Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Pastor ANTÔNIO GILBERTO DA SILVA

Parafraseando o texto do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas 1:23, que retrata o final do ministério do sacerdote Zacarias: "E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.", quero registrar a notícia do falecimento do Pastor Antônio Gilberto da Silva, aos 91 anos de idade.

Conhecido e amado pelos crentes assembleianos e porque não dizer por todo o universo pentecostal do Brasil e do mundo, em especial o de fala portuguesa. 


O Pr. Antônio Gilberto, homem de caráter e testemunho ilibados, moderador, humilde e dotado de um espírito piedoso como poucos, conhecido entre outros honrosos títulos, como Doutor, Mestre, Apóstolo da Escola Dominical, final um ícone do ensino teológico pentecostal. 

Professor, pedagogo, educador, teólogo, escritor, articulista de periódicos evangélicos, comentarista de lições da Escola Bíblica Dominical e pastor das Assembleias de Deus.

Nascido na cidade de Várzeas (RN) no dia 7 de junho de 1929, Antônio Gilberto da Silva, era filho do casal Manoel Monteiro da Silva e Francisca Augusta da Silva, o caçula de uma família fortemente católica. Ele teve sete irmãos, sendo um deles o pastor José Apolônio da Silva, de saudosa memória.

Converteu-se ao evangelho aos 14 anos, numa pequena congregação da Assembleia de Deus em Jundiá (RN). Três anos depois, em 1948, ingressou na cidade de Natal (RN), na Marinha de Guerra, e no mesmo ano, foi transferido para o Rio de Janeiro. Passou para a reserva em 17 de fevereiro de 1978.

Em 29 de agosto de 1953, casou-se com Iolanda Valente Silva, e desta união nasceram quatro filhos: Isaque, Ismael, Gil e Ismar.

Licenciado em Teologia, ele obteve seu bacharelado em Letras e Pedagogia na Faculdade de Artes Liberais da Universidade SUAM (Rio de Janeiro). Em 2001, obteve seu mestrado em Educação na BIOLA University, nos Estados Unidos. Falava fluentemente o inglês e conhecedor dos idiomas bíblicos, hebraico e grego.

Pastor Antônio Gilberto teve sua formação cristã iniciada na Assembleia de Deus de Natal (RN), e posteriormente no Rio de Janeiro. Em 1952, recebeu o batismo no Espírito Santo, numa congregação da AD da Penha (RJ). Na AD de São Cristóvão (RJ), foi separado como presbítero pelo missionário Nels Julius Nelson, e nessa igreja recebeu o encargo da reestruturação da escola dominical e iniciou sua carreira como ensinador da Bíblia. Nessa época, começaram a aparecer, nos periódicos da CPAD, artigos bíblicos e teológicos em colunas assinadas por ele, o que aconteceu durante o seu ministério.

Começou a sua carreira como professor no Instituto Bíblico Pentecostal (IBP), em 1962, e foi 2º vice-presidente dessa instituição teológica. Suas cadeiras foram: Bibliologia, Religiões e Seitas Falsas, Teologia Sistemática, entre outras.

Depois de um período de três anos cooperando na Escola Dominical da AD de Rio Comprido (RJ), onde seu irmão, José Apolônio, pastoreava, mudou-se para a AD de Cordovil, em 11 de junho de 1974, aonde chegou a exercer o cargo de 1º vice-presidente.

Trabalhando na CPAD, ele fundou, em 1974, o Departamento de Escola Dominical e o CAPED (Curso de Aperfeiçoamento de Professores da Escola Dominical), do qual foi coordenador durante anos, atuando também como professor de teologia.

Em 1976, ano em que foi ordenado pastor (em 25 de julho), pastor Bernhard Jonhson Jr. convidou-o para fazer parte do projeto da EETAD. Devido à sua experiência na área pedagógica e no magistério, chefiou a equipe redatorial que desenvolveu o currículo do Curso Básico de Teologia da EETAD, e desde então continuou dando assistência nesta área, exercendo funções na diretoria da EETAD, FAETAD e ABEM.

Além dessas funções, Antônio Gilberto atuou como membro do Conselho Mundial de Evangelismo do Congresso de Lausanne (Suíça), membro da diretoria da Sociedade Bíblica do Brasil e membro, desde 1999 da diretoria da Universidade Global das Assembleias de Deus, com sede em Springfield (EUA), onde fez parte do corpo docente, trabalhando no desenvolvimento curricular.

Exerceu o cargo de diretor de Publicações da CPAD de 1989 a 1992, e nessa mesma época começou a trabalhar como editor da versão brasileira da Bíblia de Estudo Pentecostal, lançada em 1995.

Em 1996, tomou posse na Academia Evangélica de Letras do Brasil (AELB), e no ano seguinte, 1997, foi contratado pela CPAD como seu consultor doutrinário e teológico.

Pastor Antonio Gilberto, viajou muito, ensinando em escolas bíblicas de igrejas, convenções e instituições no Brasil e no exterior. Ele realizava seus próprios seminários de curta duração sobre Doutrinas Fundamentais, Bibliologia, Obreiros, Escola Dominical, Família, Liderança Cristã e Verdades Bíblicas Pentecostais.

Ex-cientista da NASA, a agência espacial americana, o pastor Antônio Gilberto, era membro da Casa de Letras Emílio Conde. Seu primeiro livro “A Prática do Evangelismo Pessoal” foi inspirado quando estava bastante envolvido nos trabalhos da Escola Dominical e cultos de pregação ao ar livre. Outras obras são: "Mensagens, Estudos e Explanações em 1 Coríntios", "O Calendário da Profecia", "O Fruto do Espírito" (escrito e publicado em inglês na Bélgica, e lançado em 2004 no Brasil, pela CPAD), "A Bíblia: o livro, a mensagem e a história", "Verdades Pentecostais", "A Bíblia através de séculos", "Crescimento em Cristo", “Bibliologia”, “Escatologia Bíblica”, “Daniel e Apocalípse” e "Manual de Escola Dominical", sendo este último o seu maior best-seller, com mais de 200 mil exemplares vendidos. Em outubro de 1997, ele recebeu da Abec (Associação Brasileira de Editores Cristãos) o prêmio Personalidade Literária. Era uma das maiores personalidades da literatura no Brasil.

Ele teve também dezenas de artigos publicados, durante muitos anos, em periódicos evangélicos do Brasil, Portugal e Estados Unidos. Atuou também como comentarista das Lições Bíblicas da Escola Dominical, publicadas pela CPAD, e teve também dezenas de estudos apostilados, sobre os mais variados temas bíblicos e afins, para seminários e igrejas.

Na CGADB, além de participar como preletor de estudos bíblicos e de ELADs (Encontro de Líderes das Assembleias de Deus, Antônio Gilberto exerceu o cargo de 1º Secretário da Junta Executiva da Convenção Geral, em 1977. Foi membro do Conselho de Doutrina, em 1979, e do Conselho de Educação e Cultura Religiosa.

Após um período enfermo, aprouve o Senhor em Sua soberania recolher ao descanso eterno o querido pastor Antonio Gilberto, fato ocorrido as 15 horas do dia 30 de julho de 2018. O culto memorial foi realizado no Templo-Sede da Assembleia de Deus Ministério de Cordovil – Rio de Janeiro, sob a direção do pastor Francisco José da Silva. Vários pastores e líderes assembleianos estiveram presentes no velório, entre os quais, José Wellington Bezerra da Costa (Presidente do Ministério do Belém – SP e do Conselho Administrativo da CPAD), José Wellington Costa Júnior (Presidente da CGADB), Paulo Carvalho Ribeiro (Presidente da CEADER), Terry Johnson (Presidente do Ministério Bernhard Johnson), Kemuel Sotero Pinheiro (líder da AD de Aribiri – Vila Velha – ES), Simoni Hélio de Moraes (líder da AD em Belo Horizonte – MG), Elizeu Menezes de Oliveira (líder da ADIG - Ilha do Governador – Rio de Janeiro), Silas Malafaia (líder da AD Vitória em Cristo – Penha – RJ), Elienai Cabral, Claudionor Correia de Andrade, o Diretor Executivo da CPAD, Ronaldo Rodrigues de Souza e muitos outros.

Algumas manifestações nas redes sociais sôbre a morte do Pr. Antônio Gilberto:


"A Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, representada por seu Presidente, Pastor José Wellington Costa Júnior e Mesa Diretora chora com toda nação Assembleiana a partida deste servo de Deus, externando a sua família, na pessoa de sua esposa, irmã Yolanda, os mais sinceros sentimentos de pesar." - Pelos grupos de whatssapp.

"A Paz do Senhor Jesus Cristo, com muito pesar comunico a todos o falecimento do querido amigo, Pastor Antonio Gilberto da Silva, aos 91 anos, um dos maiores nomes da teologia pentecostal no Brasil, homem que durante sua jornada cristã ao nosso lado com seriedade, fidelidade e amor, caminhou conosco testificando em sua vida o amor do Pai e ensinando a palavra de Deus a toda nação. Ele destacou-se como educador, jornalista, teólogo, autor de milhares de livros, tornando-se também uma referência na área de Escola Bíblica Dominical. E hoje com pesar comunico a todos companheiros, o falecimento de nosso querido amigo. Um dia triste para nós e toda Igreja Assembleia de Deus no Brasil, mas certamente nosso Senhor o recebe com muita alegria e sem dúvidas em breve reencontramos nosso irmão nas mansões celestiais. “E sucedeu que, terminados os dias de seu ministério, voltou para sua casa.” Lucas 1:23 São Paulo, 30 de julho, 2018" - Pastor José Wellington Bezerra da Costa pelo Instagram.

Chorando ao telefone disse: "Meu amigo voltou para casa" Missionária Lídia Fernandes - Recife (PE) uma amiga íntima da família e do Pr. Antônio Gilberto.

"Meu pai, meu mestre, meu pastor, meu amigo. O maior erudito que conheci, a despeito de ele nunca se dar a conhecer como tal. Já está com o Senhor Jesus o inesquecível pastor Antonio Gilberto, um ícone da Assembleia de Deus. Deixou um grande legado!" - Pastor Ciro Zibordi no Facebook.

"Com profundo pesar, acabo de tomar conhecimento da passagem do pastor Antonio Gilberto. Mas também com júbilo por ter ele adentrado os portões celestiais. Foi a primeira pessoa com quem tive a liberdade de abrir o meu coração, por volta dos 13 anos, para expor-lhe os conflitos naturais da adolescência. Posteriormente, trabalhamos juntos na Cruzada Boas Novas, sob a liderança do rev. Bernhard Johnson, fui seu funcionário no Departamento de Educação Cristã da CPAD e pude servir à editora em sua gestão como Diretor de Publicações. Foi para mim um grande conselheiro. Há cerca de nove anos, quando fui submetido a uma cirurgia de câncer de próstata, foi ele o único líder próximo à CGADB e à CPAD que me ligou para saber do meu estado. Sofro profundamente com a perda e pelo que ele representou para a AD, a igreja em geral e para a minha família em particular. Que o Espírito Santo console os corações enlutados dos familiares, amigos, e de todos a imensa membresia das Assembleias de Deus no Brasil." Pastor Geremias Couto pelo Facebook.

"Pastor Antonio Gilberto deixou o legado de um homem de Deus, humilde, dedicado ao ensino da Palavra de Deus e deu uma grande contribuição à Escola Dominical em nossa igreja. A foto é da última visita que ele fez à CPAD no dia 18 de Junho. Que o Espírito Santo conforte aos familiares!" - Ronaldo Rodrigues de Souza - Diretor da CPAD pelo Facebook.

"LUTO: PASTOR ANTÔNIO GILBERTO - Hoje, encerrou o combate o renomado teólogo e pastor Antonio Gilberto. Uma vida frutífera e para a glória de Deus! A última vez que falei com ele, foi para convidá-lo para apresentar o meu livro "Arminianismo Puro e Simples", quando ele declinou do convite por problemas de saúde." - Pr. Jamierson Oliveira pelo Facebook.

"MORRE O NOSSO IRMÃO GILBERTO, MAS O LEGADO FICA - "Em março de 2015 conheci pessoalmente o principal teólogo das Assembleias de Deus no Brasil - Antonio Gilberto da Silva. Tive o privilégio de conversar com ele por quase três horas. A entrevista foi deliciosa. Solícito, colocou-se à disposição quando eu disse que tinha planos de escrever um livro sobre teologia pentecostal. Contou muitas histórias e também faltou das agruras de ser um professor de Bíblia em uma denominação que ainda não tem uma tradição de suporte aos estudiosos. Citava de cabeça diversos textos bíblicos no original. Saí dali daquela entrevista ainda mais encantado. Hoje morreu a nossa maior referência em teologia pentecostal, mas o seu legado não morre. Até logo, pastor Antonio Gilberto." - Gutierrez Fernandes Siqueira pelo Facebook.

"Ao mestre com carinho - Um presente de Deus. É assim que defino o fato de poder conhecer, servir, desfrutar da amizade e aprender com o pastor Antonio Gilberto. Nele, profundidade e simplicidade se fundem maravilhosamente. Nele, seriedade e amabilidade convivem harmoniosamente. Nele, carisma e caráter se manifestam claramente. O pastor Antonio Gilberto é um grande exemplo de marido, pai, pastor e mestre. Um homem de Deus. Uma grande honra e privilégio. É assim que qualifico o fato de poder ter estado ao seu lado cooperando na formação, capacitação, preparação e treinamento de obreiros e professores, através do ministério do ensino, nas Assembleias de Deus no Brasil. Pela vida, existência e realizações deste servo de Deus, ao Senhor manifesto meu louvor e gratidão. Até breve!" - Pastor Altair Germano pelo Facebook


ANEXOS:


                                  Antonio Gilberto, em Recife, ainda na Marinha (1957)


              Culto dos militares realizado na AD em São Cristóvão - Rio de Janeiro


                                   Realização do CAPED na AD em Natal - RN


                    Pastor Antonio Gilberto e Equipe que trabalhou na ministração do CAPED na AD 
                                                              em Ipatinga (MG), em 1983.


                    Pastor Antonio Gilberto ministrou o Seminário da Família na AD em Ipatinga (MG),
                                                                         julho de 1984.


                         Pastor Antônio Gilberto e Equipe do Pastor Bernhard Jonhson e 
                                         obreiros da AD em Ipatinga - MG (1992).


                      Pastores presentes da Escola Bíblica da AD em Curitiba, em 2006 


                  Pastor Antônio Gilberto ministrando na EBO da AD em Curitiba, em 2006           
                 
                      Pastor Antonio Gilberto, sua esposa Iolanda e irmãos da AD em Curitiba - PR


                          Pastor Antonio Gilberto, ministrando em Rio Branco do Sul - PR


   Pastor Antonio Gilberto, junto ao Presidente da CGADB, Pastor José Wellington Costa Júnior

                       Notícia do falecimento do Pastor Antonio Gilberto pela CGADB


            Velório do Pastor Antonio Gilberto, na AD de Cordovil - Rio de Janeiro (31-07-2018).


                        Notícia do falecimento do Pastor Antonio Gilberto pela CGADB

Um comentário: