Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



segunda-feira, 16 de outubro de 2017

CORAL JOVEM DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM BELÉM, 51 ANOS DE BÊNÇÃOS

Depois de publicar mais de 50 histórias dos corais mistos espalhados pelo Brasil, vamos conhecer hoje um coral jovem.

Sabemos que nas décadas passadas, principalmente 1950 / 1960 não existia coral voltado para os jovens da igreja. Somente na década de 1970, com a realização dos congressos de mocidade, os corais jovens ganharam força. Conheceremos então neste texto histórico a trajetória do CORAL JOVEM da Assembleia de Deus em Belém do Pará.

Até o ano de 1965 nas igrejas da Assembleia de Deus em Belém, não existiam corais voltados especificamente para jovens (na época chamados de “mocidade”), e até então, o coral formado era para adultos, o nosso Conjunto Coral da AD. Mas nesse mesmo ano o irmão Astrogildo Piedade, que cooperava na igreja da AD da Avenida José Bonifácio sugeriu a criação de um coral jovem. Seu trabalho começou a dar certo e logo formaram 10 grupos de coristas. Ensaiavam separadamente, mas quando eram convidados pelo Maestro Filinésio Soares reuniam-se para ensaios coletivos. Essa organização foi mantida até dezembro de 1965, quando por decisão ministerial as atividades foram suspensas.


E foi no 1º Congresso de Mocidade que reuniram os jovens de todas as congregações da AD de Belém, formando um só “Coral de Mocidade”. No dia 11 de setembro de 1966 o coral de mocidade do Templo Central foi consagrado, naquela oportunidade nascia um grupo de jovens que seria considerado “o celeiro do coral geral”. Entre os diversos maestros que estiveram a frente dos jovens ao longo de toda a sua história destacamos, o também fundador, maestro Filinésio Soares que até o momento, aos 97 anos continua à frente do coral de adultos/geral da Assembleia de Deus em Belém, contando com a cooperação de outros regentes assistentes.

Durante o 1° Congresso da Mocidade do Estado do Pará, o Coral apresentou-se com a banda de música, cantando o hino de n° 300 da harpa cristã, com arranjo do Maestro Filinésio. Esta apresentação foi a primeira vez que cantavam com banda de música. Nesta primeira apresentação do Coral, 225 coristas estiveram presentes e a regência também foi do irmão Filinésio que teve como auxiliadores Manoel Lopes, José de Aragão Neves e Josebilson Rocha da Silva.

O maestro Filinésio atuou no Coral por 22 anos, e em 1988 ele passou o cargo para os demais regentes que trabalhariam ativamente.Já regeram o Coral de Jovens: Rosemiro, Onilson Rocha da Silva, Jason e Raquel Veiga, Isac Almeida, auxiliado por Valéria Carvalho, Lídia Mota e atualmente Marcos Matos.

O Coral de Jovens e o Conjunto Coral da Assembleia de Deus não possuem um nome específico por se tratar de uma formação que pretende representar toda Belém. Por isso, durante as comemorações do aniversário do Conjunto Coral são convocados diversos coristas, formando assim o Coral Geral, que reúne jovens e adultos de todas as Congregações de Belém. No ano de 1989 por decorrência de várias solicitações o nome “Conjunto jovem” foi dado ao Coral da Mocidade. O objetivo desse Coral era o de evangelizar por meio dos louvores, participando de Ações evangelísticas e substituía o Coral geral da Igreja quando eles não podiam estar presentes.

O Coral da Mocidade - hoje Coral de Jovens - é considerado o “celeiro” do Conjunto Coral, pois quase sem exceção todos os jovens que integraram a mocidade passaram para o Conjunto Coral, e até os dias de hoje temos membros das primeiras formações que contam as histórias da trajetória de evangelismo e louvores.

Fonte: https://www.missaojovemad.com.br/historiacoraljovem

ANEXOS:

                   Antigo Templo Central da Assembléia de Deus em Belém do Pará

       Antigo Coral da Mocidade presente no I Congresso da Mocidade da AD em Belém (1966)

             Coral da Mocidade desfilando durante a realização do primeiro congresso (1966)

                                Antigo Coral da Mocidade da AD em Belém do Pará (1968)

                                   Coral Jovem da Assembleia de Deus em Belém

                         Coral Jovem da AD em Belém do Pará, cantando na AD em Imperatriz - MA

              Coral Jovem da AD em Belém do Pará, apresentando a Cantata de Páscoa 2017

                         Coral Jovem da AD em Belém, cantando o hino "PERDOADO"

Um comentário: