Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 3 de maio de 2017

HARMONIA CELESTE, UM CORAL DE VALOR

Nas décadas passadas, quando se formava uma igreja, logo o primeiro grupo musical a ser criado era o conjunto coral, composto de vozes mistas. Depois disso, outros grupos surgiam: bandas, orquestras, quartetos, conjunto de jovens, de adolescentes e de crianças. Surgiram nas Assembleias de Deus mais recentemente outros conjuntos: dos novos convertidos, coral do círculo de oração, coral do círculo de oração masculino, grupo dos novos casados, etc. São tantos conjuntos musicais!

Hoje, na liturgia assembleiana, são tantos grupos e todos querem se apresentar nos cultos e de preferência no domingo à noite. Além disso, surgem os cantores individuais, que gravaram CDs e querem também louvar ou "vender o seu peixe" né? De forma que o pastor ou dirigente, numa igreja onde não há uma organização musical, quer agradar todo mundo, e aí um grupo oficial, no caso o coral da igreja, quando canta, é um hino só. O maestro estuda, se esforça para ensinar ao grupo, e na hora de se apresentar é um hinozinho só (se quiser).
Desculpem o desabafo!

Concluímos, então, que a história dos corais, são contadas em paralelo com a história da igreja. Não existe uma história separada. Por isso, conheceremos hoje, outra história do coral de uma igreja muito importante localizada no triângulo mineiro.

A Igreja Assembléia de Deus em Uberaba (MG), que desde 1971 é liderada pelo Pastor Arasmindo Pereira da Silva, teve início no ano de 1934. Os primeiros cultos foram realizados na residência de João Pedro de Lima, que convertido a Cristo em Piranguinho (MG), havia se transferido para Uberaba. Em 1935, o missionário sueco Gustavo Albin Bergstrom, primeiro pastor de Uberaba, realizou o primeiro batismo em águas na cidade.



No ano de 1938, sob a liderança do Pastor João Joaquim de Oliveira, foi inaugurado o primeiro templo da AD e criado o primeiro coral, tendo como regente o próprio pastor da igreja.

Não há notícias sobre a continuidade desse trabalho iniciado pelo pastor João de Oliveira, porque segundo os registros históricos, o coral foi fundado oficialmente no dia 8 de julho de 1954, pela maestrina Conceição Aparecida da Silva, esposa do saudoso pastor Sebastião Pereira da Silva. O primeiro ensaio contou com a presença de 18 componentes. Desde então, pela misericórdia de nosso Deus, houve grande desenvolvimento do trabalho coralístico.

O atual coral Uberabense, denominado "CORAL HARMONIA CELESTE" é um órgão oficial de louvor que atua há 63 anos no Templo Central da Assembléia de Deus em Uberaba. Atualmente conta com cerca de 60 componentes para honra e glória do nome do Senhor. Tem como regente titular o maestro Ezequiel Fernandes, o qual conta com o acompanhamento instrumental da pianista Renata Tottoli e do violinista Enéias Capuci.

ANEXOS:

                         Coral Harmonia Celeste da AD em Uberaba - MG, anos 60

                         Coral Harmonia Celeste da AD em Uberaba, sob a regência 
                                               do maestro Ezequiel Fernandes


                                 Coral Harmonia Celeste, cantando o hino "BENDITA PAZ"

Nenhum comentário:

Postar um comentário