os tempos.
.
No ano de 1987 ela lançou o segundo álbum, e foi a artista mais vendida nos Estados Unidos e Reino Unido. Ela também conseguiu o feito de colocar sete músicas no primeiro lugar das paradas de sucesso no ranking da revista Billboard, ultrapassando os Beatles e os Bee Gees, que haviam alcançado seis. Até hoje ela não foi superada. 
.
Em 1989, Whitney criou a Fundação Whitney Houston for Children, instituição sem fins lucrativos, voltada às crianças carentes, diabéticas, aidéticas e vítimas de câncer. Através dela, promoveu shows de caridade. O show Classic Whitney, televisionado pela HBO, arrecadou 300 mil dólares. Ao longo da carreira, sua filantropia também focou a educação dos negros, integrando-os em universidades. No mesmo ano, embarcou numa turnê com BeBe & CeCe Winans fazendo backing vocal, mostrando que o sucesso não fez perder a cabeça.
.
Em janeiro de 1991, ela cantou The Star Spangled Banner (o hino nacional norte-americano) no 25º Super Bowl em Tampa na Flórida. Depois lançado como single e vídeo, se tornaria a única versão do hino nacional norte-americano a virar um "hit", vendendo um milhão de cópias. O dinheiro arrecadado com as vendas do single foi revertido à Cruz Vermelha Norte-Americana. Ainda em 1991, Whitney usou sua identificação com o público em prol das vítimas da Guerra do Golfo, quando fez um show beneficente exibido pela HBO sob o título Welcome Home Heroes with Whitney Houston.
.
Em 1992, estrelou ao lado de Kevin Costner o filme O Guarda-Costas. Estrondoso sucesso de bilheteria, gerando mais de 500 milhões de dólares no mundo todo. Ela colocou a voz em seis novas canções para a trilha-sonora do filme. I Will Always Love You ultrapassou todas as expectativas, tornou-se um mega "hit" para a cantora, a décima música a alcançar o primeiro lugar nos Estados Unidos, permaneceu 14 semanas no topo dos sucessos, foi  o single com mais cópias vendidas nos Estados Unidos, dez milhões.
.
Também em 1992, casou-se com o cantor Bobby Brown e chocou a todos. Ela tinha uma imagem serena enquanto ele era considerado um bad-boy, e era pai de filhos em relação anterior. A união estranhada tinha razão de ser, pois o matrimônio provocou diversos escândalos. Separou-se em 2007. Brown, enquanto marido foi preso diversas vezes, após a separação foi preso por deixar de pagar a pensão para seus filhos.
.
Em 1993 seu pai faleceu. Nasceu Bobbi Kristina, a filha dela com Bobby Brown. Acusou o marido de praticar violência doméstica. Viajaram à Israel, e ela revelou que nunca se sentiu tão bem quanto havia se sentido naquele país.
.
Em 1994 ela esteve no Brasil em turnê por São Paulo e Rio de Janeiro. E, nos Estados Unidos, ao lado de Pelé apareceu no gramado do jogo Brasil e Itália, quando cantou no desfecho da Copa do Mundo de Futebol. 
.
1995 foi ano de outro filme e novo single bem-sucedidos. Whitney Houston foi homenageada por seu trabalho filantrópico pelo VH1 Honors, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
..
No ano de 1996 Whitney filmou com Denzel Washington, ator cristão, o remaker The Preacher's Wife (no Brasil, Um Anjo em Minha Vida). Quando lançou o único álbum gospel da carreira, trilha-sonora do filme, e o mesmo se transformou no álbum gospel mais vendido da história, também indicado ao Oscar de melhor trilha-sonora original. Ela cantou catorze das quinze quinze faixas do álbum, incluindo os "hits" I Believe in You and Me e Step by Step.
.
1997: Whitney rodou um especial para o canal de televisão ABC, como atriz e produtora, uma versão do clássico Cinderela, interpretando a Fada Madrinha. A atração foi recorde de audiência, mais de sessenta milhões de telespectadores. A produção entrou para a história como um dos programas mais vistos na televisão norte-americana. Recebeu o The First Annual Triumphant SPIRIT Awards daEssence Magazine, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
.
No ano de 1998 gravou um dueto com Mariah Carey, When You Believe, para a trilha-sonora do filme animado O Príncipe do Egito. O single ganhou o Oscar de Melhor Canção Original. Ainda em 1998, lançou novo álbum, My Love Is Your Love, que não era trilha-sonora de filme, como os lançados nos oito anos anteriores. O álbum vendeu doze milhões de cópias no mundo todo, sendo cinco milhões somente nos Estados Unidos e Whitney ganhou seu sexto Grammy. Saiu em turnê e ganhou elogios de público e crítica. E recebeu o Trumpet Awards, em reconhecimento ao seu trabalho humanitário.
.
Em 1999 Whitney lançou o álbum duplo The Greatest Hits, uma compilação dos maiores "hits", ao lado de inéditas e remixes, o lançamento vinha acompanhado de DVD com entrevistas, imagens de bastidores e de videoclipes. Neste mesmo ano também participou do projeto Divas.
.
Em 2000 a cantora esteve afastada do público.
.
Em 2001, voltou aos holofotes em Nova York, para homenagear Michael Jackson, que celebrava  trinta anos de sua carreira solo.  Após esse concerto, houve boatos que Whitney Houston havia morrido. Devido aos ataques terroristas do 11 de Setembro o single The Star Spangled Banner foi relançado e se tornou top de vendas nas paradas americanas, arrecadando mais de 1 milhão de dólares. O dinheiro arrecadado foi doado para fundos de apoio aos bombeiros e à polícia de Nova York.
.
Em Dezembro de 2002, Whitney lançou Just Whitney. A cantora revelou ao seu público que era consumidora de cocaína, maconha, alcool e outras drogas. Entrou no foco de tablóides devido os problemas. Respondeu duramente todas as críticas de ordem pessoal. A repercussão deixou a desejar. E fracassou.
.
Em 2003, a MTV americana juntamente com a Revista Blender nomeou Whitney como a terceira maior cantora entre as 22 Maiores Vozes da música por votação online e por leitores da revista. Em Novembro, lançou um álbum de Natal, One Wish: The Holiday. A faixa inédita ficou por conta de One Wish, música que deu nome ao álbum, considerado o melhor do estilo gospel contemporâneo.
.
Em 2004, a cantora passou por cinco dias de internação em clínica de reabilitação do vício em drogas. Em Fevereiro, doou um milhão de rublos para o Russian Aid Fund (Fundo de Apoio Russo) para ajudar as vítimas de um ataque terrorista no metrô de Moscou. Os fundos foram criados por suas performances em Moscou naquele ano. Em 14 de Setembro, fez uma interpretação ao vivo de I Believe In You And Me e I Will Always Love You  no World Music Awards, como tributo a seu produtor e antigo amigo Clive Davis.
.
2005 também foi marcado por internamentos devido aos mesmos motivos. E por embarcar na turnê internacional Soul Divas, acompanhada de Dione Warwick e Natalie Cole. Foi também o ano em que Whitney participou do Being Bobby Brown. Neste programa de televisão, um reality show, o público da cantora vislumbrou os altos e baixos dela, a sua privacidade foi muito devassada. Seu comportamento bruto e aparência nervosa no programa foram considerados fatores de seu declínio na carreira.
.
Em 2006, envolvida em escândalos por ser usuária de drogas, Whitney divorciou-se do cantor Bobby Brown alegando sofrer violências domésticas praticadas por ele. Contudo, afirmou estar bem, referindo-se às dependências do álcool e química. Apareceu em eventos públicos usando a grife Armani ao lado da prima Dionne Warwick, foi ovacionada pelo público. Apareceu na capa da revista brasileira Raça Brasil, que a homenageou por lutar contra seu vício.
.
No ano de 2007, Whitney foi eleita a A Rainha da Balada, pelo site Black American Web, que destacou sua trajetória como cantora, detalhando seus feitos. Anunciou-se retorno da cantora em 2009 com CD de músicas inéditas.
.
Em 8 de maio 2008, participou em Londres do evento beneficente Caudwell Children’s Legend Ball, para levantar fundos para crianças. O fundador da instituição, John Caudwell, em entrevista à revista Marie Claire disse: “Estamos entusiasmados em ter uma artista do calibre da Whitney”. Vivendo em Laguna Beach, próxima de Warren Boyd, seu consultor que a ajudou no problema com as drogas. A cantora dedicou-se à filha Bobbi Kristina e também à sua nova produção fonográfica. Ela renovou contrato com a gravadora Arista Records por 100 milhões de dólares, o acordo seria para diversos álbuns.
.
31 de Agosto de 2009. A espera terminou. Foi lançado o aguardado álbum de retorno de Whitney Houston, intitulado I Look To You.  A estreia aconteceu com 305 mil cópias vendidas na primeira semana, posto dos mais vendidos nos Estados Unidos, e o primeiro lugar em mais doze países.
.
Em 14 de Setembro de 2009, Whitney Houston pôs fim ao silêncio após sete anos calada, apareceu no programa The Oprah Winfrey Show. A cantora respondeu sobre a relação conturbada com o ex-marido, fé, família, problemas com as drogas. Depois, fez excursão promocional pelas televisões euroréias para promover o disco. Precisou interromper turnê na Europa devido probleamas de saúde. No mesmo ano, foi homenageada no American Music Awards em Los Angeles, recebeu troféu das mãos do ator Samuel L. Jackson e agradeceu ao público por recebê-la de volta ao showbiz. Foi aplaudida de pé.
.
No início de 2010, Whitney relançou uma edição especial de seu primeiro álbum, intitulado Whitney Houston – The 25th Anniversary Deluxe Edition, celebrando seus 25 anos de carreira;  foi homenageada no BET Honors Award, o evento foi realizado no teatro Warner, em Washington, DC e exibido em 29 de Janeiro de 2010. Jennifer Hudson cantou o clássico I Will Always Love You e Kim Burrell cantou I Believe in You.
.
Em 23 de Fevereiro de 2010, Whitney recebeu o NAACP Image Awards por melhor vídeoclipe para I Look To You e também recebeu uma indicação ao Echo Awards, a versão alemã do Grammy, por Melhor Artista Internacional.
..
Whitney Houston compareceu ao evento BET's Celebration of Gospel 2011, em Los Angeles, e surpreendeu o público. Cantou ao lado de Kim Burrel a canção I Look To You, dando muitos "aleluias" e "thank you Lord", comovendo todos os presentes e telespectadores. Assista ao vídeo deste momento.


Viajou em turnê pela Ásia, Austrália e Europa, arrecadou uma estimativa de mais de 36 milhões de dólares com os shows.
.
11 de Fevereiro de 2012, sábado: De acordo com o site "TMZ", um representante da artista informou que Whitney morreu durante a tarde em sua casa. A informação foi dada à agência Associated Press, e logo começou a circular. Porém, outra corrente corrigiu a informação noticiando que ela foi encontrada falecida numa suíte do Berverly Hilton, hotel em Los Angeles, EUA. Hospedou-se na cidade para participar do Grammy Award, no domingo, quando homenagiaria o empresário e produtor musical Clavy Davis na premiação do Grammy.
.
A cantora faleceu quando estava no apartamento com uma assistente e dois grarda-costas. Por demorar a sair do banheiro, foi chamada com batidas na porta e não atendeu. A porta foi arrombada. Ela foi encontrada dentro da banheira, com a cabeça submersa na água e os pés levantados encostados na borda. Cogita-se que tenha se afogado após dormir, mas há a hipótese de haver morrido antes de submergir.
.
Os paramédicos foram chamados e compareceram rapidamente, pois estavam no prédio para o evento do Grammy. Tentaram reanimá-la durante 20 minutos, conseguiram ressuscitá-la por alguns instantes, mas a vida voltou por pouco tempo. Ela foi declarada oficialmente em óbito às 15h55 do horário local.
..
Sua mãe declarou que conversou com a filha por telefone, durante meia hora, pouco antes de ela morrer, ligação feita pela Whitney, e não notou nenhum problema. Elas fizeram planejamento para ida ao Grammy e sentarem-se próximas de Diane Warwick, para quem também telefonou em seguida. Não havia vestígios que a cantora consumiu álcool. Drogas ilegais não foram encontradas no quarto, apenas recipientes de medicamentos com prescrições médicas - o ansiolítico Xanax -  para o qual tinha receita. O remédio é clinicado contra a depressão e ansiedade, provoca sedação e sonolência se misturado ao álcool..
.
Em 9 de Fevereiro, quinta-feira, Whitney subiu ao palco de Kelly Price, em Hollywood. Com voz rouca, cantaram juntas em número não combinado a cançãoJesus Loves Me.
.
Na noite de 12 de Fevereiro, Domingo, na festa onde Whitney se apresentaria homenageando Clavy Davis, recebeu homenagem póstuma. A organização do evento escalou a cantora Jennifer Hudson, revelada no programa American Idol, para em tributo a ela, que cantou o tema do filme O Guarda-Costas, I Will Always Love You.
.
Whitney vendeu 170 milhões de álbuns em sua carreira, chegou 30 vezes no topo da parada da Billboard Music Award, 22 American Music Award, ganhou seis prêmios Grammys, dois Emmy Award, e somou um total de 415 prêmios ao longo da carreira.  Planejava lançar um novo álbum neste ano.
.
Que ela possa ter alcançado o maior e melhor prêmio de todos, a vida eterna com Deus.
.
Ela deixou a filha única Bobbi Kristina com dezenove 19 anos.
.
Deus console sua família.

Fonte: União dos Blogueiros do Brasil
           www.ubeblogs.net  

FFonte..

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Hino 304 da Harpa Cristã - "A FACE ADORADA DE JESUS"

"... quando Ele se manifestar, seremos semelhantes a Ele; porque assim como é O veremos." (1 João 3:2)

http://www.youtube.com/watch?v=2AZXXuIdR2E&feature=related

Letra e Música: Rufus Henry Cornelius, 1916
Tradução: Paulo Leivas Macalão


"Desprezando toda a dor eu vou a cantar,
E o Calvário, ao pecador, sempre apontar;
Flechas traspassaram-me, padeci gran dor;
Mas Jesus, minha luz, fez-me vencedor.


A face adorada de Jesus verei,
Com a grei amada, no céu estarei,
Na mansão dourada, hinos vou Cantar
A Jesus, minha luz, que me quis salvar!


Pode a noite escura ser no servir Jesus,
Mas clamando, com poder, brilhará a luz;
Podem os laços de Satã, todos me cercar,
Mas Jesus, pela cruz, faz-me triunfar!


Quando estou a contemplar a montanha além,
Onde a luta a governar, 'sta Jesus também,
Que estende a Sua mão sobre nós dali;
Sei assim, que por mim, Cristo vela aqui.


Se entre as ondas estou sem luz,quase a perecer,
Meu piloto é Jesus, pode me valer:
O meu barco guia bem pelo bravo mar,
Sim, Jesus me conduz, posso sossegar!"

(Versão em inglês)



"O I WANT TO SEE HIM"

Words & Music: Rufus Henry Cornelius, 1916

As I journey thro’ the land, singing as I go,
Pointing souls to Calvary—to the crimson flow,
Many arrows pierce my soul from without, within;
But my Lord leads me on, thro’ Him I must win.


O I want to see Him, look upon His face,
There to sing forever of His saving grace;
On the streets of glory let me lift my voice,
Cares all past, home at last, ever to rejoice.


When in service for my Lord dark may be the night,
But I’ll cling more close to Him, He will give me light;
Satan’s snares may vex my soul, turn my tho’ts aside;
But my Lord goes ahead, leads whate’er betide.


When in valleys low I look tow’rd the mountain height,
And behold my Savior there, leading in the fight,
With a tender hand outstretched tow’rd the valley low,
Guiding me, I can see, as I onward go.


When before me billows rise form the mighty deep,
Then my Lord directs my bark; He doth safely keep,
And He leads me gently on thro’ this world below;
He’s a real Friend to me, O I love Him so".


(Versão em sueco)





"TÄNK NÄR SLÄKT OCH VÄNNER"


Text: Inez Anderson, 1935
Musik: R.H. Cornelius,1916


"Snart så är vår vandring slut
uppå jorden här och vi skall få flytta hem, som beslutat är.
Om ej dödens bud oss når, Jesus kommer snart,
hämtar oss, då jord förgås. Tänk hur underbart!


Refräng

Tänk när släkt och vänner alla mötas där
på den gyllne stranden, skiljas aldrig mer,
prisa Gud och Lammet, som oss har köpt fri.
Sorger flytt, morgon grytt uti himmelen!



Många kära gått förut till vårt rätta hem,
vilar efter stridens slut, snart vi möter dem.
Varje tår där torkas av, sorg och nöd har flytt.
Underbara sällhetshav, evig morgon grytt!


Håll din klädnad ren och vit genom Jesu blod,
om en gång du skall nå dit bortom tidens flod.
Snart så hörs basunens ljud. Har du allting klart?
Lyssna, hör, o Kristi brud: "Jesus kommer snart!"


Fonte: Harpa Digital
http://harpacrista-fragmentos.blogspot.com

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Missionário Samuel Nyström

Missionário Lars-Erik Samuel Nyström (1891-1960) - Primeiro missionário enviado ao Brasil pela Igreja Filadélfia de Estocolmo (Suécia), em 1916.

Missionário sueco, evangelista, pastor, ensinador, escritor, pioneiro das Assembleias de Deus de Belém, Amazonas, Acre, São Paulo e Rio de Janeiro, antigo líder nacional das Assembleias de Deus no Brasil.

Primeiro missionário enviado pela Svenska Fria Missionen, a Junta Missionária fundada pela Igreja Filadélfia de Estocolmo (Suécia), pastoreada por Lewi Pethrus, Samuel Nyström nasceu naquele país em 9 de outubro de 1891, em Ärsta, na cidade de Österhaninge. Seus pais eram batistas, e ele aceitou a Jesus aos 14 anos. Em 19 de fevereiro de 1913, foi batizado nas águas na Igreja Filadélfia de Estocolmo, e em dezembro do mesmo ano, recebeu o batismo no Espírito Santo. Ao ouvir Daniel Berg falando sobre o trabalho missionário no Brasil, durante uma pregação na Igreja Filadélfia, sentiu a chamada missionária para trabalhar no Brasil.

Em 1914, estudou na escola bíblica da Missão de Örebro, de John Ongman, na cidade de Örebro. Provavelmente, Nyström seria enviado ao campo por meio da Junta Missionária da Missão de Örebro, Ongman anunciou aos jovens da Igreja Filadélfia de Estocolmo que eram seus alunos que não podiam enviá-los por pertencerem àquela igreja, expulsa da União Batista no ano anterior.

Então a Igreja Filadélfia resolveu organizar um campo de trabalho para eles e dar-lhes uma ajuda, dentro de suas possibilidades.

No culto do dia 7 de dezembro de 1914, a igreja separou seus primeiros evangelistas, Carl Ericsson, Ernst Nilsson, Ester Boströ, e Samuel Nyström.

Nyström ficou responsável por uma igreja em Boräs. Durante o tempo em que pastoreava essa igreja, houve uma profecia sobre sua chamada para o campo missionário. Resolveu então entregar a direção da igreja e procurou a Igreja Filadélfia.

Karolina Josefina Berggren, que ficou conhecida como Lina Nyström, tanto no Brasil como na Suécia, nasceu em 1887, no Estado de Västmaland. Era enfermeira, frequentava a Igreja Filadélfia de Estocolmo e foi batizada nas águas em 20 de agosto de 1913, e logo depois de ser batizada no Espírito Santo, em janeiro de 1914, também recebeu a chamada divina para trabalhar no campo estrangeiro. Samuel Nyström, ao conhecê-la, apaixonou-se imediatamente por ela. Apesar da diferença de quatro anos de idade, logo começaram a namorar e ficaram noivos.

Durante a primeira visita de Gunnar Vingren à Suécia, em 1916, Nyström veio a conhecê-lo pessoalmente. Antes Nyström conhecia Vingren apenas por intermédio de sua família, com quem há muito mantinha contatos.
Em 5 de junho de 1916, na Igreja Filadélfia de Estocolmo, Samuel e Lina foram separados para o trabalho missionário no Brasil. Nesse mesmo dia, também se realizou o casamento deles. A Igreja Filadélfia custeou a festa de casamento e levantou uma oferta para a missão que rendeu 650 coroas suecas. Uma importância muito grande para a época.

Após a cerimônia de casamento e a festa, embarcaram para Belém (Pará), via Nova Iorque. Chegaram no dia 18 de agosto de 1916, encontrando cerca de setenta crentes no Estado e duzentos em todo o Brasil. Eram jovens: Samuel, com 25 anos, e Lina, com 29 anos. Não tiveram filhos.

Igualmente aos outros missionários, Samuel Nyström e Lina ficaram no Pará para aprender o idioma. Após cinco meses, começaram a trabalhar ativamente na evangelização, entre Brasil e Vizeu. Ele procurava justamente lugares que ainda não haviam sido evangelizados. Ainda no primeiro ano, fez algumas viagens no barco "Boas Novas" para as ilhas, juntamente com Daniel Berg, em seu campo de trabalho. Cada viagem missionária durava até seis semanas. Durante esse tempo, 90 pessoas foram batizadas nas águas e muitos foram batizados no Espírito Santo.

Em 6 de agosto de 1917, quando Gunnar Vingren voltou de sua primeira viagem à Suécia, pediu a Samuel Nyström que atendesse ao apelo do pioneiro Severino Moreno de Araújo, pois os primeiros crentes de Manaus (AM) necessitavam de um pastor. Assim, no dia 18 de outubro de 1917, Samuel Nyström embarcaram em Belém com destino a Manaus.

Ao lado de Gunnar Vingren e Daniel Berg, Samuel Nyström aparece como fundador da Assembleia de Deus de Belém, no seu primeiro Estatuto, registrado em 4 de janeiro de 1918, e comprador da residência de José Batista de Carvalho, na Travessa 9 de Janeiro, 75, onde funcionou o primeiro templo da igreja, a partir de 8 de setembro de 1914.

Após um ano e oito meses trabalhando naquela igreja, Samuel Nyström recebeu, no início de 1919, uma carta de Gunnar Vingren pedindo que voltasse a Belém, a fim de tomar conta do campo de trabalho do missionário Daniel Berg, nas ilhas do grande rio Amazonas, pois o mesmo viajaria à Suécia. Como pensava que ali pouco demoraria, deixou sua esposa, Lina Nyström, em Manaus. Durante quatro meses e meio, Lina liderou e cuidou daquela igreja, que naquela época era um pequeno rebanho dando os seus primeiros passos.

O trabalho na viagem pelas ilhas durou até março de 1921, quando Daniel Berg retornou ao Brasil, trazendo um grupo de missionáros vindo dos Estados Unidos e da Suécia, entre eles, Nels Julius Nelson, Elizabeth Johansson, Samuel e Tora Hedlund, Ingrid e Ester Andersson. Quando Nyström deixou esse trabalho, havia 14 igrejas e um grande número de crentes no campo das ilhas, tendo batizado duzentos novos convertidos.

Após a sua chegada, Daniel Berg comprou outro barco, o "Boas Novas nº 2", e juntamente com Nels Nelson e Samuel Nyström, passou a viajar no novo barco, para que Nels Nelson conhecesse o seu novo campo de trabalho, assim como aprendesse a velejar o barco.

Com a vinda de Nels Nelson, Samuel Nyström retornou assim o trabalho que havia iniciado logo após a sua chegada ao Brasil, indo trabalhar em terra firme durante um ano e dois meses, entre as Vilas de Bragança e Viseu, no Estado do Pará, juntamente com Daniel Berg, andando 150 quilômetros pela Estrada de Ferro Bragantina com uma mochila de 20 quilos.

Na primeira escola bíblica da AD de Belém, de 4 de março a 4 de abril de 1922, Nyström ministrou os estudos bíblicos.

Depois de seis anos de trabalho missionário, Samuel e Lina Nyström retornaram à Suécia, em 1922, e chegaram pela segunda vez ao Brasil em 21 de janeiro de 1923. Após sua chegada, ocupou-se primeiro de visitar as ilhas, as igrejas entre Belém e Bragança, Porto Velho e Jaci-Paraná, nos Estados do Amazonas e Mato Grosso.

Com a partida do missionário Gunnar Vingren para o Rio de Janeiro, Samuel Nyström assumiu, em 21 de maio de 1924, o pastorado da igreja de Belém do Pará. Nessa ocasião, essa Assembleia de Deus liderava todos os Estados do Norte, Maranhão, Piauí, Ceará e a região nordeste do Mato Grosso.

Em, 30 de outubro de 1926, inaugurou o primeiro templo da Assembleia de Deus em Belém, na presença de 1200 pessoas. Em 1927, deu início ao movimento beneficente em favor das viúvas de pastores.

Em 1930, despediu-se de Belém em direção a São Paulo. A caminho do novo campo, visitou o Rio de Janeiro. Nyström já havia visitado o Rio em abril de 1925. Ele viera constatar, pessoalmente, o progresso da obra pentecostal, tanto na então capital do país como no interior do Estado. Nos primeiros dias de sua visita, aconselhou Vingren a alugar um salão mais amplo, palavra que foi recebida e atendida pelo pioneiro. Nyström era um obreiro companheiro e maduro, e conhecido como grande pregador e ensinador. Sua vinda foi uma grande conquista para a obra no Brasil.

Em 14 de agosto de 1932, Samuel Nyström substituiu Gunnar Vingren na direção da igreja no Rio de Janeiro. Quando assumiu a igreja, ela já estava em franco crescimento. Logo teve de alugar um salão maior para atender a expansão. O novo local, adquirido no ano seguinte, era três vezes maior. Situava-se na mesma rua do antigo salão - Rua Figueira de Melo, 232, no bairro de São Cristóvão. O trabalho, como era de se esperar, continuou crescendo. Nesse período, a Assembleia de Deus que mais crescia no país era a do Rio de Janeiro

Nos dias 9 a 16 de abril de 1933, realizou-se, no Rio de Janeiro, na AD de São Cristóvão, a 4ª Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, sob a presidência do missionário Samuel Nyström.

Em 1934, Nyström precisou retornar à Suécia. Assumiu o seu lugar pastor Nils Kastberg. Trabalhou como missionário em Portugal a partir de 1935. Depois, em 1938, Nyström voltou ao Brasil, reassumindo o pastorado da AD de São Cristóvão. Sua segunda gestão à frente daquela igreja seria ainda mais marcante.

O ano de 1943 ficaria para sempre lembrado como o ano da evangelização e do ensino bíblico. De março a maio daquele ano, a igreja distinguiu-se pelas intensas atividades evangelísticas, que aumentaram de forma patente o número de membros da igreja. Quanto ao ensino, a Escola Bíblica daquele ano foi considerada uma das mais expressivas de todas, pela qualidade e eficiência da instrução.

Em 1944, a AD do Rio de Janeiro completava 20 anos de existência. Liderada pelo pastor Samuel Nyström a igreja no Rio realizou um dos acontecimentos mais notáveis de sua história. No dia 24 de junho de 1944, todos os membros foram mobilizados, e, em uma hora, foram distribuídos na capital cerca de 200 mil folhetos e igual quantidade de evangelhos. Centenas de crentes percorreram as ruas da "cidade maravilhosa" distribuindo a literatura evangelística, numa das melhores comemorações de aniversário da AD no Rio em todos os tempos.

Em 18 de setembro de 1945, o pastor Otto Nelson assumiu o pastorado da AD carioca, pois Nyström precisou mais uma vez viajar. Assumiu o importante cargo de secretário de missões da Missão Sueca (Svenska Fria Missionen), responsável por mais de 600 missionários e uma estação de rádio em Tanger, capital do Marrocos (norte da África), que transmitia o evangelho em vários idiomas. Ele substituiu Paul Ongmam e tornou-se a terceira pessoa a exercer o cargo, após 30 anos de existência daquela missão.

Durante a Convenção Geral realizada em Recife, em 1946, visitou, em caráter particular, algumas igrejas nos Estados Unidos para arrecadar a primeira oferta substanciosa para a instalação das oficinas da CPAD. Pouco tempo depois, já no país, o missionário foi designado presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil de 1948 a 1949.

Durante os 30 anos de atividades no Brasil, trabalhou como um verdadeiro apóstolo, ajudando a lançar e consolidar os fundamentos doutrinários das Assembleias de Deus no Brasil. Exercia grande liderança espiritual e eclesiástica entre os missionários e os pastores nacionais. Sua atuação estendeu-se do Norte ao Sudeste do Brasil, fortalecendo igrejas, ministrando estudos bíblicos e ensinando em escolas bíblicas, organizando setores, orientando de maneira sábia importantes assuntos das Assembleias de Deus em todo o país. Esteve à frente da Convenção Geral das Assembleias de Deus por nove gestões (1933, 1934, 1936, 1938, 1939, 1941, 1943, 1946 e 1948.

Juntamente com Gunnar Vingren, ele foi o iniciador da imprensa escrita na Assembleia de Deus no Brasil, tendo dotado, em 1917, a igreja de Belém de uma pequena tipografia, onde eram confeccionados o jornal "Boa Semente", estudos para as escolas bíblicas, calendários, revistas da Escola Dominical e hinários. Escreveu vários artigos para o "Boa Semente" e, a partir de 1930, para o "Mensageiro da Paz". Publicou dois livros: "Concernentes aos dons do Espírito Santo" e "Jesus Cristo nossa glória" (década de 20, pela tipografia do "Boa Semente" e relançado em 1943 pela CPAD). Teve forte participação na área do louvor nas Assembleias de Deus como autor dos hinos 13, 87, 290 e 494, e das versões dos hinos 82, 83, 92, 167, 222, 288, 293, 332, 416, 454, 456, 459 e 511, da Harpa Cristã.

Além de poliglota (falava além do sueco, sua língua materna, o inglês, francês, alemão, espanhol e português, e tinha significativo conhecimento de hebraico e grego), era profundo conhecedor da Bíblia, e por isso era constantemente chamado para ministrar estudos bíblicos em muitas igrejas. Na Suécia, eram inúmeros os convites para Samuel Nyström ministrar a Palavra de Deus e dar testemunho a respeito da obra missionária. Numa dessas ocasiões, pretendendo dirigir estudos bíblicos em uma cidade mais afastada, em 14 de novembro de 1960, ele dirigia seu automóvel Volvo Amazon. Parado em um semáforo, uma vez acionada a luz verde, o carro do missionário não pôde prosseguir. Aos 69 anos, Samuel Nyström havia morrido de um ataque cardíaco. Lina faleceu em 16 de novembro de 1984, aos 96 anos de idade, após longo período de enfermidade e fraqueza.

ANEXOS: 

         Missionário Samuel Nyström e seu amigo Miss. Nels Nelson

                        Missionário Samuel Nyström em seu escritório

              O casal Nyström, junto com outros missionários


                          Ficha consular de Samuel Nystrom


                Missionários Samuel Nyström e Nels Nelson, na 
                    Assembleia de Deus em São Cristóvão - RJ