Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sábado, 20 de março de 2021

Pastor Salatiel Fidélis de Souza

Evangelista, pastor, dirigente de Assembleias de Deus nas regiões mineiras de Caratinga, Coronel Fabriciano e Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. Antigo Presidente das Assembleias de Deus Ministério de Governador Valadares (MG).

Salatiel Fidélis de Souza, nasceu dia 19 de outubro de 1929, na localidade de Taquaraçu dos Fidélis, município de Iapu (MG). Seus pais, o casal José Fidelis de Souza e Maria José de Souza, eram evangélicos pertencente à Igreja Presbiteriana e o jovem Salatiel os acompanhava.


Antes de sua decisão de unir-se à Igreja Assembleia de Deus, o jovem enfrentou algumas dificuldades em sua família, crentes presbiterianos. Salatiel começou a frequentar a reunião dos pentecostais, mas sem tomar decisão. O pai, José Fidelis, vendo a sua transformação, converteu-se antes dele. O patriarca da família Fidélis, foi um dos primeiros crentes da Assembleia de Deus em Iapu.

Salatiel, tomou sua decisão ao lado de Cristo no dia 18 de julho de 1948. Logo após, dia 19 de agosto do mesmo ano, foi batizado com o Espírito Santo.

Sentindo que Deus tinha um plano em sua vida, Salatiel começou a cooperar na igreja, onde dirigia cultos e pregava a Palavra de Deus. No dia 19 de outubro de 1948 (dia em que completava 19 anos de idade), foi designado para assumir a direção da congregação de Taquaraçu, sendo solteiro e, ainda na condição de congregado. No dia 21 de novembro de 1948, foi batizado nas águas pelo pastor Geraldo Sales.

Em 17 de maio de 1950, casou-se com Edite Marques de Souza, tendo nascido dessa união os filhos: Ilsemis, Irnás, Irsimeí, Irmeir, Irsení e Irdeir (falecido).

O pastor José Gonçalves de Oliveira, que era o pastor do Campo de Caratinga, vendo que aquele jovem tinha uma chamada divina, o separou para o trabalho e o enviou inicialmente para a sede do Campo, em 05 de janeiro de 1951. Logo depois, em 30 de abril do mesmo ano, Salatiel foi consagrado ao ministério. A partir de então, o pastor Salatiel desenvolveu suas funções pastorais em várias cidades, entre as quais, Coroaci, Caratinga, Vargem Alegre, Bugre e Matipó.

Aos 28 de fevereiro de 1957, chegou a Coronel Fabriciano para somar forças com os poucos obreiros que atuavam na região do Vale do Aço. Trabalhou primeiramente sob a liderança do pastor Geraldo de Freitas e em seguida com o pastor José Alves Pimentel. Em 05 de fevereiro de 1958, assumiu a direção da igreja em Nova Era. Nessa época abriu trabalhos em diversos lugares e realizou o primeiro batismo em Santana de Ferros. Aos 07 de julho de 1960, foi transferido para a cidade de Joanésia, onde ficou por seis meses. Retornando ao campo de Caratinga, dirigiu as congregações de Piedade de Caratinga e Santa Margarida.

Em 14 de julho de 1972, transferiu residência com a família para a cidade de Governador Valadares. Trabalhando inicialmente como pastor auxiliar, pastor Salatiel exerceu por algum tempo o cargo de vice-presidente da igreja, ao lado do pastor Geraldo Sales.

O histórico de transferências do pastor Salatiel soma 19 mudanças, muitas das quais sob condições penosas do ponto de vista financeiro e estrutural, circunstâncias que nunca impediram o pastor de aceitar e cumprir as determinações ministeriais.

Em 1975, com o falecimento do pastor Sales, vítima de acidente automobilístico ocorrido na BR 116, próxima a cidade de Engenheiro Caldas, Salatiel assumiu, interinamente, o pastorado da AD de Governador Valadares, efetivando-se no cargo, em janeiro de 1976, quando foi eleito pastor-presidente daquele grande campo ministerial.

A Igreja Assembleia de Deus em Governador Valadares, fundada pelo pastor Ormídio Siqueira das Neves, considerado por muitos como o Apóstolo do Vale do Rio Doce, já de muito tempo é conhecida pelo seu dinamismo. Atualmente com centenas de congregações espalhadas por vários municípios mineiros, possuindo um atuante ministério composto de muitos pastores e mantendo missionários no exterior, a igreja prossegue em sua caminhada espiritual.

Confirmando sua vocação progressista a Assembleia de Deus em Governador Valadares, sabiamente presidida pelo pastor Salatiel Fidélis, em julho de 1998 inaugurou festivamente seu imponente templo-sede, construção de linhas arrojadas que o coloca como um dos templos mais belos do Estado de Minas.

Entre os feitos de sua gestão destaca-se, sem dúvida, o crescimento vertiginoso da igreja que, assumida com um total de vinte sete congregações e aproximadamente 1.400 membros e congregados, soma hoje quase 280 templos e aproximadamente 40.000 fiéis, liderados por diversos pastores que já ultrapassam 1000 obreiros. Sempre valorizou a cultura musical em que se destacaram coral, bandas de música, grupos e solistas diversos e grande orquestra sinfônica da Assembleia de Deus de Governador Valadares.

Dedicou muito ao ensino da palavra de Deus. Tinha a visão de incentivar e investir constantemente na Escola Bíblica Dominical e no núcleo local da EETAD - Escola de Educação Teológica das Assembleias de Deus, além dos tradicionais Estudos Bíblicos às terças-feiras no templo central.

Seu Ministério também foi marcado por uma participação efetiva da igreja nos diversos cenários ligados à ação social, onde se destaca o Núcleo de Desenvolvimento Social, e o programa Futuro Feliz, voltado para o abrigo e cuidado de crianças e adolescentes em situação de risco social, entidades que são referências regionais.

Priorizava ainda a obra missionária como função fundamental da Igreja, tendo enviado missionários para diversos países e também regiões do Brasil. Tornou-se cidadão honorário valadarense e na Câmara Municipal recebeu diversas homenagens. Foi também um dos fundadores do Hospital Bom Samaritano. Dedicou 69 anos ao Ministério da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

No ano de 2000, aprouve Deus recolher a sua esposa Edite Marques e em 2002 contraiu novo matrimônio com Cleide Rezende.

No mês de janeiro de 2016, tendo em vista a jubilação do então vice-presidente do Campo de Governador Valadares, foi realizada uma reunião ministerial com o objetivo de eleger o novo vice-presidente, indicado pelo pastor Salatiel. Numa situação inédita, a maioria dos obreiros não aceitou o pastor indicado por ele e elegeu outro pastor como seu vice-presidente, que não foi aceito pelo presidente. Criou-se então um impasse, provocando uma crise administrativa que se arrasta por anos e até o momento não se chegou a nenhum resultado.

Esperava-se que essa questão fosse resolvida da melhor forma possível, porque depois de longos anos de trabalho, pastor Salatiel Fidélis pudesse finalmente gozar de seu merecido descanso. Infelizmente, os problemas daquela igreja ainda não foram resolvidos.



No dia 29 de julho de 2020, após alguns dias de internação por causa do Covid 19, pastor Salatiel Fidélis faleceu, tendo completado 69 anos de profícuo ministério e próximo de completar 91 anos de idade. Assumiu interinamente a direção do Campo valadarense, o então vice-presidente, pastor João Campos Paul, esperando que com a ajuda de Deus, a Igreja possa realmente retornar à normalidade.

ANEXOS:

Grupo de obreiros reunidos em Coronel Fabriciano (1957)  

              Pastor Salatiel com uma de suas netinhas                   

Pastor Salatiel, sempre um dedicado obreiro

Pastor Salatiel pregando no antigo templo em Governador Valadares

                 Grupo de obreiros reunidos em frente ao antigo templo

               Pastor Salatiel, irmã Edite e outros obreiros no CAPED 
                               realizado na AD de Ipatinga (1983).

                  Templo Central da AD em Governador Valadares

Nave do Templo Central da AD em Governador Valadares

         Pastor Salatiel realizando um batismo no templo central (1998)

        Pastor Salatiel junto do pastor Anselmo Silvestre participando do             aniversário do Pastor Antônio Rosa da Silva, na AD de Ipatinga (MG). 


Pastor Salatiel e sua esposa, Cleide Fidélis

Sepultamento do pastor Salatiel Fidélis, em Governador Valadares

7 comentários:

  1. Um desbravador na obra de Deus que tive a honra de ouvir os ensinamentos da palavra de Deus por ele com os meus 7 anos de idade ali na congregação em governador Valadares Minas Gerais no bairro São Pedro na rua Israel Pinheiro onde eu cantava no conjunto infantil depois ele enviou o saldoso pastor José Batista o sanfoneiro e eu sou muito grato a Deus porque também pude cantar uma vez quando estava começando a igreja sede na rua Afonso pena e sou mais grato ainda por Deus depois de passar 49 anos dia 29/01/2023 ele me consede a honra de consagrado a pastor na igreja sede é muito honra só muito grato a Deus pela vida do saldoso pastor salatiel homem íntegro e temente a Deus, que posso dizer dele foi um estrumento de Deus na terra deixou um grande legado e foi muito honrado por Deus teve um pouco de dificuldade no final mais cumpriu sua missão que Deus lhe estragou glórias a Deus por tudo que ele foi usado para fazer na terra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU EU ☝️PASTOR ELIAS Bento da Silva que fiz o comentário assima amém? Deus abençoe a todos

      Excluir
  2. "Deem a cada um o que lhe é devido: se imposto, imposto; se tributo, tributo; se temor, temor; se honra, honra." Rm. 13: 7.
    Vi em alguns vídeos em que irmãos/ãs se rebelaram contra ele na administração da igreja/Autoridade delegada por DEUS. Mau sabiam eles/as que estavam se rebelando contra o próprio DEUS. Nunca caia nesta cilada do diabo, em se rebelar contra um Homem ou Mulher de DEUS. Mesmo que eles estejam fazendo algo de errado. Ore e espere a direção de DEUS para algum ato direcionado por DEUS. Não brigue e não faça escândalos. Pois isso não procede de DEUS. Se algum Homem ou Mulher de DEUS errar! Não seja você o responsável pela saída deles/as. Deixe que o próprio SENHOR o remova.
    "É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz." Daniel 2: 21.
    Pastor Salatiel foi um Homem de DEUS! DEUS abençoe sua família!
    Presbítero Wesley M. Costa.

    ResponderExcluir
  3. Nunca esquecerei seus ensinamentos, sua humildade sua ética e seus valores

    ResponderExcluir
  4. Grande homem de Deus .criou cobras para morde lo.

    ResponderExcluir
  5. Esse é o Pastor da minha família. Faltou publicar que ele andava léguas a pé e depois a cavalo para fundar as primeiras igrejas. Que quando chegava debaixo do sol quente não podia tirar o terno porque sua camisa não tinha as costas pois Dona Edite havia retirado a parte de trás pra refazer o colarinho que já havia gastado e ele não tinha dinheiro pra camisa nova e as vezes o pé molhado pois o sapato estava furado. Mesmo com mais de 200 igrejas debaixo de sua liderança nunca usufruiu de luxo que hoje pastores de uma igreja desfrutam. Esse verdadeiramente colocou a obra de Deus em primeiro lugar e ainda assim os lobos sanguinários o perseguiram até a morte.

    ResponderExcluir