Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quinta-feira, 23 de julho de 2020

Pastor Sebastião Rodrigues de Souza, deixa saudade ao partir para a eternidade

Pastor, líder das Assembleias de Deus em Cuiabá (MT), presidente da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Mato Grosso (COMADEMAT) e membro da liderança nacional das Assembleias de Deus.

Nasceu em 11 de agosto de 1931, em Pirajuba (MG), filho de José Antônio de Souza e Maria Abadia Rodrigues. Casado com Nilda de Paula Souza, com quem teve os filhos: Silas Paulo, Rubens Siro, Silene e Manoel Abílio (criação).

Converteu-se ao evangelho aos 13 anos de idade. Em outubro de 1948, foi batizado nas águas, tendo recebido o batismo no Espírito Santo no mesmo ano. Sobre essa experiência afirma: "Sem esse revestimento de poder, creio que não teria chegado até aqui". Foi ordenado ao ministério em 25 de julho de 1965. Antes de assumir a presidência da Assembleia de Deus de Cuiabá, ele dirigiu as igrejas mineiras de Pirajuba, Prata, Capinópolis e Ituiutaba, e as AD das cidades de Igarapava e Votuporanga, no Estado de São Paulo.

Em 12 de dezembro de 1974, pastor Sebastião Rodrigues de Souza assumiu a liderança da Assembleia de Deus em Cuiabá, com a presença do saudoso pastor Cícero Canuto de Lima, dos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Carlos Padilha de Siqueira, Jairo Bartolomeu da Rocha, Lázaro Benedito Alves e muitos outros. Na época, Cuiabá e Várzea Grande tinham, juntas, apenas sete igrejas. Em junho de 1976, era inaugurado o novo e reformado templo-sede, situado na Rua Arnaldo de Matos.

Em 30 anos de trabalho do pastor Sebastião, o campo contava com 243 igrejas Assembleia de Deus, entre as duas cidades, somando 50 mil membros. No Estado, eram duas mil igrejas, com aproximadamente 150 mil membros.



Um dos destaques da atuação do pastor Sebastião em Cuiabá foi a construção do Centro de Evangelismo das Assembleias de Deus, também conhecido como Grande Templo, na avenida do CPA. Inaugurado em 7 de julho de 1996, o templo é o maior marco da Assembleia de Deus no Estado e comporta 22,5 mil pessoas sentadas, tem estacionamento com mil vagas, além de ter uma escola com capacidade para 1,5 mil alunos, uma rádio e uma faculdade.

Tendo sido membro do Conselho Administrativo da CPAD, em dois mandatos (1977 e 1983), pastor Sebastião passou a integrar a Mesa Diretora da CGADB desde 1981, ocupando cargos na vice-presidência da instituição, em vários mandatos, e a presidência, em 1993-1995, eleito quando hospedou a assembleia geral em sua igreja. Conhecido pelo seu perfil conservador, sua eleição foi vista como uma ênfase ao perfil conservador das Assembleias de Deus.


Na primeira sessão convencional da Convenção Geral de 1995, pastor Sebastião Rodrigues de Souza agradeceu o apoio dos convencionais e "instou os obreiros a se esforçarem cada vez mais pela evangelização do mundo e a santificação da igreja; discorreu também acerca dos malefícios provocados pela televisão".

A Assembleia de Deus está presente em todo o Estado de Mato Grosso, com grandes templos, entre os quais o Grande Templo de Cuiabá e o de Sinop. Em 1º de agosto de 2015, foi inaugurado o novo templo central da Assembleia de Deus de Cuiabá, com capacidade para comportar mais de 3 mil fiéis.

O templo teve sua pedra fundamental lançada no dia 19 de Junho de 2010, esta foi a data oficial do início das obras, porém os projetos deste novo templo iniciaram em março de 2009, onde em pouco mais de um ano os projetos foram aprovados e a obra iniciada. Assim a obra ficou pronta em pouco mais de 6 (seis) anos e 6 (seis) meses.

O Novo Templo tem a dimensão de 26×60 metros, com 4 pavimentos, incluso biblioteca, cantina, enfermaria, salas de aula, nave, púlpito, galeria, mais de 30 sanitários, berçário e acessibilidade total com rampas e 2 elevadores. Sendo que o templo e o anexo tem o total de 5.191,67 metros quadrados de área construída, instalados no terreno de 8.365,59 metros quadrados de terreno. A construção com seu anexo ocupa pouco mais que 40% da área do terreno.

Possui o sistema de som eletro acústico EVOLUTONE da alemã Clearvoice Systems (CVS). Totalmente digital distribui o som em todo o ambiente de forma calculada e equilibrada para que seja audível uniformemente.

Na época que a igreja foi planejada a meta era atender a legislação urbana de Cuiabá, que previa uma vaga para cada 50m² de área construída. Para uma edificação de 5.191,67m² era necessário prever 104 vagas de estacionamento. Porém, foi projetado o espaço para comportar 230 vagas de estacionamento entre vagas de acessibilidade, carros e motos. 300 metros do novo templo.

Este não é o maior templo das Assembleias de Deus em Mato Grosso, temos o Grande Templo em Cuiabá e o Grande Templo em Sinop, porém esses templos são voltados para os maiores eventos da igreja e são utilizados apenas em ocasiões especiais, já este novo templo-sede das Assembleias de Deus em Cuiabá é o maior templo religioso das Assembleias de Deus em Mato Grosso destinado ao culto cotidiano, ao uso convencional.

Em decorrência da Covid-19, a pandemia que assolou o Mundo, pastor Sebastião Rodrigues faleceu faleceu na manhã de quarta-feira, 8 de julho de 2020, contando 89 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Femina de Cuiabá, desde o dia 25 de junho, e respirava com ajuda de aparelhos.

Na sexta-feira da semana anterior, dia 3, o filho dele, o também pastor Rubens Siro de Souza, faleceu vítima da mesma doença. Ele presidia a AD em Várzea Grande e era o Primeiro vice-presidente da Convenção dos Ministros das Assembleias de Deus no Estado do Mato Grosso (COMADEMAT). Aos 68 anos, pastor Rubens esteve internado desde o dia 25 de junho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Femina por complicações da Covid-19. No dia 28, ele teve o quadro de saúde agravado, precisou ser entubado e não resistiu à doença.

Pastor Rubens era filho do pastor Sebastião Rodrigues de Souza, líder da AD em Cuiabá. Além do pastor Rubens, o pai e a esposa, Taís Toledo Souza, também testaram positivo para a Covid-19. A mãe, Nilda de Paula Souza, esteve internada no mesmo período por conta de uma pneumonia e testou negativo para a Covid-19. As duas já tiveram alta; pastor Sebastião continua internado. Pastor Rubens deixa três filhos e netos.

Em 46 anos de trabalho no Mato Grosso, o resultado são mais de 2 mil templos em todo o estado e cerca de 400 mil membros. E ao longo desses anos, o pastor Sebastião também foi responsável por diversas ações sociais, especialmente voltadas para área educacional, com implantação de escolas em Cuiabá e demais municípios de Mato Grosso, que proporcionaram uma nova visão de vida a jovens e adultos.


O Governo do Estado do Mato Grosso, a Assembleia Legislativa e a Prefeitura de Cuiabá, decretaram luto oficial de três dias. O presidente Jair Bolsonaro emitiu uma nota oficial na qual lamenta a morte do pastor Sebastião.

Em sua justificativa, a Assembleia Legislativa disse que “Pastor Sebastião Rodrigues de Souza foi um homem à frente do seu tempo. Em vida teve sua trajetória reconhecida por esta Casa, sendo agraciado com diversas moções de aplausos e congratulações, recebeu título de Cidadão Mato-grossense, a Comenda Desbravadora Migrante Norberto Schwantes, a Comenda Lenine Povoas e a Comenda Senador Filinto Müller”.

A Câmara Municipal de Cuiabá também em nota oficial disse que "Destemido e visionário, pastor Sebastião entra para história de Mato Grosso não apenas no cunho religioso, ele era respeitado e procurado por toda a comunidade empresarial, política e social para decisões e apoios. É uma grande perda para os assembleianos e toda sociedade não só de Cuiabá, mas de todo Brasil".

ANEXOS:

Casamento do pastor Sebastião Rodrigues de Souza e Nilda de Paula Souza (1949).

    Bodas de Prata do casal Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e sua esposa a Irmã Nilda de Paula Rodrigues na AD em Votuporanga - SP (1974).

      Despedida do pastor Sebastião Rodrigues e posse do pastor Eduardo Pablo Joerk em Votuporanga (SP).

                                              
Posse do pastor Sebastião na presidência da AD em Cuiabá - MT, em 1974.

Pastor Cícero Canuto de Lima e pastor Sebastião Rodrigues de Souza na inauguração do Segundo Templo-Sede da AD em Cuiabá - MT (1975).

       Antigo Templo-Sede da Assembleia de Deus em Cuiabá - MT.


Aniversário de casamento do pastor Sebastião Rodrigues de Souza e Nilda de Paula Souza

 Nave do Centro Evangelístico (Grande Templo) da AD em Cuiabá - MT

Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e o Jeep usado na obra evangelística do Mato Grosso

                   Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e sua família

    Casal Sebastião Rodrigues e Nilda de Paula Souza comemorando 70 anos de casados.

Pastor Sebastião Rodrigues de Souza e seu filho Ruben Siro de Souza

Templo Central das Assembleias de Deus em Cuiabá - MT

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário