Chegando lá.

Este blog tem o objetivo de aproximar-me mais de você amigo blogueiro e através do mesmo compartilhar idéias, artigos interessantes, fotos, poemas e pensamentos. Desde já agradeço pelo teu prestígio, companhia e comentários. Sejam Bem Vindos!



quarta-feira, 3 de agosto de 2016

EVENTO MARCA O LANÇAMENTO OFICIAL DO LIVRO "ENTRE ROSAS E ESPINHOS"

Com a participação de diversos pastores, familiares e amigos, foi lançado a segunda edição do livro "Entre Rosas e Espinhos", obra que conta a história de vida do pastor Antônio Rosa da Silva, o qual durante 53 anos exerceu brilhante ministério na região do Vale do Aço. A primeira edição foi feita em 2002. 

O evento aconteceu no dia 29 de junho de 2016 no foyer do Teatro Usicultura, no Shopping do Vale do Aço, em Ipatinga (MG). 

Como fundo musical, um grupo sob a coordenação do maestro Melquisedequi Rodrigues de Araújo, alegrava o ambiente que foi marcado pela descontração dos presentes.


Iniciando a programação, o mestre de cerimônia, irmão Carlos Souto, chamou à frente, o escritor do livro, o homenageado pastor Antônio Rosa e o atual pastor presidente José Martins de Calais Júnior, para os respectivos pronunciamento. O presbítero Jacó Rodrigues Santiago (autor do livro) assim se pronunciou na ocasião: 


"Boa noite à todos! 

Quero cumprimentar o ilustre pastor Antônio Rosa, presidente de honra das Assembleias de Deus Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga e principal protagonista do livro que hoje está sendo lançado. 

Cumprimento também o pastor José Martins de Calais Júnior, atual presidente do Campo de Coronel Fabriciano e Ipatinga e os demais pastores. 

Cumprimento também os demais convidados. 

As minhas primeiras palavras são de gratidão. Em primeiro lugar agradeço à Deus, que têm me dado inteligência e disposição para executar as tarefas, as quais as vezes me apresentam como verdadeiros desafios. 

Aos meus pais que souberam me criar nos caminhos e no temor de Deus. 
À minha esposa, meus filhos os quais têm me dado o toda sustentação necessária em minha vida. 

Ao pastor Júnior Calais, o qual sempre que preciso tem me apoiado com idéias e ações. Aos demais pastores aos quais considero como verdadeiros amigos e tenho a honra de conviver. 

Mas o meu agradecimento especial neste momento é dirigido à uma pessoa também muito especial, que é o pastor Antônio Rosa. 

Prezados amigos, acredito eu que para construir a biografia de alguém, no mínimo, tem que se conhecer alguns fatos importantes do biografado ou pelo menos ter acompanhado parte de sua vida. Poderia ter sido outro escritor para editar esta biografia mas coube à mim esta responsabilidade. 

Tive o privilégio de acompanhar a trajetória do pastor em seu rico ministério desde o ano de 1971. Naquela época, eu, um garoto de apenas 12 anos de idade, junto com minha família recém chegada ao Vale do Aço, fomos acolhidos de braços abertos por ele que, naquela ocasião, era o pastor em Melo Viana. Desde então, além de meu pastor, formou-se uma verdadeira amizade que nos uniu nesses 45 anos. 

Lembro-me que contando eu 15 anos, Antônio Rosa (já como pastor em Ipatinga) pediu aos meus pais, se eles permitiriam que eu me mudasse para cá, pois ele tinha uma tarefa para mim. Eu vim na condição de trabalhar auxiliando nos trabalhos da secretaria e também continuar meus estudos. 

De lá para cá foram vários episódios que ocorreram, e acreditem os senhores, já nessa tenra idade, eu já tinha o costume de anotar em cadernos fatos importantes da igreja, sem mesmo saber para que essas anotações serviriam. Deus, sabedor de todas as coisas, por certo tinha em Seu plano, que um dia alguém escreveria a biografia daquele líder. Por isso, sem saber de nada, já estava me preparando. 

O tempo passou, e no ano em que a nossa igreja completaria 50 anos, tive o privilégio de propor ao pastor e ao ministério, a idéia de lançarmos uma revista especial ou um livro que pudesse marcar o evento do Jubileu de Ouro. O ministério acatou a idéia de lançarmos o livro, e assim pudemos entregar no mês de outubro de 1998 a primeira edição da “História das Assembleias de Deus no Vale do Aço”. 

Deus abençoou o nosso trabalho, e o pastor Rosa, agradecido e feliz, começou a trabalhar com a idéia de lançar a sua própria biografia. Novamente estava eu diante de um grande desafio. Porque uma coisa é escrever a história de uma igreja e outra bem diferente é escrever a biografia de uma pessoa como nosso pastor presidente. Para isso, o autor (pastor Antônio Rosa) com a excelente memória que Deus lhe deu, me passou por escrito acontecimentos que marcaram a sua vida desde o nascimento, a infância sofrida com as constantes enfermidades, o trabalho pesado do campo, enfim toda sua trajetória. Não faltaram as “famosas” fotos históricas de seu rico acervo, que até hoje nos emocionam. Começamos a trabalhar e em maio de 2002, num culto festivo de aniversário do pastor, foi lançada a primeira edição do livro “Entre Rosas e Espinhos”. 

Chegou então o ano de 2015 e o pastor Antônio Rosa, já estava pensando em se preparar para a sua jubilação e para o merecido descanso. Porém, ele queria mais uma vez, deixar em livro as suas memórias, atualizando o que havia sido escrito na primeira edição. 

Por fim, chegamos a este dia em que temos o privilégio de apresentar mais esta grande obra, que é a segunda edição do livro “Entre Rosas e Espinhos”, sim porque a caminhada do pastor Antônio Rosa foi entre rosas e espinhos. Muitas vitórias, alegrias, momentos festivos e de comemorações, porém, não foram poucos os momentos de tristezas, lutas amargas, lágrimas, decepções, calúnias e perseguições. O livro retrata exatamente isso. 

Se não fosse o verdadeiro chamado de Deus para uma missão específica, talvez nosso pastor não estivesse aqui hoje, pois teria desistido no meio do caminho. Lembrando aqui o poeta itabirano Carlos Drumond de Andrade, o qual escreveu uma poesia: “No meio do caminho tinha uma pedra”. Mas, as pedras que existiam no meio do caminho do pastor Antônio Rosa foram transpostas por ele, graças a sua determinação, vontade de vencer e realizar a obra Daquele que o chamou.

Portanto, ao concluir minhas palavras, quero externar ao biografado a felicidade que tenho em tê-lo não só como meu pastor por mais de 40 anos, mas como um pai espiritual, um grande amigo a quem sempre respeitei. Quero agradecê-lo por acreditar em mim, desde minha tenra idade e sempre apoiar o meu trabalho de escriba. 

Finalmente, recomendo a todos aqueles que adquirirem um exemplar de “Entre Rosas e Espinhos”, que possam ler todo o conteúdo. Pois, além de farta ilustração fotográfica, o livro contém alguns documentos enriquecedores para compreensão do texto. A história que conta a vida de um garoto que tinha o sonho de tornar-se padre, mas aos 14 anos tomou outra decisão que mudou por completo a sua trajetória, com certeza irá emocionar muita gente. 

Muito obrigado!" 


Em suas palavras de agradecimento, o pastor Antônio Rosa disse que fez o lançamento de outras obras de sua autoria tais como: "Obediência: o melhor caminho", "Calma! a vida é preciosa" e "Não posso andar com isso". Quanto ao seu livro biográfico ele explicou: "Rosas significam as vitórias e sucessos que Deus tem nos dado. Os espinhos são lutas, problemas e dificuldades, mas é difícil ter rosas sem espinhos. Moisés quando celebrou a páscoa, na passagem bíblica, revela que havia uma ordenança para comer a carne do cordeiro assada, mas com erva amargosa. Não é só carne assada, mas tem que ter também a erva amargosa. Há momentos na vida que temos muita amargura e muita coisa que não podemos levar em consideração. Assim também são as rosas. Se alguém vem com mar de rosas, tem que ter cuidado com os espinhos." 


O pastor presidente Júnior Calais, também disse de sua alegria pela realização do evento, parabenizou o pastor Antônio Rosa pelo lançamento do livro e agradeceu a presença de todos. No final os convidados foram brindados com exemplares do livro, os quais receberam autógrafos do pastor Antônio Rosa e do escritor.




ANEXOS












Nenhum comentário:

Postar um comentário