Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Pastor ANTÔNIO ELIZEU DOS PASSOS

Um dos pioneiros da música sacra e dos cantores evangélicos do Brasil, o pastor Antônio Elizeu dos Passos que com sua esposa formava o dueto Dico e Rosinha, muito contribuiu para a divulgação do Evangelho através da música principalmente na região Sul do Brasil.

Antônio Elizeu dos Passos nasceu no dia 14 de junho de 1921, na cidade de São Francisco do Sul, no Estado de Santa Catarina, sendo apelidado por “Dico”. Quando criança assistiu cultos na Igreja Presbiteriana, tomando parte muitas vezes em festividades de Natal, dia das Mães, porém não possuía uma experiência com Cristo Jesus. Sua mãe, Olegária Machado, viúva, era uma crente fervorosa e piedosa. Dico, ao atingir certa idade, desviou-se para o mundo, participando de todas as orgias que o mesmo oferece, inclusive cantando músicas profanas, tornando-se um instrumento forte para o mal. Não sentia paz nem felicidade em sua alma, mas sua bondosa mãe sempre estava aos pés de Cristo, intercedendo por seu filho “Dico”.

Certa noite, quando estava com um rádio ao alcance, ligado, de repente, eis um programa evangélico. A Rádio Cruzeiro do Sul de São Paulo transmitia. Sua alma recebeu um alerta e escutou toda a programação. No final do programa com a oração do pregador que havia falado sobre a Parábola do Filho Pródigo, inclinou-se sobre o receptor recebendo com grande alegria em seu coração a completa visita do Salvador Divino. Deus havia ouvido a oração de sua querida mãe.

Imediatamente visitou uma das fervorosas igrejas da Assembleia de Deus, entregando-se inteiramente ao serviço do Mestre, sempre cooperando com desejo ardente em trabalhos de evangelização por intermédio da música, tocando violão. No mesmo ano de sua conversão, no dia 20 de setembro de 1940 desceu às águas batismais, tornando-se membro da Assembleia de Deus.

Como sempre teve inclinação para música, entregou-se inteiramente ao serviço do Mestre. Alguns anos mais tarde, Deus deu-lhe uma dedicada esposa: Rosa Machado dos Passos, mais conhecida como Rosinha. Com pouco tempo de vida conjugal, o jovem casal começou a servir ao Mestre, cantando em dueto. Desta feliz união, nasceram: Natanael (1947), Misael e Eliel (gêmeos nascidos em 1952). 

Em 1955, pela primeira vez, gravaram 6 discos em 78 RPM, e com o decorrer dos anos, formaram com os filhos, o Conjunto “Irmãos Passos” e continuaram gravando discos LPs. Sempre com espírito evangelístico, visitaram igrejas não só na região Sul, mas em várias partes do Brasil. 

O saudoso casal gravou os seguintes discos: “Saudade de Jesus”, “Amigo Leal”, “Cristo é a Resposta”, “Telefone para o Céu” e “Casinha Branca”. Eram acompanhados, tanto nas gravações dos LPs como nos diversos eventos a que compareciam pelo Conjunto Irmãos Passos. O dueto atuou de forma brilhante na década de 70 em diversos eventos da AD em Curitiba, bem como em Campanhas Evangelísticas realizadas no Sul do Brasil.



Os diversos discos gravados mostraram a competência e a unção de Deus na vida desses irmãos. Nas gravações, o hoje maestro, Pr. Misael Passos (que além do piano, tocava guitarra, órgão e bandolim), fazia os arranjos em conjunto com seu irmão Natanael ou em parceria com outros arranjadores. Considerado um dos mais destacados da música evangélica no Brasil, Misael Passos trabalhou nos arranjos, orquestrações e direção musical das gravações de diversos cantores entre os quais: Ozéias de Paula, Trio Alexandre, Jacira Silva, Eliel Rosa, Carlos de Oliveira, Mara Dalila, Joel e Jonas e mais de 15 cds do Pastor Victorino Silva. Nas gravações de "Dico e Rosinha", além de Misael, seu mano Natanael Passos (bacharel em música) tocava acordeon e órgão eletrônico e o outro irmão Eliel, contra-baixo. Além dos eventos e gravações, o grupo musical também mantinha o Programa Radiofônico "Jardim Musical", que apresentava hinos verdadeiramente sacros.

O Pastor Antônio Elizeu (Dico), além de cantor era músico-maestro, tendo sido regente de diversas Bandas Musicais nas AD em Santa Catarina e Paraná. Ele foi o fundador das bandas musicais das Assembleias de Deus em Itajaí (SC) e Jaguapitã (PR). Na época em que residiu em São Francisco do Sul, um dos filhos do casal, Misael Passos, um adolescente de apenas 12 de idade, recebeu o batismo com o Espírito Santo e a chamada divina para o ministério da música.

          Banda da AD em Itajaí (SC) sob a batuta do maestro Dico (1954)

Em Curitiba, onde Dico viveu a maior parte de sua vida, trabalhou incansavelmente na obra do Senhor. Na AD liderada pelo pastor José Pimentel de Carvalho, irmão Dico atuou como maestro do Coral Louvores Celestes, e exerceu por vários anos a função de presbítero, servindo depois como evangelista e em seguida foi consagrado ao ministério de pastor. Nessas funções teve o privilégio de dirigir algumas congregações na capital paranaense, entre as quais a AD de Vila Lindóia.

No dia 06 de agosto de 1983, depois de uma vida totalmente dedicada ao louvor, irmã Rosinha, aos 55 anos, foi recolhida pelo Senhor. Pastor Dico, porém, continuou firme em sua carreira ministerial. Pouco tempo depois o Senhor concedeu-lhe uma nova companheira, a irmã Genoveva.

No ano de 2003, antes de completar os seus 82 anos de idade, o Senhor resolve chamar ao descanso eterno, o Pastor Antônio Elizeu dos Passos. Ele deixou para toda sua família, um grande legado na área musical, bem como exemplo de fidelidade à Deus.

ANEXOS:


                         Dico e Rosinha em janeiro de 1948. 
A irmã Rosinha estava com 19 anos de idade.


Dico e Rosinha, como padrinhos de um casamento em Itajaí (SC).

                              Natanael, Misael e Eliel Passos, no ano de 1953.




            Família Passos, em Jaguapitã (PR), no ano de 1959.






Irmã Rosinha acompanhando no acordeon uma cantora, numa das congregações em Curitiba.


        Conjunto Irmãos Passos, muito sucesso na década de 70.


Dico e Rosinha cantando numa Campanha Evangelística no Rio Grande do Sul.




Conjunto Irmãos Passos, na contra-capa do disco "TELEFONE PARA O CÉU".


          Capa do LP "CASINHA BRANCA", o último disco
                  gravado pelos cantores Dico e Rosinha.

  
Dico e Rosinha cantando o hino "CASINHA BRANCA"

8 comentários:

  1. Apaz do senhor: tive o privilégio de conhecer o irmão dico e sua esposa irmã Rosinha
    pois congreguei na sede da AD em Ctba por muitos anos
    hoje Sou Canto e me inspirei nestes Ícones da verdadeira musica sacra, e que Deus continue usando seus filhos até o fim neste ministério maravilhoso que é a musica sacra amem, um abraço a todos os leitores e toda Familia Passos amem?.

    ResponderExcluir
  2. a paz do senhor Jesus e com grande privilégio que eu quando criança meu pai que já descansa no senhor Jesus tinha esse disco casinha branca dos irmãos dico e Rosinha e hoje quando eu ouço esses louvores eu sinto a presença do espírito santo de deus esses sim cantavam para deus

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo! Lembro da vinheta no rádio que dizia: casinha branca!!! Quanta saudade!🥰

    ResponderExcluir
  4. Meu pai comprou alguns LPs dessa dupla quando eles estiveram em um culto de batismo na cidade de Jacupiranga/SP e porteriormente, e em outra ocasião, recebeu-os em sua casa. Meu pai tinha muito carinho por eles e até hoje conservo esses discos comigo. Foram pioneiros na música evangélica num tempo em que não havia o chamado "gospel", nem suas estrelas cobrando exorbitâncias para se apresentarem. Deus os recompensará naquele grande dia, quando todos estivermos prestando contas no Tribunal de Cristo.
    Maranata!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Pena que esses irmãos ficaram limitados somente atendendo os trabalhos evangelísticos no Sul do Brasil. Era para eles terem ganhado todo o Brasil que seria uma grande bênção completa. Eu sempre amei ouvir esse dueto acompanhado pelos seus filhos, conheço eles desde os anos 70. E dessa boa genética vieram grandes maestros.

    ResponderExcluir
  7. Gente eu fiquei maravilhada com a vida desses irmãos , eu não sou dessa época, não me lembro deles, mais eu lembro que meu pai escutava muito rádio evangélico,e lembro de ouvir falar nessa música casinha Branca,Eu amo música esta no meu sangue, como achei lindo a dedicação deles na música !!

    ResponderExcluir
  8. Maravilhosos hinos e inesquecíveis. Ouvia com meu pai (ele tinha os discos). Ele também cantava lindamente os hinos aqui no RS. Conheci o maestro Misael Passos também em um evento musical em Canoas RS. Linda lembrança

    ResponderExcluir